SIMULADÃO 8 - ERROS Flashcards

1
Q

De acordo com o Decreto 94.536, na organização dos cursos deverão ser considerados, entre outros, os seguintes condicionantes, exceto: *
0/1
a) Pré-requisitos exigidos dos alunos
b) Desenvolvimento da ciência e da tecnologia
c) Tipo de nível do ensino a ser ministrado
d) Objetivo a ser alcançado
e) Avaliação do corpo docente

A

Correct answer
e) Avaliação do corpo docente

Art. 11. Na organização dos cursos deverão ser considerados, entre outros, os seguintes condicionantes: Guarde as palavras-chaves:
I - Objetivo a ser alcançado;
II - Pré-requisitos exigidos dos alunos;
III - Desenvolvimento da ciência e da tecnologia;
IV - Tipo de nível do ensino a ser ministrado;
V - Disciplinas e práticas educativas, obrigatórias, facultativas e optativas;
VI - Duração do curso, currículo e programas de ensino;
VII - Atividades complementares, nelas incluídos os estágios de aplicação; e
VIII - Avaliação do rendimento da aprendizagem e do desempenho dos alunos nos estágios a que forem submetidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual definição não está de acordo com a NORMAM-04/DPC? *
0/1
a) DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE PARA TRANSPORTE DE PETRÓLEO - É o documento que atesta a conformidade da embarcação que transporta mais de 200m3 de petróleo e seus derivados, como carga, com os requisitos estabelecidos nas normas em vigor aplicáveis ao transporte a granel de petróleo e seus derivados.
b) DECLARAÇÃO PROVISÓRIA PARA TRANSPORTE DE PETRÓLEO - É o documento, com validade de até noventa dias, que autoriza a operação da embarcação até a emissão da Declaração de Conformidade para Transporte de Petróleo.
c) EMBARCAÇÃO EM CONDIÇÃO “LAID-UP” - É a embarcação em situação especial, caracterizada pela paralisação de sua condição normal de operação comercial.
d) CERTIFICADO ESTATUTÁRIO - É o certificado emitido compulsoriamente para uma embarcação em cumprimento ao estabelecido em convenções e códigos internacionais e na regulamentação nacional aplicável.
e) CERTIFICADO DE AUTORIZAÇÃO DE AFRETAMENTO (CAA) - É o documento emitido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que formaliza a autorização de afretamento de embarcação de bandeira estrangeira para operar nas navegações de cabotagem, apoio marítimo, apoio portuário e interior.

A

Correct answer
c) EMBARCAÇÃO EM CONDIÇÃO “LAID-UP” - É a embarcação em situação especial, caracterizada pela paralisação de sua condição normal de operação comercial. => DEFI DE FORA DE OPE

0119 - EMBARCAÇÃO EM CONDIÇÃO “LAID-UP”
É a embarcação temporariamente docada ou atracada em instalações portuárias ou estaleiros, parcialmente ou totalmente desguarnecida, que esteja aguardando o seu retorno às atividades comerciais.

0118 - EMBARCAÇÃO FORA DE OPERAÇÃO
É a embarcação em situação especial, caracterizada pela paralisação de sua condição normal de operação comercial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

De acordo com a NORMAM-08/DPC, assinale a alternativa que apresenta um escopo da Certificação ISO 9001 da empresa interessada em ser Provedor de Serviço STB para que seja validada sua documentação perante à DPC: *
0/1
a) Provisão de serviços de transferência de carga
b) Movimentação de substâncias perigosas
c) Movimentação de carga
d) Transporte por navegação interior intermunicipal ou interestadual
e) Navegação de apoio marítimo

A

Correct answer

d) Transporte por navegação interior intermunicipal ou interestadual

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
De acordo com a NORMAM-15/DPC, complete a lacuna e assinale a alternativa correta: A pressão do teste hidrostático da CH deverá respeitar as determinações estabelecidas na norma técnica utilizada no seu projeto e construção. Na ausência de projeto de construção, o teste deverá ser efetuado a uma pressão de \_\_\_\_\_\_ a pressão máxima de trabalho. *
0/1
a) 0,5
b) 1,0
c) 1,5
d) 2,0
e) 2,5
A

Correct answer

c) 1,5

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

De acordo com a NORMAM-08/DPC, a quem compete autorizar a operação STB: *
0/1
a) Somente as Capitania dos Portos
b) Somente as Capitanias dos Portos e suas Delegacias
c) Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências
d) Diretor de Portos e Costas
e) Comandante do Distrito Naval

