Pediatria (HCPA; AMRIGS; PUCRS) Flashcards

1
Q

AMRIGS/2017

1) Qual das vacinas abaixo está contraindicada para um paciente em quimioterapia?
a. Rubéola.
b. Hepatite B.
c. Tétano.
d. Influenza.
e. Pneumococo.

A

Resposta A

  • Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola – SCR): contém vírus vivos atenuados
  • Difteria, coqueluche e tétano (DTP): composta dos toxoides inativdas
  • Hepatite B: contém partículas virais inativadas
  • Influenza: constituídas pelo polissacarídeo capsular - PRP (poliribosil-ribitol-fosfato), conjugado quimicamente a uma proteína carreadora.
  • Pneumococo:
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

AMRIGS/2014

2) Menina de 3 anos, previamente hígida, eutrófica e sem vacinação contra Rotavírus, chega à unidade de pronto atendimento com vômitos e diarreia iniciados há 2 dias. Ao exame físico, apresenta-se intranquila, irritada, olhos discretamente encovados, ao sinal da prega esta desaparece lentamente (em menos de dois segundos). Ao ser oferecido água, ela bebe rápida e avidamente. A mãe relata ausência de sangue e/ou pus nas fezes e destaca a presença de outros casos semelhantes na creche. Considerando o quadro descrito, o tratamento inicial recomendado é:
a. Vacinação contra Rotavírus.
b. Dieta isenta de leite e derivados.
c. Ampicilina endovenosa.
d. Hidratação endovenosa.
e. Reidratação por via oral.

A

Resposta E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

AMRIGS/2019

3) Qual das alternativas abaixo sobre vacinas na infância está CORRETA?
a. A vacina contra febre amarela deve ser evitada nos primeiros seis meses de vida pelo risco de associação com encefalite.
b. Em crianças prematuras, deve-se iniciar o esquema completo de vacinação somente após esta atingir 2 kg.
c. Crianças que receberam tratamento sistêmico com corticoide durante cinco dias não devem receber vacinas nos próximos 30 dias.
d. Crianças desnutridas não devem receber vacinas que contenham vírus vivos atenuados.

A

Resposta A

CCQ: ++saber que a vacina da febre amarela está associada a encefalite.++

As bancas das principais provas do país costumam cobrar mais do que conhecer o calendário vacinal. Em geral, cobram conhecimentos diversos sobre os riscos, indicações e contra indicações da vacina.

A vacinação contra febre amarela ocorre aos 9 meses de idade e pode causar “Doença Neurológica Associada à Vacina” (DNA): que consiste em sintomas neurológicos diversos, como convulsões, torpor, meningismo, associada a febre e que ocorre entre 7 a 21 dias após a aplicação. A ocorrência de DNA está associada à faixa etária, de forma que a incidência do evento adverso diminui muito com vacinação ocorrendo após 9 meses de vida. Alternativa A - correta.

O calendário vacinal de recém nascidos deve ser seguido independentemente do fato de serem prematuros. A vacinação contra BCG, apesar de não haver contra indicação absoluta, é recomendada pelo PNI apenas em bebês com mais de 2 Kg. Alternativa B - incorreta.

Atualmente, pode haver contraindicação à imunização com vacinas de vírus vivo atenuado se uso de corticoide em doses maiores que 2mg/kg/dia por mais de 14 dias OU uso maior de 20 mg por dia, por mais de 14 dias. Alternativa C - incorreta.

O estado nutricional não deve contraindicar vacinação. Na verdade, em casos de desnutrição, mesmo grave, é muito importante que o calendário vacinal esteja completo. Alternativa D - incorreta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

AMRIGS/2018

4) Analise as seguintes assertativas referentes às vacinas na infância:

I.Em prematuros, deve-se aplicar as vacinas considerando a idade corrigida e não a cronológica.;

II. A BCG não deve ser aplicada em crianças com menos de 2 Kg.;

III. História ou diagnóstico clínico pregresso de tuberculose, coqueluche, tétano, difteria, sarampo, rubéola ou caxumba não constituem contraindicações à aplicação das respectivas vacinas em crianças que não as receberam. Quais estão corretas?

a. Apenas I.
b. Apenas I e II.
c. Apenas I e III.
d. Apenas II e III.
e. I, II e III.

