Aula 7 Flashcards

1
Q

O que são lípidos?

A

Biomoléculas que se dissolvem em solventes apolares (ex: hidrocarbonetos). Normalmente hidrofóbicos, mas podem ser anfipáticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Dá-me alguns exemplos de lípidos

A

Ácidos gordos, esteróis (colesterol), glicéridos (ex triglicéridos=gorduras), fosfolípidos (fosfoglicéridos, fosfoesfingolípidos…)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais as funções dos lípidos?

A

Armazenamento de energia (os triglicéridos); sinalização; componentes estruturais de biomembranas (fosfolípidos)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O nosso organismo sintetiza todos os lípidos que precisamos?

A

Não, o nosso organismo tem de ir buscar alguns dos lípidos que precisamos à dieta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como são constituídos os ácidos gordos?

A

Cadeia de hidrocarbonetos que acaba com um grupo carboxilo, que torna a molécula anfipática. No nosso organismo, são partes (ou resíduos) de lípidos mais complexos (como os fosfolípidos e os triglicéridos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Onde são sintetizados os ácidos gordos?

A

No citosol, a partir de hidrato de carbono, no fígado, no tecido adiposo e nas glândulas mamarias, durante a lactação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como é estimulada a síntese e a degradação de ácidos gordos?

A

A síntese de ácidos gordos é estimulada por altos níveis de insulina no sangue (normalmente depois de refeições ricas em hidrato de carbono).
A degradação de ácidos gordos é estimulada pela presença de adrenalina/epinefrina e glucagon no sangue, libertadas no sangue quando temos fome e quando fazemos exercício.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Na maioria dos ácidos gordos, quão distante está a ligação dupla mais próxima do último carbono da cadeia?

A

Na maioria dos ácidos gordos, a ligação dupla mais próxima do último carbono da cadeia dista deste entre 3, 6 e 9 carbonos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Que tipos de ácidos gordos existem?

A

Saturados: Apenas com ligações simples (um ex. é o ácido palmítico). Estes, normalmente, têm um ponto de fusão mais elevado

Monoinsaturados: MUFAs, com uma ligação dupla (ex: ácido oleico). Este é um ácido gordo w-9 porque tem uma ligação dupla no nono carbono a partir do grupo metilo (CH3)

Polinsaturados: PUFAs, com mais do que uma ligação dupla. Ex: ácido linoleico, um ácido gordo w-6, porque tem a ligação dupla mais próxima do grupo metilo a 6 carbonos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que são ácidos gordos essenciais?

A

Ácidos gordos essenciais (EFAs) são ácidos gordos que o organismo dos humanos e dos animais precisam, mas não conseguem sintetizar ou (pelo menos, não em quantidade suficiente) indo buscar aos alimentos.
Os únicos EFAs nos humanos são o ácido linolénico (ALA, ómega3) e o ácido linoleico (LA, ómega6).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que são ácidos gordos condicionalmente essenciais?

A

São ácidos gordos que só precisam de ser obtidos na dieta em determinadas fases da vida (recém nascidos e idosos, por exemplos), por haver uma eficiência de biossíntese endógena destes ácidos gordos muito baixa nestas fases. Um exemplo é a produção de certos ómega 3 derivados do ALA, que compete com a produção de ómega 6, por serem catalisadas pelas mesmas enzimas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual o rácio omega 6 omega 3 na dieta moderna ocidental? Porquê?

A

Entre 10 a 20. Ou seja, hoje em dia, ingerimos cerca de 20x mais omega 6 do que omega 3. (nem sempre foi assim, antigamente o rácio era 1, ou seja, ingeríamos tanto omega 3 como omega 6). Diz-se que o rádio ótimo seria 1-4.
Atualmente ingerimos mais omega 6 do que 3 devido a um consumo elevado de PUFAs omega6, presentes nos óleos vegetais, nos cereais e produtos de animais alimentados com cereais em vez de com erva. Deixamos portanto, de ingerir PUFAs omega 3, abundantes em algas/fitoplâncton, peixes marinhos e algumas sementas (chia, linho, noz…)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como é que um rácio desequilibrado omega-6 omega-3 afeta o indivíduo?

A

Como o omega-6 e o omega-3 competem pelas mesmas enzimas (e pela integração em biomembranas), um rácio desequilibrado entre os dois pode afetar as vias metabólicas e a saúde do indivíduo. Um excesso de eicosanóides omega-6 tem sido relacionada com a inflamação e cancro; um rácio baixo omega-6 omega-3 pode reduzir a inflamação (na artrite reumatóide e asma por ex.) e a proliferação celular em cancros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Que evidências há da importância do omega-3 para a saúde humana?

A

Há forte evidência de que o omega-3 previne as doenças cardiovasculares do indivíduo, e pouca evidência para que previne ataques de asma, e que ajuda no tratamento de depressões e ADHD (hiperatividade).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais os outros benefícios (a nível de eicosanóides) da equilibração do rácio omega-6 omega-3 para a saúde humana, através da maior ingestão de omega-3?

A

Um rácio mais equilibrado omega-6 omega-3 tem efeito também no rácio e taxa de síntese de eicosanóides w-6 e eicosanóides w-3. Eicosanóides são hormonas/sinalizadores com efeito em processos inflamatórios e homeopáticos. Os eicosanóides w-6 têm um efeito mais inflamatório do que os w-3, e são produzidos em maior quantidade. Há medicamentos que, para o tratamento e gestão de doenças, bloqueiam a síntese de eicosanóides w-6.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Como são constituídos os eicosanóides, e quais as suas funções?

A

Os eicosanóides são PUFAs, com 20 C e um grupo O. Têm funções importantes de sinalização celular como: iniciar a inflamação, alergias, febre e outras respostas imunitárias; regular o crescimento celular; controlo da pressão sanguínea; perceção da dor; regular o aborto e o parto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Porque são sintetizados os eicosanóides?

A

Os eicosanóides são sintetizados por modificação de PUFAs em resposta a traumas mecânicos, isquémias, infeção por agentes patogénicos ou estímulos por sinalizadores celulares (citoquinas ou outros eicosanóides).

18
Q

Que eicosanóides são mais pró-inflamação?

A

Os eicosanóides w-6, provenientes do ácido araquidónico, tendem a promover a inflamação. Por outro lado, alguns eicosanóides provenientes de outros PUFAs tendem a ser menos inflamatórios ou mesmo a reduzir a inflamação e a ser pró-resolução

19
Q

Que tipos de eicosanóides existem?

A

Existem eicosanóides w-9, w-6 e w-3. Podem ser:

  • Prostaglandinas: responsáveis pela inflamação, febre, reações alérgicas, perceção da dor e vasodilatação
  • Tromboxanos: Vasoconstrição, em equilíbrio homeastático com a prostaciclina, coagulação, reações alérgicas.
  • Leucotrienos: produzidos nos leucócitos, regulam respostas imunes, produção excessiva é a causa principal de inflamação na asma e rinite alérgica e são broncoconstritores.
20
Q

O que são cascatas bioquímicas de eicosanóides?

A

São vias de síntese de eicosanóides que envolvem conversões entre ácidos gordos de famílias w-3 e w-6. Como estas reações se dão em paralelo e são mediadas pelas mesmas enzimas, há competição entre vias metabólicas.

21
Q

Quais os eicosanóides mais e menos inflamatórios?

A

Os eicosanóides derivados dos ácidos eicosapentaenóico (EPA), docosahexaenóico (DHA) e dihomo-γ-linolénico (DGLA) são menos inflamatórios do que os derivados do ácido araquidónico (AA), o precursor típico

22
Q

O que são glicéridos?

