Deficit Perceptuais Flashcards Preview

Teoria Neuropsicologia > Deficit Perceptuais > Flashcards

Flashcards in Deficit Perceptuais Deck (29):
1

O que é sensação?

Captação de estímulos através de órgãos especiais dos sentidos, do sistema sensorial periférico ou receptores internos

2

O que é percepção?

É a capacidade de seleção de estímulos e da integração desses uns com os outros e com informações anteriores e a sua interpretação. O resultado final desse processo permite ao indivíduo fazer com que algo tenha sentido a partir de um ambiente sensorial complexo e constantemente mutável.

3

O que é agnosia?

Q image thumb

É a incapacidade de reconhecer objetos familiares empregando uma ou mais das modalidades sensoriais, permanecendo a capacidade de reconhecimento do mesmo objeto, através do emprego de outras modalidades sensoriais e onde o paciente não apresente deficit nos órgãos especiais do sentido correspondente: Todos os tipos de agnosia representam um prejuízo na transmissão do sinal sensorial ao nível conceitual.

4

Quais as características que pacientes com déficits perceptivos apresentam?

- Incapacidade de concretizar tarefas simples - Dificuldade em iniciar ou completar tarefa -dificuldade de mudar de tarefa -incapazes de seguir instruções simples de uma etapa -tendem a cometer repetidamente os mesmos erros -longo tempo para concluir tarefa -pouco planejamento Hesitação -frequentemente desatentos para um lado do corpo

4

O que são áreas primárias?

Relacionam-se direto com motricidade e sensibilidade

5

O que são áreas secundárias?

-não se relacionam diretamente com motricidade e sensibilidade -os efeitos das lesões aqui são mais difíceis de avaliar -geralmente pacientes não apresentam alteração de motricidade e sensibilidade

6

O que são áreas terciários?

-Ocupam o topo da hierarquia funcional do cortex -São supramodais pois não se relacionam isoladamente com nenhuma modalidade sensorial -recebem e integram as informações sensoriais já elaboradas por todas as áreas secundárias -São responsáveis pela elaboração das diversas estratégias comportamentais

7

O que é percepção visual?

-localização espacial -medida da intensidade de luz -discriminação de formas -detecção do movimento -visão de cores

8

O que é agnosia visual dos objetos?

É a forma mais comum de agnosia. É. A incapacidade do reconhecimento de objetos familiares, a despeito do funcionamento normal dos olhos e tratos ópticos. O paciente é capaz de reconhecer o mesmo objeto através de outra modalidade sensorial.

9

A agnosia visual é subdivida em 2?

Q image thumb

Simultagnosia (síndrome de Balint) paciente é incapaz de perceber o estímulo como um todo, percebe uma parte de cada vez. Prosopoagnosia : tradicionalmente considerada como incapacidade de reconhecimento de rostos familiares ou espécies diferentes.

10

O que é agnosia das cores?

É a incapacidade do reconhecimento das cores, não é cegueira das cores. O paciente é incapaz de nomear as cores

11

O que é a agnosia tátil ou asteregnosia ?

É a incapacidade de reconhecer formas por seu manuseio, embora sensações táteis, proprioceptivas e térmicas estejam preservadas

12

O que é a agnosia auditiva?

Incapacidade de reconhecimento de Söns não ligados à fala. Paciente apresenta dificuldade em discriminar uma campainha de um latido.

13

O que é agnosia olfativa?

Inabilidade para classificar ou identificar uma sensação odorífera embora o olfato esteja preservado.

14

O que é agnosia gustativa?

Impossibilidade de reconhecer uma sensação gustativa, apesar do processamento gustativo, linguagem e funções intelectuais gerais se encontrarem intactas.

15

O que é apraxia?

Desordem no movimento aprendido voluntário É a dificuldade em realizar um ato motor aprendido independente do componente muscular, articular, neuronal, sensitivo, coordenação motora, equilíbrio, linguagem ou qualquer outro deficit cognitivo.

