E-mail Marketing Flashcards
(35 cards)
rpge
regulamento geral sobre a proteção de dados
Como e feita a multa se n se respeitar o rpge
Multa é feita de acordo com uma percentagem de faturação da empresa
Opt in
opt-in: define a aceitação prévia de uma pessoa em receber e-mails de empresas
Opt out
opt-out: o termo retrata a possibilidade que o subscritor tem de informar que não pretende manter o seu nome na lista de endereços de empresa. Deve ter a possibilidade de se desligar ou de alterar os seus dados.
House list
House-list: o termo house list, retrata uma lista composta com nomes de clientes ou potenciais clientes, endereços de emails e tipo de perfil.
Para que é usado o email marketing (5)
fidelizar clientes (exemplo: clientes nespresso com oferta de cartão cliente)
estimular vendas (exemplo: worten com as campanhas black friday)
angariação de dados do cliente (exemplo: pingo doce oferece newsletter de culinária a quem subscrever)
criação de leads (exemplo: BMW convida a um test drive)
awareness (exemplo: campanha ZARA de sustentabilidade -Join life)
2 tipos de email marketing
Outbound email marketing, inbound email marketing
Outbound email marketing
Outbound email marketing: quando uma campanha de e-mail é utilizada como forma de marketing direto para encorajar exprimentar e comprar e faz parte de um diálogo de CRM. Isto é, os emails são enviados para os consumidores e para potenciais consumidores de uma organização.
Inbound email marketing
Inbound email marketing: quando os emails dos consumidores, como consulta de serviços são geridos. Gestão de emails provenientes dos consumidores de uma organização.
Opções de Opt-in emails para a aquisição dos consumidores
Campanha de cold email, email cobranding, third party e-newsletter
Campanha de cold email
Campanha de cold email: é uma estratégia de marketing na qual uma organização envia emails para pessoas em uma lista de emails alugada de consumidores ou de uma editora especializada. Mesmo que essas pessoas tenham concordado em receber ofertas por email, o email é considerado “frio” porque a organização pode não ter uma relação próxima com o destinatário. Por exemplo, uma empresa de cartão de crédito pode enviar um email frio para alguém que ainda não é seu cliente. É crucial incluir uma declaração de origem para evitar que o email seja considerado como spam.
Email co branding
Email Co-Branding: O termo “co-branded email” refere-se a um tipo de email de marketing em que o destinatário recebe uma mensagem com uma oferta de uma empresa com a qual ele tem uma afinidade razoavelmente forte. Em outras palavras, duas marcas se unem para enviar uma oferta conjunta aos clientes de ambas.Vamos imaginar que uma empresa de cartão de crédito quer fazer uma campanha promocional. Ela pode se associar a um provedor de serviços móveis, como a Vodafone, para criar uma oferta especial. Essa oferta é então enviada por email aos clientes da empresa de cartão de crédito que concordaram em receber emails de terceiros. Embora essa estratégia possa ser considerada uma forma de “cold email” (email frio), ela é considerada mais “quente” porque há uma relação mais forte com pelo menos uma das marcas envolvidas. No exemplo, os clientes da empresa de cartão de crédito já têm uma relação com essa marca, e a oferta conjunta é uma extensão dessa relação. Este método apresenta também Maior Responsividade: Emails co-branding tendem a ter uma resposta melhor do que emails frios, pois os destinatários já têm uma relação positiva com pelo menos uma das marcas e Menos Ofertas Enviadas: Como há uma relação existente, geralmente são enviadas menos ofertas, tornando a abordagem mais focalizada e personalizada.
Third party newsletter
Third-party e-newsletter: A estratégia de “Third-party e-newsletter” envolve uma empresa se promover em um boletim informativo eletrônico de terceiros. Esse boletim pode incluir um anúncio, patrocínio ou conteúdo editorial (relações públicas) que direciona os leitores para um site específico da empresa. Esses espaços publicitários podem ser parte de uma compra de anúncios interativos, já que muitos boletins eletrônicos também têm versões permanentes em seus sites. A empresa pode optar por se promover por meio de um anúncio tradicional, patrocínio do boletim ou fornecendo conteúdo editorial de interesse para os leitores, A promoção no boletim inclui um link que direciona os leitores para o site da empresa, onde eles podem obter mais informações, fazer uma compra ou realizar outras ações desejadas pela empresa e Custo Relativamente Efetivo: Esse método é considerado relativamente econômico, pois os destinatários de boletins eletrônicos geralmente interagem com eles rapidamente, escaneando manchetes ou lendo-os se tiverem tempo. Isso significa que a empresa pode alcançar seu público-alvo de maneira eficiente. Quando comparado com o marketing viral notamos que também utiliza o e-mail como mecanismo para transferir mensagens. O marketing viral geralmente se baseia na disseminação rápida de conteúdo por meio do compartilhamento, e o e-mail pode ser um meio importante para iniciar esse processo de compartilhamento entre os usuários.
Opt-in emails para conversão de potenciais clientes e retenção de clientes
Email de conversao, regular newsletter type, campanha de house list, emails acionados por eventos ou comportamentos, sequencia de emails
Email de conversao
E-mail de conversão: Quando alguém visita um site e demonstra interesse em um produto ou serviço ao se cadastrar e fornecer seu endereço de e-mail, mesmo que não realize a compra. E-mails automatizados de acompanhamento podem ser enviados para persuadir o destinatário a experimentar o serviço. Por exemplo, a empresa de apostas William Hill descobriu que e-mails automatizados de acompanhamento converteram o dobro de registrantes para realizar sua primeira aposta em comparação com registrantes que não receberam um e-mail.
