Capítulo 7 - Seção B - Cabos de fibras naturais Flashcards

1
Q

Atualmente, os cabos de fibras naturais mais empregados a bordo são confeccionados com _____________ e _____________.

A

manilha / sisal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O cabo de manilha, devido a certos _________ existentes em sua composição, não sofre muito a ação da _____________, é pouco sensível à ______________, possui alguma _____________ e tem resistência à tração de _____ kg/mm2

A

óleos / água salgada / umidade / flutuabilidade / 21

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Sisal é mais barato, mas sofre muito a ação do tempo. Tem a fibra não tão lisa e macia como a da __________, com asperezas e pontas salientes, aceita melhor o alcatrão, tem resistência à tração de aproximadamente ____ kg/mm2, isto é, 20% a menos que a manilha, e se enfraquece bastante com a ____________.

A

manilha / alcatrão / 17 / umidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O cabo de linho cânhamo não alcatroado, também chamado cabo de linho branco, é o mais ________ dos cabos de fibra. O cabo de linho não alcatroado só é usado nos ______________ e nos aparelhos de laborar de ______________.

A

forte / grandes veleiros / grandes pesos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Linho cultivado é ____% menos resistente que o cânhamo, mas seu peso é cerca de 40% inferior. É muito usado na confecção de linhas para _____________.

A

30 / adriças de bandeiras

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O _________ produz o chamado cabo do Cairo. É bastante leve e pode flutuar, mas sua resistência é __________, sendo usado nos serviços em que o cabo deva permanecer imerso na água e onde não se exija grande carga de ruptura, tais como defensas, coxins, redes, cabos para pescadores. Tem a vantagem de não apodrecer com facilidade, porém é 30 % mais ________ que o cabo de manilha de mesmo diâmetro.

A

coco / pequena / fraco

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A _______ não é utilizada normalmente a bordo porque as suas fibras se separam em pouco tempo quando em contato com a água. Tem resistência um pouco menor que a do linho branco e o peso é 47% ______.

A

juta / menor

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O ___________ é aproveitado para a manufatura de cabos finos, onde se exija pouca resistência, ou para adornos. É utilizado, especialmente, na confecção de linhas de barca e de prumo, fios de coser, cabos de enfeite, aranhas de maca.

A

algodão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A ________ é 10% mais fraca que o linho branco, não recebe o alcatrão e _________ com facilidade.

A

pita / apodrece

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A ___________ tem resistência de cerca de 20% inferior à do cânhamo e possui as propriedades de ________ e não apodrecer por efeito da água do mar.

A

piaçava / flutuar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O cabo é sempre feito à máquina, mas também poderia ser confeccionado à mão. A primeira operação nas fábricas é a ___________.

A

cardação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Enquanto se processa a cardação, as fibras passam por um _______________, se são destinadas a cabo alcatroado, ou por um tratamento de óleo lubrificante especial, se são destinadas a cabo ____________.

A

banho de alcatrão / branco

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Cerca de _______ a ______ % do peso de um cabo branco consistem em óleo de lubrificação.

A

10 / 15

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A fabricação dos cabos é realizada pela união e torção de determinado número de fios primários, formando os fios que, no cabo, tem o nome de ________________.

A

fios de carreta

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os fios de carreta, reunidos e retorcidos, também em certo número, mas em sentido contrário ao anterior, formam as ___________ou ___________ do cabo, que são reunidas, torcidas ou trançadas.

A

pernas / cordões

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

_________ ou _________ pernas, torcidas todas juntas e em sentido inverso ao anterior, formam um cabo. O cabo assim confeccionado chama-se cabo de ___________.

A

Três / quatro / massa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Se fizermos um novo cabo composto de ________ destes cabos de massa, teremos um cabo ______________.

A

três / calabroteado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Na confecção de um cabo, a ação de torcer os vários elementos que o constituem chama-se ______________.

A

cochar

19
Q

Os cabos mais usados são os de _________ pernas, mas os cabos de maior bitola podem ter __________ pernas, os quais são sempre cochados em torno de outro cabo já confeccionado, mais fino que as pernas, e que toma o nome de __________________.

A

três / quatro / madre do cabo

20
Q

A madre não aumenta a _____________ do cabo, mas dá mais flexibilidade.

A

resistência

21
Q

Os cabos são geralmente cochados para a _______________.

A

direita

22
Q

Em alguns tipos, especialmente nos cabos finos, as pernas são ________________, em vez de cochadas (torcidas); isto faz desaparecer a tendência para a formação de __________, isto é, a dobra que o cabo toma sobre si mesmo, no seio, mas diminui a elasticidade.

