AVI - 2º Semestre - 2023 Flashcards

1
Q

1) A respeito do campo da bioética, leia as sentenças abaixo:
I - Problemáticas de cunho coletivo passam a interessar ao campo da bioética na virada do século XX para o XXI, a partir de uma concepção segundo a qual o adoecer do paciente dialoga com sua psique e com o contexto social.
II - Há um descompasso entre a bioética principialista anglo-saxã - universalista e pautada na autonomia - e a bioética latino-americana - pluralista e com ênfase no paciente e nas questões sociais.
III - A partir da virada do século XX para o XXI, o objeto de intervenção da medicina e das ciências da saúde não é apenas o corpo doente, mas sim o processo saúde-doença.
IV - No início do século XXI, a questão ética adquire identidade pública, não podendo mais ser considerada apenas como questão de consciência a ser resolvida na esfera da autonomia, privada ou particular, de foro individual e exclusivamente íntimo.
Alternativas:
A) Apenas I, II e IV estão corretas.
B) Apenas I, III e IV estão corretas.
C) Todas estão corretas.
D) Apenas II e III estão incorretas.
E) Apenas I e IV estão corretas.

A

C) Todas estão corretas. Todas as afirmações refletem as mudanças e tendências contemporâneas na bioética.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2) O conceito de equidade é central no desenho das políticas de saúde para populações vulnerabilizadas. Assinale o conceito do principialismo bioético que melhor conversa com esse conceito:
A) Autonomia.
B) Beneficência.
C) Justiça.
D) Não-maleficência.
E) Equidade.

A

C) Justiça. Equidade está intimamente ligada ao princípio de justiça na saúde, que visa garantir que todos tenham acesso igual aos cuidados de saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Homem, de 27 anos de idade, é atendido no ambulatório em virtude de tosse há 3 meses. Relata que nos últimos meses iniciou quadro de tosse, que inicialmente era seca, e evoluiu com eliminação de expectoração amarelada com rajas de sangue (ver imagem a seguir) no último mês. Adicionalmente, também vem apresentando febre baixa (38° C) intermitente, sem calafrios; astenia; hiporexia e perda de 10Kg (62Kg → 52Kg) neste mesmo período. Sem outras queixas no momento. É tabagista, fumando 10 cigarros por dia nos últimos 14 anos. É ex-etilista, com consumo de cerveja 2-3 latas diariamente, sendo que parou há um ano. Tem história prévia de uso de maconha (fumo) e heroína (injetável) desde os 13 anos de idade, com consumo duas a três vezes na semana por 13 anos, sendo que está abstêmio há um ano. Tem vida sexual ativa, se relacionando tanto com homens quanto mulheres, com histórico de múltiplos parceiros e relações sem uso de preservativo nos últimos 10 anos. No momento reside em uma penitenciária onde mora há um ano e divide a cela com 2 outros detentos, sendo que não tem familiares ou amigos fora da instituição. No momento está acompanhado apenas da escolta policial da unidade prisional onde reside.4) Qual é o termo médico que deve ser usado para descrever a presença de rajas de sangue no escarro do paciente?
A) Hemoptoicos.
B) Hemoptise.
C) Hematêmese.
D) Hematoquezia.
E) Hemoglobinúria.

A

B) Hemoptise. Hemoptise é o termo médico para a presença de sangue no escarro, geralmente associado a problemas respiratórios ou pulmonares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Homem, de 27 anos de idade, é atendido no ambulatório em virtude de tosse há 3 meses. Relata que nos últimos meses iniciou quadro de tosse, que inicialmente era seca, e evoluiu com eliminação de expectoração amarelada com rajas de sangue (ver imagem a seguir) no último mês. Adicionalmente, também vem apresentando febre baixa (38° C) intermitente, sem calafrios; astenia; hiporexia e perda de 10Kg (62Kg → 52Kg) neste mesmo período. Sem outras queixas no momento. É tabagista, fumando 10 cigarros por dia nos últimos 14 anos. É ex-etilista, com consumo de cerveja 2-3 latas diariamente, sendo que parou há um ano. Tem história prévia de uso de maconha (fumo) e heroína (injetável) desde os 13 anos de idade, com consumo duas a três vezes na semana por 13 anos, sendo que está abstêmio há um ano. Tem vida sexual ativa, se relacionando tanto com homens quanto mulheres, com histórico de múltiplos parceiros e relações sem uso de preservativo nos últimos 10 anos. No momento reside em uma penitenciária onde mora há um ano e divide a cela com 2 outros detentos, sendo que não tem familiares ou amigos fora da instituição. No momento está acompanhado apenas da escolta policial da unidade prisional onde reside. 5) Qual é a carga tabágica do paciente?
A) 7 maços/ano.
B) 14 maços/ano.
C) 21 maços/ano.
D) 28 maços/ano.
E) 30 maços/ano.

A

C) 21 maços/ano. A carga tabágica é calculada multiplicando o número de pacotes de cigarro fumados por dia pelo número de anos que a pessoa fumou (10 cigarros/dia = 0,5 pacotes, portanto, 0,5 x 14 anos = 7 maços/ano).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

6) Em qual tópico da anamnese deve ser registrada a informação de que o paciente reside em uma penitenciária e divide a cela com outros 2 detentos?
A) História pregressa da moléstia atual.
B) Interrogatório sobre os diversos aparelhos.
C) Hábitos de vida.
D) História social e econômica.
E) Histórico de antecedentes criminais.

A

D) História social e econômica. Informações sobre a situação de vida do paciente, incluindo residência em uma penitenciária, são parte da história social e econômica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

7) Paciente de 40 anos, sexo masculino, negro, natural e procedente de São Paulo, morador de rua, alfabetizado - ensino fundamental incompleto, sem religião. Chegou ao ambulatório de clínica médica com queixa de “crescimento de um caroço do tamanho de uma bolinha de gude no lado direito do pescoço” há 2 meses. Afirma acordar de manhã com a cama toda molhada de suor, à noite, frequentemente. Afirma apresentar febre “que vai e volta” com semanas de diferença, tendo aferido uma vez temperatura de 37.3°C e 38°C nas vezes que mediu. Refere também perda de aproximadamente 4 kg no período, relata fazer duas refeições diárias que são fornecidas pelo albergue e não teve mudança neste período. No ISDA apenas referiu apresentar prurido constantemente, que associa a lesões de pele devido a Escabiose tratada há alguns anos.
7) A respeito da participação das Vitaminas no metabolismo, analise as afirmações a seguir:
I. A deficiência de vitaminas pode causar diversas doenças, como a deficiência da vitamina E que tem ação antioxidante, principalmente cutânea, causando a pelagra.
II. A vitamina D age na absorção e no depósito de Cálcio (Ca2+) em ossos e dentes, tendo ação hipocalcemiante junto com os hormônios calcitonina e aldosterona.
III. Certas vitaminas têm ação na produção de células, as vitaminas B9 (ác. fólico) e B12 (cianocobalamina) participam da produção de bases nitrogenadas, dos ácidos nucleicos e de hemácias, as deficiências levam a anemias.
IV. Na manutenção e integridade das paredes capilares, a vitamina C age na síntese de colágeno e ação antioxidante.
Alternativas:
A) Alternativas I e II.
B) Alternativas I e IV.
C) Alternativas II e III.
D) Alternativas III e IV.
E) Alternativas I e III.

A

B) Alternativas I e IV. A primeira afirmação é falsa, pois a pelagra é causada pela deficiência de niacina (vitamina B3), não vitamina E. As outras afirmações são corretas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

9) A saúde da população LGBTQIAPN+ tem sido tema cada vez mais discutido na sociedade atual. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo representa corretamente um desafio para garantir o atendimento em saúde adequado à população LGBTQIAPN+ no contexto da saúde pública do Brasil, considerando os princípios da universalidade e equidade?
A) A falta de políticas públicas de saúde específicas para a população LGBTQIAPN+.
B) A homofobia e transfobia institucional presentes nos espaços públicos e reproduzida por profissionais da saúde.
C) A falta de possibilidades de tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.
D) A troca dos recursos destinados à atenção primária em saúde para investir em serviços de alta complexidade.
E) A negação de atendimento a pessoas LGBTQIAPN+ em UBS que sejam regidas por crenças religiosas.

