Balanço Patrimonial Flashcards
(47 cards)
BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial (BP) é a principal demonstração contábil e se destina a evidenciar, de forma quantitativa e qualitativa, e de maneira estática, a posição patrimonial e financeira da entidade, em determinada data.
POSIÇÃO FINANCEIRA: é obtida na análise das disponibilidades no balanço patrimonial e fornece relatórios que mostram a saúde financeira da entidade.
POSIÇÃO PATRIMONIAL: está relacionada com a classificação das contas no balanço: bens e direitos no ativo, e obrigações e patrimônio líquido no passivo.
Julgue o seguinte item, acerca da elaboração das principais demonstrações contábeis previstas pelo CPC.
O balanço patrimonial é a demonstração contábil estática que apresenta, em termos qualitativos, a posição financeira e patrimonial da entidade em data determinada.
CERTO.
Atenção: Para a CESPE, o incompleto não é errado.
“o Balanço Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública”.
Acerca da elaboração de demonstrações contábeis, julgue o item.
O balanço patrimonial representa, quantitativa e qualitativamente, a posição financeira e patrimonial da entidade em determinada data.
CERTO.
Balanço patrimonial - posição financeira e patrimonial - qualitativa e quantitativa - Estático
DRE - posição econômica - Dinâmica
Estrutura do Balanço Patrimonial
Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que
registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira
da companhia.
§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
I – ativo circulante; e (Incluído pela Lei n. 11.941, de 2009)
II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (Incluído pela Lei n. 11.941, de 2009)
§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
I – passivo circulante; (Incluído pela Lei n. 11.941, de 2009)
II – passivo não circulante; e (Incluído pela Lei n. 11.941, de 2009)
III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. (Incluído pela Lei n. 11.941, de 2009)
§ 3º Os saldos devedores e credores que a companhia não tiver direito de compensar serão classificados separadamente.
ATENÇÃO - Banca FGV
A FGV considera que são três as preocupações que se deve ter na análise do BP: liquidez, dívida versus capital próprio e o valor versus o custo.
- Liquidez: é a facilidade e a rapidez com que os ativos podem ser convertidos em caixa;
- Dívida versus capital próprio: as dívidas são os passivos, que fazem a empresa incorrer em inadimplência contratual caso não sejam pagas. O capital próprio dos acionistas é chamado de patrimônio líquido no balanço patrimonial;
- Valor versus custo: as DC’s auditadas das empresas brasileiras devem informar a base ou bases de mensuração de seus elementos patrimoniais.
Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras (DF´s), que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
Um contador chefia a área de Contabilidade de Sociedade Anônima, reportando-se ao Diretor Financeiro. Em reunião, esse contador é instado a apresentar determinada demonstração financeira exigida em lei para análise da diretoria.
Nos termos da Lei nº 6.404, de 15/12/1976, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com clareza, e com base na escrituração mercantil da companhia, a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício, através de uma das seguintes demonstrações financeiras:
A) previsibilidade dos prejuízos
B) balanço patrimonial
C) cálculos de doações
D) projeção dos lucros
E) demonstração de entrada de receitas
LETRA B.
O balanço patrimonial é uma representação do valor contábil de uma organização em uma data específica. Ele tem dois lados: no lado esquerdo, estão os ativos; no lado direito, os passivos e o capital dos acionistas. O balanço patrimonial declara o que a organização possui e como ela é financiada. A definição contábil que fundamenta e descreve o balanço patrimonial é a seguinte:
Ativos = Passivos + Patrimônio líquido dos acionistas
Sobre o balanço patrimonial, analise os itens a seguir:
I. Ao analisar um balanço patrimonial, o administrador financeiro deve ter três preocupações em mente: liquidez, dívida versus capital próprio e valor versus custo.
II. O ativo circulante apresenta a maior liquidez e inclui o caixa e os ativos que serão convertidos em caixa em até um ano da data do balanço patrimonial.
III. O valor contábil do patrimônio líquido dos acionistas diminui quando é adicionada a reserva de lucros.
Está correto o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III apenas.
E) I, apenas.
LETRA B.
DOUTRINA:
O Balanço Patrinomial é uma representação do valor contábil de uma empresa em uma data específica, como se a empresa estivesse momentaneamente congelada. Ele tem dois lados: no lado esquerdo, estão os ativos; no lado direito, os passivos e o capital dos acionistas. O balanço Patrimonial Patrimonial declara o que a empresa possui e como ela é financiada.
A definição contábil que fundamenta e descreve o balanço patrimonial é: Ativo = Passivos + Patrimônio Líquido.
Ao analisar um balanço patrimonial, o administrador financeiro deve ter três preocupações em mente: liquidez, dívida versus capital próprio e valor versus custo.
ROSS, Stephen A. Administração Financeira. 10 ed. MC Bookman, 2015.
ATIVO
Segundo o CPC 00, ativo é definido como um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
Segundo a Lei 6.404/76, no ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:
ATENÇÃO!!!
A liquidez é a facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em dinheiro.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de benefício econômico futuro, controlado pela entidade e oriundo de evento passado.
A) Dívida com fornecedor.
B) Duplicata descontada.
C) Ganho na venda de um ativo imobilizado.
D) Investimento em coligada.
E) Receita de serviços de um período.
LETRA D.
Um benefício econômico futuro controlado pela entidade e oriundo de um evento passado refere-se a um ativo que a empresa possui e que trará valor econômico no futuro, resultante de ações que já foram realizadas.
Análise das Alternativas
A: Dívida com fornecedor.
Justificativa: Trata-se de um passivo, representando uma obrigação a pagar, não um benefício econômico futuro.
B: Duplicata descontada.
Justificativa: É uma conta a receber, mas, uma vez descontada, representa um passivo e não um ativo que traz benefício futuro.
C: Ganho na venda de um ativo imobilizado.
Justificativa: Embora o ganho represente um benefício econômico, ele ocorre no momento da venda e não é um ativo controlado pela entidade.
D: Investimento em coligada.
Justificativa: Este é um ativo que a empresa controla e que tem potencial para gerar benefícios econômicos futuros, oriundo de um evento passado (a compra do investimento).
E: Receita de serviços de um período.
Justificativa: Refere-se a um reconhecimento de receita, mas não representa um ativo que controla benefícios futuros.
Os seguintes subgrupos fazem parte do Ativo Não Circulante de uma empresa industrial:
A) realizável a longo prazo, investimentos e patrimônio líquido.
B) investimentos, imobilizado e exigível a longo prazo.
C) patrimônio líquido, imobilizado e realizável a longo prazo.
D) resultados de exercícios futuros, patrimônio líquido e imobilizado.
E) realizável a longo prazo, investimentos e intangível.
LETRA E.
De acordo com o disposto no Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, o ativo não circulante, na composição do balanço patrimonial, deve ser subdividido em
A) bens de infraestrutura, bens ambientais e bens culturais.
B) bens próprios, bens de terceiros e bens a classificar.
C) realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
D) móveis, imóveis, tangíveis e intangíveis.
E) bens de uso administrativo, bens de uso comum e bens de uso especial.
LETRA C.
Ativo Circulante x Ativo Não Circulante
No ativo circulante são classificados os ativos que a companhia espera que sejam realizados até doze meses após a data do balanço patrimonial. Os ativos com realização prevista para acima de doze meses da data do balanço patrimonial são classificadas no Ativo Não Circulante Realizável a Longo Prazo.
ATIVO CIRCULANTE - Critérios:
Segundo o CPC 26, o ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer alguns critérios:
Com relação aos pronunciamentos técnicos do CPC a respeito do conteúdo e a classificação contábil de estoques, julgue o próximo item.
Um estoque que uma entidade pretenda consumir no decurso normal do seu ciclo operacional deve ser por ela classificado como ativo circulante no balanço patrimonial.
CERTO.
Via de regra não só os estoques, mas tudo que pertencer ao prazo do ciclo operacional da empresa ou realizável até o fim do exercício seguinte será classificado como circulante, tanto ativo, quanto passivo.
CONTAS DO ATIVO CIRCULANTE
Além disso, segundo o Art. 179 da Lei 6.404/76, no ativo circulante serão classificadas as contas: disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente, e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Disponibilidades
As disponibilidades representam dinheiro ou valores que nele possam ser convertidos de forma imediata.
Não são Disponibilidades
Caixa x Equivalente de Caixa
ATENÇÃO!!!
