Dengue Flashcards
(40 cards)
Qual o conceito de arboviroses?
Doenças virais transmitidas por artrópodes (principalmente mosquitos), em que parte da replicação do vírus ocorre no artrópode.
Qual o agente etiológico da dengue?
Vírus do gênero Flavivírus, família Flaviviridae, patógeno de RNA.
Quais os quatro sorotipos da dengue?
DENV1, DENV2, DENV3, DENV4
O vetor da dengue (no Brasil) é?
Fêmea do mosquito Aedes aegypti (família Culicidae)
Quem é o reservatório vertebrado da dengue?
Ser humano
São sintomas da dengue clássica:
Febre alta e abrupta (>38 ºC)
Dor no corpo e articulações (mialgia e artralgia)
Dor atrás dos olhos (dor retro-orbital/ocular)
Mal-estar e fraqueza/prostração (astenia/adnamia)
Falta de apetite (inapetência/anorexia)
Dor de cabeça (cefaleia)
Exantema pruriginoso ou não (rash cutâneo)
Náuseas e vômitos
São sintomas de dengue na criança:
Febre alta, adnamia, sonolência, anorexia, recusa de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes moles, dor abdominal generalizada, choro persistente, irritabilidade.
São sinais de alarme na dengue:
Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural e pericárdico)
Aumento repentino do hematócrito
Desconforto respiratório
Diminuição da diurese
Diminuição da temperatura ou hipotermia
Dor abdominal intensa e contínua
Hepatomegalia dolorosa
Hipotensão postural e/ou lipotimia
Queda abrupta de plaquetas
Sangramento (mucosas ou hemorragias importantes)
Sonolência e/ou irritabilidade
Vômitos persistentes
Sintomas que compõem os Sinais de choque da dengue (decorrentes de colapso circulatório associado à Febre hemorrágica da dengue)?
a) hipotensão arterial; b) pressão arterial convergente; c) extremidades frias, cianose; d) pulso rápido e fino; e) enchimento capilar lento.
A prova do laço deverá ser realizada obrigatoriamente em todos os casos suspeitos de dengue durante o exame físico, mas não pelo agente de endemias. Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Segundo a OMS, como se definem os quatro critérios de classificação da Febre hemorrágica da dengue, segundo o grau de gravidade?
GRAU I - Febre acompanhada de sintomas inespecíficos, em que a única manifestação hemorrágica é a PROVA DO LAÇO positiva.
GRAU II - Mesmo que Grau I, somando-se HEMORRAGIAS ESPONTÂNEAS leves (sangramentos de pele, epistaxe, gengivorragia e outros).
GRAU III - COLAPSO CIRCULATÓRIO, com pulso fraco e rápido, e pressão arterial ou hipotensão, pele pegajosa e fria e inquietação.
GRAU IV - CHOQUE PROFUNDO, com ausência da pressão arterial e pressão de pulso imperceptível (Síndrome do Choque da dengue).
Classificação de risco da dengue de acordo com os sintomas (Estadiamento), segundo Ministério da Saúde:
Grupo A - azul: prova do laço negativa, sem sangramentos espontâneos, sem comorbidades, sem grupo de risco, sem condições clínicas especiais, sem risco social. Ausência de sinais de alarme e sinais de choque.
Grupo B - verde: prova do laço positiva ou sangramento de pele espontâneos (petequitas) ou com comorbidades, ou grupo de risco ou condições clínicas especial ou risco social. Ausência de sinais de alarme e sinais de choque.
Grupo C - amarelo: presença de um ou mais sinais de alarme.Sem hipotensão.
Grupo D - vermelho: Hipotensão ou choque.
A dengue pode ter três fases. São elas:
1.Febril (dengue clássica)
2. Crítica(complicações como FHD e SCD)
3. Recuperação.
Quais são as fases do ciclo de vida do Aedes:
Ovo, larva, pupa e adulto.
Fase de desenvolvimento em que o vetor da dengue (Aedes aegypti) não se alimenta e está dividido em cefalotórax e abdômen:
pupa
Fase de desenvolvimento em que o vetor da dengue (Aedes aegypti) tem vida aquática e corpo dividido em cabeça, tórax e abdomen:
larva
Quando a dengue tem notificação compulsória imediata (24h) ao MS, SES e SMS?
Óbitos
Quando a dengue é de notificação semanal?
Casos suspeitos
O que significa LIRAa?
Levantamento Rápido de Índices
Existe vacina para dengue?
Sim, duas. Uma francesa, que só pode ser aplicada em pessoas que já tiveram contato anterior com arbovírus. Outra japonesa, que não tem tal restrição.
Vetor da dengue (no Brasil e na Ásia)
No Brasil é o Aedes aegypti.
Na Ásia é o Aedes albopictus.
Agente etiológico da dengue
Flavivírus, família Flaviviridae. Patógeno de RNA
Tempo estimado para incubação extrínseca (no inseto) do Flavivírus
8 a 12 dias
Tempo estimado para incubação intrínseca (no humano) do vírus da dengue
3 a 15 dias. Média de 5 a 6 dias