AULA 00 Flashcards
(35 cards)
Qual a diferença de dado para informação?
A informação é o dado que teve um processamento
Dados qualitativos se dividem em
Nominal - Atribui qualidade, sem ordenação. Vermleho, masculino, brasileiro
Ordinal - Qualidade passível de ordenação (Baixo, alto, curto, longo
Dados quantitativos se dividem em
Discreto - Valores específicos para uma variável - Quantidade total de pessoas
Contínuo - Valor que pode ser dividido em níveis menores,, associado a uma variável decimal.
Variável classificada como qualitativa ordinal
a) Profissão do candidato;
b) Nome completo do candidato;
c) Número de anos de experiência profissional;
d) Idade do candidato, considerando ano e meses;
e) Nível de escolaridade (Ensino Médio, Graduação, PósGraduação).
(tente falar cada uma delas)
a) Errado. É uma variável qualitativa nominal b) Errado. É uma variável qualitativa nominal c) Errado. É uma variável quantitativa
d) Errado. É uma variável quantitativa
e) Certo.
Quanto a confidencialidade dos dados, o que devemos saber?
- Dados públicos: sem nível de confidencialidade
- Dados internos (ou de uso interno): possui baixo nível de confidencialidade, não podendo
ser compartilhada com pessoas de fora; porém, se forem, o impacto não será grande - Dados restritos: possui nível intermediário de proteção; são informações classificadas como
importantes, e apenas grupos restritos podem ter acesso a ela - Dados confidenciais: tem alto nível de proteção; são dados que, se vazarem, podem
comprometer gravemente a entidade
Em desenvolvimento de sistema de computação, os dados que oferecem a opção de serem utilizados livremente, reutilizados e redistribuídos são chamados de
a) dados móveis.
b) inteligência.
c) conhecimento.
d) dados estruturados.
e) dados abertos.
os dados que podem ser usados livremente, sem necessidade de autorização, reutilizados e redistribuídos são chamados de dados abertos. (Gabarito: Letra E)
São 8 princípios.
O que significam estes?
1 - COMPLETUDE
2 - PRIMARIEDADE
3 - ATUALIDADE
4 - ACESSIBILIDADE
1 - Todos os dados públicos devem ser tornados disponíveis. Dados públicos são dados que não estão sujeitos a limitações válidas de privacidade, segurança ou controle de acesso.
2 - Os dados são apresentados tais como os coletados na fonte, com o maior nível possível de granularidade e sem agregação ou informação. JA CAIU ESSE E A RESPOSTA ERA PRIMÁRIOS
3 - Os dados são disponibilizados o mais rápido possível, para preservar seu valor.
4 - Os dados são disponíveis para o maior alcance possível de usuários e para os propósitos mais variados possíveis
São 8 princípios
O que significam estes?
5 - PROCESSÁVEIS POR MÁQUINAS
6 - ACESSO NÃO DISCRIMINATÓRIO
7 - FORMATOS NÃO PROPRIETÁRIOS
8 - LIVRES DE LICENÇAS
5 - Os dados são razoavelmente estruturados, para possibilitar o seu processamento automatizado.
6 - Os dados estão disponíveis a todos, sem que seja necessária identificação ou registro.
7- Os dados estão disponíveis em um formato sobre o qual nenhum ente tenha controle exclusivo.
8 - Os dados não estão sujeitos a regulações de direitos autorais, marcas, patentes ou segredo industrial. Restrições razoáveis de privacidade, segurança e controle de acesso podem ser permitidas na forma regulada por estatutos.
O QUE SÃO DICS?
Pirâmide de DIKW ou pirâmide de conhecimento.
A DICS - Pirâmide DIKW hierarquiza 4 tipos de valores. Quais são?
Sabedoria (topo) - aplicação do conhecimento. = conehcimento + aplicação
Conhecimento = informação + significado
Informação = dados + contexto
Dados (Base)
conforme vamos subindo a pirâmide, vamos aumentando o nível de abstração
Para uma variável de número decimal, como devo definir
FLOAT
VARCHAR é o que?
Armazena strings de texto de tamanho variável.
TEXT é de tamanho longo.
Se tiver N na frente é Unicode (sei lá o que é isso)
NCHAR
NVARCHAR
NTEXT
Como é banco de dados em inglês e como comumente chamamos?
database - db
V ou F?
UM BANCO DE DADOS DEVE SER ORGANIZADO E TER UM PROPÓSITO ESPECÍFICO. ISSO, PORÉM, SIGNIFICA QUE TEREMOS SEMPRE DADOS ESTRUTURADOS.
ERRADOOOOOOO
Não significa que teremos banco de dados estruturados
UM BANCO DE DADOS DEVE SER ORGANIZADO E TER UM PROPÓSITO ESPECÍFICO. ISSO, PORÉM, NÃO SIGNIFICA QUE TEREMOS SEMPRE DADOS ESTRUTURADOS.
Essa é a frase correta
V ou F?
Um banco de dados é uma coleção de dados que são organizados de forma randômica, sem significado implícito e de tamanho variável, e projetados para atender a uma proposta específica de alta complexidade, de acordo com o interesse dos usuários.
Falso. Eles são organizados de forma sistemática, para trazer informações úteis à entidade. Não é uma organização randômica.
Quais são os conjuntos de operações que engloba as operações básicas de um db?
CRUD
Create
Read
Update
Delete
O que é CRUD?
Creat
Read
Update
Delete
(CEBRASPE/PC PB/2022) Em banco de dados, para definir as operações básicas em uma tabela, utiliza-se o acrônimo
a) SQL.
b) ODBC.
c) CRUD.
d) NoSQL.
e) DROP
C
CRUD
Create,
Read
Update
Delete
Podemos dividir os bancos de dados em 4 grandes grupos abordados pelas provas de concursos.
Quais são?
- Bancos de Dados Relacionais: São bancos de dados que armazenam dados estruturados em tabelas relacionadas. Utilizam linguagem SQL (Structured Query Language) para consultas e são conhecidos por sua consistência e integridade de dados.
- Bancos de Dados Dimensionais: São utilizados principalmente em data warehouses e são otimizados para consultas analíticas em grandes conjuntos de dados. Eles organizam os dados em cubos dimensionais, facilitando análises complexas.
- Bancos de Dados NoSQL: São bancos de dados que não seguem o modelo relacional tradicional. Eles são projetados para lidar com tipos de dados não estruturados, sem esquema fixo, e são altamente escaláveis.
- Bancos de Dados Orientado a Objetos: São bancos de dados que armazenam dados na forma de objetos, que podem conter atributos e métodos. Eles são úteis para sistemas que trabalham com modelos de dados complexos e relacionamentos dinâmicos.
Qual das propriedades abaixo NÃO constitui uma característica que distingue a abordagem de banco de dados relacional de uma abordagem tradicional de processamento de arquivos?
a) Natureza de autodescrição da base de dados.
b) Isolamento entre programas e arquivos de dados.
c) Suporte a múltiplas visões de dados.
d) Suporte a recursos de data analytics, tais como algoritmos de aprendizado de máquina.
e) Suporte a transações concorrentes em ambientes multiusuário.
Gabarito D
Das alternativas apresentadas, os bancos de dados relacionais não apresentam o suporte a recursos de data analytics. Esses recursos são destinados a analisar a base de dados e retirar conhecimentos “ocultos”. Os bancos de dados que suportam essas operações são os dimensionais, que veremos mais à frente no curso. (Gabarito: Letra D)
A natureza de autodescrição dos bancos de dados é o que permite que tenhamos múltiplas transações simultâneas, sem uma interferir na outra.
Errado
Natureza de Autodescrição - Contém próprias definições de forma inerente à sua estrutura. Feito por metadados
Abstração de dados - os DB são completamente independentes dos programas de aplicação.
Suporte a multiplas visões. - Para diferentes usuários
Suporte a múltiplas transações - vários usuários acessam e modificam simultaneamente o DB.
Quais são os 4 princípios que as transações devem obedecer?
ACID -
Atomicidade - Tudo ou nada. Toda transação deve ser concuída com sucesso. Se uma operação da transação falhar, toda a transação falhou
Consistência - Uma transação deve levar o banco de dados de um estado válido para outro estado válido
Isolamento - as alterações feitas por uma transação não devem ser visíveis para outras transações até que a transação seja concluída com sucesso
Durabilidade - alterações devem ser permanentes
Propriedades de transações em Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) incluem:
I. Isolamento.
II. Privacidade.
III. Atomicidade.
IV. Preservação da consistência.
Quais estão corretas?
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
ACID
Atomicidade
Consistência
Isolamento
Durabilidade
Gabarito C
Atomicidade, uma das propriedades cruciais em transações de banco de dados relacional, é a chave para manter os dados precisos no banco de dados e garantir que eles estejam em conformidade com regras, regulamentos e políticas da empresa.
Saiu como certo!! Texto na íntegra do Oracle.