Bourdieu Flashcards Preview

Sociologia 2 > Bourdieu > Flashcards

Flashcards in Bourdieu Deck (9):
1

DINÂMICA SOCIAL

Bourdieu tenta explica a dinâmica social ao definir o poder e a assimetria como elementos constitutivos da sociedade.

2

SOCIEDADE

A sociedade é estruturada em campos, sendo campo um espaço social estruturado e estruturante a medida que indivíduos e grupos sociais estão dispostos em posições sociais de acordo com uma hierarquia, a relação entre os mesmo é marcada pela distinção — mecanismo de estruturação.

3

CAMPO

São espaços sociais estruturados e estruturante a medida que os indivíduos e grupos sociais estão dispostos em posições específicas de acordo com uma hierarquia, a relação entre os mesmo é marcada pela distinção — mecanismo de estruturação.

4

CAMPO 2

O campo tem por característica a luta, o conflito se dá pela assimetria que condiciona a movimentação de recursos para se engajar na luta.

5

CAPITAL

Os recursos mobilizados para se engajar na luta podem ser objetivados e subjetivados. Objetivados estão em forma de capital que são recursos materiais e simbólicos e podem ser de vários tipos como social, político, cultural, etc. Cada campo demanda capitais específicos.

6

HABITUS

Os recursos subjetivados estão em forma de habitus, quando os capitais específicos são internalizados e naturalizados em uma capacidade pronta para agir adequado ao campo.

7

ILLUSIO

Nessa luta os indivíduos e grupos sociais precisam acreditar que vale a pena se engajar no conflito com a possibilidade de ascender socialmente. O jogo da ascensão social decorre da desigualdade no mundo. A dimensão do simbólico tem uma efetividade maior por está incorporada e naturalizada em forma de habitus.

8

ESTRUTURA SOCIAL

A estrutura social para Bourdieu é mais real, uma forma mais concreta em que é possível localizar os grupos sociais e medir a distância uns dos outros.

9

SENSO PRÁTICO

Assume que os grupos sociais e indivíduos podem se movimentar no campo de acordo com seus capitais e habitus para manter ou melhorar suas posições sociais.