Romanos Flashcards Preview

Pontos Sobressalientes > Romanos > Flashcards

Flashcards in Romanos Deck (11):
0

Romanos 1:11_“Anseio ver-vos, para vos conferir algum dom espiritual, a fim de que sejais firmados.”

“De que maneira especialmente importante os anciãos mostram interesse pessoal pelos seus irmãos e contribuem para a alegria da congregação? Por tomarem a iniciativa de dar atenção aos que precisam de encorajamento. (Atos 20:28) Ao fazerem isso, os anciãos imitam os pastores espirituais da antiguidade. Note, por exemplo, o que o fiel superintendente Neemias fez quando percebeu que alguns de seus irmãos judeus haviam enfraquecido em sentido espiritual. O relato diz que ele imediatamente ‘se levantou’ e os encorajou. (Nee. 4:14) Os anciãos atuais desejam fazer o mesmo. Eles ‘se levantam’ — tomam a iniciativa — para ajudar os irmãos a se firmarem na fé. Para dar esse encorajamento pessoal, eles visitam os irmãos nas suas casas, se as circunstâncias o permitem. Nessas visitas de pastoreio, eles desejam “conferir algum dom espiritual”. w13 15/1 5:10”

1

Romanos 1:20_“Suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas.”

“O livro da criação nos ensina muito sobre as “qualidades invisíveis” de Jeová, mas não responde a perguntas importantes como: ‘Qual o futuro da humanidade?’ Em busca da resposta, temos de recorrer ao que Deus revelou nas páginas de sua Palavra, a Bíblia. Ali encontramos profecias que sempre se cumpriram no tempo certo. Jeová pode revelar o que ainda vai ocorrer porque ele sabe predizer o futuro com exatidão. Além disso, as predições das Escrituras acontecem no tempo certo porque Jeová Deus pode fazer as coisas ocorrerem de acordo com o seu propósito e cronograma. Jeová deseja que seus adoradores entendam as profecias bíblicas e se beneficiem delas. Embora Deus não esteja condicionado à nossa percepção de tempo, podemos compreender os termos que ele usa quando prediz que algo ocorrerá num tempo específico. — Sal. 90:4. w12 15/5 3:5, 6”

2

Romanos 3:23_“Todos pecaram e não atingem a glória de Deus.”

“Como servos de Jeová, com certeza desejamos honrar e glorificar nosso Criador em tudo o que fazemos. Demasiadas vezes, porém, não fazemos o que desejamos. Até mesmo Paulo tinha de lutar contra esse problema. (Rom. 7:21-25) Explicando por que temos essa luta, ele escreveu as palavras do texto de hoje. De fato, como herança do pecador Adão, a humanidade ficou sujeita ao duro domínio do ‘Rei Pecado’. (Rom. 5:12; 6:12) O que é pecado? É tudo o que for contrário à personalidade, modos, normas e vontade de Jeová. O pecado prejudica a relação da pessoa com Deus. Faz com que erremos o alvo, assim como um arqueiro pode errar o alvo ao atirar uma flecha. O pecado pode ser intencional ou por engano. (Núm. 15:27-31) Está bem arraigado nos humanos e cria uma barreira entre eles e seu Criador. (Sal. 51:5; Isa. 59:2; Col. 1:21) Sem dúvida, o pecado é a pior deficiência que aflige a humanidade. w12 15/5 4:4, 5”

3

Romanos 5:12_“A morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.”

