Art 5 DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS Flashcards
(93 cards)
Qual é o princípio fundamental estabelecido no caput do Art. 5º da Constituição Federal?
O Art. 5º estabelece o princípio da igualdade perante a lei, afirmando que todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza.
Quais direitos fundamentais são garantidos pelo Art. 5º da Constituição Federal?
O Art. 5º garante a inviolabilidade dos seguintes direitos fundamentais: vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade.
O Art. 5º da Constituição Federal assegura direitos apenas aos brasileiros?
O Art. 5º assegura direitos tanto aos brasileiros quanto aos estrangeiros residentes no País.
O que significa “inviolabilidade” no contexto do Art. 5º da Constituição Federal?
A “inviolabilidade” significa que os direitos à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade não podem ser violados ou desrespeitados por nenhuma lei ou ação do Estado.
O princípio da igualdade, conforme o Art. 5º, permite algum tipo de distinção perante a lei?
Não. O Art. 5º estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, o que significa que não é permitida qualquer forma de discriminação.
O que é igualdade formal no contexto do Art. 5º da Constituição Federal?
A igualdade formal é a ideia de que todos são iguais perante a lei, sem qualquer distinção. Significa que a lei deve tratar todas as pessoas de maneira idêntica, independentemente de suas diferenças pessoais.
Como se define a igualdade material segundo a interpretação do Art. 5º da Constituição Federal?
A igualdade material busca tratar desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades, promovendo uma igualdade efetiva ao corrigir desigualdades práticas na sociedade.
A igualdade material permite a adoção de políticas diferenciadas para certos grupos? Dê um exemplo.
A igualdade material permite políticas diferenciadas para promover equidade. Exemplo: Cotas para grupos sociais historicamente discriminados, como negros, indígenas, ou pessoas com deficiência.
João, brasileiro, e Maria, estrangeira residente no Brasil, foram vítimas de um crime. João foi protegido pela lei, mas Maria não recebeu o mesmo tratamento legal por ser estrangeira. Essa situação está de acordo com o que estabelece o Art. 5º da Constituição Federal?
O Art. 5º garante a inviolabilidade dos direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade tanto para brasileiros quanto para estrangeiros residentes no país, sem qualquer distinção.
Carlos, ao buscar emprego, foi discriminado por sua religião. Ele recorreu à Justiça, alegando violação ao princípio da igualdade. Com base no Art. 5º da Constituição, Carlos tem razão em sua alegação?
O Art. 5º estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, o que inclui discriminação por motivos religiosos.
Uma empresa pública implementou uma política de cotas para contratação de pessoas com deficiência. Alguns candidatos alegaram que a medida fere o princípio da igualdade. Essa alegação procede, considerando o Art. 5º da Constituição?
Não. A política de cotas está em consonância com o conceito de igualdade material, que permite tratar desigualmente os desiguais para promover a verdadeira equidade.
De acordo com o Art. 5º, inciso I da Constituição Federal, homens e mulheres têm os mesmos direitos e obrigações?
O inciso I do Art. 5º estabelece que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.
Maria foi forçada a assinar um contrato que não queria. De acordo com o Art. 5º, inciso II da Constituição Federal, essa situação é legal?
Não. O inciso II do Art. 5º afirma que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Forçar alguém a assinar um contrato sem base legal é uma violação desse princípio
João foi submetido a um tratamento desumano em uma delegacia. Com base no Art. 5º, inciso III da Constituição Federal, essa prática é permitida?
Não. O inciso III do Art. 5º estabelece que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, tornando essa prática inconstitucional.
Paulo escreveu um artigo crítico sobre um político, mas assinou com um pseudônimo anônimo. Segundo o Art. 5º, inciso IV da Constituição Federal, essa prática é permitida?
Não. O inciso IV do Art. 5º assegura a liberdade de manifestação do pensamento, mas veda o anonimato, ou seja, Paulo deve se identificar.
Em uma empresa pública, homens recebem salários maiores que mulheres para o mesmo cargo e função. Essa prática está de acordo com o Art. 5º, inciso I da Constituição Federal?
O inciso I do Art. 5º estabelece que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição, o que inclui igualdade salarial e de tratamento no trabalho.
Durante uma abordagem policial, um cidadão foi obrigado a confessar um crime que não cometeu, sem qualquer respaldo legal. De acordo com o Art. 5º, inciso II da Constituição Federal, essa conduta é permitida?
Não. O inciso II do Art. 5º determina que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Obrigar alguém a confessar sem base legal é uma violação desse princípio.
Em uma denúncia, foi relatado que presos estão sendo submetidos a condições degradantes na prisão. Segundo o Art. 5º, inciso III da Constituição Federal, essa prática é constitucional?
Não. O inciso III do Art. 5º estabelece que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, sendo inconstitucional qualquer prática que viole esse direito.
Um grupo religioso deseja realizar uma cerimônia pública em um parque municipal, mas a prefeitura local proíbe a realização alegando que pode causar incômodo aos moradores. Diante dessa situação, com base no Art. 5º, inciso VI da Constituição Federal, a prefeitura pode impedir a realização do culto?
Não. O inciso VI do Art. 5º da Constituição Federal garante que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e suas liturgias, na forma da lei. A prefeitura não pode impedir a cerimônia sem uma justificativa legal que respeite esse direito fundamental.
Marcos está internado em um hospital militar e solicita assistência religiosa de sua fé específica, mas o hospital alega que não tem obrigação de fornecer esse serviço. De acordo com o Art. 5º, inciso VII da Constituição Federal, o hospital pode negar a assistência religiosa a Marcos?
Não. O inciso VII do Art. 5º da Constituição Federal estabelece que é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. O hospital tem a obrigação de garantir que Marcos receba assistência religiosa conforme sua crença.
Laura, por motivos de crença religiosa, se recusou a realizar o serviço militar obrigatório, mas também não aceitou cumprir a prestação alternativa definida em lei. Pode Laura ser privada de seus direitos civis em razão dessa recusa, conforme o Art. 5º, inciso VIII da Constituição Federal?
Sim. O inciso VIII do Art. 5º da Constituição Federal diz que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para se eximir de obrigação legal imposta a todos e recusar-se a cumprir prestação alternativa fixada em lei. Laura pode, portanto, ser privada de direitos por se recusar a cumprir tanto o serviço militar quanto a prestação alternativa.
Um artista plástico deseja exibir uma obra em praça pública, mas é informado que precisa de uma licença da prefeitura para tal. Com base no Art. 5º, inciso IX da Constituição Federal, essa exigência é válida?
Não. O inciso IX do Art. 5º da Constituição Federal estabelece que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. A exigência de licença para exibir a obra viola esse direito constitucional.
Uma revista publicou uma matéria falsa sobre Carlos, expondo detalhes íntimos de sua vida pessoal, o que lhe causou grande prejuízo moral e à sua imagem. Carlos pode exigir reparação conforme o Art. 5º, inciso X da Constituição Federal?
Sim. O inciso X do Art. 5º da Constituição Federal assegura que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, garantindo o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Carlos pode, portanto, exigir indenização pelos danos sofridos.
Durante a noite, policiais invadem a casa de Lucas sem mandado judicial e sem o consentimento dele, alegando que precisavam realizar uma busca urgente. Essa ação é permitida, conforme o Art. 5º, inciso XI da Constituição Federal?
O inciso XI do Art. 5º da Constituição Federal estabelece que a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, desastre, para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. A ação noturna dos policiais sem mandado ou justificativa legal viola esse princípio.