Questões D. do Trabalho TRT Flashcards

1
Q

Não se aplica a hora reduzida de 52 minutos e 30 segundos ao trabalho noturno dos empregados nas atividades de exploração, perfuração, produção e refinação do petróleo, industrialização do xisto, indústria petroquímica e transporte de petróleo e seus derivados, por meio de dutos, que é regulado por lei própria.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O empregado foi reclamar com seu gerente o não pagamento do adicional de transferência. Nesse caso, têm natureza salarial as comissões,

A

o que não ocorre com a ajuda de custo e com o prêmio; o plano de saúde e o curso de inglês não caracterizam salário utilidade; o empregado não tem direito ao adicional de transferência.

=> DEPOIS DA MP 808
§1º Integram o salário
- Importância fixa
- Comissões
- Gratificações LEGAIS e DE FUNÇÃO

§ 2º Não integramo salário
- ajuda de custo 
-auxílio-alimentação (vedado o seu pagamento em dinheiro)
- diárias para viagem
- prêmios
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Art. 457 -Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além dosalário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
§ 1oIntegram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.

-Comissão pelas vendas realizadas;

CLT, Art. 457§ 1oIntegram o salárioa importância fixa estipulada, as gratificações legais e ascomissõespagas pelo empregador.

A
Certo. 
Como vimos são três coisas que integram o salário do empregado, quais sejam:
1. Gorjetas 
2. Gratificações 
3. Comissões
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 meses no mesmo tipo de atividade.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

No tempo de serviço do empregado, quando readmitido, serão computados os períodos, ainda que não contínuos, em que tiver trabalhado anteriormente na empresa, salvo se houver sido despedido por falta grave, recebido indenização legal ou se aposentado espontaneamente.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a nova redação ds CLT, as diárias para viagem pagas pelo empregador, em nenhuma hipótese, integram o salário de contribuição. Certo ou errada?

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A convenção e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre duração do trabalho e intervalos, tendo em vista que não são consideradas como normas de saúde, higiene e segurança do trabalho.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Não será permitido estipular duração de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho superior a dois anos, sendo vedada aultratividade.

As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempreprevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.

A

Ambas as questões estão certas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.
§ 4oConsideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.

A
Certo. 
Só vai integrar o salário as seguintes verbas:
1. Gorjetas 
2. Gratificações 
3. Comissões
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Os estabelecimentos poderão destinar o equivalente a até 10% de sua cota de aprendizes à formação técnico-profissional metódica em áreas relacionadas a práticas de atividades desportivas, à prestação de serviços relacionados à infraestrutura, incluindo as atividades de construção, ampliação, recuperação e manutenção de instalações esportivas e à organização e promoção de eventos esportivos.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Nas empresas com mais de 200 duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.
§1ºA comissão será composta:
I - nas empresas com mais de duzentos e até três mil empregados, por 3 três membros;
II - nas empresas com mais de três mil e até cinco mil empregados, por cinco membros;
III - nas empresas com mais de cinco mil empregados, por sete membros.

A

Certo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A eleição será convocada, com antecedência mínima de trinta dias, contados do término do mandato anterior, por meio de edital que deverá ser fixado na empresa, com ampla publicidade, para inscrição de candidatura.
§1ºSerá formada comissão eleitoral, integrada por cinco empregados, não candidatos, para a organização e o acompanhamento do processo eleitoral, vedada a interferência da empresa e do sindicato da categoria.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Banco de horas

A

O banco de horas de que trata o §2°deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses.

Banco de horas anual: Somente por negociação coletiva.
Banco de horas semestral : Acordo individual escrito.
Banco de horas mensal: Acordo individual, tácito ou escrito

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

No caso de a empresa possuir empregados em vários Estados da Federação e no Distrito Federal, será assegurada a eleição de uma comissão de representantes de empregados por Estado ou no Distrito Federal.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

São atribuições dos representantes dos empregados além de encaminhar reivindicações específicas dos empregados de seu âmbito de representação, acompanhar o cumprimento das leis trabalhistas, previdenciárias e das convenções e acordos coletivos de trabalho.

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Estabilidade da empregada gestante

A

SUM 396 TST →
I - Exaurido o período de estabilidade, são devidos ao empregado apenas os salários do período compreendido entre a data da despedida e o final do período de estabilidade, NÃO lhe sendo assegurada a reintegração no emprego.

EXPLICAÇÃO : A estabilidade da emprega inicia da CONFIRMAÇÃO da gravidez até 5 meses após o parto conforme previsto em ADCT. Como Elisa entrou com reclamação trabalhista um ano e onze meses após a dispensa o período de estabilidade foi superado e ela não terá direito a reintegração , mas sim a os salários e demais direitos.

17
Q

A empresa deverá pagar os salários e demais direitos desde a dispensa até o término da estabilidade, uma vez que a garantia de emprego à gestante não autoriza a reintegração, tendo em vista o ingresso com a reclamação após o período da estabilidade.

A

Certo.

18
Q

A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho têm prevalência sobre a lei, podendo ser livremente acordado, inclusive com a redução ou a supressão, quando dispuserem sobre:

A

banco de horas anual, intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas e troca do dia de feriado.

19
Q

Férias dos empregados

A

Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a 14 quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a 5 cinco dias corridos, cada um.

20
Q

4) FÉRIAS DE EMPREGADOSDOMÉSTICOS(cabe parcelamento a critério do empregador em dois períodos sendo que um dos dois não pode ser inferior a 14 dias.)

A

Certo.

21
Q

Os tripulantes e demais empregados em serviços auxiliares de transporte aéreo.

A

Os tripulantes e demais empregados em serviços auxiliares de transporte aéreo que, no momento do abastecimento da aeronave, permanecem a bordo não têm direito ao adicional de periculosidade a que aludem o art. 193 da CLT e o Anexo 2, item 1, “c”, da NR 16 do MTE.

22
Q

Empregado doméstico

A

A. Art. 4o,LC nº 150/2015.É facultada a contratação, por prazo determinado, do empregado doméstico:
I - mediante contrato de experiência;
II - para atender necessidades familiares de natureza transitória e para substituição temporária de empregado doméstico com contrato de trabalho interrompido ou suspenso.
Parágrafo único. No caso do inciso II deste artigo, a duração do contrato de trabalho é limitada ao término do evento que motivou a contratação, obedecido o limite máximo de 2 (dois) anos.

B. Art. 11, § 2o, LC nº 150/2015. A remuneração-hora do serviço em viagem será, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) superior ao valor do salário-hora normal.

C. Art. 17, § 2o, LC nº 150/2015. O período de férias poderá, a critério do empregador, ser fracionado em até 2 (dois) períodos, sendo 1 (um) deles de, no mínimo, 14 (quatorze) dias corridos.

D. Art. 18, § 1o,, LC nº 150/2015. É facultado ao empregador efetuar descontos no salário do empregado em caso de adiantamento salarial e, mediante acordo escrito entre as partes, para a inclusão do empregado em planos de assistência médico-hospitalar e odontológica, de seguro e de previdência privada, não podendo a dedução ultrapassar 20% (vinte por cento) do salário.

E. (CORRETA) Art. 18, § 2o,, LC nº 150/2015. Poderão ser descontadas as despesas com moradia de que trata ocaputdeste artigo quando essa se referir a local diverso da residência em que ocorrer a prestação de serviço, desde que essa possibilidade tenha sido expressamente acordada entre as partes.

23
Q

A legislação sobre a aplicação de leis trabalhistas no espaço e eventual conflito de normas estabelece que:

A

A relação de trabalhadores contratados ou transferidos para prestar serviços no exterior é regida pela lei brasileira, quando for mais favorável do que a legislação territorial, no conjunto de normas e em relação a cada matéria.

24
Q

A relação de trabalhadores contratados ou transferidos para prestar serviços no exterior é regida pela lei brasileira, quando for mais favorável do que a legislação territorial, no conjunto de normas e em relação a cada matéria.

A

Certo