BETA-LACTÂMICOS Flashcards

1
Q

O que se deve a eficácia dos BL?

A

Deve-se 100% a integridade do Anel BL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual mecanismo das bactérias resistentes a essa classe?

A

Os anéis BL podem ser degradados por uma enzima chamada de B-Lactamase. Estas são capazes de hidrolisar o anel beta-lactâmico dos antimicrobianos, levando a formação do ácido penicilóico, o qual é desprovido de atividade antimicrobiana, fazendo com que as bactérias se tornem resistentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os subgrupos de BL?

A

Penicilinas, Cefalosporinas, Carbapênicos e Monobactâmicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual mecanismo de ação das Penicilinas?

A

Interferem na síntese de Peptídeoglicano da parede celular, inibindo as transpeptidases, que fariam a ligação entre as cadeias peptídicas pelas proteínas ligadoras de penicilina (PBP - penicillinbindingprotein), levando à morte as bactérias. Portanto, estes são bactericidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Cite quais são as Penicilinas disponíveis:

A

a) Penicilinas naturais ou benzilpenicilinas: penicilina cristalina, penicilina G procaína, penicilina G benzatina e penicilina V;
b) Aminopenicilinas: ampicilina e amoxacilina;
c) Penicilinas resistentes ás penicilinases: oxacilina;
d) Penicilinas de amplo espectro: ampicilina–sulbactam, ticarcilina-ácido clavulânico, piperacilina–tazobactam e amoxicilina-ácido clavulânico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais os possíveis sítios de ação das Penicilinas?

A

Ouvido, garganta, urina, além de tratar a pneumonia, sinusite, febre reumática, meningite, entre outras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais as vias de adm das Penicilinas G procaína e benzatina?

A

Devem ser administradas, EXCLUSIVAMENTE, por via intramuscular (IM).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual melhor horário para prescrição das Penicilinas?

A

Com exceção da amoxicilina oral, deve ser feito 1 a 2 horas antes ou depois das refeições, pois se tomadas com alimento podem alterar a ligação às proteínas alimentares e a ativação por ácido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a Farmacocinética das Penicilinas?

A
  • ABSORÇÃO: após a administração oral das penicilinas, a absorção varia muito entre estes fármacos, alterando de acordo com a estabilidade em ácido e a ligação às proteínas. A nafcilina é inapropriada para uso oral pois sofre absorção errática. Já a ampicilina, amoxicilina e dicloxacilina são relativamente bem absorvidas e estáveis em ácido.
  • DISTRIBUIÇÃ:O a nafcilina se liga fortemente às proteínas e conseqüentemente atinge concentrações menores no soro do que as penicilinas que não se ligam tão fortemente às proteínas (penicilina G ou ampicilina). A benzatina e a procaína foram desenvolvidas para retardar a absorção, levando a concentrações prolongadas no sangue e nos tecidos.
  • EXCREÇÃO: a excreção renal ocorre rapidamente, porém, outras vias também participam, dentre elas a excreção no escarro e no leite. A ampicilina e as penicilinas de espectro ampliada sofrem secreção mais lenta do que a penicilina G. A oxacilina é excretada tanto por via renal como biliar, portanto não é necessário fazer ajuste da dose em casos de insuficiência renal. Já depuração da nafcilina ocorre principalmente por excreção biliar.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual espectro de ação das Penicilinas G e V?

A

São ativas contra cepas sensíveis de cocos gram positivos, porém facilmente hidrolisadas pela penicilinase.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual espectro de ação das Penicilinas resistentes ás penicilinases?

A

Utilizadas para tratar infecções causadas por S. aureus e Staphylococcus epidermidis, produtores de penicilinase. Os principais fármacos são a Meticilina, Nafcilina, Oxacilina e Cloxaciclina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual espectro de ação das Penicilinas com atividade antimicrobiana ampliada para incluir microrganismos gram-negativos?

A

A ampicilina e amoxicilina estão entre as constituintes deste grupo, elas podem ser usadas para tratar infecções causadas por Haemophilusinfluenzae, E.coli e Proteusmirabilis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual espectro de ação das Penicilinas com atividade antimicrobiana ampliada?