A

Correct answer
b) Somente as Capitanias dos Portos e suas Delegacias

compete AUT OPE STB⇒ CP/DL, AG⇒ NÃO
compete AUT OPE STS⇒ DPC com anuência do DN

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

De acordo com a NORMAM-17/DHN, assinale a alternativa incorreta: *
1/1
a) LH realizados em AJB com a participação de organizações estrangeiras, governamentais ou privadas, ressalvados os LH decorrentes de acordos ou tratados internacionais em vigor, dependerá de prévia Autorização do Presidente da República, por proposta do Ministério da Defesa (MD).
b) Os LH decorrentes de acordos ou tratados internacionais em vigor, embora não dependam de prévia autorização do Presidente da República, estarão sujeitos ao controle da Marinha do Brasil (MB).
c) O pedido de Autorização deverá ser encaminhado ao Diretor do Centro de Hidrografia da Marinha, com antecedência mínima de 180 (cento e oitenta) dias para o início previsto dos serviços.
d) Caso a EE já tenha recebido 1 (uma) sanção de “Advertência”, a cada nova infração, em um período igual ou inferior a 12 (doze) meses, será aplicada a sanção de “Suspensão”, por até 3 (três) meses, da concessão de novas autorizações.
e) A EE que realizar um LH de Categoria “B” deverá em até 6 (seis) meses após o término do prazo autorizado para execução do LH, enviar ao CHM o Relatório Final do LH, em formato impresso e digital, escrito em língua portuguesa e assinado pelo Responsável Técnico.

A

(E) 3 MESES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

De acordo com a NORMAM-04/DPC, a respeito da Perícia em Plataformas, Navios Sonda, Unidades de Produção e Armazenamento (FPSO) e Unidades de Armazenamento de Petróleo, podemos informar que: *
0/1
a) Após a análise dos documentos e da verificação da inexistência de deficiências, ou de que as deficiências observadas na perícia foram sanadas, à CP/DL emitirá a Declaração de Conformidade para Operação de Plataformas (Statement of Compliance for Offshore Installation) para a unidade, com validade de dois anos a contar da data da perícia.
b) Quanto aos Sistemas, serão baseadas principalmente na análise do relatório da última docagem (survey report), bem como, da inspeção visual geral da unidade.
c) Quanto a Estrutura, inspeção visual e operacional de sistemas de navegação, prevenção da poluição, carga e lastro, gás inerte e lavagem de tanques com óleo cru (COW), amarração, movimentação de pessoal e carga, comunicações, propulsão e sistema de governo e condições gerais.
d) A CP/DL divulgará e manterá atualizada na internet a listagem com navios autorizados para efetuar transporte de petróleo, seus derivados e biocombustíveis.
e) As perícias serão realizadas por perito das CP/DL antes do início de qualquer operação, inclusive aquelas destinadas ao posicionamento e comissionamento das unidades.

A

Correct answer
e) As perícias serão realizadas por perito das CP/DL antes do início de qualquer operação, inclusive aquelas destinadas ao posicionamento e comissionamento das unidades.

(A) 1 ANO
(B) QUANTO A ESTRUTURA
(C) QUANTO AO SISTEMA
(D) DPC

a) Quanto aos Certificados
Verificação dos Certificados Estatutários previstos nas convenções
internacionais das quais o governo brasileiro é signatário, bem como os certificados de
classe e de registro da embarcação.
b) Quanto à Estrutura
A inspeção estrutural de plataformas, navios sonda, FPSO e FSO serão
baseadas principalmente na análise do relatório da última docagem (survey report), bem
como, da inspeção visual geral da unidade.
Poderá ser exigido, contudo, o aprofundamento da inspeção mediante
solicitação de exames ou testes nos casos em que existam indícios que a estrutura não
corresponda essencialmente ao apresentado no relatório.
c) Quanto aos Sistemas
Inspeção visual e operacional de sistemas de navegação, prevenção da
poluição, carga e lastro, gás inerte e lavagem de tanques com óleo cru (COW),
amarração, movimentação de pessoal e carga, comunicações, propulsão e sistema de
governo e condições gerais.
d) Quanto aos Procedimentos operacionais
Deverão ser verificados os sistemas de gerenciamento de segurança, carga e
descarga, transbordo de pessoal e carga e demais instruções e procedimentos
operacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

De acordo com a NORMAM-06/DPC, marque a alternativa incorreta: *
0/1
a) É proibido à OR subcontratar vistoriadores não exclusivos para a realização de vistorias rádio.
b) (FALTOU ESSE TRECHO)OBSERVAÇÃO ÉEvidência Objetiva que, apesar de não caracterizar uma não conformidade, deva ser registrada para caracterizar condição ou fato existente durante a execução de auditorias
c) Monitoramento é o acompanhamento das atividades realizadas pelas OR, a fim de verificar o cumprimento dos requisitos das convenções internacionais e das Normas da Autoridade Marítima.
d) Acordo de Reconhecimento é o documento firmado entre a Autoridade Marítima Brasileira e a organização reconhecida para atuar em seu nome, que estabelece o escopo e as condições específicas de cada reconhecimento.
e) Certificadora é a organização que possua a capacidade comprovada de manter uma embarcação sob certificação estatutária. Tratada como OR quando reconhecida para atuar em nome da AMB.

A

Correct answer
a) É proibido à OR subcontratar vistoriadores não exclusivos para a realização de vistorias rádio.

É PERMITIDO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
De acordo com a NORMAM-10/DPC, é vedada a alteração ou a remoção de qualquer parte do sítio arqueológico submarino, ficando a empresa promotora da excursão, com base no artigo 70, §2º, da Leino 9.605/98, responsável pela fiscalização desse procedimento. O infrator será passível de multa, a ser aplicada pelo(a): *
1/1
a) CP/DL/AG
b) Órgão Ambiental competente
c) Autoridade Portuária
d) Diretoria de Portos e Costas
e) Chefe do Estado-Maior da Armada
A

(b)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

De acordo com a Lei 7.273, é incorreto afirmar que: *
0/1
a) O auxílio poderá consistir em simples comunicação do fato à autoridade naval, ou em providências que possibilitem o recebimento da informação, em tempo hábil, por essa autoridade.
b) A obrigação de prestar auxílio cessa desde que o obrigado tenha conhecimento de que este serviço não é mais necessário, ou quando dispensado pelo Comandante da embarcação assistida ou pela autoridade naval.
c) Para efeitos desta Lei, a palavra “navio” é empregada, genericamente, para designar toda construção suscetível de se locomover na água, quaisquer que sejam suas características.
d) O pedido de auxílio que for feito, sem que haja real ameaça de perigo da vida humana, obrigará a indenização dos recursos empregados no atendimento daquela solicitação.
e) Nada é devido pela pessoa salva, independentemente de sua nacionalidade, posição ou importância, e das circunstâncias em que foi encontrada.

A

Correct answer
c) Para efeitos desta Lei, a palavra “navio” é empregada, genericamente, para designar toda construção suscetível de se locomover na água, quaisquer que sejam suas características.

§ 2º - Para efeitos desta Lei, a palavra “embarcação” é empregada, genericamente, para designar toda construção suscetível de se locomover na água, quaisquer que sejam suas características.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Marque a alternativa incorreta, de acordo com a Lei 9.432: *
0/1
a) Independe de autorização o afretamento de embarcação de bandeira brasileira para a navegação de longo curso, interior, interior de percurso internacional, cabotagem, de apoio portuário e de apoio marítimo.
b) A empresa brasileira de navegação poderá afretar embarcações brasileiras e estrangeiras por viagem, por tempo e a casco nu.
c) O afretamento de embarcação estrangeira por viagem ou por tempo, para operar na navegação interior de percurso nacional ou no transporte de mercadorias na navegação de cabotagem ou nas navegações de apoio portuário e marítimo, bem como a casco nu na navegação de apoio portuário, depende de autorização do órgão competente.
d) As embarcações estrangeiras somente poderão participar do transporte de mercadorias na navegação interior de percurso nacional, bem como da navegação de apoio portuário e da navegação de apoio marítimo, quando afretadas por empresas brasileiras de navegação.
e) A operação ou exploração do transporte de mercadorias na navegação de longo curso é aberta aos armadores, às empresas de navegação e às embarcações de todos os países, observados os acordos firmados pela União, atendido o princípio da reciprocidade.

A

Correct answer
d) As embarcações estrangeiras somente poderão participar do transporte de mercadorias na navegação interior de percurso nacional, bem como da navegação de apoio portuário e da navegação de apoio marítimo, quando afretadas por empresas brasileiras de navegação. => não é interior e sim cabotagem, interior perc nac e ap portu e mari.

Art. 10. Independe de autorização o afretamento de embarcação:
I - de bandeira brasileira para a navegação de longo curso, interior, interior de percurso internacional, cabotagem, de apoio portuário e de apoio marítimo;
II - estrangeira, quando não aplicáveis as disposições do Decreto-lei nº 666, de 2 de julho de 1969, e suas alterações, para a navegação de longo curso ou interior de percurso internacional;
III - estrangeira a casco nu, com suspensão de bandeira, para a navegação de cabotagem, navegação interior de percurso nacional e navegação de apoio marítimo, limitado ao dobro da tonelagem de porte bruto das embarcações, de tipo semelhante, por ela encomendadas a estaleiro brasileiro instalado no País, com contrato de construção em eficácia, adicionado de metade da tonelagem de porte bruto das embarcações brasileiras de sua propriedade, ressalvado o direito ao afretamento de pelo menos uma embarcação de porte equivalente.
Empresa brasileira que afreta embarcação estrangeira a casco nu com suspensão de bandeira (limite):
2x o TPB das embarcações semelhantes que estão sendo construídas no Brasil (encomendadas pela empresa) + 1/2 do TPB das embarcações brasileiras de propriedade da empresa.
*direito de afretar uma embarcação com TPB equivalente.

Art. 7º As embarcações estrangeiras somente poderão participar do transporte de mercadorias na navegação de cabotagem e da navegação interior de percurso nacional, bem como da navegação de apoio portuário e da navegação de apoio marítimo, quando afretadas por empresas brasileiras de navegação, observado o disposto nos arts. 9º e 10.
Embarcações estrangeiras transportando mercadorias: cabotagem, interior de percurso NACIONAL, apoio portuário e apoio marítimo SOMENTE afretadas por empresa BRASILEIRA.
Exceção: acordos internacionais dando idêntico privilégio

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com o ISPS Code, Parte “B”, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma medida de proteção de acesso às instalações portuárias no nível 2 de proteção: *
1/1
a) designar pessoal extra para vigiar pontos de acesso e patrulhar barreiras em perímetros.
b) limitar o número de pontos de acesso às instalações portuárias e identificar aqueles que devem ser fechados e os meios de fechá-los.
c) prover meios de impedir o movimento através dos pontos de acesso restantes, por exemplo, através de barreiras de proteção.
d) aumentar a freqüência de revistas de pessoas, objetos pessoais e veículos
e) suspensão das operações do porto em todas as instalações portuárias ou em parte das mesmas.

A

E

NÍVEL 3

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

De acordo com o Decreto 4.136, a definição incorreta é: *
1/1
a) plataforma é a instalação ou estrutura, fixa ou móvel, localizada em águas sob jurisdição nacional, destinada a atividade direta ou indiretamente relacionada com a pesquisa e a lavra de recursos minerais oriundos do leito das águas interiores ou de seu subsolo ou do mar, da plataforma continental ou de seu subsolo.
b) mistura oleosa é a mistura de água e óleo, em qualquer proporção.
c) descarga é qualquer despejo, escape, derrame, vazamento, esvaziamento, lançamento para fora ou bombeamento de substâncias nocivas ou perigosas, em qualquer quantidade, a partir de um navio, porto organizado, instalação portuária, duto, plataforma ou suas instalações de apoio.
d) instalação portuária ou terminal é a instalação explorada por pessoa jurídica de direito público ou privado, dentro ou fora da área do porto organizado, utilizada na movimentação e armazenagem de mercadorias destinadas ou provenientes de transporte aquaviário.
e) vistoria ambiental é o instrumento pelo qual se avalia os sistemas de gestão e controle ambiental em porto organizado, instalação portuária, plataforma e suas instalações de apoio e dutos, a ser realizada por órgão ou setor que não esteja sendo objeto da própria auditoria, ou por terceira parte.

A

E

AUDITORIA AMBIENTAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q
De acordo com a NORMAM-11/DPC, o interessado no lançamento e instalação de petrechos para atração e/ou captura de pescado deverá apresentar à CP/DL/AG um Termo de Compromisso assinado pelo interessado ou seu representante legal, comprometendo-se a realizar inspeções: *
0/1
a) bimestrais
b) trimestrais
c) semestrais
d) mensais
e) anuais
A

Correct answer
e) anuais

PA de BOIA

ANUAL/SEMESTRAL

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly