Cushing Flashcards
O que é a Sd de Cushing?
É o conjunto de sinais e sintomas resultando de uma exposição crônica a um excesso glicocorticoides de origem endógena (tumores) ou exógena (iatrogênicas).
Qual a etiologia da Sd Cushing?
Exógena: iatrogenia (enorme maioria dos casos). Endógena (raro na prática clínica): adenoma de hipófise secretor de ACTH, secreção ectópica de ACTH, secreção ectópica de CRH, adenoma de adrenal, carcinoma de adrenal e hiperplasia de adrenal.
Quais as causas de Cushing endógeno?
ACTH dependentes (80%): doença de Cushing (adeno ahipofisário secretor de ACTH = corticotropinoma - 68%), ACTH ectópico e CRH ectópico -> ACTH elevado. ACTH independentes (20%): adenoma adrenal, carcinoma adrenal, hiperplasia adrenal -> ACTH suprimido. *Crianças = 65% do Cushing ocorre por alteração de adrenal, sendo que metade é por carcinoma de adrenal
Qual a dose de prednisona para aparecerem as manifestações Cushingoides?
> 7,5 mg/dia.
Explique a Sd de Cushing ACTH dependente (dç Cushing, ectópico)
Chamada de Doença de Cushing quando é causada por um tumor hipofisário produtor de ACTH, sendo a forma mais comum da Sd de Cushing espotânea. ACTH ectópico: produzido por outros tumores exceto os de hipófise, sendo que o ca pulmonar de pequenas células é o mais comum.
O que é o pseudo-cushing?
Hipercortisolismo (por hiperssecreção de CRH) em paciente com sinais e sintomas de Cushing. O aumento é leve a moderado. As causas principais são: doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade, psicose, sd pânico), alcoolismo, obesidade e SOP.
Quais dados clínicos sugerem FORTEMENTE Sd Cushing?
Desenvolvimento SIMULTÂNEO dos SS, com piora progressiva de todos AO MESMO TEMPO, e fraqueza muscular proximal (cinturas escapular e pélvica), atrofia cutânea, estrias violáceas largas (> 1cm) e aumento do panículo adiposo em região supraclavicular.
Qual o QC da Sd Cushing?

Comente sobre a obesidade.
Centrípeta e progressiva (face, pescoço, tronco e abdome). As extremidades estão “consumidas” (braços e pernas finos) por hipercatabolismo muscular. Há, também, acúmulo interno de gordura.
Imagem Cushing.

Como a Sd Cushing se manifesta em crianças? Quando suspeitar de Cushing em crianças?
Obesidade GENERALIZADA e retardo no crescimento. Devo suspeitar SEMPRE que a criança reduzir o percentil em estatura e aumentar em peso.
Qual o primeiro passo no Dx de Cushing?
Demonstrar, laboratorialmente, a existência de excesso de cortisol.
Quais exames demonstram hipercortisolismo? Como confirmar de forma inequívoca a existência de hipercortisolismo?
Dosagem do cortisol livre na urina de 24h (3x o limite da normalidade - menor que isso sugere pseudo-Cushing), teste da supressão com dexametasona em dose baixa e dosagem do cortisol plasmático ou salivar à meia-noite. Se 2 dos 3 estiverem alterados, está confirmado.
Explique o teste da dexametasona.
1 mg de dexametasona às 23h e mede o cortisol plasmático às 8h em jejum. Valores < 1,8 são suprimidos (normal) e maiores são não suprimidos (anormais). A dexametasona inibe a secreção de ACTH pela adeno-hipófise.
Qual o 2° passo do algorítmo diagnóstico de Cushing?
Determinar a causa da síndrome (Dx etiológico), fazendo uma primeira divisão através do ACTH plasmático.
O que o ACTH suprimido indica? Qual a próxima conduta?
Patologia primária de suprarrenal (TC de abdome superior) ou Cushing exógeno.
O que o ACTH aumentado indica? Qual a próxima conduta?
Patologia primária do eixo hipotálamo-hipófise ou secreção ectópica de ACTH/CRH. Solicita-se RNM da sela túrcica.
O que é o teste de Liddle 2?
É outro teste de supressão de ACTH com dexametasona, mas agora com 2 mg de 6/6h por 48h e depois coleta o cortisol. O objetivo é diferenciar corticotropinoma de ACTH ectópico.
Como é possível diferenciar Dç de Cushing de ACTH/CRH ectópico pelo teste de Liddle 2?
A secreção de ACTH pelo corticotropinoma é inibida em doses elevadas de dexametasona. Já os tumores que secretam ACTH de forma ectópica não são inibidos pelo teste.
Qual o provável diagnóstico caso RNM de sela túrcica normal e Liddle 2 sem queda? Qual a próxima conduta?
Secreção ectópica de ACTH. Solicitar TC de tórax e abdome para procurar esse tumor.
O que é o testo do estímulo do CRH e para que é usado? Qual outro teste é idêntico a esse?
É usado quando há dúvida na interpretação dos exames de ACTH (ACTH normal). Usa-se CRH sintético e observa-se a variação do ACTH e do cortisol. Na dç de Cushing observa-se aumento destes (tumor preserva receptor de CRH). Já nas doenças primárias de adrenal e na secreção ectópica não há esse aumento.
Qual o algorítmo diagnóstico de Cushing?
Confirmar hipercortisolismo (2-3 testes) -> ACTH plasmático: 1. ACTH baixo: dç primária de suprarrenal ou iatrogênico. 2. ACTH alto: RNM e Liddle 2.
Qual atenção deve ser dada para os exames de imagem?
Deve-se ter cuidado com incidentalomas, ou seja, tumores que são encontrados por acidente, sem clínica ou sintomas específicos, o que pode atrapalhar o diagnóstico.
No caso do Cushing ACTH independente, quais os achados? Quais as causas?
ACTH baixo -> tumor de adrenal ou hiperplasia adrenal bilateral.