7.Doenças Gestacionais Flashcards
(9 cards)
Descreva o que é a Pré-Eclâmpsia e quais alterações a caracterizam
Pré-Eclâmpsia é uma síndrome sistêmica que ocorre devido à uma disfunção endotelial da mãe, de vasoconstrição. Isso leva à hipertensão e gera o aumento do acúmulo de líquido nos vasos, o aumento da permeabilidade vascular e o aumento de proteinúria e o edema (extravasamento de muito líquido do vaso para o tecido, se acumulando no intersterstício).
Explique o que é a Eclâmpsia e descreva suas principais alterações
Eclâmpsia é um agravamento da Pré-Eclâmpsia. Nela, ocorre convulsão, hipercoagulabilidade, edemas nos pulmões e insuficiência renal aguda.
Cite as alterações presentes na Síndrome de Hellp e explique-as
•Anemia Hemolítica, devido ao fato de que as hemácias estão sendo lisadas de forma muito rápida (devido à vasoconstrição que faz com que elas entrem em maior contato com a parede do vaso), de modo que não há como produzir novas hemácias ao mesmo tempo para que pudessem ser substituídas, gerando essa anemia.
• Aumento de enzimas hepáticas - devido ao aumento do metabolismo de bilirrubina, que sobrecarrega os hepatócitos.
•Baixo número de plaquetas - devido à diminuição da produção medular causada pela alteração vascular.
Explique a fisiolatologia de como se inicia a alteração vascular que gera a Pré-Eclâmpsia, comparando com o a fisiologia (normal) que deveria acontecer e descrevendo as alterações que serão causadas em seguida
Fisiologicamente, na gravidez, as células citotofoblásticas invadem os os vasos sanguíneos, retirando a camada muscular e fibras elásticas deles, ocorrendo aumento da luz do vaso, e assim, aumento do fluxo para o feto e a placenta (maior nutrição) e diminuição da resistência vascular, passando de um vaso de resistência para um vaso de capacitância.
Entretanto, na Pré-Eclâmpsia, esse mecanismo não ocorre, ou seja, as células citotrofoblásticas não conseguem invadir a parede do vaso da artéria espiralada, que não perde a camada muscular e as fibras elásticas. Sendo assim, a luz do vaso é pequena, seu fluxo é pequeno, porém sua resistência vascular é alta. Isso gera:
•Acúmulo de líquido nos vasos da mãe - Hipertensão
•Excesso de líquido faz com que saia mais líquido para o tecido, que se acumula no interstício - Edema (principalmente nos vasos inferiores)
•Os rins se sobrecarregam - Proteinúria
•A má perfusão sanguínea diminui a quantidade de nutrientes e de O2 que passam para o feto - mau desenvolvimento fetal; pequenos ao nascimento
Descreva a fisiopatologia das alterações ocorridas na Eclâmpsia
•Convulsão - falta de O2 no SNC devido à má perfusão
•Hipercoagulabilidade - devido ao aumento da resistência vascular e diminuição do fluxo, o sangue entra muito em contato com a parede do vaso e por mais tempo, aumentando o risco de formação de trombos
•Insuficiência renal - devido à sobrecarga dos rins e consequente proteinúria
•Edema pulmonar e comprometimento da respiração - devido ao acúmulo de líquido em regiões de trocas gasosas
A hipóxia da placenta gera um mecanismo de compensação. Que mecanismo é esse? O que ele acarreta (agravo ou melhora do quadro)?
Devido à hipóxia da placenta, ela tenta recompensar liberando fatores angiogênicos e anti-angiogênicos, entretanto os novos vasos formados têm a mesma alteração dos anteriores (diminuição da luz). Por isso, esse mecanismo agrava ainda mais o quadro.
Defina Doença Trofoblástica Gestacional ou Mola
Trata-se da proliferação de vilosidades coriônicas e de tecido trofoblástico (cito e sinciciotrofoblasto), uma condição de tumoração ou semelhante a tumor.
Explique os diferentes tipos de Mola - Invasiva e Não invasiva ou Hidatiforme (Completa e Parcial)
Mola Hidatiforme Completa:
Um óvulo sem material genético é fecundado. Isso gera um cariótipo 46,xx, porém androgênico, ou seja, com somente material paterno. Esse embrião não se desenvolve e não é possível ver seus anexos, morrendo em poucas semanas.
Mola Hidatiforme Parcial:
Um óvulo é fecundado por 2 espermatozóides. Isso gera um cariótipo triplóide (69,xxx ou xxy ou xyy), com um material genético materno e dois paternos. Esse embrião consegue se desenvolver no início, mas não é sustentado.
Mola Invasiva:
Mola completa que começa a perfurar as camadas do útero (Endo, Meso e Perimétrio), devido à proliferação de vilosidades coriônicas e tecido trofoblástico. Isso diminui a função desses tecidos invadidos, além disso, essas células trofoblástica podem invadir vasos sanguíneos, gerando embolias e disseminação de metástases. Deve-se fazer a dosagem sérica de hCG (muito alta).