Filipenses Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Filipenses > Flashcards

Flashcards in Filipenses Deck (4)
Loading flashcards...
0
Q

Filipenses 2:13_“Deus é aquele que, por causa do seu beneplácito, está agindo em vós, para que tanto queirais como atueis.”

A

“Alguns talvez achem que não têm vocação para o serviço de pioneiro ou que não se qualificam para isso —mesmo que suas circunstâncias o permitam. (Êxo. 4:10; Jer. 1:6) E então? Não seria esse um bom assunto de oração? Certamente. Se você não tem motivação para expandir seu ministério, peça a Jeová que lhe dê tanto o desejo como a capacidade para fazer isso. (2Ped. 3:9,11) Noé, Moisés, Jeremias, Paulo e Jesus eram homens devotados. Eles usaram seu tempo e energias para proclamar a mensagem de alerta de Jeová. Não se desviaram de seus objetivos. O fim deste sistema mundial é iminente; assim, todos nós que dedicamos a vida a Deus devemos nos certificar de que estamos fazendo o máximo para imitar esses excelentes exemplos bíblicos. (Mat. 24:42; 2Tim. 2:15) Por fazermos isso, podemos agradar a Jeová e colher suas ricas bênçãos. —Mal. 3:10. w1215/6 3:18,19”

1
Q

Filipenses 1:27_“Comportai-vos da maneira digna das boas novas.”

A

“O termo grego que Paulo usou para ‘comportar-se’ pode ser traduzido também por ‘proceder como cidadãos’. Essa frase tinha um significado especial para a congregação em Filipos. Por quê? Porque parece que Filipos fazia parte de um seleto grupo de cidades a cujos habitantes se havia concedido uma forma de cidadania romana. Oscidadãos romanos em Filipos e em todo o Império Romano se orgulhavam de sua condição e tinham proteção especial sob a lei romana. Os membros da congregação em Filipos tinham um motivo maior para se orgulhar. Paulo os lembrou de que, como cristãos ungidos, a cidadania deles ‘existia nos céus’. (Fil. 3:20) Eles não eram cidadãos de um simples império humano, mas do Reino de Deus. Como tais, eles tinham proteção e benefícios incomparáveis. —Efé. 2:19-22. w1215/8 2:1,2”

2
Q

Filipenses 3:13_“Esquecendo-me das coisas atrás e esticando-me para alcançar as coisas na frente.”

A

“Como jovem fariseu, Paulo fez coisas de que mais tarde se arrependeu. Por exemplo, ele moveu uma campanha de perseguição cruel contra os discípulos de Cristo. Segundo o registro bíblico, logo depois do martírio de Estêvão, “Saulo [mais tarde conhecido como Paulo] … começou a tratar a congregação de modo ultrajante. Invadindo uma casa após outra, e, arrastando para fora tanto homens como mulheres, entregava-os à prisão”. (Atos 8:3) Como judeu devoto, ele acreditava que Deus lhe havia confiado o dever de eliminar o cristianismo. Por isso ele perseguia os cristãos com grande crueldade, ‘respirando ameaça e assassínio tanto contra homens como mulheres’, tentando destruí-los. (Atos 9:1,2; 22:4) Os valores de Paulo mudaram assim que ele se tornou cristão. Em vez de feroz inimigo, tornou-se um fervoroso defensor do cristianismo. —Atos 9:3-22. w1315/1 4:4-6”

3
Q

Filipenses 4:7_“A paz de Deus que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais por meio de Cristo Jesus.”

A

“Coragem cristã não é autoconfiança. Ela resulta de conhecer a Deus e confiar nele. Podemos conseguir isso por estudar sua Palavra escrita, a Bíblia. Também a oração pode ser de ajuda em qualquer tipo de situação. Estamos tirando pleno proveito dessa forma de ajuda para nos fortalecer diante de problemas? Outras provisões vitais são o companheirismo nas reuniões e nos manter ativos na pregação do Reino. (1Tim. 4:16) Muitos descobriram que ajudar outros a edificar fé em Jeová fortalece sua própria fé. Com isso eles afastam da mente seus próprios problemas e se concentram nas coisas mais importantes. (Fil.1:10, 11) Jeová proveu muitas ajudas para enfrentar com coragem os problemas atuais. Por aproveitar todas essas provisões, podemos ser bem-sucedidos ao enfrentar dificuldades. —2Cor. 4:17, 18. w1215/10 1:16-21”