Neuroanatomia Flashcards

1
Q

Conceitue sistema nervoso central e sistema nervoso periférico e indique seus componentes.

A

R: O SNC é composto prelo encéfalo e pela medula espinhal e realiza funções complexas , como o armazenamento de experiências e de conhecimento (memória), o desenvolvimento de ideias (pensamento) e de emoções, agindo, ainda, no ajuste rápido de todo o organismo em relação às alterações do meio externo e do meio interno. O SNP é composto, principalmente, pelos nervos cranianos. Ele proporciona a comunicação entre os órgãos e o SNC, controla a atividade da musculatura e das vísceras e atua na comunicação entre o meio externo e o meio interno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Nomeie as partes da segmentação anatômica do sistema nervoso central.

A

R: Formado pelo Telecenfalo, Corpo Caloso, Diencéfalo, Tronco Encefálico,Cerebelo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Correlacione as partes do sistema nervoso central adulto com as do desenvolvimento embrionário.

A

R: No Embrião o Cérebro corresponde ao prosencefalo, enquanto no Adulto telecenfalo e Diencéfalo. Tronco Encefálico no Embrião é o mielencéfalo. Enquanto no Adulto corresponde a Ponte e ao bulbo. Cerebelo corresponde o rombencéfalo, já no Adulto corresponde ao Cerebelo. E a medula espinhal é a mesma para os dois.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Diferencie a organização em camadas, núcleos e gânglios e indique onde são encontradas (SNC ou SNP).

A

R: Núcleo: massa de substância cinzenta dentro de substância branca, ou grupo delimitado de neurônios com aproximadamente a mesma estrutura e mesma função.
Camadas IV: Camada receptora de projeção.
Camada V: Camada efetuadora de projeção.
Demais camadas: predominantemente de associação
Os gânglios (S.N.P.): são agregados de corpos celulares de neurônios localizados fora do sistema nervoso central. Diferenciam-se em dois tipos de gânglios: sensitivos e autônomos. Os sensitivos são encontrados na raiz dorsal dos nervos espinais e nos nervos cranianos trigêmeo, facial, glossofaríngeo e vago. Os autônomos incluem os gânglios do sistema autônomo simpático e parassimpático, bem como o sistema
nervoso entérico (plexos mioentérico e submucoso).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Conceitue a organização em feixes, fascículos, tratos, decussações, comissuras e nervos e indique onde são encontradas (SNC ou SNP).

A

R: Fascículo: usualmente o termo se refere a um tracto mais compacto.
Tracto: feixe de fibras nervosas com aproximadamente a mesma origem, mesma função e mesmo destino. As fibras podem ser mielínicas ou amielínicas.

Decussação: formação constituída por fibras nervosas que cruzam obliquamente o plano mediamento e que têm aproximadamente a mesma direção.

Comissura: formação constiuída por fibras nervosas que cruzam perpendicularmente o plano mediano e que têm, por conseguinte, direções diametralmente opostas.

Nervos:após sair do tronco encefálico, da medula espinhal ou dos gânglios sensitivos, as fibras nervosas motoras e sensitivas reúnem-se em feixes que se associam a estruturas conjuntivas, constituindo nervos espinhais e cranianos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Conceitue substância branca e substância cinzenta.

A

R: Na substância cinzenta situam-se os corpos de neurônios que formam, entre si, redes neuronais. Em contrapartida, na substância branca encontram-se os
prolongamentos dos neurônios que conectam diferentes áreas encefálicas e medulares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em que regiões do sistema nervoso central há núcleos e em que regiões há organização laminar do córtex?

A

R: Os núcleos do SNC são localizados nos seios da substância branca (axônios e bainha de mielina). A organização laminar do córtex é encontrado na área de Brodmann, localizado no giro pós-central e no fundo do sulco central.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são as secções existentes para estudo do sistema nervoso central? Por que elas são necessárias? Dê exemplos.

A

R: Corte Frontal, horizontal e sagital. A anatomia seccional ajuda no aprendizado da estrutura tridimensional do encéfalo. Esta visão tridimensional é necessária para poder interpretar as modernas imagens de corte e usa-las como base para o
diagnóstico em caso de suspeita de acidente vascular encefálico, de tumores cerebrais, de meningites e após traumatismos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Explique a relação anatômica entre a medula espinal, suas raízes e a caixa óssea que a circunda.

