Principais causas de acidentes Flashcards

1
Q

As causas de acidentes estão principalmente relacionadas aos atos inseguros e às condições inseguras.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Resumo das principais causas de acidentes do trabalho :

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O ato inseguro corresponde a ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, pode causar ou favorecer a ocorrência de acidente. Na caracterização do ato inseguro, para fins de investigação de acidentes, deve-se levar em consideração o seguinte:

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Alguns exemplos classificados como ato inseguro :

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

São exemplos de :

A

Ato inseguro .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A condição ambiente de insegurança, ou simplesmente condição insegura é a condição do meio que causou o acidente ou que contribuiu para sua ocorrência. Na análise da condição ambiental ou fator ambiental de insegurança deve-se incluir tudo o que se refere ao meio, desde a atmosfera do local de trabalho até as instalações, equipamentos, substâncias utilizadas, medidas de proteção adotadas e métodos de trabalho empregados.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

São riscos gerais do local de trabalho, que afetam a todos os que trabalham na área, de maneira geral, independente de suas atribuições. Só devem ser indicados como causa do acidente quando não for aplicável qualquer outra condição ambiente de insegurança mais específica.

A

Condição insegura .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Na caracterização da condição ambiente de insegurança, deve-se levar em consideração o seguinte:

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Exemplos de condição insegura :

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

É a causa relativa ao comportamento humano que pode levar à ocorrência do acidente ou à prática de um ato inseguro.

A

Fator pessoal de insegurança .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O comportamento inseguro e indisciplinado de um trabalhador é um ———————- que pode contribuir decisivamente para que ele opte pelo não uso óculos de proteção (ato inseguro por omissão) ao operar uma esmerilhadeira e venha a sofrer um acidente do qual decorra lesão ocular.

A

Fator pessoal de insegurança .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Na condução da análise do acidente, a pesquisa do fator pessoal de insegurança apresenta, em geral, alguma dificuldade, o que não deve, no entanto, constituir motivo de desestímulo a essa pesquisa, que pode ensejar a eliminação de muitos atos inseguros. exemplos classificados como fator pessoal de insegurança:

A

• falta de conhecimento ou experiência;

• falta de experiência ou especialização;

• desajustamento físico: deformidade, hérnia preexistente, debilidade muscular, debilidade esquelética, debilidade orgânica, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência olfativa, doença degenerativa, insensibilidade cutânea, fadiga;

• desajustamento emocional ou mental: alcoolismo e toxicomania, agressividade, excitabilidade e impulsividade, alteração mental (loucura), distúrbio emocional, disritmia cerebral, deficiência intelectual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Alguns altores classificam os fatores pessoais como causas ————- e os atos como causas imediatas. Entendem que os fatores pessoais contribuem com as causas básicas para os acidentes, ao passo que os atos correspondem às causas imediatas. Um exemplo, é um trabalhador indisciplinado. A indisciplina é um fator pessoal, e o ato de não utilizar um EPI pode ser a causa imediata para que ele sofra uma lesão. Veja que a causa básica (indisciplina) resulta no ato (causa imediata) do qual resulta a lesão.

A

Básicas .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É a falta de cuidado ou desleixo relacionado a uma situação.

A

Negligência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Consiste em uma ação que não foi pensada, feita sem precauções.

A

Imprudência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

É a falta de habilidade específica para o desenvolvimento de uma atividade técnica ou científica.

A

Imperícia

17
Q

Negligência X Imperícia X Imprudência

A
18
Q

A natureza da lesão é uma expressão que identifica a lesão, segundo suas características principais. Nessa subdivisão as consequências do acidente podem ser:

A

a) lesão pessoal: qualquer dano sofrido pelo organismo humano, como consequência do acidente do trabalho;

b) lesão imediata: lesão que se manifesta no momento do acidente;

c) lesão mediata (lesão tardia): lesão que não se manifesta imediatamente após a circunstância acidental da qual resultou;

d) doença do Trabalho: doença decorrente do exercício continuado ou intermitente de atividade laborativa capaz de provocar lesão por ação mediata;

e) doença Profissional: doença do trabalho causada pelo exercício de atividade específica, constante de relação oficial e

f) morte: cessação da capacidade de trabalho pela perda da vida, independentemente do tempo decorrido desde a lesão.

19
Q

Em função da necessidade ou não de afastamento do trabalho em decorrência do, o acidente pode ser dar origem a:

A

a) lesão com afastamento (lesão incapacitante ou lesão com perda de tempo): lesão pessoal que impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente;

b) lesão sem afastamento (lesão não incapacitante ou lesão sem perda de tempo): lesão pessoal que não impede o acidentado de voltar ao trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que não haja incapacidade permanente;

c) incapacidade permanente total: perda total da capacidade de trabalho, em caráter permanente, sem morte. Causa essa incapacidade as lesões que, não provocando a morte, impossibilitam o acidentado, permanentemente, de trabalhar ou da qual decorre a perda total do uso ou a perda propriamente dita, entre outras, as de:
• ambos os olhos;
• um olho e uma das mãos ou um olho e um pé; ou
• ambas as mãos ou ambos os pés ou uma das mãos e um pé.

d) incapacidade permanente parcial: redução parcial da capacidade de trabalho, em caráter permanente que, não provocando morte ou incapacidade permanente total, é causa de perda de qualquer membro ou parte do corpo, perda total do uso desse membro ou parte do corpo, ou qualquer redução permanente de função orgânica;

e) incapacidade temporária total: perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuados a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total.