A

Resposta D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

AMRIGS/2014

5) Quais vacinas são indicadas para o Recém-Nascido (RN)?
a. Pólio e hepatite B.
b. Pólio e rotavírus.
c. BCG e rotavírus.
d. Meningocócica e Pneumocócica.
e. BCG e Hepatite B.

A

Resposta E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

HCPA/2014

1) Sobre imunização de recém-nascido pré-termo realizada no seguimento ambulatorial, assinale a assertiva CORRETA.
a. As vacinas devem ser aplicadas de acordo com a idade corrigida da criança, pois toda capacidade de resposta imunológica é prematura.
b. A vacina contra hepatite B é recomendada somente quando a mãe for HBsAG positiva.
c. A vacina BCG está contraindicada antes dos 6 meses de idade corrigida.
d. A vacina BCG poderá ser aplicada mesmo em recém-nascido internado em Unidade de Tratamento Intensivo, principalmente se houver história materna de tuberculose.
e. A imunização deve estar adequada à idade cronológica da criança, devendo-se atualizar todas as vacinas eventualmente atrasadas tão logo a criança receba alta hospitalar, inclusive a BCG.

A

Resposta E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

HCPA/2014

2) Sobre coqueluche, assinale a assertiva correta.
a. Imunização ativa produz imunidade permanente.
b. Encefalopatia é a complicação mais frequente.
c. Apneias, crises de cianose e gasping intermitente são manifestações comuns da doença em pacientes nos primeiros 6 meses de vida.
d. Sulfametoxazol + trimetoprim é o antimicrobiano de escolha para crianças com menos de 2 meses de vida.
e. Prematuridade constitui contraindicação para vacina de células inteiras.

A

Resposta C

Coqueluche:

Clínica. A infecção afeta principalmente a traqueia e os brônquios, provocando o sinal típico da doença, a tosse seca. Observam-se três fases clínicas: 

  • Fase Catarral: inicia-se com febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Dura em média 1 a 2 semanas. Com a evolução a tosse piora em frequência e intensidade, até que surgem os acessos de tosse (paroxismos) que caracterizam a fase seguinte. 
  • Fase Paroxística: marcada pelos acessos de tosse seca intensa, durante os quais o paciente não consegue inspirar, e frequentemente, fica com a face congesta e cianótica. Ao final, apresenta uma inspiração súbita e forçada, produzindo um ruído característico: o guincho. Pode haver vômitos ao final dos acessos de tosse. A febre é baixa ou ausente. Esta fase dura em média 2 a 6 semanas. 
  • Fase de Convalescença: os acessos de tosse diminuem e dão lugar à tosse comum. Pode durar de 2 a 6 semanas. Como o período da convalescença é prolongado, outras infecções respiratórias poderão acontecer neste período, e reagudizar a tosse. 

Lactentes jovens (< 6 meses) podem apresentar uma forma grave de coqueluche, e até mesmo letal.

Tratamento. O tratamento é feito com eritromicina na dose de 40-50 mg/kg/dia 6/6 horas por 14 dias. A imunoglobulina humana não tem valor terapêutico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

HCPA/2015

3) Assinale a assertiva correta sobre a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).
a. Dentre os principais eventos adversos atribuíveis à vacina, a síndrome de Guillan-Barré é o mais prevalente.
b. O objetivo da vacina é prevenção de câncer de endométrio, cujo desenvolvimento está relacionado à infecção pelo HPV.
c. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a vacinação a partir dos 14 anos de idade, para ambos os sexos.
d. Há duas vacinas disponíveis, bivalente e quadrivalente; ambas protegem contra os tipos 16 e 18 do vírus.
e. Imunossupressão e amamentação são contraindicações ao uso da vacina.

A

Resposta D

  1. CCQ: questão direta sobre vacinação do HPV. Para realizá-la, vamos relembrar as principais características dessa vacina que podem cair na sua prova!
    - Para que serve? Proteção contra o papilomavírus humano (HPV), principal agente relacionado à gênese do câncer de colo de útero.
    - Para quem está indicada? Meninas de 9-14 anos, meninos de 11-14 anos e pessoas com HIV de 9-26 anos, pelo PNI. Na rede particular pode ser aplicada em qualquer pessoa entre 9 e 26 anos.
    - Existe mais de um tipo de vacina? Sim, existem dois: a bivalente (protege contra os subtipos 16 e 18) e a quadrivalente (protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18). Os 16 e 18 são os principais relacionados ao aparecimento do câncer de colo uterino. Já os 6 e 11 se relacionam ao aparecimento de verrugas genitais.
    - Como é feita a vacina? é aplicada IM, em duas doses, com pelo menos seis meses de intervalo entre cada dose. Esses são os principais conceitos que você precisa lembrar para a prova. Vamos agora analisar as alternativas:

A)Síndrome de Guillain-Barré é a principal complicação: errado! A principal complicação é local, sendo dor e hiperemia as principais queixas. A síndrome de Guillain-Barré geralmente não é associada nem à vacina do HPV nem às demais vacinas, sendo mais comum após algumas infecções por vírus naturais. Alternativa A incorreta.

B) Principal indicação dessa vacina é proteger contra câncer de endométrio: errada também! A vacina do HPV é para prevenir infecção pelos subtipos que mais levam ao desenvolvimento de displasias e câncer de colo de útero. O câncer de endométrio não se associa a esse tipo de infecção, sendo mais comum em mulheres obesas na pós-menopausa. Alternativa B incorreta.

C) A SBP recomenda a vacina a partir dos 14 anos: errado. Sabemos que 14 anos é a idade limite para os jovens receberem a vacina pelo PNI (à excessão dos HIV+ que podem receber até os 26 anos). Os jovens recebem a partir dos 9 anos (meninas) ou 11 anos (meninos). Alternativa C incorreta.

D) Há duas vacinas disponíveis, bivalente e quadrivalente; ambas protegem contra os tipos 16 e 18 do vírus: correta! A bivalente protege somente contra os tipos 16 e 18, e a quadrivalente protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18. Alternativa D correta.

E) Amamentação e imunossupressão contraindicam a vacina: errado! A vacina é liberada para ambos os casos. Ela deve ser evitada somente se hipersensibilidade a algum dos componentes vacinais, reação alérgica prévia à primeira dose ou gestação em curso.

Alternativa E incorreta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

PUC - RS/2017

1) Três crianças estão internadas no mesmo quarto nas seguintes condições: - Criança X, 11 meses, está realizando segunda sessão de pulsoterapia por doença de Still, forma grave.; - Criança Y, 3 anos, está em final de tratamento de pielonefrite aguda.; - Criança Z, 4 anos, encontra-se em fase pós-operatória de cirurgia ortopédica.; Durante a internação, a criança Y desenvolve varicela. A prescrição indicada para as crianças X e Z, respectivamente, é:
a. aImunoglobulina específica e vacina contra varicela na X; vacina contra varicela na Z.
b. Apenas imunoglobulina específica na X; vacina contra varicela na Z.
c. Imunoglobulina específica e aciclovir oral nas duas.
d. Vacina contra varicela e aciclovir oral nas duas.
e. Apenas imunoglobulina específica nas duas.

