Conceitos, objetivos e finalidades Flashcards
(29 cards)
O objetivo da contabilidade é estudar o sistema da riqueza administrativa, com a finalidade de verificar se ele vem servindo ao alcance dos fins propostas pela entidade.
VERDADEIRO
A contabilidade, de fato, estuda o sistema da riqueza administrativa, ou seja, o patrimônio das entidades, com
o objetivo de fornecer informações que ajudem a verificar se os recursos estão sendo utilizados de maneira
eficaz para alcançar os fins propostos pela entidade.
O patrimônio de uma entidade, na visão da ciência contábil, é composto por itens de natureza inteiramente qualitativa, por itens de natureza inteiramente quantitativa e por
itens que tem natureza tanto qualitativa quanto quantitativa.
FALSO
A contabilidade estuda o patrimônio em seus aspectos quantitativo e qualitativo. Isso significa que ela não
apenas registra valores monetários (aspecto quantitativo), mas também considera aspectos não
monetários, a natureza/qualidade do patrimônio (aspecto qualitativo).
É errado afirmar, portanto, que o patrimônio, na visão da ciência contábil, é composto por itens de natureza
inteiramente qualitativa ou apenas de natureza inteiramente quantitativa. A contabilidade necessita
evidenciar o patrimônio em seus aspectos qualitativos e quantitativos.
Na ciência contábil, o patrimônio líquido de uma entidade é entendido como o conjunto de seus bens, direitos e obrigações.
FALSO
Na ciência contábil, o patrimônio líquido de uma entidade é definido como a diferença entre os ativos (bens e
direitos) e os passivos (obrigações). Em outras palavras, o patrimônio líquido representa a parte residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. Ele é composto por itens como capital social, reservas de lucros, ajustes de avaliação patrimonial e outros elementos que refletem a riqueza líquida da entidade.
O conjunto de seus bens, direitos e obrigações representa o patrimônio da entidade (não é o patrimônio
líquido!).
O objeto da contabilidade, na teoria contábil atual, é mais que o conjunto de bens, direitos e obrigações de propriedade da entidade.
VERDADEIRO
O objeto da contabilidade engloba todos os recursos econômicos controlados pela entidade. Não é preciso deter a propriedade legal do bem/direito.
O objetivo fundamental da contabilidade, hoje, é fornecer informações que auxiliem a tomada de decisões econômico- financeiras a todos os interessados.
FALSO
Não é objetivo da contabilidade fornecer informações em geral, nem a todos os públicos que se interessem por qualquer tipo de questão. O objetivo da contabilidade é fornecer informações econômico-financeiras aos usuários da informação contábil, para que possam tomar decisões quanto ao ente que relata tais informações.
A contabilidade estuda o patrimônio em seus aspectos quantitativo e qualitativo, fornecendo subsídios ao processo de tomada de decisões econômico-financeiras por usuários internos e externos.
VERDADEIRO
A contabilidade, de fato, estuda o patrimônio em seus aspectos quantitativo e qualitativo. Isso significa que ela não apenas registra valores monetários (aspecto quantitativo), mas também considera aspectos não monetários, a natureza/qualidade do patrimônio (aspecto qualitativo).
Esses subsídios fornecidos pela contabilidade são essenciais para o processo de tomada de decisões econômico-financeiras, tanto para usuários internos (como gestores e funcionários) quanto para usuários
externos (como investidores, credores e reguladores).
Atualmente, a corrente majoritária de pensadores da área de contabilidade a conceitua como?
Uma ciência social.
A contabilidade é considerada uma ciência social porque estuda os fenômenos relacionados ao patrimônio das entidades e suas interações com o ambiente econômico e social. Ela envolve a análise de comportamentos humanos e decisões econômicas, proporcionando informações que afetam diretamente as decisões de indivíduos e organizações.
A contabilidade é a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades com o objetivo de fornecer informações sobre sua composição e variação que sejam úteis ao tomador de decisão.
VERDADEIRO
Contabilidade geral e contabilidade societária são expressões usadas para popularizar o termo ciência contábil.
Contabilidade geral e contabilidade societária não são sinônimos de “ciência contábil”. A ciência contábil é o campo do conhecimento que estuda, interpreta e aplica as práticas contábeis, abrangendo diferentes especializações e finalidades, como contabilidade gerencial, fiscal, de custos, pública e de auditoria, entre outras. Já a contabilidade geral refere-se ao registro, controle e apuração de informações econômicas e financeiras de uma entidade, enquanto a contabilidade societária é voltada para as normas e legislações aplicáveis às sociedades, principalmente no que tange às demonstrações contábeis exigidas pela legislação e regulamentos. Assim, tratam-se de áreas específicas dentro da ciência contábil e não expressões que popularizam o termo.
Se um trabalhador controla rigorosamente, em um caderno, todos os seus gastos e as suas rendas, e, com base nesse controle, decide o que lhe convém e o que não lhe convém fazer com seus recursos, então, agindo assim, ele reafirma o objetivo fundamental da contabilidade.
VERDADEIRO
O comportamento descrito reafirma o objetivo fundamental da contabilidade. Ao controlar rigorosamente seus gastos e rendas, e usar essas informações para tomar decisões informadas sobre o que fazer com seus recursos, o trabalhador está aplicando princípios contábeis na gestão financeira pessoal.
