Leishmania Flashcards

1
Q

Sintomas da leishmaniose cutânea

A

.) Os sintomas da leishmaniose cutânea incluem lesões na pele, como úlceras e nódulos, que podem ser dolorosas e apresentar secreção.
.) As lesões geralmente aparecem no local da picada do mosquito e podem se espalhar para outras partes do corpo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Sintomas da Leishmaniose Mucocutânea

A

.) pode levar a necrose, formando-se uma úlcera rasa ou profunda.

.) quando em metástase, costumam progredir em extensão e profundidade, causando periostites, assim como a destruição das cartilagens e dos ossos do nariz, da região palatina ou do maciço facial.

.)A perfuração do septo ou do palato, e infiltração inflamatória das partes moles contíguas. Eventualmente, o processo estende-se à faringe e à laringe.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sintomas da Leishmaniose Cutânea Difusa

A

.) Os sintomas da leishmaniose cutânea difusa incluem múltiplas lesões difusas na pele, que podem se espalhar por todo o corpo e causar perda de sensibilidade, fraqueza e deformidades

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sintomas da Leishmaniose Visceral

A

.) Os sintomas da leishmaniose visceral incluem febre, perda de peso, anemia, aumento do fígado e do baço e comprometimento do sistema imunológico.

.) No local da picada pode formar-se pequeno nódulo endurecido, localiza-se de preferência no rosto e desaparece antes que surja o quadro sintomático típico.

.) Na maioria dos casos, a leishmaniose visceral ou começa de modo gradual, imperceptivelmente, com adinamia, perda de apetite, palidez, ligeiro aumento do baço e elevação da temperatura.
Ou então, de forma abrupta, com febre alta (39,5 a 40”C), contínua ou não. Em muitos casos, a curva febril mostra um duplo ascenso diário

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Morfologia Da Forma Promastigota da Leishmania

A

Na fase extracelular, a Leishmania assume a forma alongada, com núcleo na região mediana. O cinetoplasto arredondado e o bolso flagelar com um flagelo longo localizado na região entre o núcleo e a extremidade anterior e uma membrana ondulante que permite seu movimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Morfologia Da Forma Amastigota da Leishmania

A

.) Na fase intracelular, apresenta contorno ovóide ou circular,

.) Seu corpo é achatado, com pouco citoplasma e com núcleo relativamente grande, redondo e excêntrico.

.) O cinetoplasto de forma discoide é bem visível, porém o flagelo, curtíssimo, geralmente não é reconhecível nas preparações coradas e examinadas à microscopia óptica, mas sim à microscopia eletrônica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Descreva as fases aguda e crônica da Leishmaniose

A

.) A fase aguda da leishmaniose é caracterizada pelo aparecimento dos primeiros sintomas, como febre, mal-estar, dor de cabeça e muscular. Além disso, podem ocorrer lesões na pele e nas mucosas, aumento do fígado e do baço e comprometimento do sistema imunológico.

.) fase crônica da leishmaniose pode durar meses ou anos e é caracterizada pela persistência dos sintomas, como lesões na pele e nas mucosas, anemia, perda de peso, fraqueza e comprometimento do sistema imunológico. A doença pode se tornar grave e causar deformidades e disfunções em órgãos internos, como o fígado e o baço. É a forma que melhor responde ao tratamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Diagnostico para Leishmaniose Tegumentar

A

1) Testes Imunológicos
Exames que detectam anticorpos contra o parasita causador da doença. Mais úteis na fase crônica da doença. (ELISA E RIFI)

2) Biópsia da Lesão
Retirada de um fragmento da lesão na pele e exame ao microscópio para identificação do parasita.
32) Cultura do Parasita
Isolamento do parasita em cultura a partir de amostras de tecido ou sangue do paciente.

4)Testes Moleculares
Definição: Como a reação em cadeia da polimerase (PCR), que detecta o DNA do parasita em amostras de sangue ou tecido. Mais sensível e específico que outros métodos, mas pode ser mais caro e complexo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Profilaxia da Leishmaniose

A

.) A profilaxia é baseada principalmente na prevenção da picada do mosquito e no controle dos reservatórios animais da doença, especialmente os cães. Além disso, a detecção precoce da doença e o tratamento adequado são fundamentais para reduzir a transmissão da doença e prevenir complicações graves.
.) Há tratamento para cães infectados (Miltefosina)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Ciclo biológico da Leishmania

A

.) Na fase intracelular começa quando o vetor (um mosquito flebotomíneo) infectado pica o hospedeiro e injeta as formas promastigotas do parasita na corrente sanguínea por mecanismo passivo cutâneo.
.) As promastigotas são fagocitadas por macrófagos do sistema imunológico do hospedeiro, onde se transformam em amastigotas.
.) Os macrófagos infectados com as amastigotas da Leishmania acabam morrendo e liberando as formas amastigotas no interior do tecido. As amastigotas são então fagocitadas por outros macrófagos e o ciclo se repete.

Na fase extracelular,
.) Quando o mosquito flebotomíneo pica o hospedeiro infectado, ele ingere as formas amastigotas do parasita, que se transformam em promastigotas prociclicas no trato digestivo do mosquito.
.) As promastigotas prociclicas se multiplicam no intestino do vetor e migram para as glândulas salivares, onde ficam prontas (viram metaciclicas) para serem transmitidas para um novo hospedeiro vertebrado durante uma nova picada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Principais espécies da leishmania

A

.) Leishmaniose cutânea: tropica, L. mexicana, L. braziliensis, entre outras.

.) Leishmaniose cutânea difusa: Leishmania amazonensis.

.) Leishmaniose visceral: L. infantum (Leishmania donovani)

.)Leishmaniose mucocutânea: Leishmania braziliensis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly