Ambiental 2 Flashcards

1
Q

Plano de Emergência Individual (PEI) para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, originados em portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares obedece ao disposto na Resolução Conama 398/2008, que estabelece que

A

o PEI deverá ser reavaliado pelo empreendedor quando a atualização da análise de risco da instalação recomendar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Na Portaria no 422/2011 do Ministério do Meio Ambiente, que dispõe sobre procedimentos para o licenciamento ambiental federal de atividades e empreendimentos de exploração e de produção de petróleo e gás natural no ambiente marinho e em zona de transição terra-mar, denomina-se Estudo Ambiental de Sísmica (EAS) o documento elaborado pelo empreendedor que apresenta a avaliação dos impactos ambientais

A

não significativos da atividade de pesquisa sísmica marítima nos ecossistemas marinho e costeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A Lei no 6.938/1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental.

De acordo com o estabelecido nessa lei e suas alterações, o(a)

A

Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em 2004, o Brasil publicou uma norma sobre Responsabilidade Social (RS), a ABNT NBR 16001, que foi atualizada em 2012, à luz da ISO 26000:2010. Enquanto a Norma Internacional traz orientações e diretrizes, a ABNT NBR 16001:2012 é uma norma de requisitos, os quais são obrigatórios para quem declarar segui-la.
Sobre o assunto, considere as afirmativas abaixo.

I - Com a publicação da norma sobre RS, falta ao Brasil desenvolver um programa de avaliação de conformidade específico para ela, definindo os procedimentos de certificação e acreditação.

II - São sete os princípios-base da Responsabilidade Social (RS) estabelecidos nas normas internacional (ISO 26000) e brasileira (NBR 16001).

III - A norma sobre RS estabelece um modelo de Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (SGRS), fundamentado na metodologia conhecida como PDCA (Plan-Do-Check-Act, ou Planejar-Fazer-Checar-Agir).

IV - Na norma sobre RS, entre os temas centrais da responsabilidade social estão a governança organizacional e os direitos humanos.

Está correto APENAS o que se afirma em

A

II, III e IV

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na estrutura organizacional e na das competências, estabelecidas pelo Decreto Federal no 10.950/2022, para o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, compete ao Grupo de Acompanhamento e Avaliação

A

convocar e coordenar a Rede de Atuação Integrada nas hipóteses em que sejam necessárias ações de facilitação e de ampliação da capacidade de resposta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A norma ABNT NBR ISO 19.011:2018/corrigida 2019 trata das diretrizes para auditoria de sistema de gestão. Essa norma, quando trata da competência e da avaliação de auditores, apresenta os métodos para essa avaliação.

O método que tem como objetivo fornecer informação sobre como o desempenho do auditor é percebido denomina-se

A

realimentação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em 1998, o Brasil deu um importante passo na questão ambiental com a promulgação da Lei Federal no 9.605, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

De acordo com essa lei

A

as penas restritivas de direito são: prestação de serviços à comunidade; interdição temporária de direitos; suspensão parcial ou total de atividades; prestação pecuniária e recolhimento domiciliar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A Lei Federal no 11.445/ 2007, em uma de suas alterações, feita pela Lei no 14.600/2023, estabelece que a organização, a implementação e a gestão do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), além do estabelecimento dos critérios, dos métodos e da periodicidade para o preenchimento das informações pelos titulares, pelas entidades reguladoras e pelos prestadores dos serviços e para a auditoria própria do sistema, competem ao(à)

A

Ministério das Cidades

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Um engenheiro fez os cálculos econômicos na fase de anteprojeto de um trecho de adutora, por recalque, de um sistema de abastecimento de água. Em sua análise econômica, utilizando a fórmula de Bresse, ele concluiu que o K de Bresse para a vazão contínua de 900 m3 /hora foi de 1,2.

Sendo assim, qual é o diâmetro comercial econômico, em mm, desse trecho da adutora de recalque?A300

A
  1. D=K*(Q horário/3600)ˆ1\2
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O principal negócio da Transpetro é a operação de terminais, oleodutos e gasodutos. São mais de 8,5 mil quilômetros de dutos operados no Brasil.

Suponha que uma empresa foi encarregada pela Transpetro de fazer o licenciamento ambiental de um gasoduto que passa apenas por um estado. Os impactos diretos desse empreendimento atingem três municípios que pertencem a esse estado e os impactos indiretos também ficam restritos a esse estado. Esse gasoduto passa, ainda, por um Parque Nacional e por um trecho de uma reserva indígena.

A Resolução Conama no 237/1997 dispõe sobre procedimentos e critérios utilizados para o licenciamento ambiental e a Lei Complementar no 140/2011 fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios nas ações administrativas.

Nesse contexto, o processo de licenciamento ambiental do gasoduto, a cargo dessa empresa, deverá ser realizado somente junto

A

ao Ibama/ICMBio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A Lei no 12.651/2012 é o Código Florestal Brasileiro que estabelece regras para a preservação de áreas de vegetação nativa.

As áreas de pantanais e de superfícies terrestres cobertas de forma periódica por águas, cobertas originalmente por florestas ou outras formas de vegetação adaptadas à inundação são identificadas como

A

Áreas úmidas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

No âmbito das práticas gerenciais e estratégicas, a análise de riscos surge como um imperativo para a tomada de decisões fundamentadas. Uma importante técnica de análise de risco consiste no estudo de identificação de perigos e operabilidade.

A técnica de análise qualitativa desenvolvida para examinar detalhadamente operações e procedimentos, em busca de desvios operacionais, identificando perigos e prevenindo problemas, é a

A

Análise HAZOP

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Método de Battelle, desenvolvido em Columbus (Ohio – EUA), é uma técnica que emprega uma listagem de controle escalar ponderada e que avalia o impacto ambiental pela diferença do valor para o meio ambiente (VMA), com e sem o projeto, com as várias alternativas. Esse valor é calculado pelo somatório dos produtos do Índice de Qualidade Ambiental (IQA) de cada fator ambiental multiplicado pelo peso correspondente ao fator. Cabe ressaltar que o IQA é determinado graficamente, a partir dos valores mínimo, máximo e medido do fator ambiental.

A seguir são apresentadas as curvas, com o efeito negativo de IQA, de três fatores ambientais.
Considere que os pesos dos fatores ambientais P, Q e R são, respectivamente, 3, 4 e 5. Na situação com o projeto, o fator ambiental P apresenta um efeito negativo medido no ambiente de 3 UM, em uma escala de 0 a 5 UM; o fator ambiental Q apresenta um efeito negativo medido no ambiente de 4 ppm, em uma escala de 0 a 10 ppm; e o fator ambiental R apresenta um efeito negativo medido no ambiente de 180 µg/m3 , em uma escala de 0 a 360 µg/m3 .

Qual o valor para o meio ambiente da alternativa de projeto, supondo que somente esses três fatores ambientais contribuem para o efeito total e que não há sinergia?

A

– 7,5

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A gestão das emissões de poluentes atmosféricos é um elemento crucial para a proteção do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida. Essas emissões podem ser classificadas em dois tipos fundamentais: as liberações descontínuas e as liberações contínuas, denominadas plumas.

A forma da pluma de poluente emitido na atmosfera pode ser classificada de acordo com o perfil de temperatura da atmosfera.

A ocorrência da pluma em forma de cone (conning) é dada quando o(a)

A

perfil térmico é subadiabático, com concentração de poluentes nas proximidades dos solos.

  1. Serpenteante (Looping) Aqui, a condição de atmosfera é instável, ou seja, superadiabática. Apresenta ventos fracos e pode ter alta concentração de poluentes. Essa condição é típica de dias de verão, com forte turbulência mecânica
  2. Em forma de Cone ou cônico (conning) Nesse caso, as condições atmosféricas são semelhantes às em que ocorre a pluma serpenteante, entretanto, mais moderadas. Ocorre em dias ensolarados, mas nublados, como, por exemplo, dias de tempestade semelhantes aos da estação do verão. É, também, comum na primavera ou outono, quando há presença de nuvens cumulus. Essa condição é perfeitamente visível ao cair da tarde, quando a atmosfera é quase neutra. E os ventos têm intensidade média.
  3. Tubular (Fanning) Essa forma de dispersão de pluma ocorre em situação de grande estabilidade atmosférica, onde se verifica ausência de efeitos dos movimentos mecânicos. É bem visível ao entardecer, noite e amanhecer.
  4. Fumegante (Fumigation) É a condição mais perigosa, pois ocorre quando a pluma fica aprisionada em uma camada de inversão na qual essa camada se rompe pela parte inferior, deixando a pluma livre e impelindo‑a para baixo. Nesse caso, as concentrações de poluentes aumentam. É um clima típico das primeiras horas após a saída do sol, a qual provoca instabilidade junto ao solo, após uma noite com inversão ou grande estabilidade.
  5. Antifumegante (Lofting) Neste caso, a pluma possui energia suficiente para atravessar a camada de inversão. A parte inferior da pluma fica aprisionada na parte superior da inversão e essa parte da pluma segue difundindo‑se. É o melhor caso de dispersão de plumas, pois as chaminés são da ordem de 200 metros. É uma condição típica do entardecer.
  6. Trapping Nesse caso, a atmosfera se encontra levemente estável, abaixo da camada de inversão.

