Pele E Anexos Flashcards

1
Q

Palidez generalizada

A

Observada em toda a pele, por diminuição de hemácias na microcirculação cutânea e subcutânea. Pode ser causada por dois mecanismos: vasoconstrição generalizada por estímulos neurohormonais, acontecendo em estados de susto, choque, nas crises dolorosas excruciantes, nas crises de feocromocitoma, nos estados lipotimossincopais, entre outros; pode ser causada ainda por diminuição do número real de hemácias como é observado nas anemias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Palidez segmentar

A

Restrito a partes ou segmentos corporais. Causada geralmente por isquemia e obstrução de artérias e vasos sangüíneos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Vermelhidão ou eritrose

A

É o exagero da coloração rósea da pele e indica aumento da quantidade de sangue na rede vascular, seja por vasodilatação ou aumento da quantidade de sangue.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Vermelhidão ou eritrose generalizada

A

Observada em pacientes febris, expostos prolongadamente ao sol, estados policitêmicos, escarlatina, eritrodermia, pênfigo foliáceos, entre outras afecções que comprometem a pele.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Vermelhidão ou eritrose segmentar ou localizada

A

Pode ter fugaz ou duradoura. Afecções incluem eritema palmar, hepatopatias crônicas e acrocianose - caracterizada frialdade persistente e cianose das extremidades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Cianose

A

Cor azulada ou arroxeada, perceptível quando a concentração de hemoglobina reduzida atinge níveis maiores do que 5 mg/ dL no sangue. Pode ser central, periférica, mista ou por alterações na hemoglobina - como nas talassemias, anemias falciformes, ligação de compostos químicos. Na cianose central buscar por alterações de coloração nas mucosas, extremidades, pontas dos dedos, malares, esclera. Quando é periférica está mais restrita a extremidades e é geralmente causada por isquemia ou obstrução de vasos que nutrem essas extremidades ou ainda por estase sangüínea. Exemplo típico de cianose mista, envolvendo os dois primeiros tipos, é a insuficiência cardíaca congestiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Pápulas

A

São elevações sólidas da pele, de pequeno tamanho - até um centímetro de diâmetro - superficiais, bem delimitadas, com bordas facilmente percebidas ao se passar a polpa dos dedos. Podem ser punitformes, um pouco maiores ou lenticuladas, planas ou acuminadas, da cor da pele, róseas, arroxeadas ou azuis. Dermatoses em que se observam pápulas: picada de inseto, blastomicose, leishmaniose, verrugas, erupções medicamentosas, acne, hanseníase.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Tubérculos

A

São lesões sólidas, circunscritas, medindo mais que um centímetro de diâmetro, situadas na derme. A consistência pode ser mole ou firme. Pele circunjacente pode ter coloração amarelada, acastanhada ou normal. Observada em: tuberculose, sífilis, esporotricose, sarcoidose e tumores.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Nódulos, nodosidade e goma

A

São formações sólidas observadas na hipoderme, quando são pequenos são chamadas de nódulos, quando maiores, de nodosidade. Quando apresentam-se com aspecto mais amolecido, com ulcerações e eliminação de material semissólido é chamado de goma. Podem ser de consistência amolecida ou mais enrijecida. A pele circunjacente pode ser normal, eritematosa ou arroxeada. Dermatoses em que se observam nódulos e nodosidades: furúnculo, eritema nodoso, sífilis, hanseníase, bouba, cisticercose, epiteliomas.. Dermatoses em que se observam goma: sífilis, tuberculose e micoses profundas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Vegetações

A

Sao formações sólidas, salientes, lombulares, filiformes ou em couve-flor, de aspecto amolecido, agrupadas em maior ou menos quantidade. Dermatoses: verrugas, bouba, sífilis, leishmaniose, blastomicose, tuberculose, granuloma venéreo, neoplasias e dermatites medicamentosas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Vesícula

A

É uma elevaçãona pele, circunscrita, com diâmetro menor do que um centímetro, contendo uma coleção líquida em seu interior. Pode ocorrer na varicela, no herpes zóster, em queimaduras, no eczema e nas tinhas ( infecções micóticas superficiais).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Bolha

A

Também é uma elevação na pele, circunscrita, contendo uma coleção liquida em seu interior, diferenciando-se da vesícula pelo tamanho, é maior do que um centímetro de diâmetro. Pode ocorrer em queimaduras, no pênfigo foliáceo, em piodermites, em alergias medicamentosas. Seu conteúdo pode ser claro, turvo, purulento, ou vermelho-escuro - hemorrágico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Pústula

A

É uma vesícula purulenta. Surge na varicela, no herpes-zóster, em queimaduras, em piodermites, na acne pustulosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Abscesso

A

São coleções líquidas purulentas, localizadas entre a derme e a hipoderme, elevadas, circunscritas, mais ou menos proeminentes, de proporções variáveis e flutuantes. Observada em furunculose, hidradenite, blastomicose, abscesso tuberculoso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Queratose

A

São alterações de espessura na pele caracterizadas pelo espessamento da camada córnea. Exemplo mais comum é o calo, mas também pode pode ser observada nas palmas, na planta dos pés. Afecções mais comuns: queratoses senil, queratodermia palmoplantar, ictiose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Espessura ou Infiltração

A

É o aumento da consistência e da espessura da pele, que se observa deprimível, com desaparecimento dos sulcos e limites imprecisos. Exemplo mais comum é a hanseníase Virchowiana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Liquenificação

A

Pele torna-se espessa, geralmente em virtude de uma grande coçadura em uma determinada área, em que se observam acentuação das estrias da pele, formando uma espécie de quadriculada sobre ele como se estivéssemos observando-a com uma lupa. Exemplo: eczema liquenificado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Esclerose

A

Há aumento da consistência da pele, de modo que ela se encontra aderida aos planos e tecidos profundos, com pouca mobilidade e prgueamento observável pelo pinçamento com a ponta dos dedos. Exemplo: esclerodermia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Edema

A

Acumulo de liquido no espaço intersticial. Visto em varias afecções como na filariose, na síndrome de milroy, na ICC, entre outros.

20
Q

Atrofias

A

Pele torna-se lisa, fina, adelgaçada, translúcida e pregueada. Pode ser fisiológica como no atrofia senil ou determinadas por agentes mecânicos ou físicos, estrias atróficas, radiodermite. Exemplo: estrias, abdome de mulheres gravidas, pessoas que tenham tido o abdome muito distendido.

21
Q

Escamas

A

São lâminas de epiderme que tendem a se desprender da superfície cutânea. Quando ocorrem em farelo é chamada de furfuráceas, quando em tiras foliáceas. Caspa, ptiríase vesicolor, psoríase queimadura da pele por sol.

22
Q

Erosão ou exulceração

A

É o desprendimento da camada mais superficial da pele. Pode ser de origem traumática, nesse caso é chamada de escoriação, ou pode decorrer do rompimento de uma vesícula, bolha ou pústula. Quando se regenera não deixa cicatriz.

23
Q

Úlcera ou ulceração

A

É a perda da camada da pele até atingir a derme. Esse é o fator que a diferencia da escoriação. Quando se regenera deixa cicatriz. Causas: leishmaniose, ulcera crônica, lesões malignas da pele.

24
Q

Fissuras ou rágades

A

É a perda de substancias linear, superficial ou profunda na pele, sem que haja qualquer tipo de intervenção de qualquer instrumento cortante. Localizam-se geralmente em dobras. Grávidas, ascites.

25
Q

Crostas

A

É a formação de uma capa sobre uma lesão da pele, feita a partir do ressecamento de substancias serosas, purulentas ou sanguinolentas. Pode estar firmemente aderida à pele ou não. São encontradas na fase final de regeneração ou cicatrização, impetigo, pênfigo foliáceo e nos eczemas.

26
Q

Escaras

A

É uma porção de tecido necrosado, separado de tecido sadio por um sulco, formado em decorrência de pressão, fricção ou cisalhamento da região, pode estar em formato de agulha ou de placas. É observada no idoso, em imobilizados por um longo período de tempo.

27
Q

Cicatriz

A

É a deposição de tecido fibroso sobre uma região cujo tecido tenha sido lesado. Pode apresentar tamanho e formas variados, pode ser deprimida, profunda, pigmentada, em queilode.

28
Q

Queloide

A

É um tecido fibroso rico em colágeno, saliente, hipertrófico, com bordas róseo-vermelhas, bem delimitadas, com freqüência apresentando ramificações curtas. Observada em lesões e agressões extensas da pele, queimaduras, ferimentos, invenções cirúrgicas.

29
Q

Leucoplasia

A

É o aparecimento de manchas brancas na mucosa, geralmente em decorrência de queratose, paraqueratose, hiperplasia ou neoplasias do epitélio mucosa, pode ter causado ainda por ulcerações vasculares da mucosa e fibroesclerose da lâmina própria. Apresenta etiologia multifatorial, mas suas causas mais comuns incluem tabaco, álcool, entre outros.

30
Q

Onicodistrofia

A

Alteração da estrutura emda forma da lâmina ungueal. Pode ser causada por traumatismo, isquemia de membros ou extremidades, psoríase.

31
Q

Onicólise

A

Deslocamento lamina ungueal leito ungueal, pode ser na parte distal, lateral. Causas: hipertireoidismo ( unhas de Plummer) psoríase, tireotoxicose, hiperatividade simpática

32
Q

Onicogrifose

A

Crescimento e espessamento da unha, em garra, do Zé do Caixão.

33
Q

Hiperqueratose subungueal

A

Depósito subungueal torna ela mais espessa, comum na onicomicose, na doenca de Darier, ptiríase rubra pilar

34
Q

Hipocratismo digital

A

Unha em baqueta de tumor e unha e, vidro de relógio. Causado por causas sistêmicas, como problemas cardíacos e pulmonares. Sinal de Schamroth é usado ara e verificar se há hipocratismo digital. Também pode estar relacionado a cirrose hepática, cardiopatia congênita, neoplasia maligna pulmonar, doenças inflamatórias intersticiais,

35
Q

Coiloníquia

A

Unha em formato de colher, indicativo de condições crônicas como anemia ferropriva e crônicas.

36
Q

Leuconíquia

A

Manchas brancas na unha. Se for em algumas, pode ser indicativo de microtrauma. Se for em todas, indicativo de insuficiência hepática.

37
Q

Síndrome da Unha Amarela

A

Doença caracerizada pela tríade: linfedema, derrame pleural e unhas distróficas de crescimento lento coloração amarela. Relacionadaba afecções pulmonares crônicas, doenças autoimunes e malignidade crônica de estados de imunedeficiencia.

38
Q

Onicofagia

A

Hábitos to de comer as unhas , causada por ansiedade.

39
Q

Paroníquia

A

Paciente come a pele ao redor dos dedos, causa inflamação. Causas: ansiedade.

40
Q

Onicriptose

A

Unha encravada. Crescimento de granuloma e pele no canto da unha.

41
Q

Unha em telha

A

Sugestivo de onicomicose.

42
Q

Onicorrexe

A

São fissuras longitudinais localizados na lâmina ungueal. Não tem repercussão clínica.

43
Q

Onicomadase

A

Descolamento e caimento da lamina ungueal. Observado no pênfigo ou no penfigoide, na necrose epidérmica tóxica.

44
Q

Unhas de Lyndsay

A

Palidez em metade da unha.

45
Q

Unhas de Terry

A

Unha toda branca, hipoalbuminemia.

46
Q

Paquioníquia

A

Doença genética caacterizada pelo espessamento da unha e unha disforme.