20
Q

Devem ser evitadas as expressões “acidente com afastamento” e “acidente sem afastamento”, usadas impropriamente para significar, respectivamente, “lesão com afastamento” e “lesão sem afastamento”.
Verdadeiro ou falso ?

A

Verdadeiro.

21
Q

Para um mesmo acidente do trabalho mais de uma consequência precisa ser indicada no formulário (relatório). Por exemplo, em um acidente que tenha como consequência lesão pessoal, precisa-se indicar se dessa lesão resultou afastamento e, caso seja uma lesão com afastamento, indicar se originou uma incapacidade (temporária ou permanente).
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

22
Q

Para facilitar a identificação das consequências, a NBR 14280 estabelece uma codificação quanto a localização da lesão:

A
23
Q

Existe uma série de técnicas de investigação e análise de acidentes de trabalho. No Brasil, a técnica mais empregada para essa finalidade é a Análise por :

A

Árvore de causas .

24
Q

Cardella (2016) considera que a Análise por Árvore de Causas – AAC é uma variante da Análise por Árvore de Falhas – AAF. A diferença fundamental entre a AAC e a AAF é que, enquanto a primeira utiliza fatos, ou seja, eventos ocorridos, a segunda trabalha com eventos potenciais (de ocorrência provável).
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

25
Q

A Árvore de Causas é um método de investigação de acidentes em que a árvore, normalmente, é construída a partir do último evento, o acidente, a partir do qual são definidos os ———— imediatos. Utiliza-se apenas do registro de fatos na estratificação temporal das informações para a construção da árvore.

A

Antecedentes

26
Q

Explique :

A

Aplicação de Análise por Árvore de Causa – o último evento (ferimento, que é o acidente) é a base para a construção da árvore, a partir do qual ela será “montada” com os acontecimentos imediatos.

27
Q

Para alguns autores, a AAC é a técnica mais indicada para identificar fatores de acidentes do trabalho (causas, circunstâncias e consequências) e suas inter-relações. Isso, pois, por ser baseada em ———, ou seja, em eventos já ocorridos, permite uma análise com mais detalhes das situações ocorridas. Na análise dos fatos, a técnica mostra-se adequada para investigação de fatores organizacionais não previstos nas Normas Regulamentadoras que contribuíram para a ocorrência do acidente.

A

Fatos .

28
Q

Enquanto a AAF (Análise por Árvore de Falhas ) se baseia em eventos ————— para analisar ocorrências indesejáveis futuras, a AAC ( Análise por árvore de causas ) se baseia em fatos já ocorridos, por isso, é a técnica mais indicada para identificar fatores de acidentes do trabalho (causas, circunstâncias e consequências) e suas inter-relações.

A

Potenciais

29
Q

Assim como qualquer método baseado em “diagrama de árvore”, a AAC é adequada para apurar quem agiu com negligência, imperícia ou imprudência.
Verdadeiro ou falso?

A

Falso . Assim como qualquer método baseado em “diagrama de árvore”, a AAC não é adequada para apurar quem agiu com negligência, imperícia ou imprudência, contribuindo dessa forma para ocorrência do acidente, bem como questões pessoais e familiares que o trabalhador acidentado vivenciava e que contribuíram para ocorrência do acidente.

30
Q

Na investigação e análise de acidentes pelo Método Árvore de Causas, os componentes que formam a atividade são:

A

• indivíduo;

• tarefa;

• material; e

• meio de trabalho.

31
Q

A AAC é um método prático de investigação de acidentes do trabalho, baseado na teoria de sistemas e na pluricausalidade do fenômeno acidente, sendo o acidente considerado sintoma de disfuncionamento do sistema sociotécnico (sistema social e técnico) aberto (ou seja, amplo, incluindo a sociedade como um todo) constituído pela empresa.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

32
Q

Aspectos importantes na aplicação da AAC:

A

• o conceito de variação é um dos elementos chave na investigação de acidente quando se utiliza o método AAC;

• o juízo de valor elaborado por parte da equipe de investigação em relação aos fatos identificados NÃO é um fator fundamental para construção da árvore de acidentes;

• a coleta de informações sobre o acidente deve ser realizada com a participação do trabalhador acidentado, sempre que possível, para evitar que ele oculte fatos essenciais; e

• a questão a ser feita para construção da árvore a partir dos fatos coletados é “o que contribuiu para a ocorrência do fato Y?

33
Q

Para a análise do acidente, utilizam-se dois questionários padrão: o primeiro consiste em entrevista com os indivíduos acidentados, enquanto o segundo apresenta um formulário para análise do local do acidente.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.

34
Q

Alguns autores consideram como acidente de trabalho uma ocorrência que possa resultar lesão pessoal, o que está mais relacionado à ideia de incidente das Normas OHSAS 18.001:2007 e ISO 45001:2018. Nesse sentido, em vez do termo incidente, a NBR 14.280 traz um conceito chamado acidente sem ————que é o acidente que não causa lesão pessoal.

A

Lesão.

35
Q

As lesões pessoais ,para fins de acidente do trabalho , inclui tanto lesões traumáticas e doenças quanto efeitos prejudiciais mentais, neurológicos ou sistêmicos, resultantes de exposições ou circunstâncias verificadas na vigência do exercício do trabalho.
Verdadeiro ou falso?

A

Verdadeiro.