Bases Diagósticas Flashcards
(114 cards)
O que é URINÁLISE?
Também conhecido como urina tipo I.
Teste laboratorial simples, de baixo custo, amplamente utilizado.
É o exame não invasivo de grande importância para avaliar a função renal. Com o auxílio deste exame pode-se diagnosticar diversas patologias, monitorar o progresso destas doenças no organismo, acompanhar a eficácia do tratamento e ainda constatar a cura.
Em que situações á Urinálise é solicitada?
A urinálise pode ser pedida como um exame de rotina antes de uma internação, de uma cirurgia ou durante agravidez. É pedida sempre quando hásinaisesintomasdeinfecção urináriaou dedoença renal. Alguns desses sinais:
Dor abdominal.Dor nas costas.Micção frequente ou dolorosa.Sangue na urina.
Quais são as 3 etapas do exame de urina?
Na primeira etapa analisam-se as características gerais da urina. Corresponde a avaliação das propriedades físicas da urina, como o seu volume, o seu cheiro e sua coloração.
Na segunda etapa é feita a pesquisa de elementos anormais, que corresponde à pesquisa química feita na urina.
Na terceira e ultima etapa é feita a sedimentoscopia, que corresponde ao exame microscópico da urina.
O que é OLIGÚRIA?
Oligúriaé definida como o volume da urina excretada menor que as necessidades para a eliminação de catabólitos. Convencionalmente é classificada comooligúriauma diurese inferior a 400 ml/dia em adultos, e como anúria uma diurese inferior a 100 ml/dia.
O QUE é ANÚRIA?
Anúriaexcretória é quando os rins continuam a fabricar a urina, mas ela não pode ser expelida do corpo, provocando um quadro de retenção aguda de urina.
O QUE é POLIÚRIA?
Poliúriaé um termo médico para urinar em excesso (acima de 2,5 litros por dia), frequentemente acompanhado de um aumento da frequência urinária (polaquiuria). É o sintoma de diversas doenças endócrinas, renais e psiquiátricas.
O QUE é DISÚRIA?
Disúriaé um sintoma clínico caracterizado por uma sensação de dor, ardor, ou desconforto ao urinar.
O que é HEMATÚRIA?
Hematúriaé a presença desanguenaurina. Tem como definição mais exata a presença de cinco ou maiseritrócitos(hemácias) por campo na análise microscópica do sedimento urinário, e deve ser confirmada em pelo menos duas amostras de urina. É umsinalde várias doenças dosrinse do trato urinário, podendo ser benigna a letal. É um dos achados mais frequentes em análise urinária de crianças.
O que é PIÚRIA?
Piúriaé a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana ou fúngica do trato urinário. Apiúriaé diagnosticada quando se encontram, em urina centrifugada, 10 ou mais piócitos por campo.
O que é COLÚRIA?
Colúriaé um termo para descrever uma urina escura, com cor referida como sendo parecida com café, vinho-do-porto ou coca-cola, apresentando espuma amarela. Esta coloração é causada por uma acumulação de bilirrubina directa (bilirrubina conjugada) no sangue e a sua consequente excreção pela urina.
O que é POLACIÚRIA?
Polaciúriaé um sintoma urinário caracterizado por aumento do número de micções com diminuição do volume da urina, ou seja, urina pouca quantidade muitas vezes ao dia.
Sobre a realização do exame de urina aleatória (Urina I), qual urina deve ser colhida?
Preferencialmente, colher a primeira amostra da manhã, jato médio.
Qual recomendações devem ser transmitidas a um paciente que precisa coletar urina de 24 horas para análise laboratorial?
1º dia – 7 h da manhã: Urinar e descartar a amostra. O paciente então colhe toda urina nas próximas 24 horas, as amostras colhidas devem ser mantidas refrigeradas.
2º dia – 7 h da manhã: o paciente urina novamente e coloca este material junto com aquela previamente colhida. Depois leve até o laboratório todo volume que foi recolhido.
Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exame de fezes. Quais parasitoses podem ser diagnosticadas por esse exame?
Ascaridiose e Giardíase.
Algumas parasitoses intestinais, além de sintomas gastrointestinais inespecíficos, podem ter outros sinais e sintomas que sugerem um diagnóstico mais específico. Assim, uma pessoa que apresenta sinais de irritação brônquica (tosse e dificuldade respiratória), possivelmente está desenvolvendo:
Ascaridíase.
Por que quem tem ascaridíase pode desenvolver irritação bronquica ou alguma lesão pulmonar?
Ascaris lumbricoides (lombriga), podem causar lesões nos alvéolos pulmonares porque o verme passa pelos pulmões em determinada etapa do seu ciclo de vida.
O Exame de Urina Tipo I ou Elementos Anormais do Sedimento (EAS) é um método diagnóstico complementar utilizado em todas as especialidades médicas. Trata-se de um exame indolor e de simples coleta o que torna sua realização muito comum. Entretanto, para que o resultado seja fidedigno, algumas orientações devem ser dadas e rigorosamente seguidas pelos pacientes.
- Antes da coleta do exame o paciente não deve ter praticado atividades físicas.
- A realização da assepsia local é fundamental (kit oferecido pelo laboratório): homens devem afastar a glande e mulheres afastar os grandes lábios para higienização.
- Se não for coletada a primeira urina da manhã, deve-se coletar a próxima urina após estase vesical de 2 horas.
Antes da coleta do sangue, a antissepsia do braço do paciente é preferencialmente feita com:
Álcool a 70%.
Em uma requisição médica ao laboratório, foi solicitada a coleta de sangue para os seguintes exames laboratoriais: glicose de jejum, hemograma, teste de coagulação e gasometria arterial. Qual o anticoagulante indicado para cada análise?
EDTA - Hemograma
Citrato de sódio - Coagulação
Fluoreto de sódio - Glicose de Jejum
Heparina - Gasometria arterial
Quando em um hemograma completo observa-se o aumento dos leucócitos, provavelmente está caracterizado um quadro de:
Infecção
O desjejum pode ser um fator importante para a alteração do resultado do exame laboratorial de sangue. Assinale a opção que apresenta o exame para o qual se recomenda um jejum de 12 horas.
Dosagem de triglicédides e colesterol total e frações.
Qual das imunoglobulinas é fundamental para o diagnóstico de infecções congênitas?
IgG
O que você sabe sobre o Hemograma?
O hemograma completo fornece uma análise quantitativa e morfológica das células do sangue para avaliar o estado geral do paciente.
O sangue pode ser coletado através de punção venosa periférica e a amostra depositada no tubo contendo EDTA (tampa roxa).
Caso tenha sido solicitado somente hemograma completo, não é necessário estar em jejum.
O hemograma além de avaliar a condição do sangue e seus tecidos formadores (em especial a medula óssea) avalia a presença de alguma doença em outros órgãos. Resultados anormais podem indicar a presença de uma variedade de condições incluindo anemias, leucemias e infecções, muitas vezes antes mesmo que o paciente apresente os sintomas da doença. Assim, em relação à série branca e vermelha que compõe o resultado de um hemograma completo pode-se dizer:
Neutrófilos aumentados.
Eosinófilos aumentados
Linfócitos aumentados
Hematócrito e hemoglobina aumentados.
Hematócrito e hemoglobina diminuídos
Linfócitos aumentados - Defesa contra vírus
Hematócrito e hemoglobina diminuídos - Anemias
Neutrófilos aumentados - Defesa contra bactérias.
Eosinófilos aumentados - Defesa contra processos alérgicos e infestações parasitárias.
Hematócrito e hemoglobina aumentados - Situação comum em pessoas que moram em grandes altitudes.