Sistema endócrino Flashcards
(42 cards)
Sintetize o sistema endócrino:
O sistema nervoso, sensorial e o endocrino é um dos sistema integradores, permitindo a interacao das varias células do corpo entre si e com o meio ambiente. O sistema endocrino corresponde ao conjunto de glandulas endocrinas, relacionadas producao de mensageiros quimicos transportados pelo sangue, os hormonios.
O que é hormônio?
Hormonios são substâncias lançadas no sangue que controlam diversas atividades no organismo. Cada hormonio age como mensageiro quimico, atuando em determinados tecidos do corpo, os tecidos-alvo. Eles so agem nos tecidos-alvo porque estes sao os unicos cujas células possuem receptores adequados para os respectivos hormonios. Apesar do hormonio estar espalhado por todo o corpo devido ao sangue, e ele so age em receptores especificos.
Cada hormonio atua de modo diferente de acordo com sua natureza química, que pode ser de três tipos:
- Protéicos: Corresponde a polipeptídios, como a insulina e o glucagon, ou oligopeptidios, como o ADH e a occitocina.
- Esteroides, correspondendo a lipidios derivados do colesterol, como os hormonios do cortex supra-renal e hormonios sexuais.
- Fenolicos correspondendo a derivados de aminoacidos modificados, principalmente do aminoacido fenilalanina e do aminoacido tirosina (quimicamente derivado da fenilalanina), ambos dotados de grupos funcionais fenil, como os hormonios tireoidianos e adrenalina.
Sintetize a ação dos hormônios protéicos:
Os hormonios proteicos são incapazes de atravessar a membrana plasmática, tanto pelo seu grande tamanho como por sua natureza polar (sendo insoluveis na bicamada lipidica). Assim, eles se ligam a receptores especificos na membrana plasmática das células-alvo, o que leva a ativação da enzima adenilato ciclase na membrana. Esta produzira, do lado intracelular da membrana, a partir de ATP, um composto denominado AMPciclico, (AMPc), um nucleotideo que ativará enzimas para que haja a função hormonal. Como exemplo, o AMPc produzido a partir da ação do glucagon ativará a enzima fosforilase glicogénio (glicogenase) para quebrar glicogênio em glicose nas células-alvo, ou seja, nos hepatócitos. O AMPc é chamado de segundo mensageiro da ação hormonal, uma vez que ele transfere as enzimas intracelularmente a mensagem inicialmente trazida pelo hormonio. Outros exemplos dois mensageiros são o GMPc e íons calcio. O efeito deste tipo de hormônio é bastante rápido, uma vez que as enzimas responsáveis pelo seu efeito ja estão previamente, formadas, bastando ativa-las ou desativa-las.
Sintetize a ação dos hormônios esteroides.
Os hormônios esteroides são capazes de atravessar a membrana plasmática, uma vez que são apolares, e se ligam a receptores especificos dentro da célula-alvo formando complexos hormonio-receptor que agem diretamente no material genético do individuo, induzindo a ativação ou inativação de genes para que se produza ou interrompa a producao de determinada enzima. Como agem dentro da célula de maneira direta, não há a necessidade de um segundo mensageiro. O efeito deste tipo de hormônio é mais demorado, uma vez que as enzimas responsáveis pelo seu efeito ainda terão de ser produzidas ou deixadas de serem produzidas.
Sintetize a ação dos hormônios fenólicos:
A adrenalina não pode entrar na célula-alvo, e por isso se comporta como os hormônios protéicos, mas os hormônios tireoidianos podem entrar na célula-alvo e por isso agem como os hormônios esteroides.
O que é glândula endócrina?
Alguns hormonios são fabricados por células isoladas em determinados órgãos, como ocorre com a gastrina nas células do estômago ou a enterogastrona no duodeno ou ainda os neurormonios ou neurotransmissores nos neurônios. A maior parte dos hormônios, entretanto, é fabricada por agrupamentos de células epiteliais, as glandulas endocrinas. Ao contrario das glandulas exocrinas, que possuem ductos secretores para eliminar suas secreções numa determinada cavidade corporal, ou no meio externo, as glândulas endócrinas lançam suas secreções, denominadas hormônios, direto no sangue, uma vez que não possuem esses ductos secretores.
Sintetize a glândula pituitária ou hipófise:
O hipotálamo é a região do sistema nervoso que controla a ação hormonal no corpo humano. Ele se localiza na base do encéfalo e encontra-se anatomicamente ligado hipófise, localizada imediatamente abaixo dele.
