Fisiologia da glândula Tireoide Flashcards

1
Q

1) Descreva a anatomia macroscópica da tireoide

A

A glândula tireoide é anterior no pescoço e fica abaixo da cartilagem tireóidea e lateral a ela. Consistem em dois lobos laterais ( que cobrem as superfícies ântero-lateral da traquéia, a cartilagem cricóidea e a parte inferior da cartilagem tireóidea) com um istmo que conecta os lobos e atravessa as superfícies anteriores da segunda e terceira cartilagens traqueais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2) Descreva as estruturas microscópicas da tireoide.

A

A tireoide é composta de milhares de folículos tireoidianos, que são pequenas esferas de 0,2 a O, 9 mm de diâmetro. A parede dos folículos é um epitélio simples cujas células são também denominadas tirócitos. A cavidade dos folículos contém uma substância gelatinosa chamada coloide. A glândula é revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo frouxo que envia septos para o parênquima. Os septos se tornam gradualmente mais delgados ao alcançar os folículos, que são separados entre si principalmente por fibras reticulares. A tireoide é um órgão extremamente vascularizado por uma extensa rede capilar sanguínea e linfática que envolve os folículos. As células endoteliais dos capilares sanguíneos são fenestradas, como é comum também em outras glândulas endócrinas. Esta configuração facilita o transporte de substâncias entre as células endócrinas e o sangue. Em cortes o aspecto dos folículos tireoidianos é muito variado, o que é consequência de: ( 1) diferentes maneiras em que foram seccionados os folículos; (2) diversos níveis de atividade funcional exercidos pelos vários folículos. Alguns folículos são grandes, cheios de coloide e revestidos por epitélio cúbico ou pavimentoso, e outros são menores, com epitélio colunar. De maneira geral, quando a altura média do epitélio de um número grande de folículos é baixa, a glândula é considerada hipoativa. Em contrapartida, o aumento acentuado na altura do epitélio folicular acompanhado por diminuição da quantidade de coloide e do diâmetro dos folículos costuma indicar hiperatividade da glândula. Outro tipo de célula encontrado na tireoide é a célula parafolicular ou célula C. Ela pode fazer parte do epitélio folicular ou mais comumente forma agrupamentos isolados entre os folículos tireoidianos. As células parafoliculares produzem um hormônio chamado calcitonina, também denominado tirocalcitonina cujo efeito principal é inibir a reabsorção de tecido ósseo e, em consequência, diminui o nível de cálcio no plasma. A secreção de calcitonina é ativada por aumento da concentração de cálcio do plasma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3) Explique como o hormônio tireoidiano é secretado e inibido

A

As células foliculares da tireoide captam coloide por endocitose. O coloide é então digerido por enzimas lisossômicas e as ligações entre as porções iodinadas e o restante da molécula de tireoglobulina são quebradas por proteases. Desta maneira T4, T3, di-iodotirosina (DIT) e monoiodotirosina (MIT) são liberadas no citoplasma. T4 e T3 cruzam livremente a membrana basolateral da célula e se difundem até os capilares sanguíneos. T4 (tiroxina) é mais abundante, constituindo cerca de 90% do hormônio circulante da tireoide, porém T3 é três a quatro vezes mais potente. MIT e DIT não são secretadas; o seu iodo é removido enzimaticamente no citoplasma e os produtos desta reação enzimática - iodo e tirosina - são usados de novo pelas células foliculares. Os hormônios tireoidianos estimulam a síntese proteica e o consumo de oxigênio no organismo. Agem nas mitocôndrias aumentando o número dessas organelas e de suas cristas e também a oxidação fosforilativa. Além disso, aumentam a absorção de carboidratos no intestino e regulam o metabolismo de lipídios. Os hormônios tireoidianos também influenciam o crescimento do corpo e o desenvolvimento do sistema nervoso durante a vida fetal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

5) Qual a célula sinalizadora do hormônio tireoidiano e qual a sua localização

A

Células foliculares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

6) Explique a síntese do hormônio tireoidiano (todas as etapas)

A

A síntese e o acúmulo de hormônios tireoidianos ocorrem em quatro etapas (síntese de tireoglobulina, captação de iodeto do sangue, ativação de iodeto e iodação dos resíduos de tirosina de tireoglobulina):
• A síntese de tireoglobulina é semelhante ao que ocorre em outras células exportadoras de proteínas. A síntese de proteína ocorre no retículo endoplasmático granuloso, carboidrato é adicionado à proteína no interior das cisternas do retículo e no complexo de Golgi e o produto final, a tireoglobulina, deixa o complexo de Golgi no interior de vesículas que se dirigem para a porção apical da célula e liberam a tireoglobulina para o lúmen do folículo
• A captação de iodeto circulante é realizada por uma proteína situada na membrana basolateral das células foliculares que transporta dois íons simultaneamente em direções opostas (é cotransportador ou symporter). Essa proteína é chamada cotransportador de sódio/iodo (NI symporter ou NIS) e leva para o interior da célula um íon iodeto ao mesmo tempo que transporta para fora um íon sódio. Esse mecanismo torna possível que a tireoide tenha uma concentração de iodo de 20 a 50 vezes maior que a do plasma
• O iodeto intracelular é oxidado por H20 2, processo que depende de dna peroxidase da tireoide. Em seguida, o iodo é transportado para a cavidade do folículo por um transportador de ânions. Este transporte provavelmente é feito por uma molécula chamada pendrina
• No interior do coloide, próximo à membrana plasmática apical da célula, ocorre a iodação das moléculas de tirosina da tireoglobulina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

7) Como o hormônio tireoidiano é transportado no plasma

A

Os hormônios tireoidianos (T4 e T3 ) circulam pela corrente sanguínea ligados às proteínas plasmáticas ou livres (não ligados). A maior parte de T4 e T3 circula ligada à globulina de ligação à tireoxina (TBG). Quantidades menores circulam ligadas à préalbumina e à albumina de ligação a T4 . Quantidades ainda menores circulam sob forma livre, não ligada. Como apenas os hormônios da tireoide livres são fisiologicamente ativos, o papel da TBG é o de constituir grande reservatório de hormônios tireoidianos circulantes, que podem ser liberados e adicionados ao reservatório de hormônio livre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

8) Qual a estrutura química do T3 e T4. Qual o seu mecanismo de ação

A

São dipeptídeos, hidrossolúveis por isso se transportam pelo plasma conjugados a proteínas plasmáticas.
Os hormônios esteroides e os hormônios da tireoide têm o mesmo mecanismo de ação.
Ao contrário dos mecanismos da adenilil ciclase e da fosfolipase C, utilizados pelos hormônios peptídicos, que envolvem receptores da membrana celular e a geração de segundos mensageiros intracelulares, o mecanismo do hormônio esteroide envolve ligação aos receptores citosólicos (ou nucleares) (Fig. 9-7) que iniciam a transcrição de DNA e síntese de novas proteínas. Em contraste ainda maior com os hormônios peptídicos, que agem rapidamente sobre suas células-alvo (em minutos), os hormônios esteroides agem lentamente (demoram horas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

9) Em quais situações o hormônio tireoidiano encontra-se inativo biologicamente (incapaz de se ligar ao seu receptor e agir na célula alvo)

A

O hormônio tireoidiano encontra-se inativo biologicamente no formato de T4, uma vez que essa molécula existe como reservatório de T3 e deve ser convertida a fim de desencadear ação biológica.
Como notado, o principal produto secretor da glândula tireoide é T4 que não é a forma mais ativa do hormônio da tireoide. Esse “problema” é resolvido nos tecidos-alvo pela enzima 5’iodinase que converte T4 em T3 , removendo um átomo de I2 . Os tecidos-alvo também convertem parte do T4 em T3 reverso (T3r) que é inativo. Essencialmente, T4 serve como precursor para T3 , e as quantidades relativas de T4 convertidas em T3 e T3r determinam quanto hormônio ativo é produzido no tecido-alvo. Na desnutrição (jejum), a 5’ iodinase do tecido-alvo desempenha papel interessante. A desnutrição inibe a 5’ iodinase nos tecidos, como o músculo esquelético, reduzindo assim o consumo de O2 e a intensidade metabólica basal, durante os períodos de privação calórica. No entanto, a 5’ iodinase cerebral difere de 5’ iodinase em outros tecidos e, portanto, não é inibida na desnutrição; dessa forma, os níveis cerebrais de T3 estão protegidos, mesmo durante a privação calórica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

10) Qual a importância da inativação biológica do hormônio tireoidiano

A

Ser um reservatório de T3 e deve ser convertida a fim de desencadear ação biológica, sendo estimulado pelo TSH e agindo gradativamente de acordo com a concentração de hormônio tireoidiano disponível e atuante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

11) Onde se encontram as células alvo do hormônio tireoidiano

A

As células alvo do hormônio tireoidiano estão localizadas em todos os sistemas, desencadeando ações biológicas que influenciam no metabolismo do sistema cardiovascular, respiratório, gastrointestinal e nervosos, além de músculos e ossos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

12) Descreva as ações biológicas do hormônio tireoidiano.

