4. Sujeitos do processo Flashcards
(41 cards)
Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu é indispensável nas hipóteses de ____________ ou ________.
composse ou de ato por ambos praticado.
O Município será representado, ativa e passivamente, em juízo, por seu _______, _________ ou _________.
prefeito, procurador ou Associação de Representação de Municípios, quando expressamente autorizada.
Verificada a incapacidade processual ou a irregularidade da representação da parte, o juiz __________ e __________.
suspenderá o processo e designará prazo razoável para que seja sanado o vício.
C/E
Os honorários advocatícios não podem ser fixados com base em equidade nas causas de grande valor concreto.
Verdadeiro (art. 85, § 6º-A, CPC).
É proibida a apreciação equitativa dos honorários mesmo quando o valor atualizado da causa for liquidável, salvo nas causas de inestimável ou irrisório proveito econômico, ou, ainda, quando o valor da causa for muito baixo.
C/E
Em ação para remoção de conteúdo ofensivo, não há litisconsórcio passivo necessário entre o provedor de aplicação e o autor da mensagem.
Certo.
A audiência poderá ser adiada se houver atraso injustificado de seu início em tempo superior a _____do horário agendado.
30 minutos.
C/E
Caso haja acordo entre as partes na audiência de instrução, elas ficarão dispensadas do pagamento de eventuais custas processuais remanescentes.
Certo.
C/E
A boa-fé é exigível de qualquer pessoa que participe do processo, inclusive testemunhas, peritos e tradutores, sob pena de multa, a ser fixada pelo juiz, por litigância de má-fé.
Errado.
Só responde por litigância de má-fé autor, réu e interveniente.
C/E
Não será devido o recolhimento de custas iniciais complementares na homologação de pedido de desistência do processo em que a parte contrária ainda não tenha sido citada.
Certo. Info 762.
C/E
No CDC e na ação civil pública só haverá condenação em honorários sucumbenciais se houver má-fé
Certo.
C/E
A sentença que liminarmente julgar a pretensão improcedente, na forma do Art. 332 do Código de Processo Civil, deve condenar a parte autora sucumbente em honorários advocatícios.
ERRADO.
A sentença que liminarmente julgar a pretensão improcedente, na forma do art. 332 do Código de Processo Civil, não deve condenar a parte autora sucumbente em honorários advocatícios porque o réu não chegou a integrar o processo.
C/E
No cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública que enseje a expedição de precatório não serão devidos honorários, desde que inexistente impugnação.
Certo.
Na ação de indenização por ato ilícito ______, o percentual de honorários incidirá sobre a soma das prestações vencidas acrescida de ___________.
contra pessoa;
12 (doze) prestações vincendas.
Consequência da prática de ato atentatório à dignidade da justiça
Aplicação de multa em favor da União ou do Estado em até 20% (vinte por cento) do valor da causa
Hipóteses configuradoras de ato atentatório à dignidade da justiça (3)
Não cumprir com exatidão as decisões jurisdicionais, de natureza provisória ou final;
Criar embaraços à sua efetivação;
Praticar inovação ilegal no estado de fato de bem ou direito litigioso.
Diferença entre ato atentatório à dignidade da justiça e litigância de má-fé
C/E
Se a transação ocorrer antes da sentença, as partes ficam dispensadas do pagamento das custas processuais remanescentes, se houver.
Certo.
Art. 90, § 3º
C/E
Incumbe ao juiz dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito, inclusive após encerrado o prazo regular.
Errado.
Art. 139. O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste Código, incumbindo-lhe:
VI - dilatar os prazos processuais e alterar a ordem de produção dos meios de prova, adequando-os às necessidades do conflito de modo a conferir maior efetividade à tutela do direito;
Parágrafo único. A dilação de prazos prevista no inciso VI somente pode ser determinada antes de encerrado o prazo regular.
Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o ________.
terceiro grau, inclusive
Ex. Se for primo do juiz não há impedimento.
C/E
O impedimento e a suspeição do juiz para o processamento e julgamento da causa são hipóteses de rescindibilidade da sentença de mérito transitada em julgado.
ERRADO.
Apenas o impedimento do juiz é hipótese de rescindibilidade da sentença de mérito transitada em julgado (art. 966, II, CPC).
C/E
Reconhecido o impedimento ou a suspeição, o tribunal fixará o momento a partir do qual o juiz não poderia ter atuado, declarando nulos os atos do juiz, se praticados quando existente o motivo de impedimento ou de suspeição.
CERTO.
art. 146, § 6º Reconhecido o impedimento ou a suspeição, o tribunal fixará o momento a partir do qual o juiz não poderia ter atuado.
§ 7º O tribunal decretará a nulidade dos atos do juiz, se praticados quando já presente o motivo de impedimento ou de suspeição.
C/E
A alegação de suspeição será ilegítima se a parte que a alega houver praticado ato que signifique manifesta aceitação do arguido.
Certo.
Art. 145 § 2º Será ilegítima a alegação de suspeição quando:
I - houver sido provocada por quem a alega;
II - a parte que a alega houver praticado ato que signifique manifesta aceitação do arguido.
Hipóteses de suspeição do juiz (4)
I - amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados;
II - que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio;
III - quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive;
IV - interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.
Hipóteses de impedimento do juiz (9)
I - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como membro do Ministério Público ou prestou depoimento como testemunha;
II - de que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão;
III - quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;
IV - quando for parte no processo ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;
V - quando for sócio ou membro de direção ou de administração de pessoa jurídica parte no processo;
VI - quando for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de qualquer das partes;
VII - em que figure como parte instituição de ensino com a qual tenha relação de emprego ou decorrente de contrato de prestação de serviços;
VIII - em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório; (Vide ADI 5953)
IX - quando promover ação contra a parte ou seu advogado.