Distribuição H2O e Instalações de H2O Flashcards
(22 cards)
Nas classificações de redes de distribuição de H2O, o que é a Rede simples e a Rede dupla?
- Rede simples: transporta somente água potável;
- Rede dupla: há uma rede para transportar água potável e outra para água sem tratamento
Complete com os tipos de rede: Rede ramificada, Rede malhada e Rede mista
a) as tubulações principais são constituídas apenas por tubulações interligadas em circuitos fechados, formando anéis ou blocos. A vantagem dessa rede, que é a possibilidade de abastecer qualquer ponto por diversos caminhos na rede.
a) Rede malhada
Complete com os tipos de rede: Rede ramificada, Rede malhada e Rede mista
b) Feita quando o abastecimento se dá a partir de uma tubulação tronco, sendo a água diretamente encaminhada para tubulações secundárias. Distribui a água com apenas um único sentido de alimentação em cada trecho da tubulação, sendo de fácil identificação o sentido da vazão.
b) Rede ramificada
Complete com os tipos de rede: Rede ramificada, Rede malhada e Rede mista
c) Pode ser dividida em: Rede espinha de peixe e Rede em grelha (olhar fig na net pq já caiu em prova)
d) Pode ser dividida em: Rede em anéis e em blocos (olhar fig na net pq já caiu em prova)
c) Rede ramificada
d) Rede malhada
V ou F
( ) uma das vantagens da rede ramificada é q caso ocorra a interrupção em algum segmento da rede as porções a jusante continuam recebendo H2O
( ) rede malhada é recomendada apenas quando a topografia e a disposição dos pontos a serem abastecidos não permitem o traçado com rede ramificada
F -> O problema das redes ramificadas é que, caso ocorra interrupção em algum segmento da rede, todas as suas porções a jusante não receberão água, não sendo possível isolar apenas a região com interrupção de fornecimento.
F -> tá trocada, a rede malhada é a melhor pq não tem pontos mortos de abastecimento quando tem rompimento de um ponto da rede
V ou F
( ) as redes malhadas minimizam a área desabastecida em caso de acidente ou de manutenção, por isso são mais eficientes do que uma rede ramificada
( ) a rede ramificada permite q a pressão ao longo do traçado seja mantida de forma mais uniforme, estável, havendo maior controle dos níveis piezométricos
( ) Em áreas urbanas, as tubulações devem ser localizadas preferencialmente em áreas ou vias públicas, em passeios, formando circuitos fechados, evitando pontas de rede e água estagnada.
V
F -> essa é a rede malhada
V
V ou F
( ) As redes duplas de distribuição de água são constituídas de uma rede para água potável e outra para água sem tratamento. A classificação desse tipo de rede tem como critério o traçado
( ) O caminho do fluxo da água em qualquer ponto da tubulação, nas redes de distribuição do tipo malhada em anéis, é único e constante.
F -> O sentido único de escoamento da água em tubulações só ocorre na rede ramificada
F -> o critério é a água distribuída, o traçado é classificação da distribuição física
Complete com: Espinha de peixe, Grelha, Anel ou Rede ramificada
a) Conduto tronco que passa pelo centro da cidade, dele derivando, como ramificações, os outros condutos principais; é um traçado comumente adotado nas cidades lineares.
b) Condutos troncos dispostos mais ou menos paralelamente. Numa mesma extremidade são ligados a uma canalização mestra alimentadora; dessa extremidade para jusante os seus diâmetros decrescem gradativamente.
a) Espinha de peixe
b) Grelha
Complete com: Espinha de peixe, Grelha, Anel ou Rede ramificada
c) Canalizações principais formando circuitos fechados nas zonas principais a serem abastecidas, resultando na rede de distribuição tipicamente malhada.
d) Canalização distribuidora com um sentido único de alimentação. Uma interrupção no escoamento em uma tubulação compromete todo o abastecimento à jusante da mesma.
c) Anel
d) ramificada
- cota altimétrica do nível mínimo do reservatório de distribuição: 125,5 m;
- cota altimétrica do nó A da rede: 100,0 m;
- cota altimétrica do nó B da rede: 80,0 m.
- soma das perdas de carga das tubulações do reservatório até o nó A: 5,5m
- soma das perdas de carga das tubulações do reservatório até o nó B: 15,5m
a) a pressão estática nos nós A e B
b) a pressão dinâmica nos nós A e B
a) Estática sem perda de carga
no A = 125,5 – 100 = 25,5 mca
no B = 125,5 – 80 = 45,5 mca
b) Dinâmica c perda de carga
no A = 125,5 – 100 – 5,5 = 20 mca
no B = 125,5 – 80 – 15,5 = 30 mca
Decorou passou – Medidas
Rede de distribuição de água
a) qual a velocidade mín da água?
b) velocidade máxima
c) diâmetro mínimo tubulações secundárias
d) diâmetro mínimo tubulações principais
a) 0,4 m/s
b) corresponde a uma perda de carga de até 10 m/km
c) 50mm
d) não há
V ou F
( ) o método de Hardy-Cross é utilizado para o dimensionamento de rede malhada e a ramificada, são utilizadas diversas equações simultâneas, para garantir que, partindo-se do mesmo nó ou chegando-se ao mesmo nó, em circuito fechado em malhas ou anéis, a soma algébrica das perdas de carga seja igual a zero.
( ) Os tubos plásticos de polietileno de alta densidade são utilizados nas redes de distribuição de água têm as vantagens de: flexíveis, longa vida útil, alta resistência a impactos, a ataques químicos e processos corrosivos.
F -> somente a rede malhada usa Cross
V
V ou F
( ) Os registros de pressão são usados nas redes de distribuição de água para permitir manobras, satisfazer demandas e facilitar manutenções
( ) os valores da pressão estática superiores à máxima e da pressão dinâmica inferiores à mínima podem ser aceitos, desde que justificados técnica e economicamente.
( ) a vazão de dimensionamento deve adotar um horizonte de projeto de no min 25 anos
F -> esse é o registro de manobras
V
F -> O horizonte de projeto não é definido pela NBR 12.218
V ou F
( ) na distribuição de H2O, a perda física é devido a vazamentos e a perda aparente a consumo não faturados (Erros de medição dos hidrômetros, fraudes e ligações, clandestinas)
( ) No tocante às perdas físicas, as ações principais de controle dessas perdas incluem a setorização da rede e a redução de pressão na rede.
V
V
V ou F
( ) A menor subdivisão da rede de distribuição de água é o setor de manobra, cujo abastecimento pode ser isolado, sem afetar o fornecimento de água do restante da rede, recomendando-se o menor número possível de válvulas.
( ) A micromedição é o processo de medição, estimação e monitoramento de parâmetros operacionais hidráulicos em pontos de controle de sistemas de abastecimento de água ou esgoto
V -> O isolamento do setor de manobra deve ser feito pelo menor número de válvulas, pois a manobra requer rapidez de ação tanto no fechamento como na abertura de válvulas
F -> essa é a macromedição
a micromedição é a medição de consumo de um determinado usuário
V ou F
( ) Entre as opções para evitar o golpe de aríete na instalações de água fria, incluem-se selecionar válvulas de descarga com fechamento mais lento e, em edifícios muito altos, utilizar válvulas redutoras de pressão.
( ) nas instalações de água predial, um dimensionamento considerando um valor limite de 3 m/s consegue limitar valores de sobrepressão e evitar a ocorrência de golpes de aríete.
V
F -> não evitar a ocorrência de golpes de aríete, o resto ta certo
NBR 5626:2020 regulamenta que em qualquer ponto do sistema de distribuição, a pressão dinâmica da água não pode ser inferior a _______(1), exceto em trechos verticais de tomada d’água nas saídas de reservatórios elevados para os respectivos barriletes em sistemas indiretos. Nos pontos de utilização, a pressão dinâmica não pode ser inferior a _______(2) e a pressão estática não pode superar _______(3). A ocorrência de sobrepressões em relação à pressão dinâmica de projeto é aceita desde que não ultrapasse ______ (4)
(1) 5 kPa
(2) 10 kPa
(3) 400 kPa
(4) 200 kPa
Quais são os materiais utilizados nas tubulações de H2O quente ? Pode usar PVC ?
ão pode usar PVC
Materiais: Cobre
CPVC - Cloreto de polivinila clorado
PPR - Polipropileno copolímeto random
PEX - Polietileno reticulado
A temperatura nas tubulações de água quente dentro de ambientes sanitários que alimentam misturadores devem ser limitadas a ____(1) pontos de utilização de água quente para uso corporal, a temperatura máxima deve ser de ____(2)
Particularmente para duchas higiênicas, jardins de infância, hospitais e clínicas, a temperatura máxima da água quente é de ____(3)
(1) 70°C
(2) 45°C
(3) 38 °C
V ou F
( ) Uma vantagem das tubulações plásticas que suportam água quente em relação ao cobre é que este último requer um revestimento térmico para evitar a perda de calor para o ambiente, enquanto que, no caso das tubulações plásticas, este revestimento é dispensável, tendo em vista que tais plásticos são bons isolantes térmicos.
( ) As pressões dinâmicas das águas fria e quente em misturadores convencionais devem ter valores próximos entre si para evitar oscilações de temperatura da água durante o uso
( ) Devem ser adotados materiais e componentes adequados ao valor máximo de temperatura que atenda à situação de operação normal e, quando aplicável, em processos de desinfecção.
V
V
V
V ou F
( ) O sistema de distribuição de água quente deve ter isolamento térmico em toda a sua extensão.
( ) Trechos de tubulações de água fria que estejam próximos ou cruzem tubulações de água quente devem ser protegidos contra a correspondente transmissão de calor.
( ) As instalações hidráulicas que utilizam o sistema PEX (polietileno reticulado) são recomendadas somente para tubulações de água quente e obras industriais.
V
V
F -> as tubulações de plástico de agua quente podem ser usadas em aguas frias e vários tipos de obras, não só industriais
V ou F
( ) O CPVC (policloreto de vinil clorado) é um derivado do PVC que, por suportar altas temperaturas, vem substituindo o cobre nas instalações de água quente.
( ) O polietileno reticulado PEX é adequado para as instalações de água quente, de água fria e instalações a gás.
V
V