Em regra, o saldo bancário a descoberto é classificado no passivo, por ser uma obrigação da empresa com o banco. Entretanto, segundo o CPC 03, saldos bancários a descoberto são incluídos como componente de caixa e equivalentes de caixa, como uma dedução, quando são decorrentes de
empréstimos obtidos por meio de instrumentos como cheques especiais ou contas correntes garantidas que são liquidados em curto lapso temporal
compõem parte integral da gestão de caixa da entidade.
Uma sociedade empresária apresentava os seguintes saldos em 31/12/X0:
Disponibilidades: R$ 20.000.
Aplicações financeiras resgatáveis em 60 dias, sem restrições ou penalidades: R$ 15.000.
Banco-conta poupança: R$ 30.000.
Saldos bancários a descoberto, decorrentes de empréstimos obtidos por meio de cheques especiais: R$ 8.000.
Assinale a opção que indica o saldo do Caixa e Equivalentes de Caixa da sociedade empresária em 31/12/X0.
A) R$ 27.000.
B) R$ 35.000.
C) R$ 50.000.
D) R$ 57.000.
E) R$ 65.000.
LETRA D.
R$ 20.000 (disponibilidades) + R$ 15.000 ( Aplicações financeiras resgatáveis ) + R$ 30.000 (Banco-conta poupança) - R$ 8.000 (Saldos bancários a descoberto) = R$ 57.000.
No balancete do último mês findo, as disponibilidades de uma empresa eram compostas pelas seguintes contas e saldos:
- fundo fixo de caixa: R$ 2.500;
- caixa em moeda estrangeira: R$ 5.000;
- depósitos bancários no Banco Alpha: R$ 5.200;
- depósitos bancários no Banco Beta: R$ 1.200;
- numerários em trânsito: R$ 4.000;
- aplicações financeiras de liquidez imediata: R$ 10.000;
- certificados de depósito bancário a vencer em mais de 180 dias: R$ 50.000.
Informações complementares:
- o caixa em moeda estrangeira, já convertido para a moeda nacional na data do balancete, está sujeito a fortes oscilações diárias em seu montante;
- a conta-corrente no Banco Beta está negativa;
- metade das aplicações financeiras de liquidez imediata está comprometida com uma obrigação que vencerá em dois meses.
Visando apurar o fluxo de caixa do período, é correto afirmar que, a partir das informações apresentadas, o saldo de caixa e equivalentes de caixa a ser considerado será de
A) R$ 15.500.
B) R$ 16.700.
C) R$ 21.700.
D) R$ 25.500.
E) R$ 76.700.
LETRA C.
A intitulação disponibilidades, dada pela Lei n 6.404/76, é usada para designar dinheiro em caixa e em bancos, bem como valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da empresa e para os quais não haja restrições para uso imediato.
Equivalente de Caixa é um conceito normalmente trazido pelas Normas Internacionais de Contabilidade. São aplicações financeiras de curto prazo (geralmente realizáveis em até 90 dias), de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
Sendo assim:
Fundo fixo de caixa R$ 2.500
Depósitos bancários no Banco Alpha R$ 5.200
Numerários em trânsito R$ 4.000
Aplicações financeiras de liquidez imediata R$ 10.000
Caixa e Equivalentes R$ 21.700
Perceba que o caixa em moeda estrangeira não foi considerado como equivalente de caixa, dado que está sujeito a fortes oscilações diárias. Além disso, o saldo na conta corrente do Banco Beta está negativa e deverá ser apresentado como obrigação (no Passivo Circulante). Saldo negativo nada mais é que o famoso cheque especial, que é um empréstimo pré aprovado pela instituição financeira.
Por fim, o fato de que metade das aplicações financeiras de liquidez imediata estarem comprometida com uma obrigação que vencerá em dois meses não retiram sua condição de equivalentes de caixa.
Julgue o item seguinte, referente aos fatos contábeis e às variações patrimoniais deles decorrentes.
As disponibilidades totais sofrerão redução de valor sempre que a entidade utilizar recursos de seu caixa para aplicar em investimentos de liquidez imediata.
ERRADO.
DISPONIBILIDADES:
- Caixa;
- Banco conta Movimento;
- Aplicações Financeiras de liquidez imediata; e
- Numerários em trânsito.