Aula 1 Flashcards
(9 cards)
Quais as características das células eucariotas?
Possuem núcleo verdadeiro, carioteca, organelas citoplasma ticas e não possuem flagelo (única excessão é o espermatozoide). São maiores que as procariotas. Todo o material genético está nos cromossomos
Quais as características das células procariotas?
Não possuem carioteca e núcleo verdadeiro, não possuem organelas (só ribossomos) e possuem flagelos, além de serem menores que as células eucariotas. Elas possuem material genético extra cromossomo, estrutura chamada de plasmídeo.
Qual a estrutura mais importante das bactérias? Todas as bactérias tem essa estrutura?
As bactérias são seres procariontes unicelulares marcados, principalmente, pela presença de parede celular que determina se a célula é gram positiva ou negativa. Entretanto, nem todas as bactérias tem parede, e sobrevivem no interior do hospedeiro ou em ambiente hipertônico.
Qual a estrutura do material genético das bactérias?
Uma das principais estruturas das bactérias (e das células procariontes) é a presença de um material genético (DNA) extra cromossomo, estrutura chamada de plasmídeo. Ele produz enzimas que ajudam a bactéria a combater antibióticos e facilita a troca de material genético, permitindo que as bactérias sofram muitas mutações (por meio da conjugação, transdução e transformação)
Quais processos aumentam a variação genica nas bactérias?
Conjugação: uma bactéria doadora se aproxima de outra bactéria receptora e se “cola” nela por meio de pili (fímbrias) unindo seus dois citoplasmas. A célula doadora passa apenas uma fita de material genético proveniente do plasmídeo para a célula receptora, permitindo que ambas as bactérias apresentem uma característica.
Transdução: a transdução é a passagem de material genético viral através de um vírus para uma célula, para produzir novos clones do vírus. Esse vírus se replica dentro da bactéria e consegue o material genético da bactéria após sua destruição, formando novos vírus com esse DNA bacteriano. Esse vírus com DNA bacteriano podem entrar em outras bactérias e mudar seu material genético, mas não causa sua morte
Transformação: uma célula bacteriana pode morrer e isso desintegra seu DNA. Parte desse DNA então vai para outras células bacterianas causando mudanças na mesma. Bactérias que fazem isso são muito tóxicas e são chamadas de bactérias competentes
Qual a importância da parede celular bacteriana?
A parede bacteriana é uma estrutura comum à grande parte das bactérias, sendo que todas apresentam uma camada de peptideoglicano de espessura variada dependendo da bactéria. Esse peptideoglicano dá suporte estrutural e atua na forma da célula, impedindo sua ruptura e a lise osmótica. Os peptideoglicano são exclusivos das bactérias (seres humanos tem proteoglicanos no interstício), e por isso eles são alvos de ação dos antibióticos.
O que são bactérias gram positivas?
Gram positiva: possuem uma parede celular grossa envolvendo a membrana citoplasmática que é composta por peptideoglicanos e ácidos teicoicos, que atuam na aderência da bactéria à outras células e à outras bactérias e são antígencos, atuando na formação de anticorpos espécie específicos.
O que são bactérias gram negativas?
Gram negativa: estão envoltas por cápsula protetora, que ajuda a evitar que os glóbulos brancos do sangue (que lutam contra infecções) ingiram as bactérias. Sob a cápsula, as bactérias Gram-negativas têm uma membrana externa composta por LPS que as protege contra certos antibióticos, como a penicilina. Quando perturbada, essa membrana libera substâncias tóxicas chamadas de endotoxinas, que contribuem para a gravidade dos sintomas durante infecções com bactéria Gram-negativas, resultando em sintomas como febre e choque. Elas apresentam camada fina de peptideoglicano e uma camada interna de fosfolipideos.
Por que bactérias gram positivas não sofrem descoloração?
Isso acontece pois as bactérias gram positivas apresentam uma camada espessa externa de peptideoglicano, o que resulta na grande absorção do corante e uma difícil descoloração. A coloração é fundamental para definir tratamentos