FIMOSE E PARAFIMOSE Flashcards

1
Q
  1. O que é a fimose e como ela se forma?
A

Quando o prepúcio (dobra de pele que protege glande e meato uretral) não pode ser manualmente retraído com completa exposição da glande.
- Nos recém-nascidos normalmente identificamos uma dificuldade de exposição da glande em decorrência de aderências fisiológicas entre o prepúcio e a glande (fimose fisiológica ou aderências balanoprepuciais fisiológicas). Estas aderências tendem a ceder espontaneamente, com aproximadamente 90% dos pacientes resolvendo a fimose até os três anos de idade.

Nos 10% restantes, observa-se a presença de anel fibrótico que impede a retração do prepúcio; este anel pode ter origem congênita, ser resultado de tentativas traumáticas de liberação do prepúcio nos primeiros anos de vida, ou pode ter origem a partir de episódios de infecções locais recorrentes (balanopostites de repetição).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
  1. Qual a forma de prevenir a fimose?
A

O Pediatra deve orientar aos pais que evitem trações prepuciais rotineiras e mantenham sempre uma boa higiene local.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
  1. Qual o tto conservador da fimose?
A
  • O tratamento inicial da fimose é o uso tópico de cremes de corticosteroides (betametasona 0,1%), com sucesso de aproximadamente 70 a 80% em seis a sete semanas de acompanhamento.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
  1. Quando está indicada a postectomia (exérese cirúrgica do prepúcio)?
A

-O período de indicação da abordagem cirúrgica é controverso, varia entre 3-10 anos de idade, ou no período do desfralde, que seria, segundo urologistas a fase limita para resposta ao tto clínico.
A cirurgia se encontra indicada de forma inquestionável na presença de uma ou mais das seguintes complicações:
(1) fimose cerrada, que clinicamente se manifesta com a formação de uma pequena bolsa no prepúcio durante a micção;
(2) infecção urinária de repetição (e que foram excluídas malformações geniturinárias); e (3) episódios de balanopostites de repetição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
  1. O que é a parafimose e qual seu tto?
A
  • A parafimose constitui uma das complicações naturais da fimose; ocorre mais frequentemente quando o prepúcio é retraído até a base glandar (geralmente durante a higienização) e não é possível sua redução, ocasionando estrangulamento e edema. A conduta consiste em redução manual imediata com o auxílio de lubrificantes; contudo, antes da recolocação do prepúcio em volta da glande, é necessário um controle apropriado
    da dor e redução do edema, sendo utilizados anestesia tópica e gelo local. A parte distal do pênis é comprimida com um anel formado pela mão do médico até que ocorra redução
    suficiente do edema para o prepúcio se recolocar sobre a glande.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q
  1. Qual a possível emergência resultante da parafimose e qual deve ser a abordagem?
A

Na parafimose pode ocorrer comprometimento arterial da glande com evolução inclusive para a necrose. Na presença de má perfusão arterial, encontramos uma glande de consistência mais firme do que o habitual e de coloração azul ou preta. Esses casos requerem redução imediata e consulta com urologista. Na incapacidade de redução, existe necessidade de intervenção cirúrgica, com pequena incisão do anel parafimótico (que costuma obter sucesso) e mais raramente postectomia de emergência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly