a estrutura e as funções das células do SN Flashcards
o que é o soma e qual a sua função?
O soma é o corpo celular. Ele é o centro metabólico das células e possui a função de sintetizar as proteínas neuronais, pela renovação celular e pela recepção de estímulos (junto aos dendritos). Além disso, o soma é constituído de substância cinzenta.
o que é um dendrito e qual a sua função?
Dendritos são prolongamentos que se ramificam a partir do soma e são responsáveis por receber sinais de outras células neuronais.
qual nome das células que captam as informações, em forma de luz, ondas sonoras, odores, sabores do meio ambiente?
neurônios sensoriais
qual nome das células que controlam os movimentos que ocorrem devido a contrações musculares?
neurônios motores
onde estão localizados os interneurônios?
os interneurônios estão totalmente localizados no sistema nervoso central
qual a função dos interneurônios?
os interneurônios são responsáveis pela: percepção, aprendizagem, memória, decisão e controle de comportamentos complexos.
o que é um axônios e qual a sua função?
Os axônios representam o local onde são gerados os potenciais de ação (sinais celulares) e representam também a principal unidade condutora do neurônio - conduzem sinais elétricos por distâncias curtas e longas. São responsáveis por enviar impulsos elétricos e são constituídos de substância branca.
como funciona o processo do reflexo intersegmentar?
Receptor - neurônio aferente (sensitivo) - internuerônio (neurônio) de associação - neurônio eferente (motor) - músculo efetuador. | O neurônio sensitivo detecta o estímulo, quando os dendritos são estimulados por um sinal, enviam mensagens pelo axônio até o botão terminal, que estão localizados na medula espinhal. Os botões terminais do neurônio sensorial liberam uma substância transmissora que excita o interneurônio, originando mensagens que serão transmitidas pelo seu axônio. Os botões terminais do interneurônio liberam um neurotransmissor que excita o neurônio motor, que então origina mensagens transmitidas pelo seu axônio que se agrega a um nervo e dirige-se ao músculo, provocando a contração do músculo.
o que e quais são as células da glia?
Representam a mais importante célula de sustentação do SNC, são responsáveis pela proteção / tamponamento físico e químico dos neurônios e atuam como faxineiras, destruindo e removendo os restos de neurônios que são mortos por traumatismo ou devido ao envelhecimento. Os tipos mais importantes de células da glia são: astrócitos, oligodendrócitos, microglias e células de Schwann e glia radial.
qual a função dos astrócitos?
Os astrócitos são responsáveis pela proteção e pela sustentação neuronal, por limparem os detritos do cérebro e pelo fornecimento de nutrientes para os neurônios. Os astrócitos formam, também, a barreira seletiva semipermeável entre o sistema circulatório e os neurônios do encéfalo e da medula, a barreira hematoencefálica (BHE)
qual a função dos oligodendrócitos?
Os oligodendrócitos são responsáveis por fornecer suporte aos axônios e também por produzirem a bainha de mielina no sistema nervoso CENTRAL.
qual a função das células de Schwann?
As células de Schwann são responsáveis por isolar eletricamente os axônios e estão presentes somente no sistema nervoso PERIFÉRICO.
o que é a BHE e qual a sua função?
BHE = Barreira Hematoencefálica. A BHE é uma interface que limita e regulas as trocas de substância entre o sangue o sistema nervoso centra. Além disso, possui uma certa permeabilidade seletiva e é responsável por impedir o acesso de substâncias tóxicas ao cérebro.
qual a função das microglias?
As microglias agem como fagócitos, ou seja, são responsáveis por remover dendritos ou neurônios mortos e danificados.
qual a diferença entre os oligodendrócitos e as células de schwann?
Oligodendrócitos: presente apenas no SNC, são capazes de envolver em média axônios cada um e não possuem capacidade regenerativa.
Células de Schwann: presente apenas no SNP, enrolam-se apenas em torno de um axônio e possuem certa capacidade regenerativa.
o que é o potencial de membrana?
