Constitucional - 2021 Flashcards
(101 cards)
A escolha dos dirigentes máximos das universidades em ato complexo, com lista tríplice enviada ao Presidente da República, ofende a autonomia universitária prevista no art. 207 da CF/88.
ERRADO
O STF entendeu que o ato de nomeação dos Reitores de universidades públicas federais não afronta o art. 207 da CF, pois não significa instrumento de implantação de políticas específicas do Executivo, nem indica mecanismo de controle externo à autonomia universitária (ADPF 759 MC-Ref/DF).
Lei estadual que veda às operadoras de telefonia móvel o bloqueio de acesso à internet quando esgotada a franquia de dados contratada é constitucional.
ERRADO
Tal lei violou o art. 22, IV, da CF/88, que confere à União a competência privativa para dispor sobre telecomunicações (ADI 6089).
É possível a retratação do Poder Executivo após a sanção de projeto de lei, mediante novo veto.
ERRADO
Manifestada a aquiescência do Poder Executivo com projeto de lei, pela aposição de sanção, ocorre preclusão entre as etapas do processo legislativo, sendo incabível eventual retratação (ADPF 714/DF).
Os estados podem legislar sobre o registro de diplomas de cursos na área de Educação na modalidade semipresencial.
ERRADO
A competência para credenciar instituições de ensino para oferta de cursos ou programas de formação a distância é exclusiva do Ministério da Educação. Aos Conselhos Estaduais de Educação compete unicamente autorizar, reconhecer e credenciar cursos presenciais (ADI 4257).
A reeleição do Presidente e do Vice-Presidente dos Tribunais de Contas é permitida, não se aplicando a eles o art. 93 da CF/88 e o art. 102 da LOMAN.
CERTO
O STF entendeu que é inaplicável o art. 93 da CF e do art. 102 da LOMAN aos Tribunais de Contas, os quais, enquanto órgãos auxiliares do Poder Legislativo, não guardam relação de simetria com o Poder Judiciário (ADI 3377).
Os Municípios podem proibir o uso de fogos de artifício ruidosos.
CERTO
O STF reconheceu a competência municipal para legislar sobre esta matéria, por se tratar de interesse local (ADPF 567).
O STF não admite o uso das ações do controle concentrado de constitucionalidade para o exame de atos normativos infralegais.
ERRADO
O STF admite o uso das ações do controle concentrado para examinar atos normativos infralegais quando a tese de inconstitucionalidade propõe o cotejo da norma impugnada diretamente com o texto constitucional (ADI 3481/DF).
É constitucional norma estadual que indique o destinatário da citação no órgão da Advocacia Pública estadual.
CERTO
O STF entendeu que tal norma se enquadra como modelo procedimental complementar à sistemática processual civil, decorrente da autonomia dos entes federados em estruturar-se administrativamente (ADI 5773).
A ADPF é instrumento eficaz de controle da inconstitucionalidade por omissão.
CERTO
A ADPF pode ter por objeto as omissões do poder público, desde que essas omissões se afigurem lesivas a preceito fundamental, nas mesmas circunstâncias em que ela é cabível contra os atos em geral do poder público (ADPF 272/DF).
É inconstitucional a nomeação “pro tempore”, pelo Ministro da Educação, de dirigentes de instituições de ensino federais.
CERTO
Tal previsão viola os princípios da isonomia, da impessoalidade, da proporcionalidade, da autonomia e da gestão democrática do ensino público (ADI 6543/DF).
Os membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas podem requerer informações diretamente aos jurisdicionados do respectivo Tribunal, sem subordinação ao Presidente da Corte.
CERTO
O STJ assegurou aos membros do MP junto ao TC a prerrogativa de requerer informações diretamente aos jurisdicionados do respectivo Tribunal, sem subordinação ao Presidente da Corte (RMS 51841/CE).
É constitucional norma estadual que onere contrato de concessão de energia elétrica pela utilização de faixas de domínio público adjacentes a rodovias estaduais ou federais.
