Aula 14 - Reabsorção e Secreção Tubular Flashcards

Fisiologia Renal

1
Q

Defina osmolaridade e qual a sua importância. O que controla a osmolaridade no nosso organismo?

A

Osmolaridade é quantidade total de soluto (principalmente cloreto de sódio) diluída no LEC.

É importante que a osmolaridade esteja controlada para que as células do corpo funcionem normalmente, pois elas devem estar banhadas por líquido extracelular com concentração relativamente constante de eletrólitos e outros solutos de modo a não murcharem ou incharem.

Para isso, a osmolaridade é controlada me grande parte pela quantidade de água extracelular, a qual é definida pela ingestão de líquidos (regulada por fatores determinantes da sede) e pela excreção renal de água (controlada por múltiplos fatores que influenciam a filtração glomerular e a reabsorção tubular).

Obs:
* Osmolaridade elevada = LEC muito concentrado
* Osmolaridade reduzida = LEC pouco concentrado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cite quem secreta o hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina e qual seu mecanismo de ação na fisiologia renal.

A

O ADH é um hormônio secretado pela hipófise posterior quando quando a osmolaridade do corpo encontra-se muito elevada. Isso significa que o corpo precisa reter água para impedir que o LEC fique ainda mais concentrado.

Como ele atua no organismo?
Quando a osmolaridade encontra-se elevada, a vasopressina aumenta a permeabilidade dos túbulos distais e ductos coletores de água, o que aumenta a absorção de água e reduz o volume urinário sem alterar acentuadamente a excreção de solutos.

Quando a osmolaridade está baixa (excesso de água no corpo), ocorre o contrário: redução da secreção de vasopressina reduz a permeabilidade dos túbulos distais e ductos coletores de água, levando a excreção de urina mais concentrada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly