ASSISTENCIA AO PARTO Flashcards
(67 cards)
causas possíveis de hemorragia pós-parto,
T de tonus (mos os 4Ts: sendo a atonia uterina, a principal (70%))
Quais sao as são estratégias dentro do manejo ativo para prevenção de hemorragia pos-parto?
Ocitocina intramuscular antes do clampeamento do cordão.(principal e mais efetiva)
Clampeamento precoce do cordão umbilical
Manobra de Brandt-Andrews(tração do cordão + massagem do utero para liberação de occitocina)
Contato pele a pele na primeira hora de vida
A massagem uterina não é mais indicada pois não é considerada adequada à boa assistência ao trabalho de parto.
Definição de Parto taquitócico/
um parto que ocorre em menos de 4h.
uma paciente com uma dilatação boa, chegando a dilatação completa. Porém, notamos uma parada secundária da descida, visto que há dois toques seguidos em que o bebe não cresceu. O que provavelmente aconteceu?
Parada secundária da descida ou período pelvico prolongado lembrando que deve estar em periodo expulsivo
Qual valor de bcf normal no período expulsivo?
110-160
Distócias ( como qualquer perturbação no bom andamento do parto ) no período de dilatação consistem em:
fase ativa prolongada; parada secundária da dilatação; parto precipitado.
Distócias no período pélvico consite em
período pélvico prolongado; parada secundária da descida.
Parto precipitado é aquele….
Que ocorre em <4h
Dentro do protocolo de trabalho de parto prematuro qual é a unica medida que vale tanto pro precoce como pro tardio?
Corticoide betametasona 24-37semanas
o sulfato de magnésio (para neuroproteção) não é indicado, pois é usado entre 24-32 semana
como a paciente apresenta swab negativo, não há indicação de profilaxia para sepse neonatal.
não se faz tocólise em caso de prematuro tardio.
Amniorrexe com sem tpp pode se esperar até 37 semanas com cuidado clinico
Em relação ao índice de Bishop, temos 5 critérios, e 4 deles estão relacionados ao colo, além da altura da apresentação que vamos pontuar de 0 até 6. se apaciente pontuar <6 significa que?
temos um colo de mau prognóstico para indução com ocitocina, ou seja, o ideal é que se prepare melhor esse colo para induzir, então o misoprostol está indicado nessas situações.
Em relação ao índice de Bishop, temos 5 critérios, e 4 deles estão relacionados ao colo, além da altura da apresentação que vamos pontuar de 0 até 6. se apaciente pontuar >6 significa que?
As pontuações maiores que 6 são pontuações de melhor prognóstico para o uso de ocitocina, não necessitando do misoprostol.
Sobre distocia de ombros, Nesses casos, devemos lembrar do mnemônico ALEERTA que significa?
A:Solicitar apoio do Anestesista
L: Levantar as pernas (Manobra de Mcroberts) + eficaz para distocia de ombro e a primeira a ser realizada.
E:Externo (pressao supra pubica externa) –>Rubin 1 que deve ser feito junto com mcroberts
E: considerar espisostomia
R: RETIRE o braço posterior, que está mais perto do sacro, passando pelo rosto do bebê (manobra de Jacquemier)
A: Por fim, se não der certo, ALTERAR a posição da paciente para quatro apoios e repetir as manobras.
Manobra de rojas é eficaz para qual distocica?
a manobra de Rojas, usada em parto pélvico com cabeça derradeira, onde faz-se manobras rotacionais para desencravar o braço do feto
pós a indução da analgesia para condução do trabalho de parto, observa-se hipotensão arterial importante. Quais as condutas tem indicação?
Checar o decúbito da paciente. ((decubito lateral esquerdo)
Expansão volêmica. (preconizado)
Uso de vasopressores. (hipotensao refrataria aos passos acima–> bloqueido simpatico ganglionar pode levar a essa hipotensao)
Uso de uterotonicos NAO É INDICADO PQ GERALMENTE ELES FAZEM HIPOTENSAO ARTERIAL
Fases do trabalho de parto. Qual é o primeiro período?
primeiro período do trabalho de parto é o período de dilatação que se inicia na fase ativa (contrações eficazes e pelo menos 6 cm de dilatação) e vai até a dilatação completa de 10 cm
Fases do trabalho de parto. Qual é o segundo período?
O segundo período é o expulsivo, indo da dilatação completa até o nascimento do bebê.
Fases do trabalho de parto. Qual é o terceiro período?
O terceiro período é o secundamento placentário, que vai do nascimento do bebê até a saída da placenta
Fases do trabalho de parto. Qual é o quarto período?
O quarto período é a primeira hora pós-parto (período de greenberg) que é o momento em que ocorrem a maior parte das hemorragias pós-parto.
Quaisquer intervenções do trabalho de parto não devem ser realizadas de rotina. V ou F?
f ela não diminui as taxas de cesarianas.
o que a gente chama de manejo ativo do terceiro período do parto, e que deve ser universal por diminuir o risco de hemorragia pós-parto?
No secundamento devemos fazer a tração controlada do cordão e utilizar uterotônicos, principalmente, a ocitocina que é o carro chefe.
As recomendações do Ministério da Saúde para a humanização do trabalho de parto, que indicam que se deve fazer o mínimo de intervenções possíveis, para que o processo ocorra da forma mais eutócica (natural/normal) possível. A Episiotomia seletiva. faz parte?
A episiotomia deve ser indicada de forma bastante SELETIVA ,não sendo uma prática rotineira.
As recomendações do Ministério da Saúde para a humanização do trabalho de parto, que indicam que se deve fazer o mínimo de intervenções possíveis, para que o processo ocorra da forma mais eutócica (natural/normal) possível. A tricotomia rotienira. faz parte?
Não há recomendação para realização de tricotomia
As recomendações do Ministério da Saúde para a humanização do trabalho de parto, que indicam que se deve fazer o mínimo de intervenções possíveis, para que o processo ocorra da forma mais eutócica (natural/normal) possível. Manejo ativo com rotura precoce das membranas e ocitocina endovenosa faz parte?
No que diz respeito à amniotomia e à administração endovenosa de ocitocina, deve-se destacar que essas medidas estão associadas ao aumento na quantidade de contrações e, portanto, são indicadas apenas em pacientes com necessidade de aperfeiçoamento do padrão contrátil
Quando o colo demora a dilatar cruzando a linha de alerta e ação significa?
diagnóstico de fase ativa prolongada, devido a presença de contrações ineficazes