A

R: A medula espinhal é composta por oito segmentos cervicais, doze segmentos torácicos, cinco segmentos lombares, cinco segmentos sacrais e um a três segmentos coccigenos. No adulto, a Medula espinhal atinge o nível das primeira e segunda vértebra lombares. As raízes segmentares dos nervos espinhais
atravessam seus respectivos forames intervertebrais. Como a Medula espinhal termina em posição muito mais alta do que os forames relacionados com as raízes dos nervos espinhais correspondentes, no canal vertebral, em consequência do crescimento mais rápido deste último, o trajeto das raízes dos nervos espinhais no canal vertebral é cada vez mais longo da região cranial para a caudal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que são e onde se situam os gânglios da raiz dorsal?

A

R: São nódulos na raiz dorsal do nervo espinhal que contém corpos celulares de células nervosas (neuronios) que transportam sinais dos órgãos sensoriais para o centro de integração apropriado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que são e onde se localizam os núcleos da base?

A

R: os núcleos da base,são um conjunto de corpos de neurônios, situados em áreas subcorticais ( abaixo do córtex). Participam no controle do movimento. No planejamento do movimentoenão na execução do mesmo. Estão envolvidos em comportamentos motorese cognitivos. Não conecta-se diretamente com a medula. Emitem e recebem projeções entre si e com o córtex cerebral, tálamo e tronco cerebral, e são responsáveis por diversas funções como: coordenação motora, comportamentos de rotina (bruxismo),emoções e cognição .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em uma secção de cerebelo ao nível do pedúnculo cerebelar médio, que estruturas podem ser identificadas (organize sua descrição de usando termos de referência anatômica)?

A

R : O verme dos cerebelo esta desconectado do véu medular superior, que une os dois pedúnculos cerebelares entre si. O par de véus medulares inferiores encontra-se à esquerda e a direita do nódulo e se continua, de ambos os lados, até o floculo.
Externamente estão situados os hemisférios do cerebelo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são e como são delimitados os lobos cerebrais?

A

Os lobos cerebrais recebem o nome de acordo com a sua localização em relação aos ossos do crânio. Portanto, temos cinco lobos: Frontal, Temporal, Parietal, Occipital e o Lobo da Ínsula, que é o único que não se relaciona com nenhum osso do crânio, pois está situado profundamente no sulco lateral. E são delimitados por sulcos e giros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Descreva os envoltórios do sistema nervoso e os espaços entre eles para o encéfalo e para a medula espinal.

A

R: Dura Mater – Rica em fibras colágenas, é um tecido conjuntivo denso e muito resistente a tração. Faz a proteção mecânica do sistema nervoso. Importante para a drenagem do liquor quanto para a drenagem venosa do SNC.
Aracnoide – Camada mais fina que a dura Mater, emite trabéculas até a pia Mater, granulações aracnoideas realizam a absorção do liquor.
Pia Mater – É a mais interna e recobre os sulcos e giros.
Espaço Epidural : Entre a coluna ou crânio com a dura Mater.
Espaço Subdural : Entre a dura Mater e a aracnoide.
Espaço Subaracnoide : Entre a aracnoide e a pia-mater

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Descreva as cavidades do sistema nervoso.

A

R: Os ventrículos são cavidades internas do SNC, por onde circula o líquor, são unidos entre si por aberturas ou forames, são revestidos por uma camada de células, as células ependimárias.
Ventrículos Laterais – Estão nos hemisférios cerebrais. Apresentam pontas (cornos)
Forames Interventriculares – Comunicam Ventrículos laterais e terceiro ventrículo
Terceiro Ventrículo - Canal cerebral/aqueduto de sylvius – Liga terceiro e quarto ventrículo
Quarto Ventrículo – Comunica-se com o canal medular e apresenta uma conexão com o espaço subaracnóideo.
Canal medular – Termina em fundo cego no final da coluna.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Descreva o fluxo do liquor desde sua produção até seu desague na rede venosa.

A

O líquor é produzido pelos plexos coroides localizados nos ventrículos cerebrais. Posteriormente ele é encaminhado desde os ventrículos laterais para o quarto ventrículo, via aqueduto cerebral, passando pelo terceiro ventrículo. No quarto ventrículo através das aberturas mediana (Magendie) e laterais (Luschka), no espaço subaracnóideo que, por sua vez, apresenta cisternas. A drenagem do liquor do espaço subaracnóideo ocorre por intermédio das granulações
aracnoideas. ele é encaminhado para a medula espinhal e cérebro respecticamente.

17
Q

Por que é possível injetar substâncias anestésicas e colher liquor no canal vertebral abaixo da vértebra L2?

A

R : Porque a Medula Espinhal se estende até aproximadamente à vértebra lombar L2. A partir de então temos a cauda equina, que seria onde a Medula se ramifica em diversos feixes.

18
Q

Descreva o polígono arterial da base do encéfalo (de Willis).

A

R: As artérias vertebrais se unem para formar a artéria basilar, originando as artérias cerebrais posteriores. As artérias cerebrais posteriores unem de ambos os
lados, as artérias cerebrais posteriores com as partes cerebrais das artérias carótidas internas. Anteriormente, a artéria comunicante anterior une as duas artérias cerebrais anteriores. Desde modo, forma-se um anel arterial fechado, por meio do qual as artérias carótidas internas se comunicam entre si e com a área de perfusão da artéria vertebral.

19
Q

Indique os territórios vasculares das artérias que compõem o polígono de Willis.

A

R : As artérias vertebrais se unem para formar a artéria basilar, originando as artérias cerebrais posteriores e os vasos sanguíneos para o tronco encefálico, para
o cerebelo e para a orelha interna. As artérias cerebrais posteriores se conectam com as duas artérias carótidas internas por meio de pequenas artérias de ligação. De cada artéria carótida interna parte uma artéria cerebral média e uma artéria
cerebral anterior, que suprem a maior parte dos hemisférios cerebrais. As duas artérias cerebrais anteriores se comunicam por meio da artéria comunicante anterior. E assim forma um anel arterial fechado.

20
Q

Descreva a drenagem venosa do encéfalo.

A

R: O sangue das estruturas profundas do encéfalo é drenado para os seios da dura mater. tanto pelas veias cerebrais superficiais quanto pelas profundas Além da drenagem principal para as duas veias jugulares
internas, existem numerosas vias adicionais de drenagem. As conexões entre os seios da dura Mater e as veias extracraniais servem principalmente para o equilíbrio de pressão e a regulação da temperatura. O sangue flui das veias extracranianas de volta para o seio da dura mater. Os seios da dura mater também participam da drenagem das regiões mais profundas do cérebro e do cerebelo, os principais são : seio sagital superior, seio sagital inferior, seio reto, seio sigmoide.

21
Q

Nas vias ascendentes, indique: a localização do corpo celular do neurônio pseudounipolar, os níveis de processamento sináptico (núcleos relé) e a destinação final da via de tato fino e de dor.

A

R: Esse neurônio é encontrado principalmente em gânglios sensitivos da região da medula espinhal, se responsabilizando pela condução de uma variedade de impulsos nervosos (como de pressão, tato, frio, calor e outros). A destinação final da via de tato fino e de dor é feita pela via cutânea.

22
Q

Nas vias descendentes, indique: a localização neurônios motor primário e dos motoneurônios e a localização dos feixes na medula espinal.

A

R: O neurônio motor superior tem seu corpo celular no córtex motor primário, mais precisamente no giro pré-central do lobo frontal. Já o motoneurônio é proveniente do corpo anterior da medula espinal. Enquanto os feixes da medula espinal são provenientes do diencefalo.

23
Q

O SNC apresenta um elaborado sistema de proteção que consiste de quatro estruturas:

A

Crânio, meninges, líquido cerebrospinal (liquor) e barreira hematoencefálica.

24
Q

Um paciente tem um tumor no lobo frontal esquerdo o que ocasionou uma hemiplegia (paralisia de um lado do corpo). Baseado nos seus conhecimentos anatômicos, diga qual foi o lado afetado e porque o paciente apresentou esta paralisia.

A

Foi afetado o lado direito, havendo um comprometimento do giro pré-central onde está localizado o córtex motor. O giro pré-central é anterior ao sulco central que delimita o lobo frontal.

25
Q

Porque a fratura do enforcador (fratura do dente da áxis) pode ser fatal?

A

O dente do áxis está localizado anteriormente ao bulbo, uma fratura deste tipo poderia ocasionar uma ruptura do bulbo pelo dente do áxis interrompendo a conexão da medula espinhal com o encéfalo.

26
Q

O que é meningite?Quais as estruturas afetadas por essa doença e porque ela pode ser fatal?

A

Meningite é a inflamação das meninges, dura-máter, aracnoide e pia-máter. Essas estruturas envolvem o sistema nervoso central, portanto uma inflamação destes folhetos estaria muito próxima do cérebro e medula espinhal podendo ocasionar sérios danos a esses órgãos.

27
Q

Qual a relação entre meninges e líquor?

A

As meninges envolvem o sistema nervoso central. A aracnoide acompanha os sulcos cerebrais formando uma série de cisternas onde o líquor se acumula e é reabsorvido pelas granulações aracnóideas caindo nos seios da dura-máter, que são pregas da dura-máter revestidas por endotélio responsáveis pela drenagem venosa do encéfalo.

28
Q

Porque não se deve puxar uma criança durante o parto?

A

Se um enfermeiro ou médico puxarem a criança durante um parto, poderia ocorrer uma lesão do plexo braquial causando dano no desenvolvimento do membro superior.