Anatomicamente falando, a hipófise se divide em três regiões:
- Adenohipofise ou hipofise anterior ou lobo anterior da hipofise, que produz hormônios troficos, que estimulam outras glândulas, sua liberação está condicionada ao controle do hipotalamo, que produz fatores de liberacao ou RF (releasing factors) especificos para cada hormonio adenohipofise;
- Hipofise intermediaria ou lobo intermediario da hipofise, que produz um único hormônio, que é melanotrofico ou intermedina, em alguns vertebrados inferiores.
- Neurohipofise ou hipofise posterior ou lobo posterior da hipofise, que não produz hormonios próprios, mas armazena hormonios produzidos pelas células neurossecretoras do hipotalamo.
Explique á adenohipofise:
O eixo hipotalamo-hipofise justifica como o hipotálamo controla a atividade hormonal no organismo. O hipotálamo produz fatores de liberação que agem sobre a adenohipofise para que está libere os hormônios que produz, ditos hormonios troficos. Os hormônios troficos, estimulam as outras glândulas para que liberem seus hormonios.
Sintetize como os hormônios tróficos estimulam as outras glândulas:
HIPOTALAMO—> Fatores de liberacao—> ADENOHIPOFISE —> Hormônios troficos (ex.: TSH, hormonio estimulante da tireoide)—> GLANDULA ALVO (ex.: tireoide)—> homônimos atuantes nos órgãos efetores (ex.: Tiroxina).
Os hormônios estimulados pelos Hormônios troficos tem efeito de feedback (ou retroalimentacao) sobre o hipotalamo.
- Caso haja concentrações exageradas de um determinado hormonio no sangue, há um feedback negativo sobre o hipotálamo, diminuindo a liberação do fator de liberação correspondente, o que leva diminuicao na produção do hormônio troficos correspondente, e, por fim, diminuindo a producao do hormonio que inicialmente estava em altas concentrações.
- Caso haja concentrações insuficientes de um determinado hormônio no sangue, há um feedback positivo sobre o hipotálamo, aumentando a liberação do fator de liberação correspondente, o que leva ao aumento na producao do hormônio trofico correspondente, e, por fim, aumentando a producao do hormonio que inicialmente estava em baixa concentração
Quais são os hormônios troficos produzidos na adenohipofise?
Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são ohormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; ohormônio adrenocorticotrófico (ACTH),que regula o córtex das suprarrenais; ohormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e espermatozoides nos testículos; e ohormônio luteinizante (LH), que provoca a ovulação e a formação do corpo lúteo nos ovários e a produção de testosterona nos testículos. Além dos hormônios citados anteriormente, a adeno-hipófise secreta outros hormônios, são eles: aprolactina, que estimula a produção de leite durante a gravidez e no período de amamentação; e ohormônio do crescimento,também chamado de somatrotofina ou GH.
Explique o que é amenorréia da lactação.
A prolactina, por feedback negativo, inibe a liberação de gonadotrofinas na mulher que amamenta, inibindo a ovulação e impedindo que engravide nos primeiros meses de vida da crianca. Esse é um método anticoncepcional que pode ser usado, desde que a criança se alimente exclusivamente de leite materno nos primeiros meses de vida, sendo conhecido como amenorréia da lactação.
Diferencie nanismo e gigantismo:
- A deficiencia de STH na infância impede o Crescimento adequado do indivíduo, de modo que ele desenvolve um quadro denominado de nanismo hipofisário. Antes da soldadura das epifises, esse quadro pode ser revertido com a utilização do hormonio do crescimento. Em adultos, a falta de STH não acarreta nenhum problema em especial.
- Excesso de STH: Gigantismo Hipofisario e Acromegalia. O excesso de STH antes da soldadura das epifises, e portanto na infância, causa o gigantismo hipofisario. Após a soldadura das epifises, e portanto na idade adulta, ja que os ossos nao apresentam mais crescimento em comprimento, o excesso de STH promove o crescimento de cartilagens, como nariz e orelhas, e dos ossos em espessura, causando alongamento dos dedos e projecao do queixo para frente. Esse crescimento das extremidades é chamado de acromegalia.