A

São constituídos por um glicerol e ácidos gordos. Um glicerol tem 3 grupos hidróxido (-OH) funcionais, ao qual se podem ligar 1, 2 ou 3 ácidos gordos (mono, di, triglicéridos). São digeríveis por lipases. A maioria das “gorduras” (vegetais ou animais) são constituídas por maioritariamente triglicéridos.

23
Q

Onde se formam os triglicéridos? Para que servem nos animais?

A

Os triglicéridos formam-se no retículo endoplasmático de células do tecido adiposo e do fígado.
No tecido adiposo, estão presentes em gotículas ou em corpos lipídicos (adipossomas) no citoplasma dos adipócitos, e funcionam como a principal forma de armazenamento de de energia dos animais.

24
Q

Quando os ácidos gordos são requeridos como fonte de energia, como são obtidos?

A

por lipólise (degradação de triglicéridos por lipase). as lipases são ativadas por altos níveis de adrenalina/epinefrina e glucagon no sangue, e baixos níveis de insulina.

25
Q

O que são adipossomas e onde se formam?

A

adipossomas são vesículas ou organelos provenientes da membrana do retículo endoplasmático. são constituídas por triglicéridos e colesteróis e são hidrofóbicos (compatíveis com a membrana de uma monocamada fosfolipídica).

26
Q

Se uma célula muscular precisa da energia dos meus triglicéridos, o que acontece? como os mobilizamos?

A

primeiro, vão-se hidrolisar os triglicéridos (degradar através de uma molécula de água). assim, separam-se os ácidos gordos da célula do tecido adiposo e vão pela corrente sanguínea até à célula muscular em questão. nesta célula muscular, a mitocôndria vai oxidar (degradar) os ácidos gordos, produzindo-se assim ATP.

27
Q

Quais as funções dos adipócitos?

A

Os adipócitos têm funções de síntese e degradação de triglicéridos (e regular estes processos) e também funções endócrinas (envio de mensageiros químicos com funções fisiológicos, como hormonas) ao produzirem estrogénios, cioquiras e leptina (detetor da saciedade, inibidor do apetite).

28
Q

quais as funções dos adipossomas?

A

armazenamento de triglicéridos e de outros lípidos (colesteróis, fosfolípidos…);
regulação do metabolismo lipídico e da resposta inflamatória, através da regulação da síntese e metabolismo dos eicosanóides em doenças como o cancro, obesidade e arteriosclerose.

29
Q

fala mais sobre os triglicéridos, a sua constituição e funções

A

Os triglicéridos podem ser saturados ou insaturados. Os diferentes óleos e gorduras são constituídos por diferentes conjuntos de triglicéridos. A maior parte da gordura do nosso corpo e do óleo da nossa pele é constituído por triglicéridos. Entre as suas funções está:
-Armazenamento de energia
-Manutenção da temperatura corporal
-Proteção dos órgãos internos contra cho+ques mecânicos
Altos níveis de triglicéridos no sangue está associado a doenças cardíacas, aterosclerose e acidente vascular cerebral.

30
Q

Quais os triglicéridos (saturados ou insaturados) que contêm mais energia?

A

Os triglicéridos saturados contêm mais energia. Uma dieta mais rica em triglicéridos saturados é uma dieta mais rica em gorduras animais, “hidrogenados”, óleo de palma e óleo de coco. tem-se dito então que uma dieta mais rica em gorduras saturadas está associada a doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

31
Q

Que tipo de gorduras é mais vulnerável à “rancificação”? O que é?

A

As gorduras polinsaturadas são mais vulneráveis à degradação oxidava (rancificação) do que as monoinsaturadas. A degradação oxidava é um processo que liberta perdidos lipídicos reativos e, portanto, potencialmente mutagénicos e carcinogénicos. é o que torna os alimentos “rançosos”.

32
Q

Qual a dieta mais saudável para o ser humano?