“Somos gratos de que Deus revelou a verdade sobre o meio que ele usa para nos livrar do legado do pecado e da morte deixado por Adão. Entendemos que Jesus “veio, não para que se lhe ministrasse, mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos”. (Mar. 10:45) Como é bom conhecer a provisão do “livramento pelo resgate pago por Cristo Jesus”! (Rom. 3:22-24) Os judeus e gentios do primeiro século tinham de se arrepender de seus pecados e exercer fé no sacrifício de resgate de Jesus. Caso contrário, não podiam ser perdoados. A situação é a mesma hoje. (João 3:16, 36) A pessoa que se apega a doutrinas falsas, como a Trindade e a imortalidade da alma, não pode se beneficiar do resgate. Mas nós podemos. Conhecemos a verdade sobre ‘o Filho do amor de Deus mediante quem temos o nosso livramento por meio do resgate, o perdão dos nossos pecados’. — Col. 1:13, 14. w13 15/2 2:15, 16”

4

Romanos 6:12,13_“Não deixeis que o pecado continue a reinar em vossos corpos mortais, para obedecerdes aos seus desejos. Nem continueis a apresentar os vossos membros ao pecado, como armas da injustiça. ”

“Para nos tornar cristãos foi necessário nos arrepender e dar meia-volta, ou seja, abandonar nossos pecados. O arrependimento, porém, é um processo contínuo. Como humanos imperfeitos, ainda temos o pecado à espreita dentro de nós, assim como uma cobra pronta para dar o bote. (Rom. 3:9, 10) Permaneçamos, portanto, de olhos bem abertos, não despercebendo nossas falhas. Felizmente, Jeová é paciente conosco ao passo que nos esforçamos seriamente para resistir às nossas fraquezas e fazer as mudanças necessárias. (Fil. 2:12; 2 Ped. 3:9) Uma grande ajuda é controlar o uso de nosso tempo e recursos, evitando empenhos egoístas. Medite também sobre sua dedicação. O bem mais precioso que temos é a nossa relação pessoal com Jeová. Ele conhece os que lhe pertencem. (Isa. 44:5) Examine com oração a qualidade e a profundeza de sua relação com ele. w13 15/3 3:14, 16”

5

Romanos 8:21_“A própria criação também será liberta da escravização à corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus.”

“Criação” refere-se aos humanos que têm esperança terrestre, que se beneficiarão de uma “revelação” dos filhos de Deus ungidos por espírito. Essa revelação começará quando esses “filhos”, ressuscitados ao domínio espiritual, participarem com Cristo em livrar a Terra da perversidade e em preservar “uma grande multidão” para a entrada no novo mundo. (Rom. 8:19; Rev. 7:9, 14) A humanidade salva terá então uma liberdade totalmente nova — a liberdade da influência de Satanás e dos demônios. (Rev. 20:1-3) Depois, os 144 mil reis e sacerdotes que atuam com Cristo continuarão a libertar a humanidade aplicando progressivamente os benefícios do sacrifício de resgate até a eliminação total do pecado adâmico e da imperfeição. (Rev. 5:9, 10) Tendo sido fiéis mesmo sob prova, os humanos alcançarão a perfeita liberdade que Jeová se propôs a lhes dar. w12 15/7 1:17, 18”

6

Romanos 8:22_“Sabemos que toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora.”

“Desde 1914, milhões de pessoas têm se tornado súditos voluntários do Rei entronizado de Deus, Cristo Jesus. Recusam-se a apoiar o seu mundo. Em vez disso, usam suas vidas e seus recursos para apoiar o Reino de Deus, servindo a seus interesses. (Rom. 14:7, 8) Em breve Cristo destruirá o perverso sistema de Satanás. O governo perfeito de Cristo eliminará da Terra o pecado e a tristeza. Acabará com todos os vestígios da rebelião contra a legítima soberania de Jeová. Os servos leais de Deus poderão se tornar residentes permanentes do Paraíso terrestre. (Rev. 21:1-5) No pleno sentido, a criação terá sido ‘libertada da escravização à corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus’. — Rom. 8:21. w12 15/12 3:4, 5, 7
Leitura da Bíblia para a Comemoração: (Eventos durante o dia: 15 de nisã) Mateus 27:62-66 (Eventos após o pôr do sol: 16 de nisã) João 20:1”

7

Romanos 12:10_“Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros.”

“Será que é errado fazer uma observação caso achemos que algo na congregação precisa ser corrigido? Não. No primeiro século, surgiu uma questão que gerou muita controvérsia. Os irmãos “providenciaram que Paulo e Barnabé, e alguns outros deles, subissem até os apóstolos e anciãos em Jerusalém, com respeito a [essa] disputa”. (Atos 15:2) Sem dúvida, cada um desses irmãos tinha uma opinião sobre o assunto e uma ideia de como resolvê-lo. No entanto, depois que cada um apresentou seu argumento e se tomou uma decisão dirigida por espírito santo, os irmãos não insistiram nas suas opiniões pessoais. Quando a carta com a decisão chegou às congregações, os irmãos “alegraram-se com o encorajamento” e foram ‘firmados na fé’. (Atos 15:31; 16:4, 5) Também hoje, uma vez que levamos um assunto à atenção dos irmãos responsáveis, devemos nos contentar em deixar que eles o considerem cuidadosamente. w12 15/10 2:12, 13”

8

Romanos 12:12_Persisti em oração.

“Estudar a fundo e ler com meditação as Escrituras é essencial para fortalecer nossa determinação de evitar o pecado grave e de agradar a Jeová. (Sal. 119:11, 47, 48) Precisamos também ‘persistir em oração’. Podemos e devemos orar a Jeová para que nos ajude a servi-lo de modo aceitável. Para isso, podemos apropriadamente pedir-lhe espírito santo, mais fé, força para resistir às tentações e habilidade para ‘manejar corretamente a palavra da verdade’. (2 Tim. 2:15; Mat. 6:13; Luc. 11:13; 17:5) Como a criança que depende do pai, temos de depender de nosso Pai celestial, Jeová. Se lhe pedimos ajuda para servi-lo melhor, podemos estar certos de que ele a dará. Jamais pensemos que somos um incômodo para ele! Em vez disso, vamos orar para louvá-lo, agradecer-lhe, buscar sua orientação em especial sob provações e pedir-lhe que nos ajude a servi-lo de um modo que glorifique seu santo nome. — Sal. 86:12; Tia. 1:5-7. w12 15/5 4:9, 10”

9

Romanos 14:19_“Empenhemo-nos pelas coisas que produzem paz e pelas coisas que são para a edificação mútua.”

“Quem se comporta como menor se empenha pela paz com todos, em especial com seu cônjuge. (Luc. 9:48) Considere a recreação. O casal pode não ter as mesmas preferências quando se trata de entretenimento. Nas horas de folga, o marido talvez prefira ficar tranquilo em casa lendo um livro. Mas a esposa talvez prefira comer fora ou visitar amigos. Não é mais fácil para a esposa respeitar o marido quando ela vê que ele é humilde e que realmente leva em conta as preferências dela e não apenas as dele? E o amor e apreço do marido pela esposa é muito grande quando ele observa que ela não tenta fazer apenas o que quer, mas leva em conta os desejos dele. O casamento se fortalece quando cada cônjuge age como alguém menor. — Fil. 2:1-4. w12 15/11 3:13, 14”

10

Romanos 15:4_“Todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução.”

“Absalão, um dos filhos do Rei Davi era um homem excepcionalmente bonito. Mas, com o tempo, assim como Satanás, ele encheu seu coração de ambição gananciosa passando a cobiçar o trono de seu pai, ao qual ele não tinha direito. Numa sagaz tentativa de usurpar o reinado, Absalão fingiu profundo interesse pelos israelitas, insinuando astutamente que a corte do rei não se importava com eles. Assim como o Diabo agiu no jardim do Éden, Absalão se apresentou como benfeitor, ao mesmo tempo difamando cruelmente seu próprio pai. (2 Sam. 15:1-5) Deu certo a astuta trama de Absalão? Até certo ponto, sim, pois a Bíblia diz: “Absalão furtava os corações dos homens de Israel.” (2 Sam. 15:6) Mas a sua arrogância resultou na sua própria queda, na sua morte e na morte dos milhares de vítimas de sua astúcia. — 2 Sam. 18:7, 14-17. w12 15/7 2:4-6”