A

Resposta B

Vacina Varicela Pós-exposição:

  • é indicada a partir do 1º caso, no período máximo de até 4 semanas do último.
  • Serão vacinadas as crianças na faixa etária de 9 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, suscetíveisa varicela.
  • Também serão vacinados funcionários suscetíveis e que tiveram contato com o caso.
  • As gestantes e pessoas imunodeprimidas que tiveram contato com os casos receberão a Ig específica (VZIg) no período hábil para bloqueio (96 horas).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

PUC - RS/2019

2) Em relação às situações especiais em imunizações, afirma-se:

I. Lactente amamentando seu filho de 4 meses não deve receber a vacina da febre amarela.

II. Os contatos de imunodeprimidos devem receber as vacinas da varicela e a orall da poliomielite.

III. Os prematuros com peso superior a 2 kg recebem vacinas nas doses usuais conforme a idade cronológica.

Estão corretas as afirmativas

a. I e II, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II e III apenas.
d. I, II e III.

A

Resposta B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

PUC - RS/2017

3) Escolar de 7 anos, HIV positivo, é criado por tia que teve diagnóstico recente de tuberculose bacilifera. Ele tem vacinação em dia, está assintomático e tem radiografia de tórax normal. Recomenda-se, então:
a. Reavaliação em 4 semanas.
b. Isoniazida por pelo menos 6 meses.
c. Tratamento com esquema tríplice: RHZ.
d. Prova tuberculínica para tomada de decisão.
e. Tratamento com esquema quádruplo: RHZE.

A

Resposta B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

AMRIGS/2015

1) Os micronutrientes (vitaminas e minerais) desempenham importante papel no crescimento e desenvolvimento das crianças. Sendo assim, associe os achados clínicos listados na Coluna 1 com os micronutrientes na Coluna 2. Coluna 1: 1. São fatores inibidores para sua absorção, fitatos, cafeína e sais de cálcio. 2. Sua deficiência é a principal causa de Xeroftalmia. 3. Sua ação fundamental no organismo é antioxidante e manifestações clínicas ocorrem mais comumente em recém-nascidos prematuros. 4. Sua deficiência pode ocasionar anorexia, perda de peso, fadiga fácil e, até mesmo, insuficiência cardíaca. 5. Os achados clínicos mais frequentes de sua carência são queilose, queilite angular, glossite, palidez de mucosas e manifestações oculares, como sensibilidade à luz. Coluna 2: ( ) Vitamina A. ( ) Vitamina B1. ( ) Vitamina B2. ( ) Vitamina E. ( ) Ferro. A ordem correta de preenchimento dos parênteses é:
a. 5 – 2 – 1 – 4 – 3
b. 2 – 4 – 5 – 3 – 1
c. 1 – 5 – 2 – 3 – 4
d. 3 – 4 – 5 – 2 – 1
e. 4 – 2 – 1 – 5 – 3

A

Resposta B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

AMRIGS/2018

2) Analise as situações abaixo em relação à puberdade: I. Surgimento de características sexuais secundárias antes dos 8 anos nas meninas e dos 9 anos nos meninos.; II. Ausência de mamas a partir dos 13 anos ou de pelos púbicos a partir dos 14 anos no sexo feminino.; III. Ausência de pelos púbicos a partir dos 14 anos e seis meses ou aumento do volume testicular a partir dos 14 anos no sexo masculino. Em quais situações devemos suspeitar de anormalidade da puberdade?
a. Apenas I.
b. Apenas I e II.
c. Apenas I e III.
d. Apenas II e III.
e. I, II e III.

A

Resposta E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

AMRIGS/2017

3) Durante a puberdade, o ganho de peso e estatura, respectivamente, em relação ao peso e estatura final é de, aproximadamente:
a. 35% e 25%.
b. 25% e 35%.
c. 50% e 20%.
d. 20% e 50%.
e. 40% e 30%.

A

Resposta C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

AMRIGS/2019

4) O ____ que se altera mais ____ nas doenças da infância é um indicador sensível a ____ prazo, e o _____, a ____ prazo. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
a. Peso – tardiamente – longo – comprimento – curto.
b. Comprimento – tardiamente – curto – peso – longo.
c. Peso – precocemente – curto – comprimento – longo.
d. Comprimento – precocemente – curto – peso – longo.

A

Resposta C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

AMRIGS/2016

5) O acompanhamento característico de uma criança de _____________ meses incompletos é usar as mãos, as colocando frequentemente na boca, junto com roupas e qualquer outro objeto ao seu alcance. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
a. 0 a 3
b. 3 a 6
c. 6 a 9
d. 9 a 12
e. 12 a 15

A

Resposta B

17
Q

AMRIGS/2019

6) O início da puberdade em meninos é marcado por:
a. Aumento do volume dos testículos.
b. Aparecimento de pelos pubianos.
c. Aumento do comprimento do pênis.
d. Aumento da espessura do pênis.

A

Resposta A

18
Q

AMRIGS/2016

7) A obesidade, como uma doença grave e epidemiologicamente crescente, deve ser prevenida e identificada em todas as fases da vida. Dessa forma, é correto afirmar que:
a. Deve-se iniciar no pré-natal o incentivo ao aleitamento materno, mas desestimulado em mães com IMC abaixo de 18 Kg/m2 pelo risco de desnutrição materna.
b. Aos seis meses, o bebê em aleitamento deve receber alimentos complementares ricos em laticínios para evitar carências nutricionais.
c. Até os dois anos, a criança deve receber leite materno complementado por alimentação exclusiva ao bebê, pois necessita de um balanço energético adequado.
d. O pré-escolar, principalmente próximo aos 2 anos, quando há uma desaceleração fisiológica da curva de crescimento, tem tendência a desviar atenção dos alimentos. Nessa fase, se deve orientar os pais e cuidadores a oferecer alimentos mais apetitosos e estimulantes, pois estão em fase de aprendizagem e grande desenvolvimento neuronal.
e. Na fase pré-escolar e escolar, as crianças começam as trocas de informações e ideias, dessa forma, as creches, escolas e famílias devem estar atentas para interações sociais, promovendo a manutenção de bons hábitos alimentares, de saúde bucal e exercícios lúdicos como pular corda, dançar e correr.

A

Resposta E

19
Q

AMRIGS/2018

8) Menina de 15 anos e 2 meses vem à consulta por ainda não ter menstruado. Apresenta curva de crescimento de peso e altura dentro da normalidade e idade óssea de acordo com a idade cronológica. Tem uma irmã mais jovem que menstruou aos 12 anos de idade. Ao exame físico, apresenta desenvolvimento mamário e pelos pubianos no estágio IV de Tanner e vulva de aspecto normal. Em relação ao caso clínico, analise as assertivas abaixo: I. Trata-se de atraso puberal, devendo-se iniciar a investigação etiológica. II. O diagnóstico é de amenorreia primária, cuja etiologia provável é a síndrome de Rokitansky. III. Pode ser apenas um atraso menstrual fisiológico. Na persistência da amenorreia após os 16 anos, deve-se iniciar a investigação. Quais são corretas?
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II.
e. I, II e III.

A

Resposta C

20
Q

AMRIGS/2016

9) Em relação ao crescimento na puberdade, é correto afirmar que:
a. Nos meninos, costuma ocorrer mais cedo e com maior magnitude do que nas meninas.
b. A idade de início e a velocidade das mudanças variam entre os indivíduos, independentemente de fatores hereditários ou nutricionais.
c. O pico de velocidade do crescimento costuma ser de 9 cm/ano em meninas e de 10,3 cm/ano em meninos.
d. Durante a puberdade, há um ganho de 35% da estatura final.
e. Durante a puberdade, ocorre um significativo ganho de peso de 25% do peso final.

