Contexto Historico Flashcards
Francesco Tosi Colombina
Pioneiro da ideia de interiorização da capital do país.
3 razões que justificavam a proposta de Varnhagen a respeito da mudança da capital para o interior.
- Maior integração,
- Região salubre, e
- Maior segurança.
Quantas constituições foram assinadas, em que ano e por quem?
Ao todo foram 8 constituições, sendo 7 republicanas 1824- dom Pedro 1 1891- Floriano Peixoto 1934- Getúlio Vargas 1937- Getúlio Vargas 1946- Eurico Gaspar Dutra 1967- Castelo Branco 1969- C e Silva 1988- José Sarney
Há quantas regiões administrativas no DF? E quais foram adicionadas recentemente.
33 regiões. As últimas foram sol nascente e arniqueiras
Chefe da comissão exploradora do planalto central do Brasil nomeado por Floriano Peixoto?
Luís Cruls
Critério ultilizadompor Cruls para mapear a zona?
Quadrilátero Cruls
Fundador do Jornal Correio Braziliense?
Hipolito José da Costa
Local da primeira capital do Brasil.
Salvador, Bahia
As dimensões e os limites territoriais atuais do Distrito Federal são os mesmos propostos pelo relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central chefiada pelo cientista belga Luiz Cruls.
Errado. A área atual é de 5.779km quadrado. O de Cruls foi 14.400
Os objetivos da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central incluem o estí- mulo ao povoamento e ao desenvolvimento das regiões interioranas do país, em face de a grande maioria da população brasileira estar concentrada nesse período nas regiões próximas ao litoral.
Certo
A construção de Brasília era a metassíntese do Plano de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek, cujo objetivo era acelerar o desenvolvimento do país em diversas áreas, como nas de energia, transportes, produção agrícola, indústria e educação.
Certo
O processo de demarcação da área onde seria construída a nova capital brasileira iniciou-se ainda no século XIX, realizado pela comissão exploradora liderada por Luís Cruls.
Certo.
Marca do pioneirismo de JK, Brasília foi a primeira cidade brasileira construída a partir de um planejamento urbano.
Errado. BH, Teresina e outras. BSB foi a primeira cidade brasileira a ser construída a partir de um planejamento moderno.
O desejo de situar a capital no interior do território brasileiro é antigo, remontando ao perí- odo colonial. A ideia foi defendida pelos inconfidentes mineiros e chegou a ser inscrita na primeira Constituição Republicana.
Certo.
A construção de Brasília não se traduziu apenas na mera transferência da capital, mas obedeceu ao propósito de promover a interiorização do desenvolvimento, o que possibilitou a abertura de vias de comunicação entre as regiões industrializadas do Sudeste e as áreas agroprodutoras do interior do país.
Certo. Brasília conectou as regiões industrializadas com as áreas agroprodutoras. Foram abertas várias vias de comunicação, várias rodovias radiais.
A localização da nova capital, no interior do país, deriva de uma concepção geopolítica estratégica. Apesar de inexistirem estudos demarcatórios relativos ao território escolhido, a questão da segurança em face de um ataque externo – em uma época ainda marcada pelas guerras convencionais – foi decisiva pela escolha de uma área distante do litoral e afastada de bacias hidrográficas.
Errado. O Distrito Federal não está afastado de bacias hidrográficas e já existiam estudos demarcatórios como os da Missão Cruls.
Figura central na construção de Brasília, o candango retrata a paisagem social e humana de um país que se movimentava celeremente. Era o Brasil dos anos 50 do século passado, que se urbanizava com extraordinária rapidez e cujo dinamismo econômico, impulsionado pela industrialização, atraía milhares de habitantes que faziam o caminho do campo em direção às cidades.
Certo
A transferência da capital brasileira para o interior foi uma das poucas ações do gover- no JK que não sofreu cerrada oposição, como se depreende da leitura do texto. Isso se explica pela convicção generalizada, à época, de que o pleno desenvolvimento nacional requeria a integração de todas as regiões do país.
Errado. A transferência da capital brasileira para o interior foi uma das ações do governo JK que mais sofreu cerrada oposição.
O DF, quando da sua implantação inicial, foi objeto de estudo de seus condicionantes físi- cos, consolidados em um relatório que tinha como objetivo a escolha de um sítio adequa- do ao processo de urbanização. Esse relatório destacou que o território do planalto central possui elevada presença de nascentes.
Certo. O relatório de Cruls
Ao longo de todo o processo histórico que norteou a transferência da nova capital, so- mente na segunda metade da década de 1940, no caso, em 1946, foram tomadas novas atitudes em relação à transferência da capital. Na Constituição promulgada naquele ano, estava previsto que um novo estudo sobre a região fosse feito e, em 1948, o presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou a Comissão Poli Coelho, que chegou à conclusão de que a área demarcada pela Missão Cruls, no final do século 19, era a ideal para a nova capital.
Certo.
Entre os paralelos 15o e 20o havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então, uma voz disse repetidamente: “Quando escavarem as minas es- condidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível…”
Tais palavras, que prenunciam a instalação da nova capital brasileira no Planalto Central, foram proferidas por
a. Hipólito José da Costa.
b. José Bonifácio de Andrada e Silva.
c. Luís Cruls.
d. Dom Bosco.
e. Francisco Adolfo de Vanhagen.
D. Dom Bosco.
A primeira capital brasileira foi em Salvador- BH e foi governada pelo conselheiro do rei. Qual seu nome?
Tomé de Souza
Empresa responsável pela construção de Brasília?
NOVACAP
Data da inauguração de Brasília.
21 de abril de 1960