Potencial de membrana diz respeito a carga elétrica no interior da membrana, e possui o valor de - 70 mV.
o que é o potencial de repouso e quais suas características?
Potencial de repouso diz respeito ao potencial de membrana de um neurônio que NÃO está sendo alterado por potenciais pós sinápticos excitatórios ou inibitórios. É chamado de potencial de repouso quando NÃO sofre qualquer variação no tempo. Além disso, na célula em repouso existe um excesso de cargas positivas no LEC e um excesso de cargas negativas no LIC (íons k+)
o que é a despolarização e quais são as suas características?
A despolarização acontece quando o potencial de membrana de uma célula sofre uma redução (do negativo em relação ao zero) em relação ao seu potencial de repouso original. É considerada a fase ascendente, ou seja, de subida, e isso ocorre devido a abertura dos canais de sódio e, consequentemente, a entrada (influxo) de Na+ no interior da célula. - 70 para + 35 mV.
o que é a hiperpolarização e quais são as suas características?
Hiperpolarização diz respeito ao potencial de membrana de uma célula que sofre um aumento em relação ao seu potencial de repouso normal, ou seja, a célula fica mais polarizada que o normal. - 70 para - 90 mV.
o que é a repolarização e quais são as suas características?
A repolarização diz respeito ao momento que ocorre logo após a despolarização, e é responsável pela abertura dos canais de potássio, ou seja, pela saída de K+ da célula. + 35 para - 70 mV.
o que é o potencial de ação e quais são as suas características?
Potencial de ação é um impulso elétrico breve que fornece a base para a condução da informação ao longo de um axônio, ou seja, é responsável pelo disparo de um impulso elétrico. O potencial de ação pode ser produzido por qualquer fator que aumente, bruscamente, a permeabilidade da membrana aos íons Na+, uma vez que a membrana em seu potencial de repouso é pouco permeável a esses íons e bastante aos íons K+.
o que é a lei do tudo-ou-nada?
a lei que caracteriza que ou o estímulo é muito forte para despolarizar toda a fibra ou não a despolariza.
o que desencadeia o potencial de ação?
um breve aumento na permeabilidade da membrana ao Na+
o que são canais iônicos dependentes de voltagem?
são canais que são abertos por mudança no potencial da membrana (- 70 mV para + 40 mV)
o que são os nódulos de ranvier?
segmentos que estão entre as porções mielinizadas do axônio, ou seja, porções de axônios descobertos
quais são as características da condução saltatória?
possui uma velocidade maior de propagação (é mais rápida) ao mesmo tempo em que apresenta um menor consumo de energia. Além disso, caracteriza-se pelo isolamento do ponto vizinho de despolarização em função da bainha isolante e assim somente no nodo de ranvier há excitabilidade e troca de íons. Desvantagem: ocupa mais espaço.
o que são potenciais pós sinápticos?
são breves despolarizações ou hiperpolarizações que aumentam ou diminuem a taxa de ativação dos axônios do neurônio pós-sináptico
como são chamadas as células que contém receptores para um determinado hormônio?
células alvo
o que caracteriza um receptor ionotrópico?
é um receptor que contém um sítio de ligação para um neurotransmissor dentro dele
o que caracteriza um receptor metabotrópico?
é um receptor que contém o canal iônico próximo dele
o que caracteriza um PPSE?
É um potencial pós sináptico excitatório, ou seja, age provocando descargas elétricas
quais são os reflexos intra segmentares?
os principais reflexos intra segmentares são: reflexo de estiramento, de apreensão e de piscar
quais são os reflexos inter segmentares?
os principais reflexos inter segmentares são: reflexo de retirada, reflexo postural, de landau, de coçar, de proteção, de vômito e de orientação
quais são as características dos neurotransmissores?
são substâncias que emitem uma informação (ação que inibe ou que excita), além de possuir uma ação de milissegundos
quais são as características dos neuromoduladores?
são substâncias que modulam a ação do neurotransmissor - modulam o tempo ou modula a intensidade, além de possuir uma ação de segundos ou minutos (poucos)