A

Incluem espécies de Pseudomonas, Enterobacter e Proteus. Carbenicilina, Indanil-carbenicilina e Ticarcilina são os fármacos deste grupo. São menos ativos que a piperacilina contra Pseudomonas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual espectro de ação das Mezlocina, Azlocilina e Piperacilina?

A

Altamente ativos contra Pseudomonas e Klebsiella, além de alguns outros microrganismos gram-negativos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual Penicilina é melhor adm para Pneumonia?

A

São provocadas, na maioria das vezes, por S. pneumoniae ou por Haemophilus influenzae. As penicilinas são uma das opções para o tratamento destas infecções, porém, devem ser administradas com precaução em locais com elevada resistência à penicilina. As anti-pseudomonas (piperacilina-tazobactam), podem ser usadas para o tratamento de:

  1. Pneumonias de repetição em portadores de fibrose cística (frequentemente provado por Pseudomonas spp);
  2. Pneumonias causadas principalmente por bacilos gram-negativos e que ocorrem geralmente em pacientes internados em associações para alcoólatras, idosos ou desnutridos;
  3. Pneumonia relacionada a assistência à saúde.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual Penicilina é melhor adm para Faringites e Epiglotites?

A

Estas infecções normalmente são provocadas por S. pyogenes, em pacientes não neutropênicos. As drogas de escolha são as Aminopenicilinas ou Penicilinas G e V.

A Ampicilina + Inibidor da Beta-Lactamase ou Cefalosporina também pode ser utilizada.

17
Q

Qual Penicilina é melhor adm para Sinusites e Otites?

A

O H. influenzae e S. pneumoniae são os agentes usais destas patologias. Como tratamento pode-se utilizar as Aminopenicilinas + Ác. Clavulânico.

Em caso de processos crônicos, podem estar presentes Staphylococcus, bacilos gram-negativos e anaeróbios e deve-se utilizar as anti-pseudomonas e penicilinas com atividade anti-estafiocócica, como a penicilina G cristalina.

Se o paciente for diabético, usa-se penicilinas anti-pseudomonas

18
Q

Qual Penicilina é melhor adm para Endocardites Bacterianas?

A

Os agentes causadores das endocardites subagudas com lesão valvar são normalmente Streptococcos viridans e Enterococcos spp, a Penicilina Cristalina é o fármaco utilizado, porém necessita da associação com um Aminoglicosídeo.

Já as endocardites agudas, são causadas frequentemente por S. aureus e podem ser tratadas com Oxacilina.

19
Q

Qual Penicilina é melhor adm para Infecções Cutâneas?

A

O agente usual destas infecções, em especial as superficiais, é o estreptococo, porém, o estafilococo pode estar presente em algumas infecções cutâneas mais profundas, como as que aparecem em pacientes diabéticos e em regiões de face pós-trauma. Nessa situação, as Penicilinas resistentes às penicilinases como a Oxacilina são a melhor opção

20
Q

Qual Penicilina é melhor adm para Infecções Genitais?

A

Sífilis: Penicilina Benzatina mantêm-se como melhor opção, no entanto, para a forma terciária da doença com comprometimento do SNC, utiliza-se a Penicilina Cristalina.

Infecções gonocócicas como artrites gonocócicas: são tratadas com penicilinas naturais, pois no Brasil elas são altamente sensíveis à N. gonorrhoeae

21
Q

Qual Penicilina é melhor adm para Meningites Bacterianas?

A

São causadas principalmente por N. meningitides, S. pneumoniae e H. influenzae. A Penicilina Cristalina em doses elevadas é o fármaco de escolha.

22
Q

Quando a Profilaxia é indicada?

A
  1. H. influenzae e S. pneumoniae: a utilização de amoxicilina ou ampicilina pode prevenir infecções provocadas por H. influenzae e S. pneumoniae em pacientes esplenectomizados (passaram por remoção do baço) ou em crianças com agamaglobulinemia (ausência ou redução de gamaglobulina).
  2. Febre reumática: o uso mensal de penicilina benzatina é um tratamento considerado consagrado para a profilaxia da febre reumática, contudo a penicilina V também pode ser utilizada.
  3. Endocardite: pode-se prevenir a endocardite utilizando amoxicilina via oral. Esta prevenção é necessária em pacientes portadores de próteses neurológicas, cardíacas ou ortopédicas, quando são submetidos a procedimentos que possam causar bacteremia, como a endoscopia por exemplo.