A

B) A homofobia e transfobia institucional presentes nos espaços públicos e reproduzida por profissionais da saúde. Esta é uma questão-chave no atendimento à saúde LGBTQIAPN+.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

11) De acordo com o texto, alguns transtornos psiquiátricos como a depressão e a ansiedade parecem ser frequentes em algumas populações como a LGBTQIA+ e a cigana, sendo que nesta última, a incidência é maior nas mulheres. Muitas teorias foram criadas para determinar a origem da depressão e infelizmente, ainda não se sabe qual o ponto crucial para a origem desta desordem. Alguns estudos mais recentes indicam uma possível relação entre a depressão e a expressão gênica da serotonina. Em relação aos mecanismos de regulação da expressão gênica, assinale a alternativa correta:
A) A ubiquitinação é um importante processo da regulação gênica transcricional.
B) Os remodeladores de cromatina são complexos proteicos com capacidade de deslocar os nucleossomos, formando complexos de transcrição.
C) A estabilidade do mRNA é uma via na regulação pós-traducional determinando o tempo de vida de uma molécula de RNA e a velocidade de transcrição.
D) A metilação do DNA altera a modulação da expressão gênica, uma vez que promove modificações na sequência de DNA.
E) Os elementos de ação cis atuam como ativadores, repressores ou co-ativadores da expressão genica.

A

C) A estabilidade do mRNA é uma via na regulação pós-traducional determinando o tempo de vida de uma molécula de RNA e a velocidade de transcrição. Esta é uma chave na regulação da expressão gênica, especialmente relevante na pesquisa sobre depressão e serotonina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

12) Leia o trecho da reportagem a seguir:
“Transformando o invisível em visível: disparidades no acesso à saúde em idosos LGBTs é uma pesquisa que entrevistou 6.693 pessoas, sendo 1.332 identificadas como LGBTQIAPN+, grupo onde 53% acreditam que profissionais da saúde não estão preparados para atendê-los. Outro dado que a investigação traz é que 74% das mulheres cisgêneras e heterossexuais disseram ter realizado, ao menos, uma mamografia em sua vida, em oposição a apenas 10% das pessoas LGBTQIAPN+. O número também é menor em exames de câncer de colo de útero: 73% das mulheres cisgêneras e heterossexuais realizaram os procedimentos, enquanto 39% das pessoas LGBTQIAPN+ relataram terem feito os exames. O resultado principal é a demonstração de que orientação sexual e identidade de gênero são determinantes para um pior acesso aos serviços de saúde no país.” A partir desse contexto, qual das alternativas abaixo representa CORRETAMENTE um desafio para garantir o atendimento em saúde adequado à população LGBTQIAPN+ no contexto da saúde pública do Brasil, considerando os princípios da universalidade e equidade?
A) A falta de políticas públicas de saúde específicas para a população LGBTQIAPN+.
B) A homofobia e transfobia institucional presentes nos espaços públicos e reproduzida por profissionais da saúde.
C) A falta de possibilidades de tratamento de infecções sexualmente transmissíveis.
D) A troca dos recursos destinados à atenção primária em saúde para investir em serviços de alta complexidade.
E) A negação de atendimento a pessoas LGBTQIAPN+ em UBS que sejam regidas por crenças religiosas.

A

B) A homofobia e transfobia institucional presentes nos espaços públicos e reproduzida por profissionais da saúde. Esses fatores podem levar a um acesso desigual aos serviços de saúde para a população LGBTQIAPN+.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

13) Leia o trecho do noticiário abaixo:
“Quatro indígenas morrem por complicações de malária e desnutrição e são levados em caixões para Terra Yanomami. Entre os mortos havia três mulheres e um adolescente de 16 anos. Maior território indígena do Brasil enfrenta grave crise sanitária causada pelo avanço do garimpo ilegal nos últimos quatro anos.” A malária e desnutrição são questões preveníveis e acompanhadas pela Atenção Primária em Saúde do SUS, a partir desse contexto, qual das alternativas abaixo descreve corretamente o papel da equipe multiprofissional de saúde indígena no contexto da atenção à saúde indígena no Brasil?
A) A equipe multiprofissional de saúde indígena é responsável apenas por prestar atendimento médico aos indígenas, sem considerar sua cultura e tradições.
B) A equipe multiprofissional de saúde indígena deve respeitar as práticas tradicionais e culturais dos povos indígenas, mas não é necessário que a equipe seja composta por profissionais de saúde indígenas.
C) A equipe multiprofissional de saúde indígena deve ser composta por profissionais de saúde indígenas e não indígenas, com o objetivo de garantir a equidade na atenção à saúde.
D) A equipe multiprofissional de saúde indígena é responsável por realizar pesquisas e estudos sobre a saúde indígena, mas não por prestar atendimento direto aos indígenas.
E) A equipe multiprofissional de saude indígena é responsável por coordenar ações de saúde preventiva e promover a articulação com outras instituições, mas não realiza atendimento clinico aos indígenas.

A

C) A equipe multiprofissional de saúde indígena deve ser composta por profissionais de saúde indígenas e não indígenas, com o objetivo de garantir a equidade na atenção à saúde. Isso promove uma abordagem inclusiva e culturalmente sensível.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

14) Observe a charge do artista P. Batista para responder a questão abaixo.
“QUAL É A COR DOS POBRES?
QUAL É A COR DOS DESEMPREGADOS?
QUAL É A COR DOS QUE PASSAM FOME?
QUAL É A COR DOS SUBEMPREGADOS?
QUAL E A COR DOS QUE SÃO PRESOS?
QUAL É A COR DOS ANALFABETOS?
QUAL É A COR DOS QUE SÃO MORTOS PELA POLÍCIA?
QUAL É A COR DOS DESASSISTIDOS?
QUAL É A COR…”
Qual das alternativas abaixo representa corretamente uma das principais vulnerabilidades que a população negra enfrenta em relação ao acesso aos serviços de saúde e a atenção integral à saúde no Brasil?
A) O baixo nível de escolaridade da população negra.
B) A falta de acesso a planos de saúde privados.
C) O racismo estrutural presente na relação com todos os determinantes sociais de saúde.
D) A falta de disponibilidade de serviços que atendam a população negra.
E) A baixa incidência de doenças crônicas não transmissíveis na população negra.

A

C) O racismo estrutural presente na relação com todos os determinantes sociais de saúde. Esta é uma das principais vulnerabilidades enfrentadas pela população negra no acesso aos serviços de saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

15) Uma vez que a população de mulheres pretas possui menor acesso a um pré-natal de qualidade, a falta de informações médicas adequadas aumenta o risco de malformações embrionárias que poderiam ser facilmente evitadas, como defeitos de não fechamento do tubo neural. O tubo neural é formado pelo dobramento do ectoderma embrionário e seu não fechamento está associado a problemas sérios no desenvolvimento do sistema nervoso central.
Sobre o tubo neural e o processo de neurulação, assinale a alternativa correta:
A) A neurulação se inicia quando as cristas neurais sinalizam para que o ectoderma sofra um espessamento e se dobre a partir da região medial do embrião. Assim, defeitos na formação das cristas neurais impedem o desenvolvimento de todo o sistema nervoso.
B) O tubo neural se desenvolve a partir da formação de um lúmen no interior da notocorda, fazendo com que um cilindro maciço se torne um tubo oco. Por isso diz-se que o desenvolvimento do tubo neural em humanos depende do desenvolvimento da notocorda.
C) O tubo neural se desenvolve a partir do dobramento do ectoderma embrionário e o seu não fechamento na região cefálica do embrião está associado à morte celular de células nervosas responsáveis pela formação do encéfalo, podendo levar à anencefalia.
D) O ácido fólico age diretamente no desenvolvimento dos somitos, estruturas responsáveis pela formação da coluna vertebral. Esse nutriente facilita a formação das vértebras, evitando a espinha bífida.
consequentemente, a espinha bífida que é a causada pela exposição da porção caudal do tubo.
E) O não fechamento do tubo neural permite a penetração de células dos diferentes folhetos embrionários no interior da medula espinal. A proliferação acelerada dessas células pode gerar a formação de tumores de origem embrionária chamados de teratomas.

A

D) O ácido fólico age diretamente no desenvolvimento dos somitos, estruturas responsáveis pela formação da coluna vertebral. Esse nutriente facilita a formação das vértebras, evitando a espinha bífida. O ácido fólico é essencial para prevenir defeitos do tubo neural.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

16) O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, tem como prioridade constituir nos estados e municípios, comitês de políticas de promoção em saúde, para determinar um conjunto de ações e serviços, de forma igualitária e universal, com a finalidade de propiciar o acesso resolutivo, em tempo oportuno e com qualidade, às necessidades de saúde voltadas para determinados grupos de populações.
No caso da atenção de saúde da população negra, é consenso na literatura científica a existência de doenças de maior prevalência nessa população em virtude do condicionamento de fatores genéticos aí presentes.
Em relação às hemoglobinopatias anemia falciforme e anemia da hemoglobina C, foram elaboradas as seguintes proposições abaixo enumeradas:
I - A anemia falciforme pode ser considerada como resultante de uma mutação que acarreta uma cadeia polipeptídica de tamanho menor do que a normal, e que essa forma de hemoglobina é responsável pela alteração da forma da hemácia em condições de baixa oxigenação sanguínea;
II - A mutação que gera a doença da hemoglobina C produz uma cadeia polipeptídica com o mesmo número de aminoácidos da cadeia polipeptídica afetada na anemia falciforme, e essa alteração provoca a talassemia;
III - Tanto na anemia falciforme quanto na anemia da hemoglobina C, o aminoácido substituído na posição 6 da cadeia polipeptídica alterada é o ácido glutâmico.
Considerando-se essas proposições, podemos afirmar que:
A) Somente I está correta.
B) Somente II está correta.
C) Somente III está correta.
D) Somente II e III estão corretas.
E) Todas as assertivas estão corretas.

A

D) Somente II e III estão corretas. A anemia falciforme e a anemia da hemoglobina C envolvem mutações que alteram o formato da hemoglobina, mas não necessariamente reduzem o tamanho da cadeia polipeptídica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

17) Além das Hemoglobinopatias, a população negra, conforme o texto apresentado, ‘a Deficiência de G6PD (Deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase) — Afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo. Apresenta frequência relativamente alta em negros americanos (13%) e populações do Mediterrâneo, como na Itália e no Oriente Médio (5%)…’
Leia com atenção as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - O diagnóstico pode ser realizado na triagem neonatal, através do teste do pezinho ampliado, uma vez que no Brasil o SUS normalmente realiza o teste do pezinho básico, que não inclui a Deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD).
II - A deficiência de G6PD é uma doença considerada dominante ligada ao cromossomo X e o afetado, em determinadas condições, pode apresentar anemia hemolítica severa.
III - Outras situações patológicas podem ter herança ligada ao cromossomo X, semelhantes à deficiência da G6PD, e dentre elas podemos citar: a Distrofia muscular de Duchenne, a Hemofilia A, o Daltonismo. A Síndrome do X frágil, diferente das anteriores, é causada pelo aumento das repetições trinucleotídicas excessivas, localizadas no cromossomo X.
Alternativas:
A) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
B) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
C) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
D) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

A

C) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. O diagnóstico de G6PD pode ser feito no teste do pezinho ampliado e a doença é uma condição recessiva ligada ao cromossomo X.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

18) De maneira geral, as glândulas sexuais acessórias são responsáveis por secretar a maior parte da porção líquida do sêmen, armazenado e transportado pelos órgãos do sistema genital masculino.
Três conjuntos de glândulas acessórias, as vesículas seminais, a glândula prostática ou próstata e as glândulas bulbouretrais; produzem secreções que se misturam com os espermatozoides para formar o sêmen, o fluido que é ejaculado. Sobre tais glândulas, analise as afirmativas a seguir:
I - Contribuem com cerca de 60% do volume do sêmen. Seu fluido é espesso, amarelado e alcalino.
II - Antes da ejaculação, elas secretam um muco claro que neutraliza qualquer resíduo ácido da urina remanescente na uretra.
III - Secretam seus produtos diretamente na uretra por meio de pequenos ductos. Seu fluido é espesso e leitoso; contém enzimas anticoagulantes e citratos.
Podemos afirmar que as afirmativas se referem, respectivamente:
A) Vesículas seminais, Glândulas bulbouretrais, Glândula prostática.
B) Vesículas seminais, Glândula prostática, Glândulas bulbouretrais.
C) Glândulas bulbouretrais, Glândula prostática, Vesículas seminais.
D) Glândulas bulbouretrais, Vesículas seminais, Glândula prostática.
E) Nenhuma das alternativas corresponde à ordem correta.

A

B) Vesículas seminais, Glândula prostática, Glândulas bulbouretrais. Esta é a ordem correta das glândulas e suas respectivas secreções.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

19) Com relação ao exame preventivo de câncer cérvico uterino (Papanicolau), teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, é feita a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero, em seguida as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia. Com relação ao útero, analise as afirmações a seguir:
I - Na mulher adulta, o útero geralmente encontra-se antevertido e antefletido. Sendo assim, quando a bexiga urinária está vazia, o útero tipicamente situa-se em um plano transversal.
II - O colo do útero constitui a porção arredondada situada superiormente aos óstios uterinos.
III - Para fins descritivos, o colo do útero é dividido em: uma porção supravaginal entre o istmo e a vagina, separada do reto, posteriormente, pela escavação vesicouterina; e uma porção vaginal, que se projeta para a parte superior e anterior da vagina, e circunda o óstio da vagina.
IV - O ligamento largo do útero é uma dupla lâmina de peritônio (mesentério) que se estende das laterais do útero até as paredes laterais e o assoalho da pelve. A tuba uterina situa-se na margem livre anterossuperior do ligamento largo, dentro de um pequeno mesentério denominado mesossalpinge. Do mesmo modo, o ovário situa-se dentro de um pequeno mesentério denominado mesovário, na face posterior do ligamento largo.
Alternativas:
A) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
B) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras.
C) Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
D) Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.
E) Todas as afirmações são verdadeiras.

A

C) Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras. Estas afirmações descrevem corretamente a posição e estrutura do útero, enquanto as outras contêm informações incorretas.

17
Q

20) No contexto da promoção da saúde dos povos do campo e da floresta, é fundamental analisar o contexto espacial destes territórios, deste modo é flagrante a dificuldade encontrada por estas populações no acesso a serviço de abastecimento regular de água em condições de potabilidade bem como o acesso a sistemas efetivos de esgotamento sanitário.
Essa realidade é estatisticamente revelada pelos dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD) que aponta que apenas cerca de 32.8% dos domicílios rurais estão ligados à rede de distribuição de água, de modo que, a expressa maioria dessa população, depende de recursos de captação de água de chafarizes e poços, ou mesmo requerem coleta direta de cursos de água, sem nenhum tratamento ou com tratamentos ineficazes.
O reflexo destas dificuldades de acesso ao serviço de abastecimento e tratamento de água e seu consequente impacto na promoção da saúde, ficou evidenciado, por exemplo, no contexto da emergência sanitária provocada pela circulação pandêmica de Covid-19. Dados apontados pelo programa Cidades Sustentáveis revelaram que em Porto Velho, onde apenas 35% da população tem acesso à água tratada - o pior indicador entre as capitais -, a mortalidade da Covid-19 (26 óbitos por 100 mil habitantes) é 33 vezes maior do que em Campo Grande (0.8 óbito por 100 mil habitantes), cidade com 100% da população atendida pela rede de abastecimento.
Alternativas:
A) A existência de políticas públicas setoriais, como a citada no texto, constitui um contrassenso em relação ao sistema de saúde brasileiro, uma vez que o mesmo está pautado na universalidade, integralidade e igualdade.
B) Estes problemas apesar de constituírem um agravante na qualidade de vida destas populações, não possuem uma relação direta com indicadores de saúde.
C) Esta precariedade de acesso a serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário irá refletir principalmente no aumento da ocorrência de doenças entéricas, por intoxicação ou infecção alimentar, o que acaba por elevar as taxas de mortalidade infantil nas populações do campo e da floresta.
D) Boa parte das enfermidades e agravos a que o texto faz menção decorre de danos provocados a biomoléculas das células e sistemas do paciente.
E) Conforme demonstrado no exemplo citado no enunciado, estas doenças associadas à ausência de serviços de esgotamento sanitário se distribuem de modo heterogêneo.

A

C) Esta precariedade de acesso a serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário irá refletir principalmente no aumento da ocorrência de doenças entéricas. Isso impacta diretamente a saúde das populações vulneráveis.

18
Q

10) Leia o trecho do noticiário abaixo:
“Quatro indígenas morrem por complicações de malária e desnutrição e são levados em caixões para Terra Yanomami. Entre os mortos havia três mulheres e um adolescente de 16 anos. Maior território indígena do Brasil enfrenta grave crise sanitária causada pelo avanço do garimpo ilegal nos últimos quatro anos.” A malária e desnutrição são questões preveníveis e acompanhadas pela Atenção Primária em Saúde do SUS. Nesse contexto, qual das alternativas abaixo descreve corretamente o papel da equipe multiprofissional de saúde indígena no contexto da atenção à saúde indígena no Brasil?
A) A equipe multiprofissional de saúde indígena é responsável apenas por prestar atendimento médico aos indígenas, sem considerar sua cultura e tradições.
B) A equipe multiprofissional de saúde indígena deve respeitar as práticas tradicionais e culturais dos povos indígenas, mas não é necessário que a equipe seja composta por profissionais de saúde indígenas.
C) A equipe multiprofissional de saúde indígena deve ser composta por profissionais de saúde indígenas e não indígenas, com o objetivo de garantir a equidade na atenção à saúde.
Continuarei com a transcrição das próximas questões em sequência.

A

C) A equipe multiprofissional de saúde indígena deve ser composta por profissionais de saúde indígenas e não indígenas, com o objetivo de garantir a equidade na atenção à saúde. Isso garante um atendimento culturalmente sensível e equitativo.

19
Q

19) Com relação ao exame preventivo de câncer cérvico uterino (Papanicolau), teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, é feita a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero, em
anise em laborado especializ so ia io paluas colhidas são colocadas numa lâmina para Com relação ao útero, analise as afirmações a seguir:
I - Na mulher adulta, o útero geralmente encontra-se antevertido e antefletido. Sendo assim, quando a bexiga urinária está vazia, o útero tipicamente situa-se em um plano transversal;
II - O colo do útero constitui a porção arredondada situada superiormente aos óstios uterinos:
III. Para fins descritivos, o colo do útero é dividido em: uma porção supravaginal entre o istmo e a vagina, separada do reto, posteriormente, pela escavação vesicouterina; e uma porcão vaginal, que se projeta para a parte superior e anterior da vagina, e circunda o óstio da vagina.
IV. O ligamento largo do útero é uma dupla lâmina de peritônio (mesentério) que se estende das laterais do útero até as paredes laterais e o assoalho da pelve. A tuba uterina situa-se na margem livre anterossuperior do ligamento largo, dentro de um pequeno mesentério denominado mesossalpinge. Do mesmo modo, o ovário situa-se dentro de um pequeno mesentério denominado mesovário, na face posterior do ligamento largo.
Com base no apresentado, é possível afirmar que:
A) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
B) Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
C) penas as afirmações II, III e IV são verdadeiras.
D) Apenas as afiracoes I. Il e lll sio verdadeiras.
E) Todas as afirmações são verdadeiras.

A

B) Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
Pois:
I - Está incorreta. O posicionamento transversal do útero contradiz o útero estar antevertido e antefletido.
II - Está incorreta quanto à definição do colo do útero.
III - Está correta sobre as divisões anatômicas do colo do útero.
IV - Está correta sobre o ligamento largo e estruturas relacionadas.

