CF Flashcards

1
Q

A decisão unipessoal que verse sobre a admissibilidade do amicus curiae não é impugnável por agravo interno

A

CERTO

é uma decisão irrecorrível!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A suspensão dos direitos políticos não impede a nomeação e posse de candidato aprovado em concurso público, desde que não incompatível com a infração penal praticada

A

CERTO

STF: em respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho (CF, art. 1º, III e IV) e do dever do Estado em proporcionar as condições necessárias para a harmônica integração social do condenado, objetivo principal da execução penal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

É incompatível com o sistema normativo-constitucional vigente, norma estadual que veda a a participação de policiais em manifestações contra atos da Administração Pública em geral.

A

ERRADO

É compatível
–> veda a promoção ou a participação de policiais em manifestações de apreço ou desapreço a quaisquer autoridades ou contra atos da Administração Pública em geral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

É constitucional dispositivo de emenda constitucional que possibilita o uso eventual de depósitos judiciais com o fim específico de quitar precatórios atrasados.

A

CERTO

— pois inexistente violação ao princípio da separação dos Poderes (CF/1988, art. 2º) e aos direitos de propriedade (CF/1988, arts. 5º, “caput”, e 170, II), de acesso à justiça (CF/1988, art. 5º, XXXV), do devido processo legal (CF/1988, art. 5º, LIV) e da duração razoável do processo (CF/1988, art. 5º, LXXVII) —

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A ineficiência ou a inação das autoridades estaduais é pressuposto para deferimento do IDC.

A

ERRADO

Para o STF, os requisitos ou pressupostos constitucionais para deferimento do IDC são apenas dois:
1) a grave violação de direitos humanos; e
2) a finalidade de assegurar o cumprimento pelo Brasil de obrigações decorrentes de tratados internacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A regra estabelecida no art. 131, § 1º, da CF/88 para a escolha do Advogado-Geral da União é aplicável aos Estados-membros por simetria.

A

ERRADO

não é aplicável! Constituição Estadual pode exigir que o Procurador-Geral do Estado seja obrigatoriamente um membro da carreira

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É inconstitucional o sequestro de verbas públicas para pagamento de crédito a portador de moléstia grave sem a observância das regras dos precatórios.

A

CERTO

O sequestro somente pode ser deferido quando não verificada a alocação orçamentária do valor necessário à satisfação do seu débito ou demonstrada a quebra da ordem de preferência de pagamento!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É constitucional lei estadual que obriga a inclusão,
na lei orçamentária anual, das escolhas manifestadas pela população, em consulta direta

A

ERRADO
inconstitucional — por limitar o poder de iniciativa do chefe do Poder Executivo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A submissão da desapropriação ao regime de precatórios não viola o comando constitucional de indenização prévia e justa

A

CERTO

pois se revela medida razoável para organizar as finanças públicas do ente público

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Ana detinha um crédito junto à União. Esse montante foi restituído à União devido ao cancelamento da Requisição de Pequeno Valor RPV), conforme estipulado pelo artigo 2º da Lei 13.463/2017. Como Ana não compareceu para receber, o cancelamento foi efetuado.

Posteriormente, Ana solicitou uma nova RPV, mas o pedido foi negado com base na alegação de que o prazo prescricional para o exercício desse direito teria transcorrido a partir do cancelamento da RPV.

Está correta a negativa?

A

NÃO

é prescritível a pretensão de expedição de novo precatório ou RPV, após o cancelamento da requisição anterior, mas o termo inicial da contagem do prazo quinquenal para o titular requerer a expedição do novo ofício requisitório, que deve coincidir com a notificação do credor, conforme o § 4º do artigo 2º da Lei 13.463/2017.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

É inconstitucional lei municipal que estabelece a obrigação da implantação, nos shopping centers, de ambulatório médico ou serviço de pronto-socorro equipado para o atendimento de emergência.

A

CERTO - INFO 1119

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A pretensão de expedição de novo precatório ou requisição de pequeno valor, com fundamento nos arts. 2º e 3º da Lei 13.463/2017, não está sujeita à prescrição quinquenal prevista no art. 1º do Decreto 20.910/32 e tem como termo inicial a notificação do credor, conforme estabelecido no § 4º do art. 2º da mencionada Lei 13.463/2017.

A

ERRADO

sujeita-se à prescrição quinquenal!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Nos procedimentos de demarcação de terrenos de marinha, é válido o ato jurídico de chamamento de interessados certos ou incertos à participação colaborativa com a Administração formalizado exclusivamente por meio de edital.

A

CERTO

Certo

Nos procedimentos de demarcação de terrenos de marinha, é válido o ato jurídico de chamamento de interessados certos ou incertos à participação colaborativa com a Administração formalizado exclusivamente por meio de edital, desde que o ato tenha sido praticado no período de 31/05/2007 até 28/03/2011, em que produziu efeitos jurídicos a alteração legislativa do art. 11 do Decreto-lei 9.760/46 promovida pelo art. 5º da Lei 11.481/2007.