A

Metabolismo: aumento do metabolismo corporal 80%, diminuição peso aumento do metabolismo alimentos, aumento da glicólise, gliconeogênese e captação glicose. Mobiliza ác.graxos, aumento da oxidação ác.graxos
Cardiovascular: aumento do fluxo de tecidos, aumento da utilização de O2 Vasodilatação aumento DC, FC, Força de Contração e PA.
Respiratório: aumento da amplitude respiratória aumento da frequência respiratória.
Gastrointestinal: aumento do apetite aumento da secreção das glândulas aumento da motilidade.
Nervoso: Crescimento cérebro Estado psíquico Humor Sono Raciocínio.
Músculos e ossos: Contração, relaxamento Crescimento.
Endócrino: aumento da secreção das glândulas Ativação hepática dos glicocorticóides, Libido, Regularidade do ciclo menstrual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

13) Quais as diferenças entre o T3 e o T4

A

Como notado, o principal produto secretor da glândula tireoide é T4 que não é a forma mais ativa do hormônio da tireoide. Esse “problema” é resolvido nos tecidos-alvo pela enzima 5’iodinase que converte T4 em T3 , removendo um átomo de I2 . Os tecidos-alvo também convertem parte do T4 em T3 reverso (T3r) que é inativo. Essencialmente, T4 serve como precursor para T3 , e as quantidades relativas de T4 convertidas em T3 e T3r determinam quanto hormônio ativo é produzido no tecido-alvo. Na desnutrição (jejum), a 5’ iodinase do tecido-alvo desempenha papel interessante. A desnutrição inibe a 5’ iodinase nos tecidos, como o músculo esquelético, reduzindo assim o consumo de O2 e a intensidade metabólica basal, durante os períodos de privação calórica. No entanto, a 5’ iodinase cerebral difere de 5’ iodinase em outros tecidos e, portanto, não é inibida na desnutrição; dessa forma, os níveis cerebrais de T3 estão protegidos, mesmo durante a privação calórica.
A T3 representa a forma ativa do hormônio nas células alvo, enquanto que a T4 é forma de transporte e reguladora de feedback para a glândula tireoide. Do total de hormônios tireoidianos liberados na circulação, 90% é T4, enquanto que apenas 10% é T3.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

14) Qual a principal etiologia do hipotireoidismo

A

A causa mais comum do hipotireoidismo é a destruição autoimune da glândula tireoide (tireoidite), quando os anticorpos podem destruir, literalmente, a glândula ou podem bloquear a síntese de hormônio tireoidiano. Outras causas de hipotireoidismo são a remoção cirúrgica da tireoide, como tratamento do hipertireoidismo, insuficiência hipotalâmica ou da hipófise e deficiência de I – . Raramente, o hipotireoidismo é resultado de resistência do tecido-alvo, causada por regulação para baixo dos receptores do hormônio da tireoide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

15) Quais os sinais e sintomas do hipotireoidismo

A

Os sintomas do hipotireoidismo são opostos aos observados no hipertireoidismo e incluem a diminuição da intensidade do metabolismo, ganho de peso sem aumento da ingestão alimentar, diminuição da produção de calor e intolerância ao frio, redução da frequência cardíaca, lentificação do movimento, fala arrastada, atividade mental lenta, letargia e sonolência, inchaço periorbital, obstipação, perda de cabelo e disfunção menstrual. Em alguns casos, ocorre mixedema, onde há aumento da filtração de líquido para fora dos capilares e edema decorrente do acúmulo de mucopolissacarídeos, osmoticamente ativos, no líquido intersticial. Quando a causa do hipotireoidismo é defeito na tireoide, desenvolve-se bócio pela estimulação incessante da glândula tireoide pelos elevados níveis circulantes de TSH. Por fim, e de fundamental importância, se o hipotireoidismo ocorrer durante o período perinatal e não for tratado, resulta em forma irreversível de retardo mental e do crescimento, denominada cretinismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

16) Qual a principal etiologia do hipertireoidismo

A

A forma mais comum do hipertireoidismo é a doença de Graves, distúrbio autoimune, caracterizado pelo aumento dos níveis circulantes de imunoglobulinas estimulantes da tireoide. Essas imunoglobulinas são anticorpos para os receptores de TSH, nas células foliculares da tireoide. Quando presentes, os anticorpos estimulam, intensamente, a glândula tireoide, resultando em aumento da secreção de hormônios da tireoide e hipertrofia da glândula. Outras causas do hipertireoidismo são neoplasias da tireoide, excesso de secreção de TRH ou de TSH e administração de quantidades excessivas de hormônios da tireoide exógenos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

17) Quais os sinais e sintomas do hipertireoidismo

A

Os sintomas de hipertireoidismo são drásticos e incluem perda de peso, acompanhada pelo aumento da ingestão de alimentos, devido ao aumento da intensidade do metabolismo; produção excessiva de calor e da transpiração, secundária ao consumo aumentado de oxigênio; frequência cardíaca rápida, devido à regulação para cima dos receptores β1 no coração; apneia de esforço e tremor, nervosismo e fraqueza, devido aos efeitos dos hormônios da tireoide no SNC. O aumento da atividade da glândula tireoide faz com que ela aumente o chamado bócio. O bócio pode comprimir o esôfago e causar dificuldade para engolir

17
Q

18) O que é mixedema

A

Os sintomas do hipotireoidismo são opostos aos observados no hipertireoidismo e incluem a diminuição da intensidade do metabolismo, ganho de peso sem aumento da ingestão alimentar, diminuição da produção de calor e intolerância ao frio, redução da frequência cardíaca, lentificação do movimento, fala arrastada, atividade mental lenta, letargia e sonolência, inchaço periorbital, obstipação, perda de cabelo e disfunção menstrual. Em alguns casos, ocorre mixedema, onde há aumento da filtração de líquido para fora dos capilares e edema decorrente do acúmulo de mucopolissacarídeos, osmoticamente ativos, no líquido intersticial. Quando a causa do hipotireoidismo é defeito na tireoide, desenvolve-se bócio pela estimulação incessante da glândula tireoide pelos elevados níveis circulantes de TSH. Por fim, e de fundamental importância, se o hipotireoidismo ocorrer durante o período perinatal e não for tratado, resulta em forma irreversível de retardo mental e do crescimento, denominada cretinismo.

18
Q

19) O que é cretinismo

A

Os sintomas do hipotireoidismo são opostos aos observados no hipertireoidismo e incluem a diminuição da intensidade do metabolismo, ganho de peso sem aumento da ingestão alimentar, diminuição da produção de calor e intolerância ao frio, redução da frequência cardíaca, lentificação do movimento, fala arrastada, atividade mental lenta, letargia e sonolência, inchaço periorbital, obstipação, perda de cabelo e disfunção menstrual. Em alguns casos, ocorre mixedema, onde há aumento da filtração de líquido para fora dos capilares e edema decorrente do acúmulo de mucopolissacarídeos, osmoticamente ativos, no líquido intersticial. Quando a causa do hipotireoidismo é defeito na tireoide, desenvolve-se bócio pela estimulação incessante da glândula tireoide pelos elevados níveis circulantes de TSH. Por fim, e de fundamental importância, se o hipotireoidismo ocorrer durante o período perinatal e não for tratado, resulta em forma irreversível de retardo mental e do crescimento, denominada cretinismo.

19
Q

20) O que é bócio endêmico e qual a sua etiologia.

A

Os sintomas de hipertireoidismo são drásticos e incluem perda de peso, acompanhada pelo aumento da ingestão de alimentos, devido ao aumento da intensidade do metabolismo; produção excessiva de calor e da transpiração, secundária ao consumo aumentado de oxigênio; frequência cardíaca rápida, devido à regulação para cima dos receptores β1 no coração; apneia de esforço e tremor, nervosismo e fraqueza, devido aos efeitos dos hormônios da tireoide no SNC. O aumento da atividade da glândula tireoide faz com que ela aumente o chamado bócio. O bócio pode comprimir o esôfago e causar dificuldade para engolir.