20
Q

20) No contexto da promoção da saúde dos povos do campo e da floresta, é fundamental analisar o contexto espacial destes territórios, deste modo é flagrante a dificuldade encontrade pulações no acesso a serviço de abastecimento regular de água em condições de bem como o acesso a sistemas efetivos de esgotamento sanitário. Essa realidade é estatisticamente revelada pelos dados da pesquisa nacional de amostra por domicilios (PNAD) que aponta que apenas cerca de 32,8% dos domicilios rurais estão ligados à redo de distribuição-de água, de modo que, a expressa maioria dessa população, depende de recursos de captação de
ou mesmo requerem coleta direta de cursos de água, sem nenhum
tratamento ou com tratamentos ineficazes.
O reflexo destas dificuldades de acesso ao serviço de abastecimento e tratamento de água e seu consequente impacto na promoção da saúde, ficou evidenciado, por exemplo, no contexto da emergência sanitária provocada pela circulação pandêmica de Covid-19. Dados apontados pelo programa Cidades sustentáveis revelaram que em Porto Velho, onde apenas 35% da população
mil habitantes), cidade com 100% da população atendida pela rede de abastecimento.
A Covid-19 e o acesso à água

(disponivel em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/noticia/detalhe/acesso-a-agua-tratada-
fem-impacto-no-combate-80-nov0-coronavirus.
Em função desta problemática exposta, assinale a alternativa que melhor explica a consequência provocada por esta iniquidade de acesso na saúde dos povos do campo e da
*A) A existência de políticas públicas setoriais,
como a citada no texto. constitui um
contrassenso em relação ao sistema de saúde brasileiro, uma vez que o mesmo está pautado na universidade, integralidade e igualdade, e em função deste último aspecto, todos os cidadãos devem receber o mesmo cuidado em saúde e seguridade, independente das características inatas
B) Estes problemas apesar de constituirem um agravante na qualidade de vida destas populações, não possuem uma relação direta com indicadores de saúde, haja visto que a descentralização dos serviços de saúde garante a neutralização destas situações, impedindo que estas características do território interfiram em indicadores como taxa de internação por doenças entéricas e mesmo de mortalidade materno infantil.
C) Esta precariedade de acesso a serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, do ponto de vista de promoção da saúde, irá refletir principalmente no aumento da ocorrência de doenças entéricas, por intoxicação ou infecção alimentar, o que acaba por elevar as taxas de mortalidade infantil nas populações do campo e da floresta.
D) Boa parte das enfermidades e agravos a que o texto faz menção, decorre de danos provocados a biomoléculas das células e sistemas do paciente. Quanto a estas moléculas afetadas, ganham destaque as enzimas, uma categoria de carboidratos complexos, encontrados exclusivamente em células eucarióticas, ou seja, aquelas que possuem apenas um tipo de ácido nucleico disperso em seu espaço citoplasmático.×
E) Conforme demonstrado no exemplo citado no enunciado, estas doenças associadas a ausência de serviços de esgotamento sanitário se distribuem de modo heterogêneo, estando concentradas em áreas rurais e periurbanas, em função disto, os médicos que exerçam suas atividades em centros urbanos, irão se deparar com estes agravos de modo pouco frequente, sendo assim, nestes territórios urbanos, os agentes comunitários de saúde e os sistemas de vigilância tornam-se dispensáveis.

A

Esta questão aborda as dificuldades de acesso a serviços de abastecimento de água e tratamento sanitário entre as populações do campo e da floresta e como isso afeta a saúde pública, especialmente em situações de emergência sanitária como a pandemia de Covid-19. A alternativa que melhor explica a consequência dessa iniquidade é:
C) Esta precariedade de acesso a serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário irá refletir principalmente no aumento da ocorrência de doenças entéricas, por intoxicação ou infecção alimentar, o que acaba por elevar as taxas de mortalidade infantil nas populações do campo e da floresta. Esta alternativa aborda diretamente as consequências da falta de acesso adequado à água tratada e ao saneamento, que são fundamentais para a prevenção de doenças, particularmente em áreas rurais e remotas.
Resposta: C) Esta precariedade de acesso a serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário irá refletir principalmente no aumento da ocorrência de doenças entéricas.