Atmosfera superadiabática: looping (muita dispersão);

Atmosfera subadiabática ou inversão: coning ou fanning (pouca dispersão);

Pluma acima de uma inversão: lofting (não atinge o solo);

Pluma abaixo de uma inversão: fumigation (presa junto ao solo);

Pluma dentro de uma inversão: trapping (presa numa camada intermediária).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como é denominado o processo hidrogeológico pelo qual a água da chuva, precipitada na superfície da terra, flui, por ação da gravidade, das partes mais altas para as mais baixas, nos leitos dos rios e riachos?

A

Deflúvio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A pedologia é o estudo científico dos solos, abordando sua formação.

Segundo a classificação pedológica simplificada adotada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), os latossolos são

A

solos altamente evoluídos, laterizados, ricos em argilominerais 1:1 e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio.

17
Q

Os recursos energéticos primários são categorizados como renováveis ou não renováveis. Essa classificação é fundamental para determinar a sustentabilidade e a disponibilidade a longo prazo das fontes de energia utilizadas para atender às necessidades humanas.

São exemplos de fontes renováveis de energia:

A

a energia das marés e a energia geotérmica

18
Q

A compreensão dos rios e dos sistemas fluviais é fundamental para a ecologia e a ciência ambiental. Para explorar esses complexos ecossistemas aquáticos, os cientistas desenvolveram várias teorias e conceitos ao longo do tempo. Uma das teorias estudadas descreve o rio como um gradiente espacial, utilizando alguns conceitos da dinâmica de funcionamento dos componentes físicos de sistemas fluviais. Essa teoria tem como objetivo prever o funcionamento biológico desses sistemas, sugerindo que as características estruturais e funcionais das comunidades devem se ajustar ao gradiente fluvial, estando condicionadas aos padrões de entrada, de transporte, de utilização e de armazenamento da matéria orgânica.

Qual teoria dos rios é caracterizada no texto acima?

A

Teoria do Contínuo Fluvial

19
Q

Recentemente, em 15 de outubro de 2021, através da Lei federal no 14.222, foi criada a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), autarquia federal com patrimônio próprio, autonomia administrativa, técnica e financeira, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e atuação no território nacional, sem aumento de despesa, por cisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Segundo essa lei, a ANSN

A

tem como finalidade institucional monitorar, regular e fiscalizar a segurança nuclear e a proteção radiológica das atividades e das instalações nucleares no território nacional, entre outras atribuições.

20
Q

O grupo 1 das normas regulatórias da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) apresenta diversas definições importantes no que diz respeito às instalações nucleares. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo.

I - Acidente Postulado é o acidente considerado como de ocorrência inadmissível, onde as condições de segurança ficam incapazes de impedir e/ou minimizar eventuais consequências.
II - As Condições Limites de Operação estabelecem valores para ajuste dos equipamentos de proteção relacionados às variáveis das quais dependem funções de segurança, para prevenir acidentes de pequena magnitude.
III - Segurança Técnica Nuclear é um conjunto de medidas de caráter técnico, incluídas no projeto, na construção, no comissionamento, na manutenção e na operação da usina, visando a evitar a ocorrência de incidentes e acidentes ou minimizar suas consequências.
Está correto APENAS o que se afirma em

A

lll

21
Q

A Norma CNEN-NE-3.02 sobre Serviços de Radioproteção apresenta importantes definições relacionadas ao meio ambiente e utilizadas, rotineiramente, em atividades de radioproteção. Com base nas definições formais apresentadas nessa Norma, associe os tipos de monitoração às definições, apresentadas a seguir.

I - Monitoração de Área II - Monitoração Radiológica III - Monitoração Ambiental

P - Avaliação e controle das condições radiológicas das áreas de uma instalação, incluindo medição de grandezas relativas a campos externos de radiação; contaminação de superfícies; e contaminação atmosférica.
Q - Medição de grandezas relativas à radioproteção, para fins de avaliação e controle das condições radiológicas das áreas de uma instalação ou do meio ambiente, de exposição ou de materiais radioativos e de materiais nucleares.
R - Medição contínua, periódica ou especial de grandezas radiológicas no meio ambiente, para fins de radioproteção.
S - Monitoração de pessoas por meio de dosímetros individuais colocados sobre o corpo e monitoração de incorporações e contaminação em pessoas.

