As 5 fases do desenvolvimento psicossexual segundo Freud O que é desenvolvimento psicossexual para Freud? Flashcards

1
Q

A teoria do desenvolvimento psicossexual foi proposta pelo famoso psicanalista Sigmund Freud e descreveu como a personalidade era desenvolvida ao longo da _________.

Embora a teoria seja bem conhecida na psicanálise e na psicologia, é também uma das + controversas.

A

infância

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Então como é que esta teoria psicossexual funciona? Freud acreditava que a personalidade era desenvolvida através de uma série de estágios de infância em que as energias da busca do prazer do ID tornam-se focadas em determinadas áreas erógenas.

Esta energia psicossexual, ou libido , foi descrita como a força ________ por trás do comportamento.

A

motriz

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A teoria psicanalítica sugeriu que a personalidade é mais estabelecida aos 5 anos de idade.

As primeiras experiências desempenham um grande 📝 no ____________________ da personalidade e continuam a influenciar o comportamento mais tarde na vida.

A

desenvolvimento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Então o que acontece durante cada estágio de desenvolvimento psicossexual?

E se uma pessoa não consegue progredir através de um estágio completamente ou favoravelmente?

Se essas etapas psicossexuais são concluídas com êxito, uma personalidade __________ é o resultado.

A

saudável

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Se certas questões não são resolvidas na fase adequada, fixações podem ocorrer.

A fixação é um foco persistente em um estágio psicossexual.

Até que este conflito seja resolvido, o indivíduo mantém-se “preso” nesta fase.

Por exemplo, uma pessoa que está fixada na fase ________ pode ser mais dependente dos outros e pode buscar estimulação oral através de 🚬, 🍷 ou 🍽.

A

oral

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

As 5 fases do desenvolvimento psicossexual para Freud

1 – O Estágio Oral
Faixa etária: Nascimento – 1 Ano
Zona erógena: Boca

Durante o estágio oral, a fonte primária de interação do lactente ocorre através da 👄, de modo que o enraizamento e reflexo de sucção é especialmente importante. A 👄 é vital para comer e a criança obtém prazer da estimulação oral por meio de atividades gratificantes, como degustar e chupar. A 🧒🏻 é totalmente dependente de cuidadores (que são responsáveis pela alimentação dela), e também desenvolve um sentimento de confiança e conforto através desta estimulação oral.

O 🤼‍♂️ principal nesta fase é o processo de desmame – a criança deve tornar-se menos dependente de cuidadores. Se ocorrer a fixação nesta fase, Freud acreditava que o indivíduo teria problemas com ___________ ou agressão. Fixação oral pode resultar em problemas com a 🥤, 🍽, 🚬 ou roer as unhas.

A

dependência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

2 – Estágio Anal
Faixa Etária: 1 a 3 anos
Zona erógena: Entranhas e controle da bexiga

Durante a fase anal, Freud acreditava que o foco principal da libido estava no controle da bexiga e evacuações. O grande conflito 🤼‍♀️ nesta fase é o treinamento do toalete 🛁– a 🧒🏻 tem de aprender a controlar suas _____________ corporais. Desenvolver esse controle leva a um sentimento de realização e independência.

De acordo com Freud, o sucesso nesta fase é dependente da maneira com que os 👫 se aproximam no treinamento do toalete. Os 👫 que utilizam elogios e recompensas para usar o 🚾 no momento oportuno incentivam resultados positivos e ajudam as crianças
(👦🏼🧒🏻) a se sentir capazes e produtivas. Freud acreditava que experiências positivas durante este estágio servem de base para que as pessoas tornem-se adultos competentes, produtivos e criativos 🧟‍♂️.

No entanto, nem todos os 👫 fornecem o apoio e encorajamento que as crianças precisam durante este estágio. Alguns pais vão punir com ridicularização ou vergonha os acidentes das crianças.

De acordo com Freud, as respostas parentais inadequadas podem resultar em resultados negativos. Se os pais levam uma abordagem que é muito branda, Freud sugeriu que poderia se desenvolver uma personalidade anal-expulsiva, em que o indivíduo tem uma personalidade confusa ou destrutiva. Se os pais são muito rigorosos ou começam o treinamento do toalete muito cedo, Freud acreditava que uma personalidade anal-retentiva se desenvolveria, na qual o indivíduo é rigoroso, ordenado, rígido e obsessivo.

A

necessidades

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

3 – A fase fálica
Faixa etária: 3 a 6 anos
Zona erógena: Genitais
Durante a fase fálica, o foco principal da libido é sobre os órgãos genitais. Nessa idade, as crianças(🧑🏼🧒🏻) também começam a descobrir as diferenças entre machos(🧔🏼) e fêmeas(👩🏻).

Freud também acreditava que os meninos começam a ver seus 👫 como rivais pelo afeto da 🤱🏻. O complexo de Édipo descreve esses sentimentos de querer possuir a 🤱🏻 e o desejo de substituir o 👨‍👦. No entanto, a criança também teme ser punida pelo 👨‍👦 por estes sentimentos, um 😱 que Freud denominou de angústia de _________.

O termo complexo de Electra tem sido usado para descrever um conjunto semelhante de sentimentos vivenciados pelas jovens. Freud, no entanto, acredita que as meninas, em vez disso experimentam a inveja do pênis.

Eventualmente, a 🧒🏻 começa a se identificar com o genitor do mesmo sexo como um meio de vicariamente possuir o outro progenitor. Para as 🧒🏻, no entanto, Freud acreditava que a inveja do 🍆 não foi totalmente resolvida e que todas as mulheres continuam a ser um pouco fixadas neste estágio. Psicólogos como Karen Horney contestam esta teoria, chamando-a de um tanto imprecisa e degradante para as mulheres. Em vez disso, Horney propôs que os 🧔🏼 experimentam sentimentos de inferioridade porque eles não podem dar a luz à filhos, um conceito à que ela se referiu como inveja do útero.

A

castração

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

4 – O período de latência
Faixa etária: 6 anos – puberdade
Zona erógena: sentimentos sexuais são inativos

Durante o período de latência, os interesses da libido são __________. O desenvolvimento do ego e superego contribuem para este período de calma. O estágio começa na época em que as crianças entram na escola e tornam-se mais preocupadas com as relações entre colegas, hobbies(🏋🏼‍♂️) e outros interesses.

O período de latência é um 🕤 de exploração em que a energia sexual ainda está 🎁, mas é direcionada para outras áreas, como atividades intelectuais e interações sociais. Esta etapa é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação e autoconfiança,

A

suprimidos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

5 – O Estágio Genital
Faixa etária: Puberdade à 💀
Zona erógena: Amadurecendo de Interesses Sexuais

Durante a fase final de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo desenvolve um forte interesse sexual no sexo _____ . Esta fase começa durante a puberdade, mas passa por todo o resto da vida de uma pessoa.

Em fases anteriores, o foco foi exclusivamente nas necessidades individuais, porém o interesse pelo bem estar dos outros cresce durante esta fase. Se as outras etapas foram concluídas com êxito, o indivíduo deve agora ser bem equilibrado, tenro e carinhoso. O objetivo desta etapa é estabelecer um equilíbrio entre as diversas áreas da 🌲.

A

oposto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly