Ataxia e hipogonadismo Flashcards
(5 cards)
Síndrome congênita associada a ataxia, paraplegia espástica e neuropatia periférica, com tricomegalia (cílios e sobrancelhas muito longos), atrofia coriorretinal grave e panhipopitutitarismo, cite a principal doença e o gene?
Síndrome de Oliver McFarlane
PNPLA6
Quais são as síndromes descritas associadas à mutação do PNPLA6, herança autossômica recessiva?
Síndrome de Boucher-Neuhauser
Síndrome de Oliver McFarlane
Síndrome de Laurence-Moon
Paraplegia espástica 39, autossômica recessiva
Qual a função da proteína codificada pelo gene PNPLA6?
O gene PNPLA6 codifica uma enzima que catalisa a deesterificação da fosfatidilcolina de membrana em ácidos graxos e glicerofosfocolina. A expressão de PNPLA6 foi encontrada em toda a retina neural, epitélio do pigmento retinal, coróide, hipófise anterior e posterior, cerebelo e zonas ventriculares do cérebro em desenvolvimento. A expressão também foi detectada na epiderme, lente, músculos extraoculares, epitélio nasal, gânglio trigêmeo e diencéfalo.
Como a disfunção do gene PNPLA6 causa doença?
A fosfatidilcolina é um componente estrutural essencial das membranas celulares, especialmente dos axônios neuronais e da bainha de mielina. O PNPLA6 codifica a neuropanina que quebra fosfatidilcolina (um tipo de fosfolipídeo de membrana), transformando-a em: Ácidos graxos livres e Glicerofosfocolina. Assim o PNPLA6 regula: turnover de fosfolipídios (reciclagem de membranas); estabilidade axonal; homeostase lipídica neuronal.
A Mutação no PNPLA6 → perda da função da enzima → acúmulo anormal de fosfatidilcolina nas membranas neuronais → degeneração progressiva de axônios longos