CASOS CLÍNICOS Flashcards

1
Q

Barbitúricos e benzodiazepínicos são duas classes de medicamentos sedativos e ansiolíticos. Apesar de serem quimicamente diferentes, as duas classes compartilham semelhanças quanto aos efeitos e à atuação no sistema nervoso central. Assinale a alternativa que diferencia corretamente o mecanismo de ação de ambas as classes farmacológicas.

( ) Os barbitúricos, assim como os benzodiazepínicos, são agonistas gabaérgicos. Os benzodiazepínicos aumentam o tempo de abertura dos canais de cloreto, enquanto os barbitúricos aumentam a frequência de abertura desses canais.

( ) Os barbitúricos, assim como os benzodiazepínicos, são agonistas gabaérgicos. Os benzodiazepínicos aumentam a frequência de abertura dos canais de cloreto, enquanto os barbitúricos aumentam o tempo de abertura desses canais.

( ) Os barbitúricos são agonistas dos receptores GABAA, enquanto os benzodiazepínicos são agonistas dos receptores GABAB.

( ) Os barbitúricos e os benzodiazepínicos são antagonistas glutamatérgicos. Os benzodiazepínicos bloqueiam os receptores NMDA, enquanto os barbitúricos bloqueiam os receptores AMPA.

A

Os barbitúricos, assim como os benzodiazepínicos, são agonistas gabaérgicos. Os benzodiazepínicos aumentam a frequência de abertura dos canais de cloreto, enquanto os barbitúricos aumentam o tempo de abertura desses canais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Homem, 45 anos, procura seu médico com quadro de grande ansiedade e insônia severa. Recebeu as seguintes prescrições: fármaco A, um antagonista adrenérgico, para reduzir os sintomas periféricos da ansiedade, fármaco B, com ação ansiolítica de ação em receptores serotoninérgicos, fármaco hipnótico C (sem efeito ansiolítico). Três semanas depois, paciente retorna ao consultório relatando redução dos sintomas periféricos, não haver melhora nos sinais de ansiedade. O médico pediu que ele continuasse o tratamento, pois o efeito ansiolítico do fármaco B poderia demorar até um mês para aparecer. Diante da insistência, substituiu o fármaco B pelo D, alertando para o risco de dependência. Também suspendeu os demais fármacos. São exemplos de fármacos A, B, C e D, respectivamente:

( ) Propranolol, buspirona, diazepam e amitriptilina
( ) Propranolol, buspirona, zolpidem e diazepam
( ) Bupropiona, diazepam, zopiclona e sertralina
( ) Diazepam, buspirona, diazepam e sertralina

A

Propranolol, buspirona, zolpidem e diazepam

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Mulher, 27 anos, foi encontrada desacordada no chão de seu quarto, e levada ao hospital por familiares. Ao lado de seu corpo foram encontradas uma caixa de clonazepam e outra de fenobarbital, além de uma carta de despedida. Ao exame, a paciente apresentava-se hipotérmica, hipotensa, bradicárdica e com insuficiência respiratória grave. A análise do caso acima permite afirmar que:

( ) Clonazepam e fenobarbital atuam no receptor GABA-A, levando a uma potencialização do influxo de cloreto e hiperpolarização da membrana. As consequências desta intoxicação podem ser revertidas com o uso de flumazenil, um antagonista de receptores GABA-A;

( ) A associação de um benzodiazepínico e um barbitúrico potencializou o efeito inibitório de GABA. O uso de flumazenil bloquearia as ações do clonazepam, mas não do fenobarbital, para o qual poderia ser realizada alcalinização da urina, para acelerar sua excreção;

( ) O clonazepam potencializa a ação de GABA enquanto o fenobarbital bloqueia canais de sódio. O flumazenil, normalmente empregado no tratamento de dependentes, reverteria apenas a ação do clonazepam.

( ) Houve uma potencialização do efeito depressor pelo uso abusivo e concomitante de um benzodiazepínico e um opioide. O tratamento, neste caso, inclui assistência respiratória, manutenção de sinais vitais e a utilização de naltrexona associada a flumazenil;

A

A associação de um benzodiazepínico e um barbitúrico potencializou o efeito inibitório de GABA. O uso de flumazenil bloquearia as ações do clonazepam, mas não do fenobarbital, para o qual poderia ser realizada alcalinização da urina, para acelerar sua excreção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Os medicamentos da classe dos benzodiazepínicos (BZDs) são utilizados no tratamento de diferentes transtornos do espectro de ansiedade. Em caso de intoxicação aguda induzida pela absorção excessiva de BZDs ou pela interação medicamentosa entre BZDs e álcool pode acarretar uma intensa depressão respiratória, coma e inclusive óbito. Qual procedimento pode ser adotado como terapia em casos de intoxicação por BZDs?