O objetivo da contabilidade é justamente fornecer informações úteis e relevantes para a tomada de decisões econômico
financeiras. Seja em um contexto empresarial ou pessoal, o acompanhamento e controle detalhado das transações financeiras permitem uma melhor compreensão da situação econômica, facilitando decisões
mais informadas e estratégicas.
O suprimento de bens para a empresa inicia o principal processo da contabilidade, que é o controle dos itens patrimoniais.
FALSO
Embora o suprimento de bens para a empresa seja uma atividade importante e que requer controle contábil, o principal processo da contabilidade não é o controle dos itens patrimoniais, mas sim o fornecimento de informações financeiras úteis para a tomada de decisões econômicas. A contabilidade registra, classifica, analisa e interpreta os eventos econômicos e financeiros que afetam a entidade, com o propósito de fornecer
uma visão abrangente e precisa da sua situação patrimonial, financeira e econômica.
Contabilidade é a ciência social que estuda e sistematiza os princípios de tomada de decisão sobre recursos disponíveis ao gerenciamento organizacional.
FALSO
A contabilidade, de fato, é uma ciência social, no entanto, o restante da assertiva apesar de ter relação com a
contabilidade, se associa mais à administração.
Enquanto a contabilidade tem um foco em fornecer informações financeiras confiáveis e relevantes para a tomada de decisões, a administração tem um escopo mais amplo que inclui a análise, planejamento, organização, direção e controle das atividades organizacionais, visando atingir os objetivos da entidade. A
administração envolve a tomada de decisões com base em diversas informações, incluindo, mas não se
limitando, a dados contábeis.
Contribuir para a tomada de decisão sobre comprar, vender ou manter instrumento de patrimônio e de dívida das entidades é um dos fins da contabilidade.
VERDADEIRO
Ao fornecer informações úteis para os usuários (objetivo) a contabilidade atinge o fim de contribuir para a tomada de decisões, entre as quais está a decisão sobre comprar, vender ou manter instrumento de patrimônio e de dívida das entidades.
A ciência contábil diferencia-se de outras ciências ligadas direta ou indiretamente à gestão das entidades por ter o patrimônio da entidade como objeto de estudo.
VERDADEIRO
A contabilidade visa fornecer informações sobre a composição e variação do patrimônio ao longo do tempo. Esse foco permite que a contabilidade ofereça uma base sólida de dados financeiros, essencial para a tomada de decisões por parte dos seus usuários.
Contabilidade é uma ciência social.
VERDADEIRO
CEBRASPE: O fornecimento de informações úteis para a tomada de decisão pelos agentes econômicos é uma das finalidades da ciência contábil.
FALSO
Essa questão à época de sua exigência gerou grande discussão, pois ela pode ser considerada correta com base na doutrina contábil. Porém, a banca não acatou os recursos nesse sentido e, portanto, para fins de prova da banca, temos que levar esse entendimento de que há diferença entre objetivo e finalidade da contabilidade.
Em suma, temos:
Finalidade: controlar o patrimônio
**Objetivo: **fornecer informações úteis
CEBRASPE: A contabilidade tem por finalidade prover seus usuários com informações úteis para as tomadas de decisões de natureza econômica, financeira e social
FALSO
Finalidade: controlar o patrimônio
Objetivo: fornecer informações úteis
A contabilidade tem por objetivo prover seus usuários com informações úteis para a tomada de decisões de natureza econômica e financeira. Enquanto a
contabilidade pode, indiretamente, influenciar decisões com impacto social, seu foco principal está na análise
e fornecimento de informações financeiras e econômicas.
A contabilidade tem a responsabilidade de criar o sistema gerencial para apuração de custos.
FALSO
Embora a contabilidade seja essencial para a criação e manutenção do sistema de apuração de custos, é uma responsabilidade compartilhada que envolve a cooperação de várias funções dentro da organização.
A principal função da contabilidade é apurar os tributos federais, estaduais e municipais.
FALSO
A principal função da contabilidade não é apurar os tributos federais, estaduais e municipais, embora isso seja uma parte importante das responsabilidades contábeis. A apuração de tributos é uma das muitas funções desempenhadas pela contabilidade, mas não é a sua função principal.
As ciências contábeis são uma ciência social pertencente à área de conhecimento das ciências humanas.
FALSO
As ciências contábeis são uma ciência social pertencente à área de conhecimento das ciências sociais
aplicadas!
Sob a ótica da ciência contábil, sem patrimônio não existe entidade
contábil.
VERDADEIRO
Sem patrimônio, não há o que ser registrado, analisado ou controlado pela contabilidade, pois não haveria transações econômicas ou financeiras a serem contabilizadas. Portanto, o patrimônio é fundamental para que
a contabilidade possa cumprir sua função de fornecer informações úteis e relevantes para a tomada de decisões econômico-financeiras.
A ciência contábil enquanto ciência da gestão patrimonial é concepção atribuída à escola de doutrinadores contábeis denominada patrimonialismo.
VERDADEIRO
Quais são as técnicas contábeis? (4)
- Escrituração: registro dos fatos contábeis.
- Demonstrações contábeis: evidenciar os fatos contábeis escriturados.
- Análise das demonstrações contábeis: extrai informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisão.
- Auditoria: examina a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
A análise de balanços não é considerada uma técnica contábil, tendo em vista que foi formulada e desenvolvida no âmbito da administração financeira.
Falso
A análise de balanços é sim uma técnica contábil.