Ações Constitucionais Flashcards

1
Q

Quais são os remédios constitucionais de natureza administrativa?

A

O direito de petição e o direito à obtenção de certidões.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a diferença entre o direito à obtenção de certidão e o Habeas Data?

A

No caso de utilizar-se do direito à obtenção de certidão o impetrante possui acesso a informação. Ele não tem o interesse em retificá-la e nem mesmo anotar nenhuma explicação. Neste caso, ele deseja tão somente obter a certidão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quando pode ser utilizado o Habeas Corpus?

A

É utilizado quando alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Diferencie o Habeas Corpus repressivo/liberatório, preventivo, suspensivo e profilático.

A
  • Repressivo ou Liberatório: Já existe efetivo constrangimento ilegal do paciente. Objetiva a expedição de alvará de soltura
  • Preventivo: Há séria ameaça de constrangimento ilegal que ainda não se concretizou. Visa a expedição de um salvo-conduto.
  • Suspensivo: Quando já houve a prisão ilegal decretada, mas ainda não foi cumprida. Visa a expedição do contramandado de prisão.
  • Profilático: Suspender atos processuais ou impugnar medidas que possam importar em prisão ilegal futura.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em quais hipóteses a coação é considerada ilegal, justificando a impetração de HC?

A

Quando não houver justa causa, alguém estiver preso por mais tempo do que determina a lei, quem ordenar a coação não tiver competência para fazê-lo, houver cessado o motivo que autorizou a coação, não for admitida a prestação de fiança nos casos em que a lei autoriza, o processo for manifestamente nulo e, também, quando extinta a punibilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Após impetrado o Habeas Corpus, como se dará o procedimento?

A

É um rito especial pautado na informalidade e celeridade. Poderá haver pedido liminar o qual determinará a soltura imediata e provisória do paciente, caso o juiz perceba a existência de fumus boni iuris e periculum in mora. Com a inicial, deferida ou não a limitar, será a autoridade coautora notificada para apresentar informações. Em seguida, pode, ou não, ser ouvido o paciente. Por fim, será proferida a sentença (ou acórdão) a qual concederá ou denegará a ordem pleiteada, confirmando, ou não, a limitar concedida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É possível a impetração de HC Coletivo? Explique.

A

Apesar de não ter previsão expressa desta modalidade, o STF entende que a referida omissão legislativa não é um impedimento. Da leitura de artigos do CPP, percebe-se que é permitido aos juízes e Tribunais estender para todos que se encontrem na mesma situação a ordem de HC concedida individualmente em favor de uma pessoa. Outro motivo que admite esta possibilidade é o fato de ser cabível mandado de segurança quando não for caso de HC. Tendo em vista que existe MS coletivo, seria perfeitamente factível reconhecer, também, a possibilidade de HC coletivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quando pode ser utilizado o Mandado de Segurança?

A

Visa a proteção de direitos líquidos e certos contra ato de autoridade ou de quem exerça funções públicas, quando não for possível utilizar o HC ou HD. Objetiva conseguir a anulação de ato ilegal ou abusivo de direito, a determinação da prática do ato omitido ou mesmo uma ordem de não fazer.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

No que consiste o direito líquido e certo?

A

Direito líquido e certo é aquele capaz de ser demonstrado independente de ulterior dilação probatória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Cite alguns exemplos de hipóteses em que não é cabível o mandado de segurança.

A

Contra atos de gestão comercial; atos dos quais caiba recurso administrativo com efeito suspensivo; decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; decisão judicial transitada em julgado; lei em tese; matéria privada interna das Casas Legislativas; e não é cabível também em substituição a ação popular ou ação de cobrança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como se dá o procedimento após a impetração do Mandado de Segurança?

A

O procedimento será especial, de rito sumaríssimo. O impetrante poderá formular pedido de medida liminar. Se o MS não for indeferido de plano, a autoridade coatora será notificada para prestar informações (no prazo de 10 dias) e, após, será ouvido o representante do MP (prazo de 10 dias), na condição de custus legis. Em seguida, os autos serão conclusos ao magistrado para decisão, que deverá ser proferida no prazo de trinta dias. Contra as decisões são cabíveis recursos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O julgamento do mandado de segurança tem prioridade sob os demais atos judiciais?

A

Os processos de mandado de segurança e os respectivos recursos terão prioridade sobre todos os atos judiciais, salvo o HC.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual o prazo para impetração do MS?

A

O prazo para impetração de mandado de segurança é de 120 dias, contados do conhecimento oficial pelo interessado do ato a ser impugnado. Trata-se de um prazo decadencial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quem tem legitimidade ativa para impetrar o mandado de segurança coletivo?

A

Tem legitimidade ativa para impetrar o mandado de segurança os partidos políticos com representação no Congresso Nacional e as organizações sindicais ou associações legalmente constituídas há pelo menos um ano, em defesa dos seus membros ou associados, os quais não precisam autorizar para que o MS seja impetrado a seu favor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual o objetivo do mandado de injunção?

A

Este objetiva viabilizar o exercício dos direitos subjetivos previstos na Constituição que não se concretizam e não estão sendo exercidos por falta de norma regulamentadora. Visa, portanto, combater a inércia do Poder Público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são os requisitos para possibilitar a impetração do mandado de injunção?