15/09/2023.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

É inconstitucional medida provisória ou lei decorrente de conversão de medida provisória cujo conteúdo normativo caracterize a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória anterior rejeitada, de eficácia exaurida por decurso do prazo ou que ainda não tenha sido apreciada pelo Congresso Nacional dentro do prazo estabelecido pela Constituição Federal.

A

CERTO

ADI 5717; ADI 5709; ADI 5716; ADI 5727.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Atualmente, é possível a criação de órgãos distintos das procuradorias dos estados para a atividade de representação ou consultoria jurídica dos Estados.

A

ERRADO
Após a entrada em vigor da Constituição da República de 1988, não se admite a criação de órgãos distintos das procuradorias dos estados para a atividade de representação ou consultoria jurídica dos Estados. ADI 4449; ADI 5215; ADI 5262.

Esse julgamento observa o princípio da unicidade da representação judicial dos Estados e do Distrito Federal, em que, no geral, os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal serão os únicos responsáveis pela representação judicial e pela consultoria jurídica das respectivas unidades federadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

É entendimento sumulado pelo STF, exceto: No Mandado de Segurança impetrado pelo Ministério Público contra decisão proferida em processo penal, é obrigatória a citação do réu como litisconsorte passivo.

A

ERRADO

Súmula 701 STF - No mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público contra decisão proferida em processo penal, é obrigatória a citação do réu como litisconsorte passivo.

17
Q

A Justiça Federal foi inaugurada constitucionalmente em 1934.

A

ERRADO

A Justiça Federal foi criada pelo Decreto nº 848 de 11.10.1890, tendo sido inicialmente prevista na Constituição da República de 1891.

18
Q

O neoconstitucionalismo não está associado à judicialização da política e das relações sociais, com um significativo deslocamento de poder da esfera do Legislativo e do Executivo para o Poder Judiciário.

A

ERRADO

“O neoconstitucionalismo está associado a diversos fenômenos reciprocamente implicados, seja no campo empírico, seja no plano da dogmática jurídica, que podem ser assim sintetizados: a) reconhecimento da força normativa dos princípios jurídicos e valorização da sua importância no processo de aplicação do Direito; b) rejeição ao formalismo e recurso mais frequente a métodos ou “estilos” mais abertos de raciocínio jurídico: ponderação, tópica, teorias da argumentação etc.; c) constitucionalização do Direito, com a irradiação das normas e valores constitucionais, sobretudo os relacionados aos direitos fundamentais, para todos os ramos do ordenamento; d) reaproximação entre o Direito e a Moral; e e) judicialização da política e das relações sociais, com um significativo deslocamento de poder da esfera do Legislativo e do Executivo para o Poder Judiciário.”

19
Q

Carlos, servidor público, ocupante do cargo efetivo de Técnico Superior Especializado do Tribunal de Justiça do Paraná com especialidade em Administração, com o objetivo de auxiliar a sua família e aumentar a sua renda, deseja prestar novo concurso público. Conforme as normas constitucionais sobre a matéria, Carlos: pode acumular seu cargo público atual com um cargo privativo de profissional de saúde.

A

ERRADO
Assertiva incorreta. Segundo o art. 37, XVI, alínea c, somente é possível a cumulação de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde. Não há a possibilidade de se acumular cargo técnico com cargo ou emprego privativo da área de saúde.

20
Q

Com o advento da EC 101, os Policiais Militares e Bombeiros Militares dos Estados passaram a ter a possibilidade de acumular seu cargo público com: 01 cargo de professor; 01 cargo técnico ou científico; 01 cargo ou emprego privativo de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

A

CERTO

21
Q

É constitucional lei estadual que proibiu o corte de energia elétrica durante a pandemia da Covid-19

A

CORRETA

Atendida a razoabilidade, é constitucional legislação estadual que prevê a vedação do corte do fornecimento residencial dos serviços de energia elétrica, em razão do inadimplemento, parcelamento do débito, considerada a crise sanitária. STF. Plenário. ADI 6588/AM, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 28/5/2021 (Info 1019).

22
Q

É inconstitucional Lei estadual que responsabiliza Estado-membro por danos causados a pessoas presas na ditadura

A

ERRADO

É constitucional a Lei nº 5.751/98, do estado do Espírito Santo, de iniciativa parlamentar, que versa sobre a responsabilidade do ente público por danos físicos e psicológicos causados a pessoas detidas por motivos políticos. STF. Plenário. ADI 3738/ES, Rel. Min. Marco Aurélio, julgado em 3/11/2020 (Info 997).

23
Q

É competência exclusiva da União registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios.

A

ERRADO

É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios;

24
Q

Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade.

A

CERTO

25
Q

O deferimento de sequestro de rendas públicas para pagamento de precatório deve se restringir às hipóteses enumeradas taxativamente na Constituição Federal.

A

CERTO

O deferimento de sequestro de rendas públicas para pagamento de precatório deve se restringir às hipóteses enumeradas taxativamente na Constituição Federal de 1988.RE 840.435/RS, relator Ministro Dias Toffoli, julgamento virtual finalizado em 22.9.2023 (Info 1109- STF)

26
Q

Lei estadual pode criar cadastros de pedófilos e de pessoas condenadas definitivamente por violência contra a mulher

A

CERTO

É constitucional lei estadual que institui cadastro de pessoas com condenação definitiva por crimes contra a dignidade sexual praticados contra criança ou adolescente ou por crimes de violência contra a mulher, desde que não haja publicização dos nomes das vítimas ou de informações que permitam a sua identificação.
STF. Plenário. ADI 6.620/MT, Rel. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 22/04/2024 (Info 1133).