A

Resposta C

21
Q

AMRIGS/2015

10) Criança de três anos apresenta peso de 18 Kg (> + 2 escores Z), altura de 1,0 metro (> -2 e < + 2 escores Z) e IMC de 18 (<+2 e >+1 escores Z). Como você classifica, conforme a Caderneta de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, respectivamente, o peso, a altura e o IMC para a idade dessa criança?
a. Peso elevado para a idade, altura adequada para a idade e risco de sobrepeso.
b. Peso elevado para idade, altura adequada para a idade e obesidade.
c. Peso adequado para idade, altura adequada para a idade e IMC adequado.
d. Peso elevado para idade, altura elevada para a idade e IMC adequado.
e. Peso elevado para idade, altura baixa para a idade e sobrepeso.

A

Resposta A

22
Q

HCPA/2019

1) Anemia ferropriva é uma condição prevalente, especialemente em crianças entre zero e 2 anos, tornando-se um problema de saúde pública. Assinale a assertiva correta quanto às orientações do Ministério da Saúde para suplementação profilática de ferro nos primeiros 2 anos de vida.
a. Está indicada suplementação de sulfato ferroso na dose de 2 mg/kg/dia para prematuros e com peso de nascimento acima de 1.500 g a partir dos 6 meses de idade, independentemente do tipo de leite recebido.
b. Está indicada suplementação de ferro para crianças nascidas a termo na dose de 3-5 mg/kg/dia a partir dos 6 meses de idade, independentemente do tipo de leite recebido.
c. Não há necessidade de suplementação de ferro para crianças alimentadas com fórmulas infantis contendo concentração-padrão de ferro, o que corresponde a um volume mínimo de 500 ml/dia de fórmula láctea.
d. Não é necessária suplementação de ferro para crianças nascidas a termo em aleitamento materno, pela alta biodisponibilidade desse elemento no leite materno.
e. Suplementação intermitente de sulfato ferroso (1, 2 ou 3 vezes/semana) pode ser uma opção conforme o desejo do cuidador, pois se mostra tão eficiente quanto a suplementação diária.

A

Resposta C

23
Q

HCPA/2017

2) Paciente de 15 anos e 6 meses, com 1,62 m e 55 kg, consultou por ainda não ter menstruado. A irmã menstruara aos 14 anos, e a mãe, aos 15 anos. Relatou apresentar excelente desempenho escolar e jogar handebol por sua escola. Estava preocupada porque todas as colegas já tinham menstruado. A telarca ocorreu aos 11 anos, a pubarca aos 13 e houve crescimento de 7 cm no último ano. Os caracteres sexuais secundários estão em M4 e P4 pelos critérios de Tanner. O exame ginecológico revelou pêlos de distribuição ginecoide e hímen pérvio. Qual a conduta mais adequada neste momento?
a. Solicitar dosagem de LH e FSH e realizar raio X de punhos para a idade óssea.
b. Solicitar ultrassonografia pélvica e dosagem de LH e FSH.
c. Iniciar terapia hormonal combinada imediatamente para evitar ganho estatural exagerado.
d. Tranquilizar a paciente e solicitar ultrassonografia pélvica.
e. Tranquilizar a paciente e orientar retorno em 6 meses.

A

Resposta E

24
Q

HCPA/2019

3) Em uma consulta de um lactante de 7 meses de idade, nascido a termo, a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor mostrou reflexo de Moro presente simetricamente, firmeza de cabeça e capacidade de procurar som emitido, objetos fora do alcance e de rolar no leito. Contudo o paciente não sentava sem apoio, não engatinhava nem falava palavras-frase e parecia incomodado com a presença do médico, como se estivesse “estranhando”. Que característica, dentre as abaixo, justificaria o encaminhamento do paciente para avaliação de um neropediatra?
a. Não sentar sem apoio.
b. Não engatinhar.
c. Não falar palavras-frase.
d. Comportar-se como se estivesse estranhando o médico.
e. Apresentar reflexo de Moro.

