Cronica De D Joao I Flashcards
(16 cards)
Quem escreveu e quem era
Fernão Lopes, cronista oficial da realeza e por muito tempo guarda da torre do tombo
Em quantas partes se divide?
2:
- até à eleição do rei
- após a eleição até à morte
Descreve a árvore genealógica da Crónica
D. Pedro
|___ D. Fernando 💍 D. Leonor Teles
D. João de Castela💍D. Beatriz____|
MASSSS
D. Pedro teve outra relações fora do casamento, como a polémica Inês de Castro ou D. Teresa Lourenço, de quem nasceu ** D.Joao Mestre de Avis **
Como era a relação entre Portugal e Castela?
De guerra. Mas após alguns acordos, a paz tinha sido celebrada pelo casamento de d Beatriz. Este casamento tornou se um perigo para a liberdade Pt. Os das elites defendiam Castela e os mais pobres não
O que aconteceu após a morte de D Fernando?
D. Leonor Teles fica como regente e casa com o espanhol Conde Andeiro.
Quem é o herói da crónica? Descreve
O povo, que funciona como um só e é a força motriz da revolução. Trata se de um herói coletivo. Fernão Lopes preocupa se mais em retratar as massas do que as elites
Descreve Mestre de Avis
Receoso, mas querido pela população. Um líder solidário
Descreve Álvaro Pais
Perspicaz e determinado
Descreve Leonor Teles
A “aleivosa” (traidora) vista como uma vila pela população
Resume o capítulo 11
De forma a fortalecer o apoio da população, é lançado o rumor pelo pajem do Mestre de que este será atacado pelo Conde Andeiro nos Paços. Ao ser avisado, Álvaro pais espalha a notícia pelo povo que corre com armas para auxiliar o mestre. Quando lá chegam, o Paço estava fechado e o povo em grande ansiedade e barulho. Aparece o mestre à janela dizendo que está vivo, deixando a população em êxtase. Mestre vai ter com o irmão da rainha, satisfeito, enquanto faz um caminho pelo meio do povo que o glorifica. Durante o jantar, o mestre é avisado de que a população matou o bispo e é aconselhada a nada fazer sobre isso.
Como é o narrador da crónica?
Subjetivo
Como é Fernão Lopes ao escrever a crónica?
Da grande importância ao visualismo e dinamismo dos sentidos.
Resume o capítulo 115 da crónica.
Ao saberem da vinda do rei de Castela, o Mestre e os habitantes de Lisboa começam a recolher os mantimentos. A população começa a organizar se:
- defesa dos muros
- defesa das torres
- defesa das portas da cidade e do rio
O mestre está muito preocupado, passando ele em revista diferentes estruturas de defesa para saber se estão devidamente preparadas.
Todos estavam em sintonia e com sentido de entreahyda. Fernão refere a superioridade de Castela mas que Portugal, unido e mais perspicaz, poderá vencer a sua dimensão.
Como é a escrita de Fernão Lopes em relação ao leitor?
De proximidade, num tom coloquial.
Resume o capítulo 148
A cidade já cercada, os mantimentos começam a faltar. Muitos vão de noite de barco procurar comida, correndo perigo. Já não há forma de socorrer os pobres. Fica determinado que quem não ajuda na guerra deve ser posto fora da cidade. Ainda assim, nem os castelhanos acabam por ficar com esta gente. Os preços estão tão caros que os hábitos alimentares começam a mudar. Toda a cidade está num ambiente triste e pesado com tanta morte. Existe o rumor de que o Mestre vai expulsar quem não tem o que comer (o rumor é desmentido). O capítulo termina com o narrador a mostrar que as gerações futuras são sortudas.
Existem vários planos na obra, quais?
O plano geral (panorama alargado da cidade) e o de pormenor (quando se foca num grupo ou situação em específico )