2.Anomalias e Desenvolvimento Pré-Natal Flashcards

(9 cards)

1
Q

O que é uma Anomalia/ um Defeito Congênito?
Diferencie a detecção dos maiores da dos menores

A

São distúrbios do desenvolvimento que estão presentes ao nascimento. Estes, podem ser maiores e claros, sendo detectados mais cedo ou menores, sendo detectados tardiamente ao nascimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cite possíveis causas de defeitos congênitos. Destas, qual é a mais recorrente?

A

Existem causas genéticas (como genes mutados ou anormalidade cromossômica), causas ambientais (como agentes infecciosos ou fármacos) e herança multifatorial, ou seja, fatores genéticos e ambientais associados, sendo esta a mais recorrente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Classifique as Anomalias e defina cada uma dessas classificações

A

Os distúrbios morfológico do desenvolvimento possuem 4 classificações:

Malformação - distúrbio morfológico originado de um processo do desenvolvimento intrinsecamente anormal.

Perturbação - distúrbio morfológico originado de um desarranjo ou de interferência no processo de desenvolvimento que era originalmente normal.

Deformação - Anormalidade na conformação ou no formato ou na posição de uma parte do organismo que é decorrente de força mecânica (exemplo: falta de líquido amniótico)

Displasia - Organização anormal das células e seus resultados morfológicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que determina a suscetibilidade do embrião a um teratógeno?

A

O estágio do desenvolvimento em que o embrião se encontra e entra em contato com o teratógeno.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é o período mais crítico do desenvolvimento pré-natal?

A

Quando a divisão celular, diferenciação celular e morfogênese estão no seu auge.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são os dois sistemas do corpo humano em que ocorre maior frequência de defeitos?
Qual é o primeiro sistema colocado como mais recorrente em anormalidades e porque isso acontece?

A

O Sistema Nervoso e o Sistema Cardíaco.
O Sistema Nervoso está em primeiro como o que mais possui recorrência de anomalias porque seu desenvolvimento se inicia com somente 3 ou 4 semanas (quando, muitas vezes, a mãe ainda não sabe que está grávida e acaba não tomando os devidos cuidados) e além disso, só é finalizado após o nascimento. Devido ao longo período de formação, acaba sendo o mais suscetível a defeitos durante seu desenvolvimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em qual período os agentes teratogênicos mais prejudicam o desenvolvimento e podem causar defeitos congênitos maiores?

A

Com cerca de 3 a 8 semanas, período da organogênese.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que acontece quando um embrião de 1 ou 2 semanas entra em contato com um agente teratogênico?

A

O embrião sobrevive sem que nada aconteça, ou ele morre.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

No período fetal (ex: 30 a 38 semanas) quais órgãos seriam mais afetados no caso de contato com agente teratogênico?

A

Caso um feto entre em contato com um agente teratogênico já no período fetal, como no exemplo de 30 a 38 semanas, alguns órgãos poderiam sofrer anormalidades morfológicas e funcionais, como por exemplo o encéfalo e os olhos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly