BRUCELOSE Flashcards
Nos testes de aglutinação (lenta, com antígeno acidificado, do anel em leite, de Coombs), de fixação do complemento ou imunofluorescência indireta, o antígeno é representado por QUAIS células de B. abortus.
CÉLULAS INTEIRAS DE B. ABORTUS
Nos testes de imunodifusão em gel (dupla ou radial), Elisa (indireto e competitivo), hemólise indireta e Western blot, o antígeno é representado POR QUAL FRAGMENTO DA B. ABORTUS?
Lipopolissacarídeo da parede celular da B. abortus semipurificado.
Tal prova tem limitações, pois poderá apresentar resultados falso-positivos em presença de leites ácidos, ou provenientes de animais portadores de mamites ou, ainda, de animais em início de lactação (colostro).
TESTE DO ANEL EM LEITE
Quando a vacinação for realizada antes de 8 meses de idade, os títulos vacinais tendem a permanecer elevados por mais tempo, podendo gerar reações falso positivas nos testes indiretos de diagnóstico.
FALSO
DEPOIS DE 8 MESES
COMO É PREPARADO o Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT)
É preparado com o antígeno na concentração de 8%, tamponado em pH ácido (3,65) e corado com o Rosa de Bengala.
o que o Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) revela?
Revela a presença ou ausência de IgG1
Também chamada de prova lenta – porque a leitura dos resultados é feita em 48 horas –, é a prova sorológica mais antiga e ainda hoje bastante empregada. É utilizada em associação com o teste do 2-Mercaptoetanol para confirmar resultados positivos em provas de rotina.
Teste de Soroaglutinação em Tubos (SAT)
Por ser uma amostra lisa de B. abortus, a B19 induz a formação de anticorpos específicos contra o LPS liso e pode interferir no diagnóstico sorológico da brucelose.
certo
A B19 é atenuada para fêmeas jovens
certo
quais são os locais onde são encontrados com maior frequência a b. abortus?
Linfonodos, baço, fígado, aparelho reprodutor masculino, útero e úbere.
QUAIS SÃO AS VIAS DE ELIMINAÇÃO DA B. ABORTUS?
As vias de eliminação são representadas pelos fluidos e anexos fetais – eliminados no parto ou no abortamento e durante todo o puerpério –, leite e sêmen.
Nos testes de aglutinação (lenta, com antígeno acidificado, do anel em leite, de Coombs), de fixação do complemento ou imunofluorescência indireta, o antígeno é representado por células inteiras de B. abortus.
CERTO
QUAIS SÃO OS MÉTODOS DIRETOS DE IDENTIFICAÇÃO DE B. ABORTUS?
Os métodos diretos incluem o isolamento e a identificação do agente, imunohistoquímica, e métodos de detecção de ácidos nucleicos, principalmente a reação da polimerase em cadeia (PCR).
Brucella abortus
BOVINOS E BUBALINOS
Brucella melitensis
CAP E OVINOS
Brucella suis
SUÍNOS
Brucella ovis
OVINOS
Brucella neotomae
RATO DO DESERTO
O Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) detecta com maior precocidade as infecções recentes, sendo, nesse aspecto, superior à prova lenta em tubos.
CERTO
É o teste de referência recomendado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para o trânsito internacional de animais.
TESTE DE FIXAÇÃO DO COMPLEMENTO
QUAL É A PORTA DE ENTRADA DA B. ABORTUS MAIS IMPORTANTE?
A porta de entrada mais importante é o trato digestivo, sendo que a infecção se inicia quando um animal suscetível ingere água e alimentos contaminados ou pelo hábito de lamber as crias recém-nascidas.
QUAL O PERÍODO DE INCUBAÇÃO DA B. ABORTUS?
No caso da brucelose, esse período pode ser de poucas semanas e até mesmo de meses ou anos.
QUAL A MUCOSA QUE PERMITE A ENTRADA DA B. ABORTUS?
A B. abortus geralmente entra no organismo do hospedeiro pela mucosa oral ou nasal
É uma prova quantitativa seletiva que detecta somente a presença de IgG no soro, que é a imunoglobulina indicativa de infecção crônica.
TESTE DO 2MERCAPTOETANOL