1. A importância do comportamento ético nas organizações Flashcards Preview

Deontologia Veterinária > 1. A importância do comportamento ético nas organizações > Flashcards

Flashcards in 1. A importância do comportamento ético nas organizações Deck (17)
Loading flashcards...
1
Q

Qual a importância do comportamento ético nas organizações?

A

Nestes tempos de globalização e reestruturação competitiva, as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suas preocupações em práticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também resultados compensadores em seus negócios.

2
Q

Ética, enquanto filosofia e consciência moral, é essencial à vida em todos os seus aspectos, seja pessoal, familiar, social ou profissional. Sendo assim, como nosso comportamento pode comprometer nossas relações?

A

Enquanto profissionais e pessoas, dependendo de como nos comportamos, por exemplo, em nossas relações de trabalho, podemos estar colocando seriamente em risco nossa reputação, nossa empresa e o sucesso em nossos negócios. A evolução das empresas e de seus negócios, portanto, estão associadas cada vez mais a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos das pessoas.

3
Q

no momento em que o mundo passa por grandes mudanças. As empresas se reformam e se transformam para sobreviver a essas mudanças e atender melhor seu consumidor. Qual o desafio para as empresas manterem o sucesso copntinuado?

A

Hoje para um sucesso continuado, o desafio maior das empresas é ter uma ética interna que oriente suas decisões e permeie as relações entre as pessoas que delas participam e, ao mesmo tempo, um comportamento ético inequivocadamente reconhecido pela comunidade. Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam.

4
Q

Como as preocupações éticas de um empresa refletem na sociedade na qual está inserida?

A

Quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.

5
Q

Segundo o texto, o que é ética?

A

Segundo o texto, ética se refere a teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral. Ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.

6
Q

A ética parte de qual fato?

A

A ética parte do fato da existência da moral. Toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas.
Não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular e tampouco pode adotar uma atitude indiferente ou eclética diante delas. Como as demais ciências, a ética se defronta com fatos. Que estes sejam humanos implica, por sua vez, em que sejam fatos de valor.
Mas nada disso altera minimamente a verdade de que a ética deva fornecer a compreensão racional de um espaço real, efetivo, do comportamento dos homens.

7
Q

Para o professor da USP, Robert Henry Srour, o que é ser ético?

A

Nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo e sua localização no mapa. A regra ética é uma questão de atitude, de escolha.

8
Q

Conforme ARRUDA, quais virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje?

A

a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca.
b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.
c) Ser tolerante e flexível: muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
d) Ser íntegro: significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.
e) Ser humilde: só assim se consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.

9
Q

Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa. O que mais inclui?

A

A ética nos negócios inclui desde o respeito com que os clientes são tratados ao estilo de gestão do líder da equipe. O fato, porém, é que cada vez mais essa é uma qualidade fundamental para quem se preocupa em ter uma carreira longa, respeitada e sólida.

10
Q

A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80 porque?

A

A importância da ética nas empresas cresceu com a redução das hierarquias e a conseqüente autonomia dada às pessoas. Os chefes, verdadeiros xerifes até então, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado.
A disputa por cargos cresceu e, com ela, o desejo de se sobressair a qualquer custo. Assim, nos últimos anos, os escritórios viraram um campo fértil para a desonestidade, a omissão, a má conduta e a mentira.

11
Q

Segundo JACOMINO, porque a maioria das pessoas agem com honestidade?

A

A maioria das pessoas age com honestidade porque quer dormir com a consciência tranqüila - ou, então, porque tem medo das conseqüências, que podem resultar em atos ilegais ou contrários à ética; afirma JACOMINO

12
Q

De acordo com o texto, cite alguns exemplos de condutas antiéticas.

A
  • A empresa diz não ter preconceito, mas não possui nenhum trabalhador negro;
  • Suborno indireto: os compradores negociam corretamente, mas aceitam
    vantagens políticas e às vezes até sexuais de seus fornecedores;
  • comprador se envolve com o fornecedor e acaba favorecendo-o mesmo sem a
    intenção de fazê-lo;
  • Comprador para fornecedor: ou aceita o preço ou o concorrente recebe. Este
    procedimento acaba liquidando os pequenos;
  • A empresa ter informantes em Brasília;
  • A contratação de pessoal do concorrente para obter informações;
  • Subfaturar o produto: o concorrente A pesquisa o mercado e estima que o valor
    justo para um determinado produto é X, computando entre outros itens o seu custo, mão-de-obra e suas vantagens. No entanto, o concorrente B fatura o mesmo produto pela metade do preço e paga o restante por fora;
  • Dois concorrentes combinam abaixar o preço de um produto para liquidar um terceiro;
  • Violar o meio ambiente;
  • A empresa que opta por uma publicidade enganosa, abusiva ou escandalosa, uma
    vez que ela tem responsabilidade nesta escolha e não só a agência;
  • Vender sonho ao invés de produto: propaganda de um sabão que vende o sonho
    de uma viagem para a Europa, por exemplo, e não o produto.
13
Q

Segundo ARRUDA, o que as empresas devem fazer para permanecerem no mercado?

A

As empresas que desejam hoje permanecer no mercado têm de implantar um programa de ética e monitorar o seu cumprimento (ARRUDA, 2002 e LEISINGER e SCHMITT, 2001).

14
Q

Ao contrário do que muitos pensam, a ética, apesar de ser uma disciplina filosófica, é uma disciplina prática e não teórica como o é a lógica. Quando se observa: - “Não basta a empresa fazer bem, ela precisa fazer o bem.” - O que fica claro?

A

Fica clara a realidade objetiva da ética. Ocorre que na maioria das empresas quando as grandes decisões são tomadas a perspectiva ética nunca é utilizada. Os tomadores de decisões, tanto quanto aqueles que as executam, estão sempre preocupados em fazer bem feito. Isso envolve, necessariamente, os aspectos econômicos, financeiros, operacionais e legais, mas nada se questiona quanto à ética.

15
Q

O que se espera, dentro da perspectiva ética, é que as pessoas tenham uma postura ativa e não passiva. O que o autor quer dizer?

A

Existe uma diferença fundamental entre se comportar bem e agir bem. A empresa tem uma responsabilidade grande na invenção do novo ser humano que a sociedade necessita para melhorar pois, a maioria das pessoas, no mundo industrializado, passa o seu tempo dentro das empresas.

16
Q

Qual a importância das empresas produzir e reproduzir valores éticos?

A

Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Assim, quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.

17
Q

A que conclusão podemos chegar com esse texto?

A

Percebe-se claramente a necessidade da moderna gestão empresarial em criar profissionais mais éticos no mundo dos negócios para poder sobreviver e, obviamente, obter vantagens competitivas. A organização deve então agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela. Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta todo esse universo.
Acredita-se que bons resultados profissionais e empresariais devem resultar de decisões morais ou éticas e que ter padrões éticos pode significar bons negócios a longo prazo.