A

Norma constitucional de eficácia limitada impositiva desprovida de regulamentação, existência de um dever para o Poder Público em editar as normas infraconstitucionais e a efetiva omissão, total ou parcial, do Poder Público.

17
Q

Quem tem legitimidade ativa e passiva para impetrar o mandado de segurança?

A

A legitimidade ativa é de qualquer pessoa, física ou jurídica, que esteja impedida de exercer os direitos e liberdades constitucionais. Além disso, esta legitimidade também engloba as coletividades, o Ministério Público e a Defensoria Pública (este último existe discussão quanto a sua constitucionalidade). Por sua vez, a legitimidade passiva é do órgão, autoridade ou entidade pública responsável por viabilizar os direitos previstos na Constituição.

18
Q

Existe o Mandado de Injunção estadual? Explique.

A

Há possibilidade da existência de mandado de injunção estadual desde que haja previsão na Constituição Estadual, a qual deve prever a competência para processamento e julgamento deste.

19
Q

É possível a concessão de liminar no mandado de injunção? Justifique.

A

O STF defende que não é possível a concessão de liminar no MI, sob a justificativa de que a limitar ultrapassaria os limites da decisão final prolatada no próprio writ.

20
Q

Impetrado o mandado de injunção, como se dará o procedimento até a decisão final?

A

Recebida a petição inicial, será ordenada a notificação do impetrado para prestar informações e, também, a ciência do ajuizamento da ação ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada. Findo o prazo para apresentação das informações, será ouvido o MP, após o que, com ou sem parecer, os autos serão conclusos para decisão.

21
Q

Explique a teoria concretista e não concretista quanto aos efeitos da decisão concessiva da injunção.

A

A teoria não concretista defende que a sentença do MI tem apenas conteúdo declaratório, apenas reconhece a omissão na edição de uma norma regulamentadora. Por outro lado, a teoria concretista defende que a sentença do MI também tem caráter constitutivo, uma vez que viabiliza o exercício do direito até que sobrevenha a norma complementadora. Essa apresenta subdivisões em “concretista geral” que defende um efeito erga omnes e uma “concretista individual” que defende apenas o efeito inter partes. Esta última é a adotada pela maioria da doutrina.

22
Q

Qual o objetivo de impetrar o habeas data?

A

Este visa viabilizar o conhecimento, a retificação, a anotação de informações da pessoa do impetrante, constante de bancos de dados públicos ou banco de dados privados de caráter público.

23
Q

Qual prova deve ser produzida para propiciar a impetração de habeas data?

A

É necessária a demonstração do interesse de agir, ou seja, comprovar a negativa, pela autoridade competente, de prestar as informações pleiteadas pelo impetrante.

24
Q

Qual o posicionamento da doutrina e da jurisprudência a respeito da possibilidade de fazer cumulação de pedidos no Habeas Data?

A

A doutrina defende que é possível fazer a cumulação de pedidos no HD, como, por exemplo, o conhecimento de dados e sua retificação. Contudo, o STJ não admite essa possibilidade.

25
Q

Quem tem legitimidade ativa e passiva para impetrar o habeas data?

A

A legitimidade ativa é de qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, que busque ter acesso às informações a seu respeito. A legitimidade passiva é de entidades governamentais e particular que tenham caráter público que detenham estas informações.

26
Q

Uma vez impetrado o habeas data, explique como se dará o seu procedimento até a decisão final.

A

Primeiro, tem uma fase administrativa na qual o impetrante solicita a informação e decorre o prazo de 10/15 dias sem qualquer resposta. Essa situação que demonstra o interesse de agir que possibilita a fase judicial. Nesta, o impetrante instrui sua petição inicial com provas e, ao despachar a inicial, o juiz ordenará que se notifique o legitimado. O MP irá atuar como custus legis e emitirá parecer. Após, o processo será concluso para julgamento.

27
Q

O habeas data tem prioridade de julgamento? Explique.

A

O HD terá prioridade de julgamento sobre todos os atos judiciais, exceto HC e mandado de segurança.

28
Q

Qual o objetivo da ação popular?

A

Tem o objetivo de anular ou declarar a nulidade de um ato, comissivo ou omissivo, lesivo ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. Pode ser preventiva ou repressiva.

29
Q

Quem tem legitimidade ativa e passiva para figurar nos polos de uma ação popular?

A

A legitimidade ativa pertence ao cidadão, comprovado pela juntada do título de eleitor. A legitimidade passiva é das pessoas jurídicas de direito público, entidades autárquicas e qualquer outra PJ que sejam subvencionadas pelos cofres públicos; as autoridades responsáveis pelo ato lesivo e, também, os beneficiários diretos do ato ou contrato lesivo.

30
Q

Proposta a ação popular, explique de que forma se dará o procedimento até a decisão final.

A

O procedimento será ordinário, com algumas peculiaridades processuais previstas na lei específica.

31
Q

Quais são os efeitos da sentença procedente da ação popular?

A

Invalidação do ato lesivo, efeito erga omnes e, também, a condenação das autoridades ao ressarcimento dos danos, das perdas e em custas e ônus de sucumbência.