ERRADO
A União, por ser titular da prestação do serviço público de energia elétrica (art. 21, XII, “b” e art. 22, IV, da CF/88), detém a prerrogativa de estabelecer o regime e condições da prestação desse serviço (ADI 3763/RS).
A instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito depende apenas do requerimento da maioria absoluta dos membros das casas legislativas.
ERRADO
A instauração de CPI depende unicamente do preenchimento dos requisitos do art. 58, § 3º, da CF: requerimento de um terço dos membros das casas legislativas, indicação de fato determinado e definição de prazo certo (MS 37760 MC-Ref/DF).
É admitido o aditamento à inicial da ADI após o recebimento das informações dos requeridos e manifestações do AGU e PGR.
ERRADO
O STF não admite o aditamento à inicial da ação direta de inconstitucionalidade após o recebimento das informações dos requeridos e das manifestações do AGU e PGR (ADI 4541/BA).
É constitucional lei estadual que proíba a utilização do termo “tutor” e crie restrições para exercício da atividade de tutoria no ensino a distância.
ERRADO
É formalmente inconstitucional lei estadual, de iniciativa parlamentar, que, ao dispor sobre ensino a distância, proíba a utilização do termo “tutor” e crie restrições para exercício da atividade (ADI 5997/RJ).
Os municípios podem estabelecer limitações à instalação de sistemas transmissores de telecomunicações.
ERRADO
É inconstitucional lei municipal que estabeleça limitações à instalação de sistemas transmissores de telecomunicações por afronta à competência privativa da União (ADPF 732/SP).
A Constituição Estadual pode trazer hipóteses de intervenção estadual diferentes daquelas que são elencadas no art. 35 da CF/88.
ERRADO
As hipóteses de intervenção estadual previstas no art. 35 da CF/88 são taxativas, não podendo a Constituição Estadual criar novas hipóteses (ADI 6616/AC).
Governador de Estado afastado cautelarmente de suas funções tem legitimidade ativa para propor ADI.
ERRADO
Governador de Estado afastado cautelarmente de suas funções — por força do recebimento de denúncia por crime comum — não tem legitimidade ativa para a propositura de ADI (ADI 6728 AgR/DF).
É inconstitucional lei estadual que proíba instituições financeiras de fazer telemarketing para oferecer empréstimos a aposentados e pensionistas.
ERRADO
É constitucional a proibição por lei estadual, pois trata sobre defesa do consumidor, matéria de competência concorrente, servindo para proteger consumidores idosos (ADI 6727/PR).
O PGJ pode ter exclusividade para instaurar inquérito civil e propor ACP contra membros do Poder Legislativo, do Judiciário, do TC, do MP e da DP, se previsto em emenda à Constituição estadual.
ERRADO
Tal previsão é inconstitucional por violar a autonomia e independência do MP, além de usurpar iniciativa reservada ao Presidente da República e ao chefe do MP estadual (ADI 5281/RO e ADI 5324/RO).
É possível a prorrogação da competência criminal originária do STF quando o parlamentar, sem solução de continuidade, assume mandato em casa legislativa federal diversa.
CERTO
O STF admite a excepcional e exclusiva prorrogação da competência criminal originária quando o parlamentar, sem interrupção, assume novo mandato federal em casa legislativa diversa (Pet 9189).
O Poder Judiciário não pode tornar obrigatória a observância dos percentuais mínimos em saúde previstos no art. 77 do ADCT.
ERRADO
É compatível com a CF o controle judicial para tornar obrigatória a observância dos percentuais mínimos em saúde previstos no art. 77 do ADCT (RE 858075/RJ - Tema 818).
É constitucional lei distrital que atribua autonomia administrativa e financeira aos órgãos policiais.
ERRADO
O STF declarou inconstitucional a Lei Distrital que atribui autonomia administrativa e financeira aos respectivos órgãos policiais (ADI 6611).
As universidades estaduais não podem ter procuradorias próprias pois isso ofenderia o art. 132 da CF/88.
ERRADO
É constitucional e não ofende o art. 132 da CF/88 a instituição de procuradorias em universidades estaduais (ADI 7.218/PB).