A

Para o ser humano, a dieta mais saudável é a mediterrânica: rica em monoinsaturados e polinsaturados w-3, que têm uma resposta anti-inflamatória ao contrário dos w-6, com uma resposta pró-inflamatória.
Esta dieta mediterrânica reduz a incidência de cancro, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, diabetes e morte precoce.

33
Q

O que são os esteróis?

A

Os esteróis são um subgrupo de esteróides, produzidos por células eucarióticas (ergoesterol, fitoesteróis) ou por bactérias. Nos animais, o esterol mais conhecido é o colesterol, parte constituinte da membrana celular, percursor de vitaminas lipossolúveis (vitamina D), hormonas esteróides (hormonas sexuais, corticosteróides), ácidos biliares (essenciais para a digestão e absorção dos lípidos ingeridos na alimentação.

34
Q

Em que medida é que o colesterol é percursor de esteróides?

A

A biossíntese de esteróides (esteróides sexuais, cortiesteróides…)a partir do colesterol dá-se por esteroidogénese maioritariamente em tecidos esteroidogénicos (ovários, testículos, córtex adrenalina..)

35
Q

Porque é que há muitas doenças genéticas associadas a aos esteróides?

A

Porque as vias de síntese de esteróides envolvem muitas enzimas, portanto, há muitas mutações que ocorrem nos genes que as codificaM, QUE LEVAM A MUITAS DOENÇAS GENÉTICAS.

36
Q

O que são corticosteróides?

A

Corticosteróides são hormonas esteróides produzidas no córtex adrenalina e responsáveis por muitos processos fisiológicos: resposta ao stress, resposta imunitária, homeostasia hídrica e de eletrólitos (mineralocorticóides, aldosterona), regulação da inflamação…Exs: cortisol, cortisona (?)

37
Q

O que são os glicocosteróides e para que servem?

A

Os glicocosteróides são corticosteróides ligados a um recetor de glicocosteróides (existe 1 em todas as células de vertebrados). Participam no mecanismo de retroalimentação/feedback do nosso corpo para reduzir a inflamação. Faz isto estimulando a produção de proteínas anti-inflamatórias e inibindo a produção de proteínas pró-inflamatórias e de eicosanóides. O mecanismo de feedback ativa um conjunto de respostas do nosso corpo aquando de uma alteração. O cortisol é o glicocorticóide mais importante nos seres humanos, regulam reações homeostáticas, imunológicas, metabólicas, cardiovasculares…

38
Q

Que glicocosteróides são importantes para “assuntos do cérebro”?

A

O cortisol e a a adrenalina são muito importantes para a formação de memórias emocionais positivas e negativas, e para a resposta a stress agudo (fight ou flight)

39
Q

Que glândulas endócrinas adrenais/suprarrenais se conhecem?

A
  • córtex adrenal: produz glicocorticóides (açúcar), mineralocorticóides (sal) e esteróides sexuais
  • medula adrenal: produz adrenalina e noradrenalina.
40
Q

O que é LDL e HDL?

A
o colesterol (tal como os triglicéridos) não se dissolve na corrente sanguínea, ficando dentro de lipoptoteínas ou dentro da própria membrana. Há lipoproteínas de baixa densidade (LDL) que transportam "mau colesterol. em grande quantidade associadas a aterosclerose.
por outro lado, há lipoproteínas de elevada densidade que levam "bom colesterol". em grande quantidade não estão associadas a aterosclerose. quanto menos abundante, maior a probabilidade de arteriosclerose. 
assim, altos níveis de LDL e baixos níveis de HDL aumentam o risco de doença cardiovascular.
41
Q

que alimentos reduzem o LDL e aumentam o HDL?

A

sabe-se que o consumo de fibras e cereais integrais (como a aveia) reduzem eficazmente a quantidade de colesterol LDL. Para além disto, a redução na ingestão de hidrato de carbono simples aumentam o colesterol HDL.