( ) Utilizar o flumazenil, um antagonista BZD.

( ) Utilizar um barbitúrico, bloqueador dos receptores GABA-A

( ) Utilizar a Sertralina, um inibidor da recaptação de serotonina.

( ) Utilizar a Buspirona, um agonista 5-HT1A

A

Utilizar o flumazenil, um antagonista BZD.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Mulher, 24 anos, após um período de insônia e estresse intenso passou a utilizar de forma contínua clonazepam, que sempre consegue com algum “amigo”. No último fim de semana, após romper o namoro de 8 anos, tentou suicídio ingerindo todos os comprimidos que possuía. Levada ao serviço de emergência a tempo, iniciou tratamento adequado ao quadro. Escolha a alternativa correta em relação ao caso:

( ) O clonazepam é um fármaco antidepressivo inibidor da recaptação de monoaminas; seu uso prolongado está associado à cardiotoxicidade;

( ) A intoxicação do clonazepam leva a um quadro hiperestimulatório, com risco de convulsões. O tratamento envolve o uso de barbitúricos;

( ) O clonazepam é um fármaco anticonvulsivante da classe dos barbitúricos, e seu efeito não pode ser revertido com o uso de flumazenil;

( ) O clonazepam é um fármaco benzodiazepínico, que potencializa o efeito inibitório do GABA. Seu efeito pode ser revertido com o uso do antagonista flumazenil;

A

O clonazepam é um fármaco benzodiazepínico, que potencializa o efeito inibitório do GABA. Seu efeito pode ser revertido com o uso do antagonista flumazenil.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Paciente procura o médico em busca de um auxílio para o seu vício em tabaco. O médico receita doses diárias de Bupropiona, um fármaco conhecido por inibir a recaptação de noradrenalina e em baixa concentração de dopamina. Baseados no relato, quais os prováveis efeitos colaterais que o paciente poderá apresentar:

( ) Tontura, tremor, sudorese, taquicardia e insônia.

( ) Sonolência, aumento de peso, boca seca

( ) Queda de pressão, anedonia, cansaço e perda de peso

( ) Aumento da libido, tontura, insônia

A

Tontura, tremor, sudorese, taquicardia e insônia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A Mirtazapina é um dos antidepressivos mais recentes, que pode ser utilizado em combinação com os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) ou, em alguns casos, consistir em uma opção de primeira linha de tratamento para depressão unipolar. Sobre esse fármaco, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:

( ) Por atuar como agonistas dos receptores 5-HT2 e 5-HT3 previne efeitos colaterais como náuseas e vômitos

( ) Por bloquear a recaptação de noradrenalina, afetam menos a libido, em relação aos ISRSs

( ) Por bloquear os receptores de dopamina, afeta menos a libido, em relação aos ISRSs

( ) O bloqueio dos receptores alfa 2-adrenérgicos pré-sinápticos contribui para a sua ação antidepressiva

A

O bloqueio dos receptores alfa 2-adrenérgicos pré-sinápticos contribui para a sua ação antidepressiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A Vilazadona (APIRS) é um recente antidepressivo mais recentes, que se demonstrou mais potente que os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) em alguns casos. Sendo mais uma opção de primeira linha de tratamento para depressão unipolar. Sobre esse fármaco, qual é seu mecanismo de ação?

( ) Agonista parcial do 5-HT1A e inibidor seletivo de recaptação de serotonina

( ) Inibidor de recaptação da serotonina e da noradrenalina

( ) Inibidor da monoaminoxidase e inibidor de recaptação de noradrenalina

( ) Inibidor da monoaminoxidase e agonista parcial de 5-HT1A

A

Agonista parcial do 5-HT1A e inibidor seletivo de recaptação de serotonina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Professor de Medicina, 45 anos, divorciado, depressivo, em uso de tranilcipromina (Parnate; inibidor não seletivo da monoaminoxidase) foi a um jantar com sua namorada. Após uma noite regada a vinho e repleta de tábuas de queijos variados (Gorgonzola, Brie e Gouda). Algumas horas após o jantar, durante o intercurso sexual, o professor apresentou cefaleia intensa e hemiparesia esquerda. Socorrido pelo SAMU, ao chegar ao hospital, o professor apresentava pressão arterial de 240 x 140 mmHg. Tomografia evidenciou hemorragia intraparenquimatosa em lobo temporal direito. Após maiores detalhes, chegou-se a conclusão que o quadro clínico do paciente foi desencadeado pela “reação ao queijo”. Assinale a alternativa que relata as concentrações de monoaminas nas fendas sinápticas.