A

trançadas / coca

23
Q

A torção dada a um cabo, isto é, a cocha, tem por fim impedir que as fibras escorreguem umas sobre as outras sob o esforço de tração, pelo atrito mútuo que elas adquirem. Com isto, o cabo adquire uma ligeira _____________, em virtude do caráter de mola em espiral que toma, mas perde uma parte da ______________ inicial dos fios.

A

elasticidade / resistência

24
Q

De um modo geral, quanto menor a torção mais ___________ será o cabo. O grau de torção dado aos cabos é geralmente tal que o comprimento do cabo é de ______ a _____ do comprimento das pernas que o compõem.

A

forte - 2/3 - 3/4

25
Q

Nunca devemos submeter um cabo de fibra a esforços próximos de sua carga nominal de ruptura e, ao contrário, dá-se um grande fator de segurança, na razão de ____ para ____, pelo menos, entre a carga de trabalho e a carga de ruptura.

A

1 / 5

26
Q

O alongamento máximo dos cabos brancos sujeitos a esforços é de _____ a _____ do seu comprimento; nos cabos alcatroados esse alongamento é de ______.

A

7% - 8% - 4%

27
Q

A umidade não diminui a resistência dos cabos de fibra natural; ao contrário, considera-se que um cabo novo, quando molhado, tem sua resistência aumentada de _______.

A

10%

28
Q

A água torna o cabo mais pesado e diminui sua ___________, tornando-o mais difícil de manobrar e dando-lhe também uma tendência a tomar __________.

A

flexibilidade / coca

29
Q

A fibra que menos sofre a ação da umidade é a _____________.

A

manilha

30
Q

O alcatrão diminui em cerca de ________ a força dos cabos novos e com o tempo vai alterar sensivelmente a estrutura da fibra, enfraquecendo-o mais.

A

12%

31
Q

O cabo de quatro pernas é ligeiramente _________ resistente que o de três pernas; além disso aquele pesa cerca de 5% ________, daí o seu menor uso.

A

menos - mais

32
Q

Um cabo de quatro pernas sofre um esforço ________ que um de três pernas para a mesma carga, atingindo, mais rapidamente, seu limite de ruptura.

A

maior

33
Q

Devido à _________, os cabos de quatro pernas são mais flexíveis que os de três pernas. Outra vantagem que eles apresentam é uma maior superfície de apoio; o cabo de quatro pernas aproxima-se mais da forma __________ que o de três pernas. Por isso, e também por sua flexibilidade, é o cabo de quatro pernas indicado especialmente para os trabalhos de ___________.

A

madre / circular / laborar

34
Q

A principal vantagem do cabo calabroteado sobre o cabo de massa é sua maior ____________.

A

elasticidade

35
Q

A água penetra internamente com mais ___________ nos cabos calabroteados.

A

dificuldade

36
Q

Os cabos de massa são mais __________ que os cabos calabroteados de mesmo diâmetro e possuem maior __________ , porque a torção sofrida pelas fibras é menor.

A

fortes / flexibilidade

37
Q

A elasticidade dos cabos calabroteados lhes permite, mais do que aos cabos de massa, suportar os ___________ ou _____________.

A

choques / lupadas

38
Q

___________ um cabo é desfazer-se a tendência que ele tem para tomar cocas.

A

desbolinar

39
Q

Na maioria dos casos, porém, deseja-se desbolinar o cabo em todo o seu comprimento, e não há espaço para estendê-lo no convés. Colhe-se, neste caso, o cabo em aducha em __________, no sentido ___________ ao de sua cocha.

A

pandeiro / contrário

40
Q

Os três modos de colher um cabo são:

A
  • em cobros
  • à manobra
  • à inglesa
41
Q

A resistência de um cabo (carga de ruptura), em quilogramas, é dada pela fórmula __________, em que: K é um coeficiente empírico, variável segundo a espécie de cabo (de massa, calabroteado, branco ou alcatroado), o grau de torção e a qualidade de matéria-prima empregada, e c é a circunferência em centímetros.e.

A

R = K.c²

42
Q

Para uso imediato, em cabos de manilha, quando não se conhece o valor de K, aplica-se a fórmula __________ , sendo R, em toneladas e c em centímetros.

A

R = (c/4)²

43
Q

Carga de trabalho (r): - nas melhores condições: r = _____ da carga de ruptura (R)
- em condições normais de serviço: r = ______ da carga de ruptura
- em condições desfavoráveis r = _____ da carga de ruptura.
- nas condições mais desfavoráveis (se o cabo trabalha com
grande velocidade de movimento): r = _____ da carga de ruptura.
- Se o cabo é sujeito a lupadas: r = ____ da carga de ruptura

A

1/4 - 1/5 - 1/8 - 1/10 - 1/12

44
Q

Comparado com o cabo de linho alcatroado, o cabo de _________ é mais forte e mais flexível, porém deteriora-se mais rapidamente.

A

manilha