As associações corretas são:

A

I - P , II - Q , III - R

22
Q

A ferramenta de estudos de risco que aplica conceitos estatísticos nas modelagens usadas para tomada de decisão acerca do risco e sua taxa de ocorrência é a

A

Árvore de falha

23
Q

Embora a nova NR 01 disponha sobre a exigência acerca de plano de gestão de riscos, as atribuições para ações de emergência são ainda legisladas na NR 04, como uma das atribuições dos integrantes do SESMT. As ações de controle à emergência são ainda tratadas em normas como a ISO 14001, e ISO 45001, entre outras.
Em um plano de gestão de riscos, as ações de emergência são

A

necessárias para o retorno à normalidade.

24
Q

No contexto dos princípios de planejamento e resposta a emergências, o Plano de Ação de Emergência, no enfoque dado ao estudo de como preparar, capacitar, integrar e otimizar os sistemas de atendimento de emergência, adota uma abordagem

A

Corretiva

25
Q

No contexto da norma ISO 14001:2015, define-se política ambiental como

A

intenções e direção de uma organização, relacionadas ao seu desempenho ambiental, formalmente expresso pela Alta Direção.

26
Q

O gerenciamento de áreas contaminadas faz parte dos procedimentos de prevenção e controle da qualidade do solo. Nesse contexto, o órgão ambiental competente pode constatar, em determinada área, a presença de substâncias químicas em fase livre ou comprovar, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana. Caso ocorra o descrito, como será declarada essa área?

A

Área Contaminada sob Intervenção – ACI

27
Q

A Instrução Normativa do IBAMA no1/2016 estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de instalações radiativas, que são definidas e classificadas segundo a Norma CNEN NN 6.02/2014. De acordo com esses instrumentos legais, o processo de licenciamento ambiental do tipo 1, que inclui como atos administrativos as licenças prévia, de instalação e de operação, deve ser realizado para instalações do seguinte tipo:

A

instalações com irradiadores de grande porte, com fonte selada, usado para preservação de alimentos

28
Q

Os poluentes do ar podem ser classificados, quanto ao estado físico, em gases e particulados, que se dividem em vapores, poeiras, fumaças, névoas e sprays.
Associe os poluentes do ar às suas classificações.
P - gás Q - névoa R - fumaça S - vapor T - poeira

I - Serragem produzida por operação mecânica em trabalho com madeira. II - Partículas sólidas, com diâmetros de 0,05 até 1 µm, formadas pela combustão incompleta de materiais carbonáceos. III - Poluente incolor, utilizado como veículo de transporte em produtos com aerossol, conhecido por óxido nitroso. IV - Partículas líquidas, com diâmetros que variam de 0,5 a 3,0 µm, formadas pela condensação de um vapor decorrente ou não de uma reação química.

As associações corretas são:

A

I - T , II - R , III - P , IV - Q

29
Q

A Instrução Normativa do IBAMA no19/2018 estabelece os procedimentos para a regularização e o licenciamento ambientais de empreendimentos ou atividades que procederem ao uso ou manuseio de radioisótopos (UMR).
No caso de um empreendimento de significativo impacto ambiental, sujeito ao licenciamento nos termos do instrumento legal citado, no processo de Licença de Instalação, será exigido, por parte do empreendedor, o encaminhamento do(a)

A

Plano Básico Ambiental (PBA)

30
Q

Entre os conceitos apresentados na norma ABNT ISO 31000:2018, encontra-se o de gestão de riscos, que envolve um(a)

A

análise de riscos, que pode ser realizada em vários graus de detalhamento e complexidade, dependendo do propósito, da disponibilidade e da confiabilidade da informação.

31
Q

A avaliação dos impactos ambientais (AIA) deve garantir aos tomadores de decisão informações relevantes e consistentes e, para isso, o rigor metodológico é muito importante.

A metodologia de avaliação de impacto ambiental que apresenta, entre outras características, a enumeração e a identificação dos impactos que abrangem os meios biológicos, físicos e socioeconômicos em situações em que ela deve ser realizada em curto espaço de tempo e com menores gastos é a denominada

A

Listagens de controle.

Matrizes são:
● São compostas de duas listas (bimensionais), organizadas em linhas e
colunas
● Em uma lista se elenca as principais atividades ou ações que compõe
o empreendimento analisado e na outra são apresentados os
principais componentes ou elementos do sistema ambiental, ou ainda
processos ambientais
● O Objetivo é identificar as interações possíveis entre os componentes
do projeto e os elementos do meio

32
Q

Durante o processo de licenciamento ambiental, para a requisição da Licença de Instalação, ocorre a elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA).

O PBA é um dos documentos

A

importantes nessa fase de licenciamento, em que se apresentam detalhadamente os planos e os programas ambientais, considerando-se as atividades que serão desenvolvidas, os recursos, o cronograma e o prazo.