16

O que é apraxia ideomotora?

Q image thumb

Neste quadro há uma desconexão entre a ideia de um movimento e sua execução motora. O paciente é capaz de desempenhar tarefas habituais automaticamente e de descrevê-la mas é incapaz de imitar gestos. Exemplo: ao solicitar que o paciente ande, ele não consegue realizar tal ato, porem ao solicitar que ele vá buscar determinado objeto ele caminha normalmente.

17

Apraxia ideatória ou ideacional?

Q image thumb

Incapacidade de desempenhar automaticamente ou sob comando, uma sequência de atos. Frequentemente é capaz de realizar componentes isolados de uma tarefa, mas não é capaz de combina-los num ato completo. Além disso não pode descrever verbalmente uma sequência de movimentos, as funções de um objeto nem usá-los apropriadamente. Exemplo: ao solicitar ao paciente que escove os dentes ele não consegue fazê-lo, não consegue utilizar corretamente a escova e não é capaz de descrever verbalmente esta sequência.

18

O que é apraxia construtiva?

Se caracteriza por uma defeituosa análise e conceituarão da tarefa. Fica mais evidente na incapacidade de produção de formas vi ou tridimensionais através do desenho, construção arranjo de blocos ou objetos espontaneamente ou sob comando. Isso se reflete nas AVDs ao fazer um sanduíche, por exemplo, o paciente compreende tudo a respeito de sanduíche, para que serve mas não consegue fazê-lo.

19

O que é apraxia de vestimenta?

É a incapacidade em vestir-se adequadamente devido a uma desordem no esquema corporal ou nas relações espaciais. Exemplo: paciente veste as roupas do avesso

20

O que é somatoagnosia ou comprometimento do esquema corporal?

Q image thumb

Falta da percepção da estrutura corporal e da relação entre as partes do corpo em si ou no outro. Dificuldade em concretizar uma atividade por exemplo: apoie a sua mão na barra

21

O que é negligência visual ou espacial unilateral?

Q image thumb

Também conhecida como heminegligencia ou hemidesatencao visual quando referida ao componente visual. É a incapacidade de desgostarem e integrar os estímulos e percepções de um dos lados do corpo e o ambiente.

22

O que é desordem na discriminação direita/esquerda?

- é a incapacidade de identificação dos lados direito e esquerdo do próprio corpo ou no corpo do outro. -frequentemente são incapazes de imitar Apresentam dificuldade de diferenciar o sapato direito do esquerdo.

23

Anosognosia?

Q image thumb

É uma perturbação grave que envolve a rejeição ou negligência e ausência da consciência da gravidade ou presença do deficit.

24

O que é o distúrbio da discriminação entre figura e fundo?

Q image thumb

É a incapacidade em distinguir visualmente uma figura com relação ao fundo em que ela está inserida. Funcionalmente essa desordem interfere na capacidade do paciente em localizar objetos que não estão bem definidos, como por exemplo encontrar um item na gaveta.

25

O que é deficiência das relações espaciais ou desorientação espacial?

Q image thumb

É a incapacidade de perceber a relação entre um objeto no espaço e outro objeto ou com relação ao próprio indivíduo. O paciente apresenta dificuldade na localização dos talheres ou por o prato na mesa, incapacidade de ver as horas.

26

O que é desorientação topográfica?

Q image thumb

Dificuldade na compreensão e recordação do relacionamento entre um local e outro. O paciente não é capaz de deslocar-se de um local para outro com ou sem mapa.

27

O que é a tríade parkinsoniana?

Tremor de repouso Rigidez Bradicinesia

28

Quais são os outros sintomas e sinais do Parkinson?

-alterações posturais -déficit de equilíbrio -movimentos estacionais e movimentos automáticos estão prejudicados -padrão de marcha empobrecido -face em máscara -fadiga mental -distúrbios na fala -deglutição automática afetada -disfunção SNA - tonturas e calores -disfunção metabólicas - seborreia - alterações mentais em poucos casos