27
Q

A transferência da execução de pena viola o núcleo do direito fundamental contido no art. 5º, LI, da CF/88, pois há entrega de brasileiro nato condenado criminalmente para cumprimento de pena em outro país.

A

ERRADO

NÃO fere
NÃO há entrega

O sistema de contenciosidade limitada adotado pelo Brasil em matéria de homologação de sentença penal estrangeira impede a rediscussão do mérito da ação penal que resultou na condenação do cidadão brasileiro.
A Lei nº 13.445/2017, ao permitir a transferência de cumprimento de pena, representa uma maior efetividade dos princípios da razoável duração do processo, evitando a incidência do bis in idem internacional.
STJ. Corte Especial. HDE 7.986-EX, Rel. Min. Francisco Falcão, julgado em 20/3/2024 (Info 805).

28
Q

Não há dever legal de repor verbas recebidas de boa-fé para custear direitos fundamentais de natureza essencial

A

CERTO

Dada a proteção constitucional conferida ao direito à vida, à saúde e à boa-fé, o segurado de plano de saúde está isento de devolver produtos e serviços prestados em virtude de provimento jurisdicional para custear direitos fundamentais de natureza essencial, ainda que, à época do provimento, o medicamento ou serviço não possuíssem o respectivo registro nos órgãos competentes.
STF. 2ª Turma. RE 1.319.935 AgR ED/SP, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 19/09/2023 (Info 1109).

29
Q

A decisão judicial, como regra, deve determinar medidas pontuais, bem como apontar as finalidades a serem alcançadas e determinar à Administração Pública que apresente um plano e/ou os meios adequados para alcançar o resultado.

A

ERRADO

em lugar de determinar medidas pontuais, deve apontar as finalidades !

cabe ao órgão julgador determinar a finalidade a ser atingida, mas não o modo como ela deverá ser alcançada, privilegiando medidas estruturais de resolução de conflito. Estabelecida a meta a ser cumprida, diversos são os meios com os quais se pode implementá-la, cabendo ao administrador optar por aquele que considera mais pertinente e eficaz. STF. Plenário. RE 684.612/RJ, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, redator do acórdão Min. Roberto Barroso, julgado em 01/7/2023 (Repercussão Geral – Tema 698) (Info 1101).

30
Q

A complementação ao FUNDEF realizada a partir do valor mínimo anual por aluno fixada em desacordo com a média nacional impõe à União o dever de suplementação de recursos, ainda que tal obrigação imposta por título executivo judicial não se sujeita a sistemática dos precatórios

A

ERRADO

Sendo tal obrigação imposta por título executivo judicial, aplica-se a sistemática dos precatórios, nos termos do art. 100 da Constituição Federal.
STF. Plenário. RE 635.347/DF, Rel. Min. Roberto Barroso, julgado em 01/7/2023 (Repercussão Geral – Tema 416) (Info 1101).

31
Q

É constitucional lei estadual que obriga empresas do setor têxtil a identificarem as peças de roupa com etiquetas em braile ou outro meio acessível que atenda as pessoas com deficiência visual.

A

CERTO

Essa lei não viola os princípios da livre iniciativa (arts. 1º, IV; e 170, “caput”), da livre concorrência (art. 170, IV), da propriedade privada (art. 170, II) e da isonomia (arts. 5º, “caput”; e 19, III).
A norma também não invade a competência privativa da União para legislar sobre comércio interestadual (art. 22, VIII).
STF. Plenário. ADI 6.989/PI, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 19/6/2023 (Info 1099).

32
Q

Nas demandas judiciais envolvendo medicamentos ou tratamentos padronizados: a composição do polo passivo deve observar a repartição de responsabilidades estruturada no Sistema Único de Saúde, salvo isso implique deslocamento de competência, cabendo ao magistrado verificar a correta formação da relação processual;

A

ERRADO

AINDA QUE IMPLIQUE

STF. Plenário. RE 1366243 TPI-Ref, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 19/04/2023.

33
Q

Nas demandas judiciais relativas a medicamentos não incorporados: devem ser processadas e julgadas pelo Juízo, estadual ou federal, ao qual foram direcionadas pelo cidadão, sendo vedada, até o julgamento definitivo do Tema 1.234 da Repercussão Geral, a declinação da competência ou determinação de inclusão da União no polo passivo;

A

CERTO

STF. Plenário. RE 1366243 TPI-Ref, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 19/04/2023.

34
Q

É inconstitucional, por ofensa a Lei Federal nº 10.169/2000, a criação, por lei estadual, de fundo de apoio ao registro das pessoas naturais para compensar a realização dos serviços gratuitos notariais.

A

ERRADO

  • é constitucional, finalidade social para viabilizar a realização dos serviços e assegurar a gratuidade ( info 1130 STF)