( ) Noradrenalina aumentada

( ) Glutamato aumentado.

( ) Gaba reduzido.

( ) Serotonina reduzida.

A

Noradrenalina aumentada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Mulher, 36 anos se apresenta ao clínico geral 4 semanas após o nascimento de seu primeiro filho. Ela está tendo dificuldades em lidar com a criança e os desafios da maternidade. Quando questionada, refere humor abatido nas últimas 3 semanas e que está piorando. Em avaliação inicial o médico diagnosticou quadro de depressão pós parto, iniciando tratamento com antidepressivo. Após 1 semana de uso do medicamento refere boca seca, sonolência, vertigem e hipotensão. Qual classe de antidepressivos é a mais provável que a paciente esteja usando?

( ) Inibidores seletivo da recaptação de serotonina (Sertralina)

( ) Antidepressivos tricíclicos (Imipramina)

( ) Inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (Venlafaxina)

( ) Inibidores da monoamino-oxidase - IMAOs (Fenelzina)

A

Antidepressivos tricíclicos (Imipramina)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Paciente feminina, 56 anos, casada. Segundo a família vinha, há cerca de um mês, apresentando comportamento de isolamento social, anedonia, redução do apetite, choros e momentos esporádicos de hostilidade com os familiares. A família decidiu procurar um médico e o mesmo após extensa avaliação diagnosticou um quadro de depressão unipolar e receitou sertralina (ISRS). Após alguns dias, não sentindo melhora do quadro ela decidiu por conta própria iniciar a ingestão de Nortriptilina (ADT), utilizado anteriormente num quadro de dor neuropática. Após 4 dias apresentou um quadro de tremor, hipertermia, taquicardia, alucinações e início de colapso cardiovascular. Baseado no caso clínico podemos afirmar que a paciente apresentou uma:

( ) Síndrome dopaminérgica, devido aumento dos níveis de dopamina

( ) Síndrome noradrenérgica por níveis elevados de noradrenalina

( ) Síndrome colinérgica, devido níveis aumentados de acetilcolina

( ) Síndrome serotoninérgica por altos níveis de 5-hidroxitriptamina

A

Síndrome serotoninérgica por altos níveis de 5-hidroxitriptamina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Paciente com histórico de 3 anos de depressão retorna ao médico porque não tem sentido efeitos benéficos com o fármaco utilizado atualmente. A paciente já fez usos de outros fármacos, tanto da mesma classe quanto de classes terapêuticas diferentes. Assim, ele iniciou um novo tratamento, como outro fármaco. Obteve melhora significativa do humor, mas se queixa de alguns efeitos adversos: boca seca, constipação, retenção urinária, visão borrada, ganho de peso, sonolência e taquicardia. De acordo com o caso e os sintomas descritos, a paciente provavelmente está utilizando:

( ) Moclobemida

( ) Bupropiona

( ) Amitriptilina

( ) Duloxetina

A

Amitriptilina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

M.T, é levada a uma consulta ambulatorial por seu marido com sintomas de depressão após a morte de seu filho em um acidente automobilístico. Detectou-se quadro depressivo unipolar e foi iniciada terapia psicológica e medicamentosa com Fluoxetina (20mg). Este medicamento, bem como outros de sua classe, são em geral, fármacos de primeira escolha para o tratamento de depressão unipolar. Assinale a afirmativa que descreve o mecanismo de ação pelo qual este fármaco promove efeito antidepressivo na paciente:

( ) a fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação da serotonima, o efeito terapêutico inicia após doses contínuas durante várias semanas (3 a 4 semanas)

( ) a fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação da dopamina, o efeito terapêutico inicia após 30 minutos da administração do fármaco

( ) a fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação da serotonina, o efeito terapêutico inicia após 30 minutos da administração do fármaco

( ) a fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação da dopamina, o efeito terapêutico inicia após doses contínuas durante várias semanas (3 a 4 semana)

A

a fluoxetina é um inibidor seletivo da recaptação da serotonima, o efeito terapêutico inicia após doses contínuas durante várias semanas (3 a 4 semanas)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Homem, 30 anos, com diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo, fazia uso de fluoxetina e frequentava sessões de psicoterapia há 4 meses com excelente controle da sintomatologia. Pode-se atribuir a melhora da sintomatologia ao acúmulo da substância X na fenda sináptica pelo bloqueio do proteína Y pré-sináptico. Qual os nomes da substância X e do proteína Y, respectivamente?