Regular newsletter type
Tipo de boletim informativo regular/Regular e-newsletter type: As opções são revisadas para diferentes frequências, como semanal, mensal ou trimestral, com conteúdos distintos para diferentes públicos e segmentos. Esses boletins são comumente usados para informar consumidores sobre os últimos produtos ou promoções, ou clientes empresariais sobre desenvolvimentos dentro de um mercado.
Campanha house list
Campanha com lista interna/House listing campaign: E-mails periódicos que apoiam diferentes objetivos, como incentivar o teste de um serviço ou produto recém-lançado, compras repetidas ou reativação de clientes que não usam mais um serviço.
Emails acionados por eventos ou comportamentos
E-mails acionados por eventos ou comportamento: Costumam ser menos frequentes e são enviados talvez a cada três ou seis meses quando há notícias de um novo lançamento de produto ou uma oferta excepcional.
Sequencia de emails
Sequência de e-mails: O software pode enviar uma série de e-mails, com o intervalo entre os e-mails determinado pelo profissional de marketing.
Vantagens email marketing
Custo relativamente baixo de cumprimento: Os custos físicos do e-mail são substancialmente menores do que os da mala direta.
Médio de resposta direta que incentiva ação imediata: O marketing por e-mail estimula o clique para um site onde a oferta pode ser resgatada imediatamente, aumentando a probabilidade de uma resposta imediata e impulsiva. Por esse motivo, é um dos melhores métodos para atrair clientes existentes a retornar a um site (é uma mídia push).
Implementação mais rápida da campanha: Os prazos para produção criativa e o ciclo de vida da campanha tendem a ser mais curtos do que os da mídia tradicional.
Facilidade de personalização: É mais fácil e mais barato personalizar e-mails do que mídia física e também mais fácil do que para um site.
Opções de teste: É relativamente fácil e custo-efetivo testar diferentes criativos e mensagens de e-mail.
Integração: Ao combinar o marketing por e-mail com outras mídias diretas que podem ser personalizadas, como mala direta, mensagens móveis ou personalização da web, a resposta à campanha pode ser aumentada, pois a mensagem é reforçada por diferentes meios.
Desvantagens email marketing
Entregabilidade: Dificuldade em conseguir que as mensagens sejam entregues por diferentes provedores de serviços de Internet (ISPs), firewalls corporativos e sistemas de correio da web.
Renderização: Dificuldade em exibir o conteúdo criativo conforme pretendido nas caixas de entrada de diferentes sistemas de leitura de e-mail.
Decadência da resposta por e-mail: Os destinatários de e-mail são mais receptivos quando se inscrevem pela primeira vez em um e-mail. É difícil mantê-los envolvidos ao longo do tempo.
Preferências de comunicação: Os destinatários terão preferências diferentes para ofertas de e-mail, conteúdo e frequência, o que afeta o envolvimento e a resposta. Essas preferências precisam ser gerenciadas por meio das preferências de comunicação.
Intensivo em recursos: Embora o e-mail ofereça ótimas oportunidades para segmentação, personalização e comunicações mais frequentes, são necessários recursos adicionais de pessoal e tecnologia para implementar essas práticas.
Provedores de servicos de email (PSEs)
Provedores de Serviços de E-mail (PSEs): Oferecem um serviço baseado na web utilizado por profissionais de marketing para gerenciar suas atividades de e-mail, incluindo hospedagem de formulários de inscrição por e-mail, transmissão e rastreamento.
Como funcionam os PSEs
Provedores de Serviços de E-mail (PSEs) ou serviços de automação de marketing são um método popular que as empresas utilizam para gerenciar seu marketing por e-mail. Os PSEs oferecem um serviço baseado na web utilizado por profissionais de marketing para gerenciar suas atividades de e-mail com menos dependência de uma agência. Em vez de comprar software para hospedar e gerenciar em seu próprio servidor, o software é efetivamente utilizado em uma base de assinatura, com custos baseados no número de e-mails enviados, e opera em um servidor de outra empresa. O PSE gerencia quatro capacidades-chave, incluindo hospedagem de formulários para gerenciar inscrições de e-mail e páginas de destino, ferramentas de transmissão para enviar os e-mails e um banco de dados contendo os perfis de prospectos ou clientes.
Principais metricas do email marketing
Taxa de Entrega (aqui indicada pela ‘taxa de não rejeição’): Os e-mails serão rejeitados se o endereço de e-mail não for mais válido ou se um filtro de spam bloquear o e-mail.
Taxa de Abertura: Essa métrica é medida para mensagens HTML por meio do download de imagens. Indica quantos clientes abrem um e-mail, mas não é totalmente precisa, uma vez que alguns usuários têm painéis de visualização em seus leitores de e-mail que carregam a mensagem mesmo que seja excluída sem leitura. Além disso, alguns leitores de e-mail, como o Outlook Express, agora bloqueiam imagens por padrão (isso resultou em uma queda nas taxas de abertura ao longo do tempo). As taxas de abertura para tipos específicos de endereço de e-mail, como Hotmail.com, também são uma indicação de problemas de entregabilidade.
Taxa de Cliques: Este é o número de pessoas que clicam no e-mail entre os entregues (estritamente cliques únicos em vez de cliques totais). Você pode observar que as taxas de resposta são relativamente altas, em torno de 10 por cento.