CPU Flashcards
Geração líquida de caixa é equivalente de caixa 📦
Fluxo de entrada = receitas orçamentárias arrecadadas - Fluxo de saída = despesa orçamentária paga e RP paga
No registro feito pelo órgão público do ingresso de recursos de empréstimo concedido, o valor da transação deve ser apresentado, na projeção dos fluxos de caixa, como ….
Fluxo dos investimentos Como afeta o ativo não circulante é o fluxo de investimento.
Os pagamentos de juros e encargos das dívidas internas e externas são considerados como desembolso no fluxo de caixa das ativo….
Operacionais
No balanço orçamentário e no balanço financeiro segue-se regime misto: caixa para as receitas (arrecadação) e competência para as despesas (empenho)
No balanço patrimonial e na DVP segue regime de competência para as VPA e VPD (não se utiliza o termo receita e despesa eles).
Fluxo operacional
Receita tributária Receita de serviço Transferência corrente Outras receitas correntes Pessoal e encargos sociais Juros e encargos da dívida Outras despesas correntes Desembolsos Pessoal e demais despesas Juros e encargos da dívida Transferências concedidas Outros desembolsos operacional
Fluxo de caixa das atividades de investimento
Ingressos Alienação de bens Amortização de empréstimo e financiamento concedidos Outros ingressos de investimento Desembolso Aquisição de ativo não circulante Concessão de empréstimos e financiamentos Outros desembolsos de investimentos
Fluxo de caixa das atividades de financiamento
Ingressos Operações do capital social de empresas dependentes Outros Desembolso Amortização/ refinanciamento da dívida Outros desembolsos de financiamento
Itens que somente afetam o patrimônio líquido - não alteram o saldo do PL
1 aumento do capital com utilização de lucros e reservas 2 compensação de prejuízos com reservas
Balanço orçamentário
É estruturado de forma a evidenciar a integração entre o planejamento e a execução orçamentária.
Demonstração das variações patrimoniais
Evidência as variações quantitativas, o resultados patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária
Balanço patrimonial
Estruturado em ativo, passivo e patrimônio líquido, evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública.
As notas explicativas às demonstrações contábeis no Âmbito do setor público
Podem ser aplicadas a determinados itens e, nesse caso, cada item deverá ter referência cruzada com a respectiva nota explicativa.
Itens excluídos no processo de consolidação
1 as participações nas empresas estatais dependentes;
2 as transações e saldos recíprocos entre entidades
3 as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros/ prejuízos acumulados e do custo dos ativos que correspondem a resultado ainda não realizado.
Prazo de envio das contas dos demais entes aí poder executivo da União Município 30/04 Estado 31/05 Prazo p consolidação nacional 30/06
Caso o ente desculpar o prazo, o mesmo estará impedido, até que a situação seja regularizada, de receber transferência voluntária e contrate operações de crédito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária.
O nível do plano de contas da União utilizado para segregar os valores das transações que serão incluídas ou excluídas na consolidação das contas públicas dos três níveis de governo é o
O 5 nível subtítulo é que propicia nas transações que utiliza as classes 1, 2, 3 e 4 a segregação
As contas do PCASP identificadas com o dígito 2 no 5 nível (intra -OFSS) deverão ser excluídas no processo de consolidação de cada ente.
As contas identificadas no 5 nível com o dígito 1 (consolidação) compreende os saldos que não 👎🏽 serão excluídos nos demonstrativos consolidados.
Risco
Está associado a ocorrência, circunstâncias ou fatos imprevistos e imprevisíveis
Para fins de elaboração das demonstrações contábeis consolidadas, devem ser excluídos os seguintes itens
a. as participações nas empresas estatais dependentes;
b. as transações e saldos recíprocos entre as entidades; e
c. as parcelas dos resultados do exercício, do lucro / prejuízo acumulado e do custo dos ativos que corresponderem a resultados ainda não realizados.
8.1.1 A segregação de funções consiste em princípio básico de controle interno administrativo que separa, por servidores distintos, as funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilidade.
a segregação de funções no SIAFI não decorre da existência dos orçamentos. A segregação é um forma de controle para evitar que o mesmo servidor seja responsável por executar e autorizar, por exemplo.
valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes tanto do ativo, caso este continue a ser utilizado, quanto do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.
base de mensuração:
Valor em uso
Um ativo enquadra-se na condição de ativo intangível quando pode ser identificável, controlado e gerador de benefícios econômicos futuros ou de serviços potenciais. Uma exigência para que um ativo intangível seja considerado identificável é que ele:
b) seja decorrente de compromissos obrigatórios, incluindo direitos contratuais ou outros direitos legais.
De acordo com o princípio do valor original sob a perspectiva do setor público
O valor original dos componentes patrimoniais pode ser resultante de consensos de mensuração tanto com agentes internos como com agentes externos.
O aumento do valor contábil de um ativo, exceto o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), atribuível à reversão de perda por desvalorização não deve exceder o valor contábil que teria sido determinado (líquido de depreciação, amortização ou exaustão), caso nenhuma perda por desvalorização tivesse sido reconhecida para o ativo em anos anteriores.
Um ativo imobilizado ou intangível pode ter seu valor contábil aumentado em função de teste de imparidade, desde que esse aumento configure reversão de uma perda por irrecuperabilidade reconhecida anteriormente e até o limite do valor contábil que ele teria se nenhuma perda por irrecuperabilidade tivesse sido reconhecida.
(a) provisões - que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que pode ser feita uma estimativa confiável), porque são obrigações presentes e provável que a saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potenciais de serviços necessários para liquidar a obrigação
(b) passivos contingentes - que não são considerados como passivos