Antebraço Flashcards
(16 cards)
Qual a origem comum dos músculos anteriores superiores do antebraço?
Tendão flexor comum no epicôndilo medial (úmero distal)
Qual a inervação motora dos músculos anteriores superiores do antebraço?
Nervo mediano (raizes lateral e medial) e nervo ulnar ( fascículo medial)
Quais os movimentos principais dos músculos anteriores superficiais do antebraço?
Flexão e pronação
Quais os movimentos principais dos músculos posteriores superficiais do antebraço?
Extensão e supinação.
Qual a origem em comum da maioria dos músculos posteriores superficiais do antebraço? Quais são as exceções?
Epicôndilo lateral do úmero.
M. braquioradial e M. Extensor radial longo do carpo, ambos têm origem acima do epicôndilo lateral, na linha supracondilar lateral do úmero.
Qual músculo do antebraço está relacionado à síndrome do túnel cubital? Classifique-o.
Músculos Ancôneo epitroclear.
Posterior superficial do antebraço,com origem no epicôndilo medial do úmero.
Qual o processo que provoca a Síndrome do túnel cubital?
A hipertrofia do músculo ancôneo epitroclear, que pode gerar compressão do nervo ulnar (fascículo medial do plexo braquial) e, por fim, parestesia do dedo anelar (4º) e do dedo mínimo (5º), bem como dor no cotovelo e no antebraço.
Classifique a “tabaqueira anatômica”
Zona epicrítica do nervo radial (fascículo posterior do plexo braquial) formada a partir de músculos posteriores profundos do antebraço.
Qual osso está relacionado ás tendinites de Quervain na região chamada de “tabaqueira anatômica”?
O osso curto do carpo denominado escafóide, à medida que sua fratura pode causar uma inflamação nessa região epicrítica do nervo radial.
Quais são os nervos responsável pela inervação sensitiva do antebraço anterior? Cite as suas origens.
Nervo cutâneo medial, advindo do fascículo medial do plexo braquial e o nervo cutâneo lateral, advindo do fascículo lateral do plexo braquial.
Qual a funcionalidade do nervo radial na região do antebraço? Caracterize-o.
O nervo radial é advindo do fascículo posterior do plexo braquial e tem caráter misto, ou seja, açãosensitiva e motora.No antebraço posterior, tal nervo assume função motora e sensitiva.
Descreva a irrigação do antebraço
A irrigação do antebraço é realizada a partir da artéria braquial (advinda da artéria axilar), a qual sofre um processo de bifurcação na régia chamada de fossa cubital (cotovelo), originando a artéria radial e a artéria braquial. A artéria radial irriga, sobretudo, músculos laterais e se ramifica em artéria recorrente radial e em ramo palmar superficial, o qual é responsável pela irrigação de parte da palma da mão. A artéria ulnar possui maior calibre do que a artéria radial irriga, sobretudo, músculos mediais. além disso, a artéria
Ulnar se ramifica em artéria recorrente ulnar e artérias interosseas comum, anterior e ,posterior.
Cite os cinco nervos principais da inervação do antebraço e suas respectivas origens.
Cutâneo lateral do antebraço, continuação do n músculo cutâneo, originado no fascículo lateral do plexo braquial
Nervo cutâneo medial do antebraço (fascículo medial)
Nervo radial ( fascículo posterior)
Nervo mediano ( fascículo medial e fascículo lateral)
nervo ulnar (fascículo medial)
Qual a aplicação funcional da fossa cubital?
Aferir a pressão arterial, a partir do pulso da Artéria braquial
Quais são as duas principais articulações do antebraço? Cite os seus respectivos tipos e cartilagens.
Articulação rádio ulnar proximal (região do cotovelo) e a articulação rádio ulnar distal (região do punho ) .ambas são do tipo sinovial pivô e constituem cartilagem hialina.
O que há entre o rádio e a ulna? Classifique e cite a sua função.
Menbrana interossea, uma articulação fibrosa sindesmose. Essa menbrana une as diáfises do rádio e da ulna e é responsável pela transmissão de força para a realização de movimentos.