A

Resposta E

25
Q

HCPA

/

2019

4) Lactente de 8 meses de idade, que está em aleitamento materno e recebe alimentação complementar com almoço, jantar e 2 papas de frutas por dia, foi trazido à consulta de rotina. A mãe questionou sobre o aparecimento do primeiro dente e sobre os cuidados que deveriam ser tomados. Ao exame físico, percebeu-se uma erupção de metade do incisivo central inferior. Assinale a assertiva que contempla a orientação mais adequada a ser dada sobre a higiene oral dessa criança.
a. O cuidador deve passar apenas pano com água no dente, especialmente após a alimentação complementar.
b. O cuidador deve proceder à escovação dentária com escova de cerdas macias e usar, também, creme dental sem flúor, por se tratar de criança com menos de 1 ano.
c. O cuidador deve proceder à escovação dentária com escovas de cerdas macias e creme dental com flúor (em concentração > 1.000 ppm de flúor), na quantidade de aproximadamente 0,1 g (tamanho de um grão de arroz).
d. O cuidador deve proceder à escovação dentária com escova de cerdas macias e creme dental com flúor (em concentração > 1.000 ppm de flúor), na quantidade de aproximadamente 0,3 g (tamanho de um grão de ervilha).
e. O cuidador deve proceder à escovação dentária com escova de cerdas macias e usar, também, creme dental com flúor (em concentração < 1.000 ppm de flúor), na quantidade de aproximadamente 0,3 g (tamanho de um grão de ervilha).

A

Resposta C

26
Q

HCPA/2016

5) Considere as assertivas abaixo sobre suplementação de ferro na infância. I - Está indicada para uma criança de 9 meses de idade, recebendo leite materno e com práticas de alimentação complementar saudáveis; II - Está indicada para um criança de 10 meses de idade, recebendo cerca de 500 ml de fórmula infantil e com práticas de alimentação complementar saudáveis; III - Está indicada para uma criança de 20 meses de idade, recebendo leite de vaca e com práticas de alimentação saudáveis. Quais estão corretas?
a. Apenas I
b. Apenas II
c. Apenas III
d. Apenas I e III
e. I, II e III

A

Resposta D

27
Q

HCPA/2016

6) Que situação clínica, dentre as abaixo, é a mais comum em uma criança com regressão ou perda de seus marcos de desenvolvimento?
a. Síndrome dismórfica
b. Doença neurológica de depósito
c. Translocação cromossômica
d. Exposição teratogênica durante o desenvolvimento fetal
e. Defeito da migração celular do sistema nervoso central

A

Resposta B

28
Q

HCP/2014

7) Considere as manifestações dermatológicas abaixo. I - Dermatite flaky-paint; II - Rash petequial na região glútea; III - Piodermite nucal. Quais delas são características de kwashiorkor?
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II.
e. I, II e III.

A

Resposta A

29
Q

HCPA/2016

8) Assinale a alternativa que contempla os achados esperados para uma criança de 8 meses de idade com desenvolvimento neuromotor adequado.
a. Reflexo de Moro presente, fixação do olhar, pescoço firme e capacidade de sentar, inclinando-se para frente.
b. Reflexo de Moro presente, fixação do olhar, pescoço firme e capacidade de sentar sem apoio e engatinhar sem destreza.
c. Reflexo de Moro ausente, fixação do olhar, pescoço firme e capacidade de sentar, inclinando-se para frente sem apoio.
d. Reflexo de Moro ausente, fixação do olhar, pescoço firme e capacidade de sentar somente com apoio.
e. Reflexo de Moro ausente, sem fixação do olhar, pescoço firme e capacidade de sentar sem apoio.

A

Resposta C

30
Q

HCPA

/

2019

9) Adolescente de 13 anos veio à consulta por baixa estatura. Negou doenças prévias e relatou ter desempenho escolar adequado. Ainda não ocorrera a menarca. A altura do pai era 175 cm, e a da mãe, de 165 cm. O exame físico revelou que a paciente encontra-se no estágio de Tanner M1P1. Seu peso era de 60 kg, a altura de 143 cm (escore Z -2), com velocidade de crescimento de 2 cm/ano nos últimos 2 anos, e o IMC de 29,3 kg/m² (escore Z > + 2). Para confirmação do diagnóstico mais provável, que conduta, dentre as abaixo, é fundamental?
a. Solicitar cariótipo.
b. Solicitar teste com estímulo para hormônio do crescimento.
c. Solicitar ressonância magnética de sela túrcica e dosagem de prolactina sérica.
d. Solicitar tomografia de crânio e dosagem de cortisol sérico.
e. Reavaliar a velocidade de crescimento em 3 meses e tranquilizar a adolescente por ainda faltar tempo para a menarca.

A

Resposta A

31
Q

HCPA

/

2019

10) Associe as vitaminas (coluna da esquerda) aos quadros clínicos decorrentes de sua deficiência (coluna da direita). 1- Vitamina A; 2- Niacina; 3 - Cobalamina; 4 - Tiamina; 5 - Vitamina C; ( ) Pelagra; ( ) Encefalopatia de Wernicke-Korsakoff; ( ) Anemia megalobástica. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é
a. 1 - 4 - 2
b. 2 - 4 - 3
c. 2 - 5 - 1
d. 4 - 2 - 1
e. 4 - 5 - 3

A

Resposta B

32
Q

HCPA

/

2019

1) Durante a consulta de uma criança de 4 anos, os pais comentaram que o filho passava cerca de 4 horas por dia com aparelhos eletrônicos, como televisão, videogames, celulares e tablets. Todas as alternativas abaixo são orientações importantes a serem dadas pelo médico visando à saúde das crianças em meio à era digital, exceto uma. Assinale-a.
a. Não é recomendável que crianças com menos de 10 anos tenham televisão ou computador em seus quartos.
b. Deve-se limitar o tempo de exposição às mídias eletrônicas ao máximo de 2 horas e meia por dia para crianças de 2-5 anos.
c. Deve-se evitar o uso de meios eletrônicos durante as refeições.
d. Para que as crianças tenham sono adequado, recomenda-se que não sejam expostas a meios eletrônicos em 1-2 horas antes de dormir.
e. Crianças possuirem smartphones próprios antes dos 12 anos possivelmente constitui determinante para o surgimento de obesidade infantil, dificuldades de aprendizagem, problemas com sono e transtornos de déficit de atenção.

A

Resposta B

33
Q

HCPA

/

2019

5) Considere as assertivas sobre tratamento profilático de enxaqueca em crianças e adolescentes. I - As indicações para o tratamento devem considerar a ocorrência de 2-3 crises/mês, de crises que interferem no desempenho adequado das atividades diárias e de crises que se acompanham de alterações sensitivas ou motoras. II - Bloqueadores dos canais de cálcio, betabloqueadores, anti-histamínicos, antidepressivos tricíclicos ou anticonvulsivantes podem ser utilizados. III - A duração do tratamento recomendado situa-se na faixa de 1-3 meses. Quais são corretas?
a. Apenas I
b. Apenas II
c. Apenas III
d. Apenas I e II
e. I, II e III

A

Resposta D

34
Q

PUC - RS

/

2018

1) Em relação ao transtorno do espectro autista, afirma-se: I. A prevalência é maior em meninas. ; II. É caracterizado por déficits na comunicação e na interação social. ; III. O diagnóstico diferencial inclui surdez congênita ou distúrbio auditivo grave. Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

A

Resposta D

35
Q

PUC - RS

/

2017

2) Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor, na maioria das crianças, nos dois primeiros anos de vida, afirma-se: I. Aos 2 meses, espera-se que apresente sustento cefálico e sorriso social. II. Aos 15 meses, deve ser capaz de deambular sozinho, montar torres de 3 cubos e responder ao própio nome. III. Aos 24 meses, já deve ser capaz de correr sem dificuldade e apresentar um vocabulário de 50 palavras. Está/Estão correta (s) a (s) afirrmativa (s):
a. I, apenas.
b. II, apenas.
c. III, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e III.

A

Resposta E