( ) Noradrenalina; Transportador da recaptação de noradrenalina (NET)

( ) Noradrenalina; receptor alfa-2

( ) Serotonina; Transportador da recaptação de serotonina (SERT)

( ) Serotonina; receptor 5-HT1

A

Serotonina; Transportador da recaptação de serotonina (SERT)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Mulher, 35 anos, faz uso contínuo do antidepressivo Nortriptilina (com afinidade de ligação à albumina plasmática em torno de 85%) para combater os sintomas de sua depressão há aproximadamente 1 ano. Há uma semana ela começou a tomar diclofenaco de sódio (Voltaren®), que também possui alta afinidade de ligação à albumina plasmáticas (cerca de 98%), por conta de uma dor muscular após exercício intenso. Hoje ela acordou com um quadro de confusão mental, inquietação, agitação, vômitos e taquicardia, características típicas de superdosagem do antidepressivo. Este quadro ocorreu pois:

( ) Houve deslocamento do antidepressivo da proteína plasmática, aumentando a biodisponibilidade e potencializando o efeito tóxico do antidepressivo

( ) Houve deslocamento do anti-inflamatório da proteína plasmática, diminuindo a biodisponibilidade e potencializando o efeito do antidepressivo

( ) Houve metabolização enzimática do anti-inflamatório, que resultou no aumento do efeito do antidepressivo

( ) Houve metabolização enzimática do antidepressivo, que resultou no aumento do efeito do anti-inflamatório.

A

Houve deslocamento do antidepressivo da proteína plasmática, aumentando a biodisponibilidade e potencializando o efeito tóxico do antidepressivo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Barbitúricos e benzodiazepínicos são duas classes de medicamentos sedativos e ansiolíticos. Apesar de serem quimicamente diferentes, as duas classes compartilham semelhanças quanto aos efeitos e à atuação no sistema nervoso central. Assinale a alternativa que diferencia corretamente o mecanismo de ação de ambas as classes farmacológicas.

( ) Os barbitúricos e os benzodiazepínicos são antagonistas glutamatérgicos. Os benzodiazepínicos bloqueiam os receptores NMDA, enquanto os barbitúricos bloqueiam os receptores AMPA.

( ) Os barbitúricos são agonistas dos receptores GABAA, enquanto os benzodiazepínicos são agonistas dos receptores GABAB.

( ) Os barbitúricos, assim como os benzodiazepínicos, são agonistas gabaérgicos. Os benzodiazepínicos aumentam a frequência de abertura dos canais de cloreto, enquanto os barbitúricos aumentam o tempo de abertura desses canais.

( ) Os barbitúricos, assim como os benzodiazepínicos, são agonistas gabaérgicos. Os benzodiazepínicos aumentam o tempo de abertura dos canais de cloreto, enquanto os barbitúricos aumentam a frequência de abertura desses canais.

A

Os barbitúricos, assim como os benzodiazepínicos, são agonistas gabaérgicos. Os benzodiazepínicos aumentam a frequência de abertura dos canais de cloreto, enquanto os barbitúricos aumentam o tempo de abertura desses canais.

17
Q

Mulher, 24 anos, após um período de insônia e estresse intenso passou a utilizar de forma contínua clonazepam, que sempre consegue com algum “amigo”. No último fim de semana, após romper o namoro de 8 anos, tentou suicídio ingerindo todos os comprimidos que possuía. Levada ao serviço de emergência a tempo, iniciou tratamento adequado ao quadro. Escolha a alternativa correta em relação ao caso:

( ) A intoxicação do clonazepam leva a um quadro hiperestimulatório, com risco de convulsões. O tratamento envolve o uso de barbitúricos;

( ) O clonazepam é um fármaco benzodiazepínico, que potencializa o efeito inibitório do GABA. Seu efeito pode ser revertido com o uso do antagonista flumazenil;

( ) O clonazepam é um fármaco anticonvulsivante da classe dos barbitúricos, e seu efeito não pode ser revertido com o uso de flumazenil;

( ) O clonazepam é um fármaco antidepressivo inibidor da recaptação de monoaminas; seu uso prolongado está associado à cardiotoxicidade;

A

O clonazepam é um fármaco benzodiazepínico, que potencializa o efeito inibitório do GABA. Seu efeito pode ser revertido com o uso do antagonista flumazenil;