Sintetize a hipófise intermediário:
O lobo intermediário produz o MSH ou hormônio estimulante dos melanócitos ou intermedina. Esse hormônio regula a atividade de produção de melanina em melanócitos. Em vertebrados inferiores, como peixes e répteis, o lobo intermediario é muito desenvolvido e secreta grande quantidade de MSH. Essa secreção é regulada, independentemente, pelo hipotalamo, em resposta quantidade de luz qual o animal é exposto, ou em resposta a outros fatores ambientais. Nesses casos o MSH atua determinando mudancas de pigmentação na pele, sobretudo na época de reprodução, estando essas alterações relacionadas ao aumento na atração sexual. Em vertebrados superiores, o MSH determina mudancas de pigmentação dos pelos sazonalmente, para possibilitar melhores condições de camuflagem, como é o caso de mamiferos que vivem no Ártico e tem pelos escuros no verão e brancos no inverno. Na espécie humana, o MSH é na verdade derivado do ACTH, sendo pois produzido na adenohipofise. O MSH éproduzido, entretanto, em tão pequenas concentrações em humanos que praticamente não tem efeito. O ACTH tem efeito sobre os melanocitos em intensidade bem menor, mas como sua concentração no sangue humano é bem maior, acaba sendo o principal responsavel pela atividade de melanocitos, excetuando, é, claro pelo estimulo direto pelo sol.
Explique a neurohipofise:
A neurohipofise apenas armazena hormônios produzidos por neurônios especiais do hipotálamo, denominados células neurossecretoras. O hipotálamo controla também a liberação desses hormônios.
Os hormônios do hipotálamo armazenados na neurohipofise são:
O hipotálamo produz dois hormônios, a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados.
Sintetize o hormônio ocitocina:
A ocitocina estimula as contrações uterinas que levam ao parto, tendo ação, pois, sobre a musculatura lisa do miométrio uterino. Outro importante efeito da ocitocina é o de estimular a ejeção do leite pelas glândulas mamárias após o parto. A sucção do mamilo é um dos principais estimulos de liberação da occitocina, levando o leite a ser liberado para a criança. Recentemente, a occitocina passou a ser vista como promotora de efeitos neurologicos, no sentido de promover o surgimento de elos afetivos entre a mãe e a criança. Por esse motivo, e por ser também liberado durante o ato sexual, a occitocina tem sido apelidada nos ultimos tempos de “hormonio do amor” Experimentos mostram que individuos com niveis mais elevados de occitocina no corpo estão mais propensos a criação de vinculos afetivos, inclusive no que diz respeito a aumentar os niveis de confiança nos indivíduos próximos.
Explique o hormônio do ADH?
O ADH ou hormônio anti-diurético ou vasopressina, estimula a reabsorção de água nos tubulos renais, diminuindo a produção de urina. De modo bem preciso, o ADH diminui o volume urinário aumentando a permeabilidade de duas regioes do néfron, o ramo ascendente da alça de Henle e a porção inicial do tubulo contorcido distal, normalmente impermeáveis água. Assim, ocorre maior reabsorção de água dos rins para o sangue, resultando em diminuição na produção de urina e em aumento da volemia, volume de água no sangue. Esse aumento de volemia, por sua vez, leva a um aumento na pressão arterial no indivíduo.
O hormônio ADH é liberado mais em dias quentes ou em dias frios?
Em dias quentes a intesa perda de água através do suor faz com que o organismo libere ADH para reduzir a produção de urina, o que levaria a uma excessiva desidratação. Por outro lado, em dias frios, a pequena produção de suor faz com que sobrem mais excretas para serem liberadas pela urina. Além disso, o aumento no metabolismo necessário para aumentar a produção de calor corporal e compensar o frio do ambiente leva produção de mais excretas. Desse modo, o individuo urina mais em dias mais frios.
Explique porque urinamos mais quando estamos bêbados?
Quando se ingere bebida alcoólica, observa-se que há um aumento do volume de urina. Isso ocorre porque o álcool inibe a liberação do ADH pela neurohipofise. Devido á inibição de ADH, aumenta a diurese, o que leva o individuo desidratação. Essa desidratação, por sua vez, leva sede e dor de cabeca caracteristicas da ressaca.
Explique a deficiência de ADH:
Na deficiência de ADH, ocorre um aumento na diurese e uma redução na volemia. Essa redução no volume de água no sangue conduz a um aumento na glicemia. Perceba que a quantidade de glicose não se altera, mas com um menor volume de água no sangue aumenta a concentracao de glicose. Esse quadro é denominado diabetes insipidus, e nele não há eliminação de glicose na urina, como na diabetes mellitus.
Sintetize a glândula epifisial:
A glandula pineal ou epifise se situa entre os dois principais hemisférios cerebrais, num ponto posterior á localização da hipófise. A glandula pineal atua na produção do hormônio da melatonina, que regula o ritmo circadiano ou relogio biologico, principalmente na regulação dos ciclos de sono e vigilia.