design_pattern Flashcards
(31 cards)
O que é o padrão State?
O padrão State permite que um objeto altere seu comportamento quando seu estado interno muda. Isso parece como se o objeto mudasse de classe.
O que é o padrão Adapter?
O padrão Adapter permite que objetos com interfaces incompatíveis trabalhem juntos. Ele converte a interface de uma classe em outra interface que o cliente espera encontrar.
O que é o padrão Façade?
O padrão Façade fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Ele define uma interface de nível mais alto que facilita o uso do subsistema.
O que é o padrão Abstract Factory?
O padrão Abstract Factory fornece uma interface para criar famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.
O que é o padrão Decorator?
O padrão Decorator permite adicionar comportamento a objetos individuais de forma dinâmica. Ele é uma alternativa flexível à criação de subclasses para estender funcionalidades.
O que é o padrão Template Method?
O padrão Template Method define o esqueleto de um algoritmo em uma operação; deixando algumas etapas para serem preenchidas por subclasses. Ele permite que as subclasses redefinam partes do algoritmo sem alterar sua estrutura.
O que é o padrão Proxy?
O padrão Proxy fornece um substituto ou representante de outro objeto para controlar o acesso a ele.
O que é o padrão Builder?
O padrão Builder separa a construção de um objeto complexo de sua representação; permitindo a criação de diferentes representações do mesmo objeto.
O que é o padrão Chain of Responsibility?
O padrão Chain of Responsibility permite que vários objetos possam tratar uma solicitação sem que o remetente saiba qual objeto a está tratando.
O que é o padrão Command?
O padrão Command encapsula uma solicitação como um objeto; permitindo parametrizar clientes com solicitações; enfileirar solicitações e registrar operações.
Abstract Factory
Criacional - Fornece uma interface para criar famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.
Builder
Criacional - Separar a construção de um objeto complexo de sua representação permitindo a criação de diferentes representações usando o mesmo processo de construção.
Factory Method
Criacional - Define uma interface para criar um objeto mas permite que as subclasses decidam qual classe instanciar.
Singleton
Criacional - Garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto de acesso global para essa instância.
Adapter
Estrutural - Permite que objetos com interfaces incompatíveis trabalhem juntos.
Bridge
Estrutural - Desacopla uma abstração de sua implementação permitindo que ambas possam variar independentemente.
Composite
Estrutural - Compor objetos em estruturas de árvore para representar hierarquias parte-todo.
Decorator
Estrutural - Anexa responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. Os decoradores fornecem uma alternativa flexível à subclasse para estender a funcionalidade.
Facade
Estrutural - Fornece uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Facilita o uso de um sistema complexo fornecendo uma interface mais simples.
Proxy
Estrutural - Fornece um substituto ou espaço reservado para outro objeto para controlar o acesso a ele.
Chain of Responsibility
Comportamental - Permite que múltiplos objetos possam manipular uma solicitação sem que o cliente precise saber qual objeto a está manipulando.
Command
Comportamental - Encapsula uma solicitação como um objeto permitindo parametrizar clientes com operações enfileirar solicitações ou fazer o registro de solicitações e suporte a operações de desfazer.
Interpreter
Comportamental - Define uma gramática para uma linguagem e interpreta as expressões nessa linguagem.
Iterator
Comportamental - Fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação subjacente.