Diversas Flashcards
(40 cards)
Medidas indiretas de prevenção delitiva visam atacar as causas do crime: cessada a causa, cessam seus efeitos.
CERTA.
As medidas indiretas de prevenção delitiva visam atacar as causas exógenas do crime, geralmente econômico-sociais, sem, contudo, atingir o delito de forma direta e imediata. Buscam neutralizar o conflito criminal antes que o mesmo se manifeste, de modo a dar resolução a situações que demandam assistência do Estado. Ex.: concretização dos direitos a educação e saúde. Aqui, de fato, o argumento é o de que, cessadas as causas do crime, cessariam seus efeitos. Associam-se, na Criminologia, às prevenções primária e terciária.
Afirmar que a criminologia é interdisciplinar e tem o empirismo como método significa dizer que esse ramo da ciência utiliza um método analítico para desenvolver uma análise indutiva.
Certo
Lombroso classificou os criminosos em: a) ____, b) ____, c) ____ e d) ____.
a) natos, b) loucos, c) por paixão e d) de ocasião
Lombroso classificou os criminosos em _____, sendo aquele que já nasce criminoso, herda o crime , estigmas, instinto criminoso, um selvagem da sociedade, o degenerado (cabeça pequena, deformada, fronte fugidia, sobrancelhas salientes, maças afastadas, orelhas malformadas, braços cumpridos, face enorme, tatuado, impulsivo, mentiroso e falador de gírias etc.).
Natos
Lombroso classificou os criminosos em _____, sendo os os alienados mentais que devem permanecer no hospício. É classificado como perverso, amorais.
Loucos
Lombroso classificou os criminosos em _____, aqueles que usam da violência para solucionar questões passionais. São classificados como sanguíneos, nervosos, irrefletidos, exaltados.
Por Paixão
Lombroso classificou os criminosos em _____, aqueles pseudocriminosos que assumem hábitos criminosos influenciados por circunstâncias, aplicação do ditado: “a ocasião faz o ladrão”, mas também são predispostos hereditariamente.
Da Ocasião
A Teoria do _____ explica o processo de estigmatização realizado pelo sistema de encarceramento penal.
Etiquetamento/Labelling Aprouch/Reação Social
Teoria do Etiquetamento - ideologia da Dir. Penal ___, priorizando a não intervenção penal, a não aprisionamento, a prevalência de penas alternativas e a progressão de regime de pena.
Mínimo
Teoria Crítica/Radical/Marxista - surge a ideia do abolicionismo penal, neorrealismo e _______ penal.
Minimalismo
O que é o direito penal subterrâneo?
Corresponde às práticas ilegais exercidas pelas agências formais de controle, de maneira violenta e arbitrária, sempre com a justificativa de combater a criminalidade.
A Escola de _____ prioriza a ação PREVENTIVA à atuação estatal repressiva e originou teorias como: Janelas Quebradas e Tolerância Zero, com base no Direito Penal Máximo e originárias do pensamento de NEORRETRIBUCIONISMO PENAL ou REALISMO DE DIREITA.
Chicago
O alcoolismo crônico é visto como doença mental, porém o dependente de drogas moderada é inteiramente incapaz.
Certo
A abulia e a inércia levam o doente portador de depressão ao cometimento de crimes.
Certo
Os crimes praticados por esquizofrênicos podem ser ritualistas, bárbaros, sem remorso e premeditado.
Certo
A Teoria de Sutherland, conhecida com ______, considera o processo de interação social na aprendizagem do comportamento desviante.
Associação Diferencial ou Crimes de Colarinho Branco
A Teoria da Coculpabilidade _____ se baseia na ideia de que a sociedade também tem culpa pelo fenômeno criminoso, por isso os vulneráveis sociais que praticam crime deveriam ser beneficiados.
Por outro lado, a Teoria da Coculpabilidade _____ diz que a sociedade também tem culpa, por isso indivíduos pertencentes às altas classes sociais deveriam sofrer maior punição.
Teoria da Coculpabilidade Tradicional
Teoria da Coculpabilidade às Avessas
Síndrome de _____: consiste em um estado psicológico desenvolvido por algumas vítimas, normalmente de sequestro, que criam laços afetivos com o sequestrador na tentativa de identificação e/ou de conquistar a simpatia do criminoso.
Síndrome de Estocolmo
Síndrome de ______: a vítima desenvolve em sentimento profundo de ódio pelos criminosos, gerando extrema antipatia e aumento de chance de ser morta pelos infratores.
Síndrome de Londres
A criminologia é a ciência que, entre outros aspectos, estuda as causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade.
Certo
Síndrome da ______: é a mulher rejeitada efetivamente, imputa falsamente a quem lhe ignorou algum crime sexual.
Síndrome da Mulher de Potifar
Vítima ______, também chamada de ideal, não tem participação no evento criminoso.
Vítima Completamente Inocente
Vítima ______, também chamada por
ignorância, tem participação, de alguma forma, no evento criminoso.
Vítima Menos Culpada do que Criminoso
Vítima ______, também chamada de provocadora, tem participação ativa da vítima é imprescindível para o evento criminoso. Ex: Crime de Estelionato, quando há ganância
Vítima tão Culpada quanto o Criminoso