Ação Penal Flashcards

1
Q

Quem é o titular da são pública incondicionada?

A

O Ministério Público independente de qualquer manifestação de vontade do ofendido ou de terceiros para ser intentada. Será promovida por denúncia do mistério Público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os princípios que regem ação pública em condicionada?

A

Obrigatoriedade e indisponibilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique o princípio da obrigatoriedade. Há exceções a tais princípios?

A

Presentes os requisitos legais Ministério Público obrigado a deflagrar a persecução penal em juízo , oferecendo denúncia.exceções: transação penal (art. 76 da lei 9099/95- havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, Não sendo caso de arquivamento , o Ministério Público poderá propor aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas) e acordo de colaboração previsto na lei contra o crime organizado (art. 4, par. 4 da lei 12.850/2013).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Explique o princípio da indisponibilidade. Há exceções?

A

O Ministério Público não pode desistir da ação penal. Na ação penal pública deve haver uma correlação entre a sentença e acusação inicial, mesmo que mistério Público peça absolvição nas alegações finais (art. 385 do Código de Processo Penal). Exceção a princípio da indisponibilidade : suspensão condicional do processo art. 89 da Lei 9099 de 1995.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Ação penal pública observa o princípio da indivisibilidade?

A

Não. O Ministério Público é livre para formar sua convicção incluindo na denúncia as pessoas que entende terem praticado ilícitos penais , mediante a constatação de indícios de autoria e materialidade. ademais, há possibilidade de denúncia até a sentença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Penal privada impera a indivisibilidade. explique.

A

Como a ação penal privada é pela conveniência e oportunidade , é uma faculdade do querelante e ele deve empreender em relação a todos .Ministério Público a fiscal da indivisibilidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É necessário a dupla imputação os crimes ambientais?

A

Segundo STF, a CF não condiciona responsabilização penal da pessoa jurídica pelos crimes ambientais à persecução penal da pessoa física em tese responsável no âmbito da empresa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quando ocorre a ação penal pública condicionada?

A

Art. 24- Nos crimes de ação pública esta será promovida por denúncia do Ministério Público , mas dependerá quando a lei exigir , de requisição do ministro da justiça ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é representação?

A

É a manifestação de vontade da vítima ou de seu representante legal autorizando instauração da persecução penal. Era dirigido ao Ministério Público, à autoridade policial ou ao juiz. Pode ser exercido pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração escrita ou oral. Assim , ela prescinde de qualquer rigor formal, bastando a demonstração inequívoca da parte interessada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual o prazo para representação?

A

O prazo para representação é DECADENCIAL de seis meses, contados do dia em que se sabe quem é o autor do fato ou , no caso de ação privada subsidiária da pública ,do dia em que se esgotar o prazo para oferecimento da denúncia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A representação vincula a atuação do Ministério Público?

A

Não.o Ministério Público pode na denúncia enquadrar a conduta em outro dispositivo legal, ou mesmo promover pelo arquivamento da representação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é retratação?

A

É o arrependimento em relação a representação antes do oferecimento da denúncia. O ofendido pode retratar-se da representação, o que obsta a ação penal. A representação será irretratável depois oferecida denúncia. Cabe retratação da retratação antes do término do prazo decadencial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qualquer crime de estupro de vulnerável seria de ação penal pública incondicionada?

A

Não. Em regra , o crime de estupro é de ação penal pública condicionada à representação , sendo incondicionada em apenas duas hipóteses : vítima menor de 18 anos ou pessoa vulnerável. Em se tratando de pessoa incapaz de oferecer resistência apenas na ocasião da ocorrência dos atos libidinosos, deve-se respeitar seu direito de escolha de não expor sua infelicidade à publicidade do juízo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O príncipe o rege a ação penal privada?

A

Princípio da conveniência ou oportunidade. Ao ofendido ou a quem tenha capacidade para representá-lo caberá em intentar a ação privada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual a consequência da homologação judicial do acordo de composição de danos civis na ação penal de iniciativa privada ou na ação penal pública condicionada a representação?

A

Acarreta a renúncia ao direito de queixa ou representação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Para quem é passado direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação no caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial?

A

Ao cônjuge, ascendente descendente ou irmão.

17
Q

Explique o princípio da indivisibilidade na ação penal privada.

A

A todos estende a manifestação do intento de não processar parte dos envolvidos, de modo que a renúncia beneficia todos eles. No entanto, para o reconhecimento da renúncia tácita ao direito de queixa exige-se a demonstração de que a não inclusão de determinados autores ou partícipes da queixa-crime se deu de forma deliberada pelo querelante.

18
Q

Explique o princípio da oportunidade ou conveniência da ação penal privada.

A

A vítima tem direito de decidir entre ofertar ou não a queixa.

19
Q

Qual a consequência do não oferecimento do direito de queixa no prazo de seis meses contados do dia em que o ofendido tomou conhecimento da autoria do fato no caso de ação penal privada?

A

A extinção da punibilidade.

20
Q

O que é a renúncia?

A

É um ato unilateral caracterizado pela manifestação de vontade expressa de não processar o autor da infração penal ou com a prática de ato incompatível com a vontade de processar (renúncia tácita). A renúncia ao exercício do direito de queixa em relação a um dos autores do crime a todos estenderá.

21
Q

Explique o princípio da disponibilidade da ação penal privada.

A

Uma vez exercido o direito de queixa o ofendido pode desistir de prosseguir na ação penal.

22
Q

O que é perdão na ação penal privada?

A

O perdão é uma manifestação do princípio da disponibilidade. É ato bilateral que depende da aceitação do querelado. ele é processual, ou seja ,deve ser concedido na ação penal. O perdão concedido a um dos querelados aproveita a todos sem que produza, todavia, efeito em relação ao que o recusar. O perdão pode ser concedido até o trânsito em julgado da sentença condenatória.

23
Q

Qual a consequência jurídica do perdão?

A

A extinção da punibilidade.

24
Q

O que é Perempção?

A

É uma sanção processual do decorrente da inércia do querelante na condução da ação penal privada ,manifestando seu desinteresse em prosseguir . consequência jurídica- extinção da punibilidade.

25
Q

Nos casos em que somente se procede mediante queixa ,quando será considerada perempta a ação penal?

A

1) o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos ; 2) falecendo querelante ou sobrevindo sua incapacidade , não comparecer em juízo para prosseguir no processo ,dentro de 60 dias , qualquer das pessoas ( cônjuge ascendente ,descendente ou irmão ) a quem couber prosseguir; 3) quando o querelante deixar de comparecer ,sem motivo justificado , a qualquer ato do processo a que deve estar presente ,ou deixar de formular o pedido de condenação nas considerações finais. obs: quando o querelante pede absolvição do réu e o juiz , pelo conjunto probatório , estiver convencido disso , ele absolve o réu porque interessa uma decisão de mérito. se o juiz não estiver convencido da inocência declarar a perempção.;4) sendo querelante pessoa jurídica , esta se extinguir sem deixar sucessor.

26
Q

Como nação penal privada impera o princípio da indivisibilidade, se o Ministério Público pedir ao querelante que ele adite a queixa em relação a outros ofensores e se ele não aditar ,qual a consequência jurídica?

A

O Ministério Público pedirá o reconhecimento da renúncia em relação a todos os ofensores (omitidos e os não omitidos) para extinguir-se a punibilidade.